Silver
Regime de passagem de caixa - algumas ideias
Boas, gostava de saber a que regime costumam passar de caixa qnd vão a dar calor..?

Este é um assunto curioso p mim, pois poucas vezes se ouve falar nele como factor diferenciativo na performance de aceleração de um carro e pode fazer uma grande diferença na estrada...
Sabendo q o motor tem um regime de potência máximo, o que os experts aconselham (MB por exemplo...) é passar de caixa pouco depois desse mesmo regime, p optimizar o poder de aceleração. :idea:

Isto sempre me pareceu lógico e sempre troquei de caixa por volta das 4.200RPM quer de origem, quer vitaminado, sendo q tenho actualmente o regime de potência máximo às ~4.000RPM.
É de ter em conta a análise da curva de potência à roda (a potência efectiva posta na estrada) e verificar que, regra geral, quando a mesma começa a denotar uma quebra mais acentuada é a altura ideal para meter a mudança seguinte.

Contudo nas mudanças mais baixas (1ª, 2ª e 3ª) pela subida mto rápida de regime pode-se alongar um pouco mais a rotação, sem se ser prejudicado no poder de aceleração. 1ª quase nunca puxo, mas em 2ª e 3ª troco por volta das 4.400RPM e a partir de 4ª sempre às 4.200RPM.

Por último, p deixar um exemplo prático do q isto implica no andamento real do carro na estrada, posso dizer q um Ibiza Cupra TDI160 n só n me conseguiu passar como perdeu um pouco de terreno para o meu xaruto de origem numa recta de ~1km. Razão: o Ibiza Cupra passava de caixa junto ao redline (~4.700RPM) e eu sempre por volta das 4.200RPM.
Como se pode ver o condutor faz mtas vezes TODA a diferença invés do carro..e esta hein..? :D
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Bronze
tambem mudo ás 4200 mas o meu regime maximo é mesmo às 4200...
se calhar vou começar a puxar ate ás 4400 tambem...
abraço
Silver
Eu estou um pouco ás cegas, infelizmente. Como nunca fiz nenhum teste de potência, não sei qual o meu regime mais alto nem quando tenho mais binário, logo, uso a caixa um pouco à lá gárdere. Se tiver "muito bem disposto", puxo até às 5.000rpm, se não, 4.200rpm, mais coisa menos coisa... :roll:
Nissan Juke "R"D

Feedback
Bruno Carmo
Já tinha pensado nesse assunto algumas vez, e até peguei num amigo e fizemos a questão num resultado prático!

não é um teste tão certo, porque secalhar era melhor se a margem diferençial fosse menor, mas como o dedo humano num cronometro não é mt certo, optou-se pela larga escala...

o teste consistiu em arranque de 2ª, como o meu PD150, até aos +/- 215 (final da 5ª mudança):

a trocar de mudança ás 4100, comparando com o segundo teste a trocar de mudanças no RedLine, a diferença foi de 3 segundos, até esgotar a 5ª!

pareçendo que não, 3 segundos a abrir ainda dá uma distançia considerável, daí o trqster ter ficado á frente do maçarico do CupraTDI, e não me ter espantado nada!! :wink:
Novato
Eu n vou falar aki em X rpms, vou dizer apenas o que penso... Acho que quanto mais tarde se mudar a mudança melhor, pois confere-nos vantagem em relação aos outros carros, pois ao trocar-se de caixa perde-se sempre alguns segundos... Porém n se pode puxar eternamente pelas mudanças senão corremos o risco de entrar em rpms mortas em que o carro apenas perde potência...
No meu caso tento sempre ver qual a rpm que me permite, ao trocar de mudança, cair no regime máximo... Eu tenho o regime máximo entre as 3500 e as 4500 por isso por norma, em condução normal puxo até 4000/4200, se for a puxar mais levo mesmo até às 4500...
Silver
HappyMike Escreveu:Eu n vou falar aki em X rpms, vou dizer apenas o que penso... Acho que quanto mais tarde se mudar a mudança melhor, pois confere-nos vantagem em relação aos outros carros, pois ao trocar-se de caixa perde-se sempre alguns segundos... Porém n se pode puxar eternamente pelas mudanças senão corremos o risco de entrar em rpms mortas em que o carro apenas perde potência...
No meu caso tento sempre ver qual a rpm que me permite, ao trocar de mudança, cair no regime máximo... Eu tenho o regime máximo entre as 3500 e as 4500 por isso por norma, em condução normal puxo até 4000/4200, se for a puxar mais levo mesmo até às 4500...
Essa vantagem de qnd trocar mais tarde melhor é mto relativa...se ambos os carros passarem de caixa o mesmo nº de vezes, vai dar ao mesmo (tempo perdido) passar mais cedo ou mais tarde...
A diferença estará em passar de caixa o mais rápido possível e ao melhor regime possível p o motor.

É q ao passar mto tarde de caixa, existem várias penalizações: a potência e especialmente a curva de binário em plena queda e a potência dissipada aumentar exponecialmente c o subir de rpms pelo atrito acrescido da combinação caixa/motor.

O teste efectuado pelo Bruno Carmo parece-me bastante elucidativo e eu próprio farei algumas medições semelhantes p tirar algumas ilações mais "científicas".

No caso do teu Leon c essa jarda toda, mesmo a trocar às 5.000RPM deixas (quase) todos p trás..eheh.. :D

abraço
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
ToledoTDI
Por acaso esta sempre foi uma questão ke me intrigou...
Nunca soube qual a rotação ideal para trocar de mudança. Até ke resolvi fazer alguns testes:
Meti-me no carro e fui tentar descobrir até ke rotação o carro puxava bem, e a partir de onde começava a perder potência.
Concluí ke a partir das 4100-4200 não valia a pena continuar a esticar, pq o carro já não puxava mais.

Depois da repro o caso mudou de figura, e deixei de notar essa diferença... Quando vi o gráfico do meu último teste de potência percebi porquê. :mrgreen:

Em condução normal troco de caixa entre as 3500 e as 4000, mas qdo vou em "missão fumante" troco perto das 5000. :twisted:
Silver
Na altura cheguei a fazer vários testes de aceleração ao lado do carro de um amigo (Golf TDI150) c o meu Ibiza GT TDI110 vitaminado...e cheguei à conclusão q a melhor rotação p trocar de caixa era por volta das 4.500RPM, mesmo tendo bastante potência disponivel até quase às 5.000RPM.
Mas os TDI90/110 são motores por natureza mais rotativos q os PD TDI, graças ao sistema de injecção "convencional" de bomba rotativa. 8)
Já o sistema PD é menos dado a grandes rpms... :(
'02 VW Golf TDI
Blacklion
Inda onte testei isso, trocar antes das 5000 rpms 4500 e o ideal, pelo menos no meu, k so morre ás 5000 rpms
mas se o deixar ir as 5000 corta mesmo como carro a gota :twisted:
mas em carros stock convém trocar antes das 4200
Responder