Finalmente decidi experimentar uns bits no meu xaruto e graças ao meu amigo Nuno Zeferino (PKE) que fez a repro em "real-time" em cima do banco de potência, passados alguns testes e ajustes chegamos ao resultado esperado.
Pedi-lhe algo não mto abusado e que poupasse dentro do possível a embraiagem (ainda stock).
Aproveito para lhe agradecer a paciência que teve comigo e por este óptimo trabalho.
Estas são as mods do carro:
- Downpipe da Supersprint
- VNT1749VB híbrido
- Electrónica by
PKE
Teste comparativo (stock vs repro)
Como se sabe, o Vamag da ASM que a PKE utiliza tem um software de medição recente e é um Vamag bastante fiável - como é aliás possível constatar pelos valores medidos de origem no meu carro.
De qq forma e para não haver dúvidas (ou discussões...) sobre isso, fica outro dyno q entretanto fiz - exactamente com o mesmo setup noutro vamag de referência q é o da MDL (um obrigado também ao Miguel Doutor):
Impressões/Conclusões:
- Incremento de ~45cv/90Nm em relação à electrónica de origem.
- Incremento de ~15cv em relação à excelente box q tinha montada (Rapid), mantendo-se o mesmo nível de binário.
- Nota-se o motor mto linear e progressivo a subir de regime e com uma óptima resposta ao acelerador.
- Óptima capacidade rotativa - o motor "respira" com fôlego até às ~4.800RPM sem se denotarem grandes quebras.
- Embraiagem (stock) sem qualquer sinal de esforço (ou patinar) até à data.
- Média de consumo em condução "normal" baixou ligeiramente no c.b.
Fiquei mto satisfeito!
Em breve terei oportunidade de medir em Rotronics e mais tarde em Maha - naturalmente porei os resultados aqui.
LNeves: Editado para que o gráfico apareça sob forma de "thumbnail".