Bronze
Estranho disparar do controlo de tracção
Boas!!

Ultimamente tem-me acontecido uma coisa realmente estarnha com o carro, nomeadamente com o acender da luz no painel do controlo de tracção, passo a explicar...
Ainda hoje por 2 ou 3 vezes aconteceu o seguinte: vou numa curva, bastante fácil mas acentuada sempre em progressiva aceleração, a meio das curvas o controlo de tracção disparava, provocando a desaceleração do carro. Outra vez foi após uma recta, faço a curva e logo no seu inicio, dispara o ESP. :hum:
Acontece que comecei a sentir isto após a montagem deste ultimo jogo de pneus. Tenho portanto 4 pneus novos montados no carro.
A minha duvida é, pode algum componente do carro estar a provocar esta entrada do ESP ou do controlo de tracção tão cedo?? ou será minha impressão e estou na realidade a fazer a curva já a uma velocidade bastante alta??
Tenho no carro, molas, barra A.A. superior e casquilhos powerflex.

Dicas??? :?
NandoCupraR
Eu ia dizer kera do dogbone talvez traçado...mas se tens caskilhos powerflex a probabilidade diminui mt...
Pode ser alguma coisa que ate nem tenha nada haver com ESP. Por exemplo...eu andei a mexer a uns tempos na caixa do ar do carro...eskecime de ligar a ficha da MAF e a luz do ESP acende permanentemente.
Nao sei...
RedShade
ca pra mim como tens o carro alterado e tal nao te das conta da velocidade que entras nas curvas e logo aciona o esp
Um vez deparei-me c o mm problema...Mas era mais em curvas para a esquerda....
Após alguns km's nunc amais aconteceu... Penso q era dos pneus, q tb tinha metido na altura... Dp dei-lhe umas carregadelas no botão do ESP e até à data tá novo!
20vtfr
Poderá ser os novos pneus k começam a escorregar mais cedo. Ou então na montagem deram-te alguma porrada nos sensores do ESP.N sei como é no leon,mas no meu é fácil f***er essa cena,se ñ houver cuidado :(
Mas secalhar o melhor é ñ acelerares a fundo nas curvas,usa só meio acelerador :lol: :lol: :lol: :lol:
Bronze
Em 1º lugar, obrigado a todos os que postaram, realmente no dia seguinte à montagem dos pneus da frente (montei os da frente numa semana e os de trás na outra), na saída da AE, fiz a curva e logo nesse dia, o ESP disparou, travando a aceleração do carro, pensei que podia ser da goma inicial, terem escorregado, provocando o deslize, que o ESP corrigiu... mas agora já foram feitos mts kilometros e tem acontecido isto muito amiude, nao acontece em todas as curvas obviamente, mas em algumas delas até penso nao ir com demasiada velocidade, faço-as como sempre as fiz, mas o carro desta vez dispara o ESP...
amanha talvez dê um pulito à casa de pneus para verem se algo ficou menos bem montado... nunca me lembro do carro ter feito isto e sempre gostei de curvas e rotundas :assobiar:
Silver
Se gostas de curvas/rotundas então pq n desligas o ESP/TCS!? :?
Eu de cada vez q quero CONDUZIR o carro desligo essa incómoda "ajuda", sendo q é a única forma de se tirar alguma diversão deste chassis. Já basta o ABS q n se pode desligar... :mad:

Quanto ao "problema" acho q td foi dito...depende mto do tipo de pneu utilizado...no meu xaruto tb notei algumas variações a esse nível qnd troquei de pneus.

abraço
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Bronze
Por acaso aconteceu-me coisa idêntica no meu... tinha acabado de por uns pneus à frente e foi em viagem com o carro super carregado de férias! Em curvas em que o carro não ia com excessiva velocidade o ESP ligava sem razão nenhuma... o carro não fugia nada e ainda estava longe de acontecer.
No regresso da viagem vinha o carro com peso igual e não aconteceu nada do género e desde aí nunca mais aconteceu! Sempre fiquei a julgar que fosse do peso que para compensar talvez uma maior diferença na rotação das rodas de dentro com as de fora ele ligasse o ESP. Isto acontecia sem fazer aceleração na curva, isto é, a manter a velocidade.
Na Seat por acaso disseram-me mais ou menos isso, mas mm assim... :hum:
Suricata_R
O meu não tem nenhum botão para desligar o ESP :?
Bronze
E tem ESP?
Sempre podes usar outros métodos....dá com uma marreta nos sensores!!!! :lol:
Bronze
Tal como referiram alguns de vocês o carro já deixou de fazer isto, agora só faz qd eu quero, eheheh!!
ToledoTDI
Dalton Escreveu:Tal como referiram alguns de vocês o carro já deixou de fazer isto, agora só faz qd eu quero, eheheh!!
Uma coisa que eu reparei é que neste tópico só se fala em "pneus" de um modo geral, não se falam em marcas nem em modelos... Tá mal! Apesar de serem todos de borracha preta, montados à volta da jante, mesmo sendo da mesma marca, basta que sejam de um modelo diferente para já não ser a mesma coisa...
Convém relembrar que os pneus são o componente número 1 no que toca à segurança, e são responsáveis por uns bons 50% do comportamento do carro em curva, já para não falar na capacidade/potência de travagem. Não se esqueçam que, afinal de contas, o contacto do carro com a estrada deve-se aos pneus.

Aínda ninguém perguntou, mas os pneus novos são iguais aos antigos (mesma marca e modelo)?
É que se forem diferentes, tens aí a explicação para o teu problema.

Aconteceu-me uma coisa idêntica quando tinha o meu Bravo JTD105 (sem ABS nem ESP nem nada dessas modernices :P). Inicialmente, quando montei os meus primeiros Bridgestone Potenza S-03 PP, achei-os muito rijos, mas no entanto, o carro curvava maravilhosamente bem e passado muito pouco tempo habituei-me a eles. Depois de gastar 2 jogos de S-03, decidi mudar e testar os novos Goodyear F1 GS-D3. Nas primeiras curvas à homem que fiz, ia-me esmerdando contra os rails, pois a rigidez estrutural dos F1 é bem menor que a dos S-03. Uns dias depois deixei de notar essa diferença, e passei a curvar sem problemas e aínda mais depressa do ke antes. :) Depois de reflectir no assunto, percebi que o segredo estava na maneira como eu entrava na curva, com os F1 tinha ke ser mais soft.
Uns anos mais tarde, vim a descobrir que o Azoto melhora significativamente o comportamento dos pneus, tornando os F1 mais rijos em curva. :cool:

Isto tudo para dizer que... it's all in your head. :D :P
Bronze
Suricata_R Escreveu:O meu não tem nenhum botão para desligar o ESP :?
o teu carro é um cancro...

é uma versão especial para ti.
não dá para desligar o esp porque és um perigo do caraças na estrada.

já viste ao pé do travão de mão se tem açguma coisa?
Imagem
Imagem
Imagem
Suricata_R
Tem o do TCS, mas o TCS está ligado ao ESP? :?
TCS=Controlo de tracção, ESP=Controlo de Estabilidade, certo? :?
Tou todo queimadinho :dah:
Bronze
Supostamente ao pá do travão de mão tens o botão apra abrir o deposito da gasolina e tens um botão a dizer ESP para ligares e desligares o ESP.
O TCS está inlcuido no ESP.
Imagem
Imagem
Imagem
Suricata_R
O meu diz TCS :? nada de ESP
Bronze
é uma versão especial para ti.
não dá para desligar o esp porque és um perigo do caraças na estrada.
:lol: :lol: :lol:
NandoCupraR
Suricata_R Escreveu:O meu diz TCS :? nada de ESP
omg...mas isso entao eh pk nao tem ESP...meu tem botao dizer "ESP"...e tem esp. eh por ser amarelo o carro... :lol:
Suricata_R
NandoCupraR Escreveu:
Suricata_R Escreveu:O meu diz TCS :? nada de ESP
omg...mas isso entao eh pk nao tem ESP...meu tem botao dizer "ESP"...e tem esp. eh por ser amarelo o carro... :lol:
Bamos la ver entao, quando ligo o carro o painel acende todo e uma das luzes que acende é do ESP, mas o botão junto ao do da gasolina diz TCS :dah: fónix é preciso comprovar com foto? Mau mau :mad:
Bronze
é preciso sim senhor... :P
Imagem
Imagem
Imagem
Suricata_R
:assobiar: :assobiar: :assobiar:

Imagem
Jota
Um Cupra R so com TCS ??? :hum:
Nao fazia ideia...
Suricata_R
Tambem tem ESP, já testei isso, mas só é sinalizado com a luz no painel de instrumentos, não tenho nenhum botão para o desligar :?
taeki
Com licensa da intromissão... caso alguém se tenha dignado de ler o manual do Leon... eu por acaso já li assim meio na diagonal ( deve ser de ser estudante) e refere no manual que os carros trazem TCS e ESP... e no botao apenas diz TCS... agora não sei se os manuais estão aldrabados... :hum: de referir que o meu leon é VAN (2006, produzido em Setembro de 2005) e o do Suricata tb é dos Cupra R mais recentes!
Por isso já n vou comentar nada... alguém diz alguma coisa? :hum:
Jota
taeki Escreveu: refere no manual que os carros trazem TCS e ESP... e no botao apenas diz TCS...
Eu pensava que os carros que trazem os dois sistemas, no botão dissesse ESP...

estou enganado entao...
Responder