Bronze
Legislação Xenon
Pois é caros amigos,
andei a vasculhar o site da DGV intensivamente à procura do decreto que diga se os kits xenon que o ppl mete nas máquinas são legais ou não.
De facto, não encontrei nada que dissesse que não podiamos usar xenon sem o nivelador automático e lava farois, etc.
A unica coisa que encontrei relativamente ás luzes dos veículos e mais precisamente aos médios foi isto:
DGV Escreveu:
Portaria n.º 851/94 de 22 de Setembro

Médios

5.º - Para além das luzes referidas no número anterior os veículos automóveis
devem possuir luzes de cruzamento (médios), com as seguintes características:

a) Devem emitir um feixe luminoso que, projectando-se no solo, o
ilumine eficazmente numa distância de 30 m, por forma a não
causar encandeamento aos demais utentes das vias públicas,
qualquer que seja a direcção em que transitem;

b) Número:
Automóveis ligeiros e pesados - duas luzes;
Motociclos - uma luz;

c) Cor da luz emitida - branca ou amarela.

d) Deve ser respeitado o seguinte posicionamento:
Em largura:
Nenhuma especificação especial;
Em comprimento:
Devem estar colocadas na frente do veículo e
montadas de tal modo que a luz emitida não cause,
directa ou indirectamente, incómodo ao condutor,
através dos espelhos retrovisores e ou outras
superfícies reflectoras do veículo;
Em altura:
Devem estar colocadas a uma altura ao solo
compreendida entre os 500 mm e 1200mm;

e) Devem estar orientadas para a frente, apresentando uma
montagem tal que permita uma regulação fácil, rápida e segura da
sua orientação. Podem ser utilizadas luzes médios assimétricas
que, evitando o encandeamento, permitam que o feixe luminoso
emitido tenha um alcance superior no seu lado direito;

f) Pode existir um avisador de accionamento.
Posto isto, gostava de saber se vocês têm conhecimento, ou tenham acesso a mais algum documento que acrescente alguma coisa ao que foi aqui escrito.
No caso de terem postem aqui para o ppl chegar a uma conclusão.

P.S. - Se quiserem saber mais sobre o codigo da estrada visitem: http://www.dgv.pt/legislacao/areas.asp
Imagem
Imagem
Imagem
Jota
Ou seja... toca a comprar xenon :yupii:
Bronze
Jota Escreveu:Ou seja... toca a comprar xenon :yupii:
Já viste... quem é amigo? :assobiar: :lol:
Imagem
Imagem
Imagem
Bronze
Pois é ppl, telefonei para a DGV e o que eles me disseram é que para ficarmos legais com o xenon temos que pedir á marca para homologar o xenon.

Contudo, se a marca não homologar, podemos ir à DGV existente na nossa área e pedir o impresso nº 1402, para pedirmos directamente á DGV para nos homologar o xenon apesar da marca não aceitar.
Depois é esperar que a DGV aceite...

Taxa para homologar: 33€

Para mais info: http://www.dgv.pt/faq/veiculos_2.asp
E aqui esta o impresso: http://www.dgv.pt/formularios/formul_pd ... o_1402.pdf

Portem-se. 8)
Imagem
Imagem
Imagem
Jota
Boa Info Pedro... mas sinceramente... mal empregados 33 euros!

Nao ha registo de ninguem ter sido autoado por causa do Xenon!
Problema no IPO ??? Simples! Tiram o xenon e poem os medios de origem, demora 5 minutos!

Ate temos aqui user's que ja foram a inspeccao e passaram na boa! :yupii:

Portem-se!
Silver
Eu tive um problema de travagem e para testar os travões o meu carro teve de ir fazer um teste no IPO! O teste foi feito exactamente como todos os outros carros que tinham obrigatoriamente de o fazer!
Resultado: Reprovado mas por causa do estado dos pneus, quanto ao Xenon nenhum problema!! ;)
Jota
Nem conhecia o teu exemplo Rui... Mas olha, é mais um pra lista! :yupii:
Bronze
Isso depende de IPO para IPO.
Obviamente há uns que facilitam e nem por isso.
Mas o mais certo é eu tambem meter xenon e marimbar-me para essas borucracias todas.
Isto porque a marca quase de certeza que não vai homologar o xenon e eu tambem não estou a ver a DGV a fazer isso.
Imagem
Imagem
Imagem
Bronze
Pedro Pereira Escreveu:Isso depende de IPO para IPO.
Obviamente há uns que facilitam e nem por isso.
Mas o mais certo é eu tambem meter xenon e marimbar-me para essas borucracias todas.
Isto porque a marca quase de certeza que não vai homologar o xenon e eu tambem não estou a ver a DGV a fazer isso.
:assobiar: alguem que faça de cobaia, se der deu, se ñ der, fica tudo igual. :lol:
Novato
pelo que eu sei o xenon p ficar totalmente legal tem de ter os esguichos para as opticas de resto é smp a fazer km... :P
Leon Cupra R 2XXcv ;)
Suricata_R
Não usem o xenon, isso não presta, o que é de origem é ke é bom, não sejam assim pah, com o xenon um gajo fica com mais e melhor iluminação pa estrada e depois fica-se sem a desculpa que não se viu e tal. Xenon? Qué isso? Eu sei lá se daqui a 3 anos nao me apetece pagar xamadas... :? (tenho que ir tomar a medicação) :assobiar:
Jota
Suricata_R Escreveu:Não usem o xenon, isso não presta, o que é de origem é ke é bom, não sejam assim pah, com o xenon um gajo fica com mais e melhor iluminação pa estrada e depois fica-se sem a desculpa que não se viu e tal. Xenon? Qué isso? Eu sei lá se daqui a 3 anos nao me apetece pagar xamadas... :? (tenho que ir tomar a medicação) :assobiar:
:lol: :lol: :lol:

KIKO: Para alem dos 'lava-farois' tambem o carro tem de possuir o sistema de 'regulação automática de faróis'! Isto serve para quando carregares a mala do carro, os farois AUTOMATICAMENTE baixarem a sua focagem, ao inves de ser manualmente, como acontece nos carros de hoje em dia!

Eu continuo na minha, quem tiver medo de ir ao IPO, que se preocupem com rebaixamentos, peliculas e linhas escape. O Xenon, perdem 10 min a trocar as lampadas para as de origem, sem ter que desarmar a restante instalação (leia-se balastros fixados). 8)
Responder