ToledoTDI
"Tuches" a bater...
Ao fim de 188.000kms, o meu motor começou a fazer um tec-tec-tec-tec altamente irritante e incomodativo quando está ao ralenti. Parece ke as "tuches" (axo ke é assim ke se escreve :oops: ) começaram a bater...
Não noto, nem tenho qualquer alteração nas performances, nem nos consumos quer de óleo, como de gasóleo. Está tudo normal, é mesmo só o barulho.

Falei com um mecânico da VW, ke me disse ke é normal com os kms ke tenho. Ele diz ke não faz mal nenhum e ke posso andar assim sem qq problema. Perguntei-lhe se valia a pena mandar arranjar, e ele disse ke não, pq o problema pode voltar a aparecer ao fim de 10, 20 ou 30.000kms. É só o incómodo do barulho, pq não faz mal nenhum.

Fikei descansado em saber ke o meu motor não está a dar o peido, mas não me agrada a ideia de ter ke gramar com akele tec-tec-tec-tec todos os dias... :evil:

:arrow: Já alguém aki teve ou tem este problema? Já o resolveram (sim/não)? E preços, sabem?

P.S.: A troca de óleo para um mais "grosso" está fora de questão. Akilo tem ke bombar como deve ser com 0w40. Não gosto de tapar o sol com a peneira.
Bronze
Já pensaste em trocar as touches?

Não é nada de muito complicado (nem no fazer nem em €), e ficavas descansado... e duvido bastante que com touches novas voltes a ter o mesmo problema ao fim de 15 ou 20 k km....

O problema das touches é que são hidráulicas, a as folgas podem não deixar que estas fiquem bem lubrificadas..depois se uma gripa...bem, lá vai a touche...e pode levar atrás a válvula que controla...que pode levar a cabeça do cilindro...não sei se me estou a fazer entender......
Leon FR TDI
Silver
O meu ex-Ibiza GT TDI110 c 50mil kms já fazia esse tipo de barulho... :lol:
Nunca percebi bem pq e era algo ocasional...mas qnd mudei de óleo p 5W30 nunca mais tive esse "problema".. Usava Mobil/BP 0W40 na altura.

Boa sorte c isso!
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
ToledoTDI
trqster Escreveu:O meu ex-Ibiza GT TDI110 c 50mil kms já fazia esse tipo de barulho... :lol:
Nunca percebi bem pq e era algo ocasional...mas qnd mudei de óleo p 5W30 nunca mais tive esse "problema".. Usava Mobil/BP 0W40 na altura.

Boa sorte c isso!
Isso foi o ke mecânico me disse... que este problema tranto podia acontecer aos 40.000, como aos 140.000, como não chegar a acontecer. E tb me disse ke trocando o óleo por um com viscosidade mais alta, o problema deixaria de acontecer, ou pelo menos deixaria de o ouvir (o problema deve continiuar lá, penso eu de ke... :roll: ).
Uso Mobil 1 0w40 há cerca de 80.000kms, e até agora tem corrido td bem. Experimentei o BP Visco 7000 0w40 pelo meio dos 80.000kms, mas o meu motor bebe-o todo, não sei pq.

LEON FR Escreveu:Já pensaste em trocar as touches?

Não é nada de muito complicado (nem no fazer nem em €), e ficavas descansado... e duvido bastante que com touches novas voltes a ter o mesmo problema ao fim de 15 ou 20 k km....

O problema das touches é que são hidráulicas, a as folgas podem não deixar que estas fiquem bem lubrificadas..depois se uma gripa...bem, lá vai a touche...e pode levar atrás a válvula que controla...que pode levar a cabeça do cilindro...não sei se me estou a fazer entender......
:shock: Epah... tu não me assustes... Bem me quis parecer ke akela conversa do "ah e tal, isso é normal, deixa andar" não era bem assim... Talvez não haja problemas para um cota ke ande no pastel todos os dias (não desfazendo), mas comigo passa-se o inverso. Cerca de 80-90% dos kms ke faço são em AE, e em AE um gajo não anda a 50, se é ke me faço entender... :P
Não, aínda não tinha pensado em ser eu a troca-las... Pelo que dizes, parece-me ke é isso ke estás a sugerir... :roll:
Por acaso, um amigo meu tb já me tinha dito ke as tuches não eram caras, e tb não era nenhum filme de terror troca-las... Se assim é, vou meter mãos à obra. :D

A minha próxima pergunta é: Como é ke se trocam umas tuches?
Quem souber ke se chegue à frente... :D
Blacklion
Tens k tirar fora toda a distribuição, arvore de cames, e tal pa aceder as tuches agora se se sentes preparado pa isso e so andar, senao o melhor e mandars fazer isso num mecanico, olha kuando e k o teu carro muda a corria de distribuição? fazias isso tudo nessa revisão :wink:
Bronze
o meu tambem fax exe barulho... lol
ToledoTDI
Blacklion Escreveu:Tens k tirar fora toda a distribuição, arvore de cames, e tal pa aceder as tuches agora se se sentes preparado pa isso e so andar, senao o melhor e mandars fazer isso num mecanico, olha kuando e k o teu carro muda a corria de distribuição? fazias isso tudo nessa revisão :wink:
As correias foram trocadas há 8.000 kms atrás (aos 180.000 kms)... :roll:

Sentir à vontade, não sinto... mas o principal problema é não esse. Eu não tenho onde fazer esse tipo de coisas. A minha garagem é comum, e não me vou meter a desmanchar o carro no meio dos carros dos vizinhos...
Mas também não me está a apetecer pagar um dinheirão em mão-de-obra ao mecânico para fazer isso... :?
Portanto, se houver por aí uma alma caridosa ke me keira ajudar e tenha sítio para fazer uma coisa deste calibre, eu agradeço a ajuda. :wink:
Blacklion
nao poderá ter sido kkr coisa mal montada na altura kuando fizeram a distribuição? se calhar e melhor ires ao gajo k te mudou isso :?
Bruno Carmo
ToledoTDI Escreveu:
Blacklion Escreveu:Tens k tirar fora toda a distribuição, arvore de cames, e tal pa aceder as tuches agora se se sentes preparado pa isso e so andar, senao o melhor e mandars fazer isso num mecanico, olha kuando e k o teu carro muda a corria de distribuição? fazias isso tudo nessa revisão :wink:
As correias foram trocadas há 8.000 kms atrás (aos 180.000 kms)... :roll:

Sentir à vontade, não sinto... mas o principal problema é não esse. Eu não tenho onde fazer esse tipo de coisas. A minha garagem é comum, e não me vou meter a desmanchar o carro no meio dos carros dos vizinhos...
Mas também não me está a apetecer pagar um dinheirão em mão-de-obra ao mecânico para fazer isso... :?
Portanto, se houver por aí uma alma caridosa ke me keira ajudar e tenha sítio para fazer uma coisa deste calibre, eu agradeço a ajuda. :wink:
tenho aqui no Barreiro um bom mecanico que percebe dos nosso carros aos pontapés... mão de obra baratissima... faz estes pescates mesmo por gosto, o problema é que so yrabalha de noite!

pra teres uma ideia, a minha revisão dos 60 mil foi:

oleo;
filtro de oleo;
filtro de habitaculo;
apoio do motor;
aperto geral de toda a suspensão;
verificação dos componetes desgastados e/ou em ter condideração trocar;

mão de obra= 45€ :shock: :shock: :shock: :shock:
Novato
Boas! Pah, esse problem já me aconteceu, e há bem pouco tempo, o meu carro ja fazia esse barulho de touches há mt, mas o barulho começou a fikar cada vez mais sistematico ate k ouve um dia em k duas das oito tuches de~ram o berro de vez, ou seja o carro começou a fazer alto basqueiro, no entanto quando s abriu o motor verificou-se k a merda da arvore de cames k já era a segunda k lá estava, estava bastante comida, logo além das touches tive k meter uma arvore nova, k por acaso tive sorte de arrranjar barato pois arranjei uma dum golf com 12000 kms (nova), no entanto certamente não tens esse problema até porque uma arvore do pd de 110 não sofre tanto desgaste como um pd de 150, e sendo assim convém assim que possas mas sem grandes pressas mudares as touches k tb não são tão caras quanto isso...
Blacklion
jonas, os pds 150 têm duas arvores de cames,têm uma pos injectores, que geralmente se lixa se nao se meter um determinado tipo de oleo, e outra que aciona as tuches das valvulas de admissão e escape, como o toleodo TDI tem um motor tdi 110. o caro dele só têm a arvore de cames normal que apenas aciona as tuches das valvulas de admissão e escape.
Essa arvore de cames sofre muito menos k a que aciona os injectores.
Mas infotmo-te k o meu pai tem um MB 190 D com 490 000kms e bate tuxes das valvulas de vez em kuando desde novo, e nunca precisou de levar nenhuma arvore de cames :P
ToledoTDI
Pronto, pronto... Vou trocar as tuches. Já tá decidido.
Blacklion Escreveu:nao poderá ter sido kkr coisa mal montada na altura kuando fizeram a distribuição? se calhar e melhor ires ao gajo k te mudou isso :?
Qual distribuição??? Qdo trocaram as correias?? Não sei, se calhar... :roll:
Ao gajo ke me mudou isto não vou mais. Pensava ke o gajo percebia minimamente do assunto, afinal era um sapateiro. E para além disso é um intruja... só fez foi merda. :evil: :x :evil: :x :evil:

Já mandei verificar se as correias estão todas bem montadas (mecânico da VW), e aparentemente estão. Agora se a origem do problema foi essa, isso já não sei.

Bruno Carmo, depois hás-de me mandar o contacto desse teu mecânico.
Bronze
Epá, eu não estava a dizer para trocares tu as touches....estava era a dizer que um conjunto de touches novas, mesmo de origem, não fica assim demasiado caro em relação aos problemas que o gripanço de uma possa provocar...

Se fosses da zona de Coimbra tinha aqui algumas pessoas de confiança para te fazerem isso...a preços simpáticos.....
Leon FR TDI
Novato
Boas.

Esse sintoma é normal. As touches tem dentro uma "pastilha", tipo moeda de 1 Euro, que é o que regula a folga entre a base da pastilha e o resalto da came. A lubrificação / ajuste é feito por pressão de oleo ( algo que se nota de manha, quando se ouve um bater que desaparece passados 3 segundos --> é a touche a encher de oleo ). Essas pastilhas tem uma medida standard, existindo mais medidas para serem mudadas, de acordo com as folgas por desgaste ).

Penso que senão faz mal, não se deve mexer, embora o barulho metalico que produz seja irritante.

Abraço.
Novato
Blacklion em relação ao 190 parece que é problema normal, visto que tambem conheço um rapaz com um e tem esse mesmo problema, em relação á arvore de cames do pd 150 vou discordar ctg (ate posso estar enganado) mas ja é a segunda k mudo no meu e esta ultima vi a ser mudada, e é a mesma barra de comandos k controla as touches assim como aciona os injectores... mas os experts nestes motores k s cheguem á frente...
Novato
Jonas Escreveu:em relação á arvore de cames do pd 150 vou discordar ctg (ate posso estar enganado) mas ja é a segunda k mudo no meu e esta ultima vi a ser mudada, e é a mesma barra de comandos k controla as touches assim como aciona os injectores... mas os experts nestes motores k s cheguem á frente...
Boas. ja mudaste duas vezes ? o que é que se passou ?

Tens razão. A arvore do cames controla, atraves dos

seus ressaltos:

Reparem nesta foto :

Imagem

A arvore de cames é a debaixo. O seu ressalto é o que

produz o subir e descer da agulha.

O que o Blacklion fala é do desgaste prematuro na zona

de contacto das duas "arvores de cames", que é

provocado pelo uso de oleo que não respeita a Norma

505.01 ou 506.01. Cuidado com o que colocam dentro

do vosso motor. :shock:

Abraços

P.S - Descupem a lingua em que está a foto :D
Silver
tdisp Escreveu:
Jonas Escreveu:em relação á arvore de cames do pd 150 vou discordar ctg (ate posso estar enganado) mas ja é a segunda k mudo no meu e esta ultima vi a ser mudada, e é a mesma barra de comandos k controla as touches assim como aciona os injectores... mas os experts nestes motores k s cheguem á frente...
Boas. ja mudaste duas vezes ? o que é que se passou ?

Tens razão. A arvore do cames controla, atraves dos

seus ressaltos:

Reparem nesta foto :

Imagem

A arvore de cames é a debaixo. O seu ressalto é o que

produz o subir e descer da agulha.

O que o Blacklion fala é do desgaste prematuro na zona

de contacto das duas "arvores de cames", que é

provocado pelo uso de oleo que não respeita a Norma

505.01 ou 506.01. Cuidado com o que colocam dentro

do vosso motor. :shock:

Abraços

P.S - Descupem a lingua em que está a foto :D

Nem mais...bom post! 8)
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Bruno Carmo
até metia uns bonecos a bater palmas, mas não os tenho! :lol:
Novato
Exactofacto ma man, o que aconteceu é que o oleo k me metiam no carroço era o visco 7000 (10-40W) e o k deve ser é o special (5-40W) berrou uma aos 110000 e outra aos 160000 enfim, nem quero me lembrar disso :?
Afinal estava correcto a arvore controla as duas coisas, e não uma pa cada cena...
Blacklion
Desculpem-me la, mas a ideia k tinha é k esses motores (PD) tinham 2 veios de ressaltos(arvores de cames), uma para os injectores e outra para as valvulas :roll:
Se estiver errado, que me corrijam.
Em Relação ao carro do do Toledo TDI, o carro dele NÃO tem injector Bomba :!:
Novato
Blacklion Escreveu:Desculpem-me la, mas a ideia k tinha é k esses motores (PD) tinham 2 veios de ressaltos(arvores de cames), uma para os injectores e outra para as valvulas :roll:
Se estiver errado, que me corrijam.
Em Relação ao carro do do Toledo TDI, o carro dele NÃO tem injector Bomba :!:
Boas

Um dos veios é uma arvore de cames.

A outra é uma arvore auxiliar que, como se vê bem na

foto que coloquei, funciona com o movimento da

primeira.

Em relação a ter ou não ter Pump Duse ( Injector-

Bomba),só os motores 1.2 TDI, 1.4 TDI (MAnco) :D, 1.9

TDI 100 cv, 1.9 TDI 105cv, 1.9 TDI 115cv,

1.9 TDI 130cv,2.0 TDI 140 cv e o magistoso V10 TDI

313 cv, é que tem este sistema. Os restantes ou tem

bomba rotativa, no caso do Toledo TDI, é uma VP37

ou CR, no caso dos motores 2.5 TDI, 2.7 TDI..etc....

Abraços
Novato
Bruno Carmo Escreveu:até metia uns bonecos a bater palmas, mas não os tenho! :lol:
ehehehe.

Abraço :wink:
Novato
Aqui fica mais uma ajuda, para se perceber algum do

funcionamento do PD.

Imagem

P.S- carreguem na foto :D

Abraços
Bronze
fantastico
muito bom post mesmo
Novato