Platinum
Jantes Furação SUBARU no LEON ????
Oi Pessoal

Peço uma ajudita rapido.

TOu a ver se negoceio uma jantes que estao montadas num Subaru.

A furação é 5*100, ET 45.

Isto significa algo ? ET45 ?

Se me lembro bem , nem todas as jantes 5*100 cabem no Subaru.

Preciso saber...

5*100, ET45 = Da no LEON ????

Preciso de um certeza absoluta... eu nao tenho a certeza

Obrigado a todos..
Gold
Offset, Inset [ET]
O offset, ou ET (como vem especificado na jante) é a distância da superfície de montagem da jante à linha imaginária que divide a largura da jante ao meio. O offset pode ser zero, positivo ou negativo. Um offset positivo é quando a superfície de montagem é para fora dessa linha imaginária, e é normalmente usado em carros de tracção à frente, ou nos modernos carros de tracção a traz.

Se o offset da nova jante for muito diferente, primeiro pode não poder montar a jante por tocar nas partes fixas do automóvel ou então o comportamento do carro pode ser bastante afectado. O offset não deve ser ignorado pois tem um papel importante no comportamento da suspensão e na capacidade de se manter a direcção centrada em andamento. Tenha sempre em atenção qual o offset aconselhado para o seu carro.
Imagem

Resumindo, ET45 significa que a jante tem offset de 45mm. Ora para o Leon o offset recomendado é de 35mm.
Se quiseres meter umas jantes com ET45, convém colocares espaçadores de 10mm, para corrigires o offset e não teres problemas com as jantes roçarem nas pinças dos travões ou qq outro componente.

Agora, eu não sei é se, mesmo com os espaçadores continuam a haver desvantagens :hum: penso que não, mas....

Cumps
Gold
Já agora...
Espaçadores
Os espaçadores são uma espécie de "bolacha" metálica que se coloca entre a jante e os discos do carro, e servem para modificar o offset da jante. São usados na maior parte das vezes para aumentar a largura das vias, o que se traduz numa melhoria do comportamento do carro em curva, assim como para diminuir o espaço entre a face da jante e o guarda-lamas.
:)
Bronze
E kem fala assim nao e gago!!!

ganda explicação, ate eu que nao percebia nada disso ficei um pro so de ler este post!!! :yupii:
Imagem
Imagem
Assisted By LS Auto :excited:
projecto Fim de Semana---> http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=5458
mbernardes
nmberga Escreveu:E kem fala assim nao e gago!!!

ganda explicação, ate eu que nao percebia nada disso ficei um pro so de ler este post!!! :yupii:
Ja somos 2 :D
taeki
:worship: td ali bem explicadinho! mt mt mt bom!

já agora 1 pequeno :offtopic: alguém sabe se tem vantagens ou desvantagens meter uns espaçadores atrás no Leon? dizem k ganha + estabilidade... gostava de ouvir opiniões... marcas e espessuras k metem ou aconselham! (jantes de origem, FR van de 2006)

abraço ;)
RedShade
taeki Escreveu::worship: td ali bem explicadinho! mt mt mt bom!

já agora 1 pequeno :offtopic: alguém sabe se tem vantagens ou desvantagens meter uns espaçadores atrás no Leon? dizem k ganha + estabilidade... gostava de ouvir opiniões... marcas e espessuras k metem ou aconselham! (jantes de origem, FR van de 2006)

abraço ;)
com espaçadores as unicas vantagens k tens e o look de resto eskeçe la isso espaçadores princapalmente dianteiros fazem a conduçao 1 verdadeiro desprazer com trepidaçoes no volante k parece coisa ma, nos traseiros pode-se sentir uma especie de 1 zuar , isto claro dependendo das espessuras aplicadas e das marcas dos mm
mas eu tinha atras e a frente e agora simplesmente nao tenho :assobiar:
Bronze
RedShade Escreveu:

abraço ;)
com espaçadores as unicas vantagens k tens e o look de resto eskeçe la isso espaçadores princapalmente dianteiros fazem a conduçao 1 verdadeiro desprazer com trepidaçoes no volante k parece coisa ma, nos traseiros pode-se sentir uma especie de 1 zuar , isto claro dependendo das espessuras aplicadas e das marcas dos mm
:choque: ....tu queres ver que assim de repente este gajo já me tirou as duvidas!!!
Uma zoada...eu tenho!!! Não há maneira de desaparecer...já mudei pneus, calibrei, alinhei e nada e agora fez-se luz!!! Tenho espaçadores de 20mm atrás só e poderá mt bem ser disso, até pq nunca experimentei tira-los!!!
Como aquilo não é constante, depende das velocidades, já pensava em rolamentos ou outra coisa do genero!

Tenho de experimentar a tirar p ver se continua a zuada!!

Para n meter espaçadores...só lá vai com umas jantolas 8"!!
Gold
RedShade Escreveu:

abraço ;)
Pois... são estas as desvantagens que eu não sabia...
Parece que afinal as há mesmo :(

Agora é ponderar se compensa, ou não... Eu já tou a ponderar, uma vez que as jantes que eu quero têm ET45 :chorar:
Juntando isto, ao facto de as ter que mandar vir do UK e ter q pagar o olho do cu em portes, acho que tou prestes a desistir e a pensar na compra de uma bike de suspensão total :dah: :assobiar:
Bronze
epá realmente tb já encontrei jantes mt fixes no UK a preços mt bons, mas depois os portes estragam tudo!! É quase o mesmo das jantes!! Não percebo!!
Mandei vir uns amortecedores da alemanha e devo ter pago uns 30€ se tanto!!...no Uk é logo aos 200/300€ de portes!!!..da-se!! :?
Gold
Que marca Vinnie? :hum:
Bronze
Vinnie_D Escreveu:
RedShade Escreveu:

abraço ;)

Tenho espaçadores á frente e atrás e não tenho vibrações.... Não são é dos chineses ;)
ja agora marca????
Imagem
Imagem
Assisted By LS Auto :excited:
projecto Fim de Semana---> http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=5458
Bronze
Vinnie_D Escreveu:
RedShade Escreveu:

abraço ;)

Tenho espaçadores á frente e atrás e não tenho vibrações.... Não são é dos chineses ;)
Eu tb n tenho vibração nenhuma...tenho é um barulho, uma zoada que nem é constante, só aparece a determinadas velocidades, que pelo que se disse aqui, tanto poderá ser dos espaçadores, como não...n sei!!
Platinum
:offtopic: :P

E a minha pergunta :assobiar:

ET 45 . Dá ou NÃO ??
Gold
MDS Escreveu::offtopic: :P

E a minha pergunta :assobiar:

ET 45 . Dá ou NÃO??
Eu respondi :oops:
Resumindo, ET45 significa que a jante tem offset de 45mm. Ora para o Leon o offset recomendado é de 35mm.
Se quiseres meter umas jantes com ET45, convém colocares espaçadores de 10mm, para corrigires o offset e não teres problemas com as jantes roçarem nas pinças dos travões ou qq outro componente.
:P
Platinum
Mas tens a certeza chefe ???

Preciso de certezas..
Gold
MDS Escreveu:Mas tens a certeza chefe ???

Preciso de certezas..
Epá na teoria funciona assim e na prática presumo que também.
Como disse, também ando a ver umas com esse offset e isto foram informações que fui recolhendo na net e junto do vendedor.
Vê este tópico :arrow: http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=3424

Agora, o resto do pessoal que se chegue à frente e dê a sua opinião também.
Em último caso, a decisão é tua! É sempre um risco...
ToledoTDI
MDS Escreveu:Mas tens a certeza chefe ???

Preciso de certezas..
Dá de certeza. Só precisas de ter em atenção a furação, o resto é mato. Depois metes uns espaçadores da espessura ke for preciso, et Voilá. ;)
ToledoTDI
_VP_ Escreveu:Eu tb n tenho vibração nenhuma...tenho é um barulho, uma zoada que nem é constante, só aparece a determinadas velocidades, que pelo que se disse aqui, tanto poderá ser dos espaçadores, como não...n sei!!
A que velocidades é ke ouves isso? A altas velocidades ou a velocidades mais baixas?
Se for o barulho ke eu penso ke é, o teu problema tem um nome: "Aerodinâmica". :P
Eu explico... Como as tuas rodas estão 2cm mais para fora e como o carro não é 100% linhas rectas, uma boa parte da roda fica desprotegida e a apanhar mais ar/vento do ke era suposto... Para além do atrito adicional, isso também poderá causar algum ruído. ;)
ToledoTDI
Vantagens de montar espaçadores:
- A principal vantagem é o ganho em estabilidade em curva pq a distância entre as rodas do mesmo eixo é aumentada. Ou seja, o Offset é alterado negativamente (diminui), e as rodas ficam mais saídas.
No caso aqui do amigo _VP_, são mais 4cm de distância entre as rodas do mm eixo relativamente ao ke vinha de origem - muito bom. :cool: Pode parecer mentira, mas mesmo 1cm de aumento da distância entre as rodas já dá para notar diferenças (para melhor) no comportamento. ;)
- Outra vantagem é ke se abrem as portas a um novo mundo de jantes e travões ke podem ser montados graças aos espaçadores. :yap:
- Há espaçacores que permitem alterar a furação, sendo possível por exemplo, montar umas jantes de um Porsche num Leon. :D
- ... e por fim, a estética... fica mais bonito ver um carro com as rodas à face da carroçaria do ke todas metidas para dentro.

Desvantagens:
- Aínda ninguém falou nisto (pelo menos neste tópico), mas há um inconveniente com os espaçadores (não há bela sem senão): diminuem o tempo de vida dos rolamentos. Isto deve-se ao facto das rodas estarem mais "saídas para fora", e isso vai provocar um esforço adicional em toda a suspensão. A parte ke sofre mais são os rolamentos, que a longo prazo terão um desgaste mais acelerado devido ao esforço adicional, e vão gripar mais cedo ke o previsto. Mas isto é a longo prazo... Não há motivo para pânicos... ;)
É obvio que quanto mais largos forem os espaçadores, menor será o tempo de vida dos rolamentos...
Bronze
ToledoTDI Escreveu:
_VP_ Escreveu:Eu tb n tenho vibração nenhuma...tenho é um barulho, uma zoada que nem é constante, só aparece a determinadas velocidades, que pelo que se disse aqui, tanto poderá ser dos espaçadores, como não...n sei!!
A que velocidades é ke ouves isso? A altas velocidades ou a velocidades mais baixas?
Se for o barulho ke eu penso ke é, o teu problema tem um nome: "Aerodinâmica". :P
Eu explico... Como as tuas rodas estão 2cm mais para fora e como o carro não é 100% linhas rectas, uma boa parte da roda fica desprotegida e a apanhar mais ar/vento do ke era suposto... Para além do atrito adicional, isso também poderá causar algum ruído. ;)
Ouço a 1ª vez por volta dos 80/90 kms/h depois cala-se e só volta a fazer aos 150/160 depois disso cala-se!!
:D ....agora dizem-me vocês!! Ehehe!!...epá ou anda mais depressa ou mais devagar que já não ouves!!

...incomoda-me pq como faço mt km agora, costumo faze-los precisamente nessa velocidade, 160km/h...e ai é constante a zoada, mas nada que um som não resolva!
ToledoTDI
_VP_ Escreveu:Ouço a 1ª vez por volta dos 80/90 kms/h depois cala-se e só volta a fazer aos 150/160 depois disso cala-se!!
:D ....agora dizem-me vocês!! Ehehe!!...epá ou anda mais depressa ou mais devagar que já não ouves!!

...incomoda-me pq como faço mt km agora, costumo faze-los precisamente nessa velocidade, 160km/h...e ai é constante a zoada, mas nada que um som não resolva!
A solução é fácil... aliás, tens 2 à escolha:

1. andas abaixo dos 160 km/h;
2. aumentas o som do autorádio.
:lol: :lol: :lol:

Agora mais a sério... Faz o seguinte teste: remove os espaçadores, e vai "fazer piscinas" aí numa estrada qq para ver se ouves os barulhos; depois volta a montar os espaçadores, e faz mais umas quantas "piscinas". No fim podes comparar as diferenças. Até se pode dar o caso de já teres os rolamentos pifados. :roll:

Testa isso e depois diz qq coisa. ;)
Este assunto interessa a mta gente (incluíndo o je).
Bronze
ToledoTDI Escreveu:
_VP_ Escreveu:Ouço a 1ª vez por volta dos 80/90 kms/h depois cala-se e só volta a fazer aos 150/160 depois disso cala-se!!

A solução é fácil... aliás, tens 2 à escolha:

1. andas abaixo dos 160 km/h;
2. aumentas o som do autorádio.
:lol: :lol: :lol:

Agora mais a sério... Faz o seguinte teste: remove os espaçadores, e vai "fazer piscinas" aí numa estrada qq para ver se ouves os barulhos; depois volta a montar os espaçadores, e faz mais umas quantas "piscinas". No fim podes comparar as diferenças. Até se pode dar o caso de já teres os rolamentos pifados. :roll:

Testa isso e depois diz qq coisa. ;)
Este assunto interessa a mta gente (incluíndo o je).
Vou ver se faço isso e depois digo qq coisa...vamos lá ver se arranjo tempo para isso...
Bronze
Bom...ainda não fiz grande experiência, mas o ouvido continua atento!

Para além desse zumbido, que era o único até há pouco, e que até poderá ser da aerodinâmica!...comecei a notar que já existe um outro barulho ciclico...sinal de que um rolamento qq está a ficar doente!!...caso seja isso confirma-se a teoria de que os espaçadores a médio prazo bem não farão! Pelo menos de medidas na ordem dos 2cms!
Não tenho nada a roçar, os pneus estão bons, logo o ruido ciclico só pode ser rolamento!...já será o 2º se assim for!!

Parece-me ser atrás...confirmando a teoria, mas sem certeza.
Ando com os espaçadores há cerca de 6 meses.

Qd tiver mais pormenores aviso.
Platinum
Mr VP...

Nao teras os rolamentos a dizer ... "bye-bye" ????

:assobiar:
Responder