Oi Pessoal
Peço uma ajudita rapido.
TOu a ver se negoceio uma jantes que estao montadas num Subaru.
A furação é 5*100, ET 45.
Isto significa algo ? ET45 ?
Se me lembro bem , nem todas as jantes 5*100 cabem no Subaru.
Preciso saber...
5*100, ET45 = Da no LEON ????
Preciso de um certeza absoluta... eu nao tenho a certeza
Obrigado a todos..
Offset, Inset [ET]
O offset, ou ET (como vem especificado na jante) é a distância da superfície de montagem da jante à linha imaginária que divide a largura da jante ao meio. O offset pode ser zero, positivo ou negativo. Um offset positivo é quando a superfície de montagem é para fora dessa linha imaginária, e é normalmente usado em carros de tracção à frente, ou nos modernos carros de tracção a traz.
Se o offset da nova jante for muito diferente, primeiro pode não poder montar a jante por tocar nas partes fixas do automóvel ou então o comportamento do carro pode ser bastante afectado. O offset não deve ser ignorado pois tem um papel importante no comportamento da suspensão e na capacidade de se manter a direcção centrada em andamento. Tenha sempre em atenção qual o offset aconselhado para o seu carro.

Resumindo, ET45 significa que a jante tem offset de 45mm. Ora para o Leon o offset recomendado é de 35mm.
Se quiseres meter umas jantes com ET45, convém colocares espaçadores de 10mm, para corrigires o offset e não teres problemas com as jantes roçarem nas pinças dos travões ou qq outro componente.
Agora, eu não sei é se, mesmo com os espaçadores continuam a haver desvantagens
Cumps
Já agora...

Espaçadores
Os espaçadores são uma espécie de "bolacha" metálica que se coloca entre a jante e os discos do carro, e servem para modificar o offset da jante. São usados na maior parte das vezes para aumentar a largura das vias, o que se traduz numa melhoria do comportamento do carro em curva, assim como para diminuir o espaço entre a face da jante e o guarda-lamas.
E kem fala assim nao e gago!!!
ganda explicação, ate eu que nao percebia nada disso ficei um pro so de ler este post!!!
ganda explicação, ate eu que nao percebia nada disso ficei um pro so de ler este post!!!
com espaçadores as unicas vantagens k tens e o look de resto eskeçe la isso espaçadores princapalmente dianteiros fazem a conduçao 1 verdadeiro desprazer com trepidaçoes no volante k parece coisa ma, nos traseiros pode-se sentir uma especie de 1 zuar , isto claro dependendo das espessuras aplicadas e das marcas dos mmtaeki Escreveu:td ali bem explicadinho! mt mt mt bom!
já agora 1 pequenoalguém sabe se tem vantagens ou desvantagens meter uns espaçadores atrás no Leon? dizem k ganha + estabilidade... gostava de ouvir opiniões... marcas e espessuras k metem ou aconselham! (jantes de origem, FR van de 2006)
abraço
mas eu tinha atras e a frente e agora simplesmente nao tenho
RedShade Escreveu:com espaçadores as unicas vantagens k tens e o look de resto eskeçe la isso espaçadores princapalmente dianteiros fazem a conduçao 1 verdadeiro desprazer com trepidaçoes no volante k parece coisa ma, nos traseiros pode-se sentir uma especie de 1 zuar , isto claro dependendo das espessuras aplicadas e das marcas dos mmtaeki Escreveu:td ali bem explicadinho! mt mt mt bom!
já agora 1 pequenoalguém sabe se tem vantagens ou desvantagens meter uns espaçadores atrás no Leon? dizem k ganha + estabilidade... gostava de ouvir opiniões... marcas e espessuras k metem ou aconselham! (jantes de origem, FR van de 2006)
abraço
Uma zoada...eu tenho!!! Não há maneira de desaparecer...já mudei pneus, calibrei, alinhei e nada e agora fez-se luz!!! Tenho espaçadores de 20mm atrás só e poderá mt bem ser disso, até pq nunca experimentei tira-los!!!
Como aquilo não é constante, depende das velocidades, já pensava em rolamentos ou outra coisa do genero!
Tenho de experimentar a tirar p ver se continua a zuada!!
Para n meter espaçadores...só lá vai com umas jantolas 8"!!
Pois... são estas as desvantagens que eu não sabia...RedShade Escreveu:com espaçadores as unicas vantagens k tens e o look de resto eskeçe la isso espaçadores princapalmente dianteiros fazem a conduçao 1 verdadeiro desprazer com trepidaçoes no volante k parece coisa ma, nos traseiros pode-se sentir uma especie de 1 zuar , isto claro dependendo das espessuras aplicadas e das marcas dos mmtaeki Escreveu:td ali bem explicadinho! mt mt mt bom!
abraço
Parece que afinal as há mesmo
Agora é ponderar se compensa, ou não... Eu já tou a ponderar, uma vez que as jantes que eu quero têm ET45
Juntando isto, ao facto de as ter que mandar vir do UK e ter q pagar o olho do cu em portes, acho que tou prestes a desistir e a pensar na compra de uma bike de suspensão total
epá realmente tb já encontrei jantes mt fixes no UK a preços mt bons, mas depois os portes estragam tudo!! É quase o mesmo das jantes!! Não percebo!!
Mandei vir uns amortecedores da alemanha e devo ter pago uns 30€ se tanto!!...no Uk é logo aos 200/300€ de portes!!!..da-se!!
Mandei vir uns amortecedores da alemanha e devo ter pago uns 30€ se tanto!!...no Uk é logo aos 200/300€ de portes!!!..da-se!!
ja agora marca????Vinnie_D Escreveu:RedShade Escreveu:com espaçadores as unicas vantagens k tens e o look de resto eskeçe la isso espaçadores princapalmente dianteiros fazem a conduçao 1 verdadeiro desprazer com trepidaçoes no volante k parece coisa ma, nos traseiros pode-se sentir uma especie de 1 zuar , isto claro dependendo das espessuras aplicadas e das marcas dos mmtaeki Escreveu:td ali bem explicadinho! mt mt mt bom!
abraço
Tenho espaçadores á frente e atrás e não tenho vibrações.... Não são é dos chineses
Eu tb n tenho vibração nenhuma...tenho é um barulho, uma zoada que nem é constante, só aparece a determinadas velocidades, que pelo que se disse aqui, tanto poderá ser dos espaçadores, como não...n sei!!Vinnie_D Escreveu:RedShade Escreveu:com espaçadores as unicas vantagens k tens e o look de resto eskeçe la isso espaçadores princapalmente dianteiros fazem a conduçao 1 verdadeiro desprazer com trepidaçoes no volante k parece coisa ma, nos traseiros pode-se sentir uma especie de 1 zuar , isto claro dependendo das espessuras aplicadas e das marcas dos mmtaeki Escreveu:td ali bem explicadinho! mt mt mt bom!
abraço
Tenho espaçadores á frente e atrás e não tenho vibrações.... Não são é dos chineses
Eu respondiMDS Escreveu:![]()
![]()
E a minha pergunta![]()
ET 45 . Dá ou NÃO??
Resumindo, ET45 significa que a jante tem offset de 45mm. Ora para o Leon o offset recomendado é de 35mm.
Se quiseres meter umas jantes com ET45, convém colocares espaçadores de 10mm, para corrigires o offset e não teres problemas com as jantes roçarem nas pinças dos travões ou qq outro componente.
Epá na teoria funciona assim e na prática presumo que também.MDS Escreveu:Mas tens a certeza chefe ???
Preciso de certezas..
Como disse, também ando a ver umas com esse offset e isto foram informações que fui recolhendo na net e junto do vendedor.
Vê este tópico
Agora, o resto do pessoal que se chegue à frente e dê a sua opinião também.
Em último caso, a decisão é tua! É sempre um risco...
A que velocidades é ke ouves isso? A altas velocidades ou a velocidades mais baixas?_VP_ Escreveu:Eu tb n tenho vibração nenhuma...tenho é um barulho, uma zoada que nem é constante, só aparece a determinadas velocidades, que pelo que se disse aqui, tanto poderá ser dos espaçadores, como não...n sei!!
Se for o barulho ke eu penso ke é, o teu problema tem um nome: "Aerodinâmica".
Eu explico... Como as tuas rodas estão 2cm mais para fora e como o carro não é 100% linhas rectas, uma boa parte da roda fica desprotegida e a apanhar mais ar/vento do ke era suposto... Para além do atrito adicional, isso também poderá causar algum ruído.
Vantagens de montar espaçadores:
- A principal vantagem é o ganho em estabilidade em curva pq a distância entre as rodas do mesmo eixo é aumentada. Ou seja, o Offset é alterado negativamente (diminui), e as rodas ficam mais saídas.
No caso aqui do amigo _VP_, são mais 4cm de distância entre as rodas do mm eixo relativamente ao ke vinha de origem - muito bom.
Pode parecer mentira, mas mesmo 1cm de aumento da distância entre as rodas já dá para notar diferenças (para melhor) no comportamento. 
- Outra vantagem é ke se abrem as portas a um novo mundo de jantes e travões ke podem ser montados graças aos espaçadores.
- Há espaçacores que permitem alterar a furação, sendo possível por exemplo, montar umas jantes de um Porsche num Leon.
- ... e por fim, a estética... fica mais bonito ver um carro com as rodas à face da carroçaria do ke todas metidas para dentro.
Desvantagens:
- Aínda ninguém falou nisto (pelo menos neste tópico), mas há um inconveniente com os espaçadores (não há bela sem senão): diminuem o tempo de vida dos rolamentos. Isto deve-se ao facto das rodas estarem mais "saídas para fora", e isso vai provocar um esforço adicional em toda a suspensão. A parte ke sofre mais são os rolamentos, que a longo prazo terão um desgaste mais acelerado devido ao esforço adicional, e vão gripar mais cedo ke o previsto. Mas isto é a longo prazo... Não há motivo para pânicos...
É obvio que quanto mais largos forem os espaçadores, menor será o tempo de vida dos rolamentos...
- A principal vantagem é o ganho em estabilidade em curva pq a distância entre as rodas do mesmo eixo é aumentada. Ou seja, o Offset é alterado negativamente (diminui), e as rodas ficam mais saídas.
No caso aqui do amigo _VP_, são mais 4cm de distância entre as rodas do mm eixo relativamente ao ke vinha de origem - muito bom.
- Outra vantagem é ke se abrem as portas a um novo mundo de jantes e travões ke podem ser montados graças aos espaçadores.
- Há espaçacores que permitem alterar a furação, sendo possível por exemplo, montar umas jantes de um Porsche num Leon.
- ... e por fim, a estética... fica mais bonito ver um carro com as rodas à face da carroçaria do ke todas metidas para dentro.
Desvantagens:
- Aínda ninguém falou nisto (pelo menos neste tópico), mas há um inconveniente com os espaçadores (não há bela sem senão): diminuem o tempo de vida dos rolamentos. Isto deve-se ao facto das rodas estarem mais "saídas para fora", e isso vai provocar um esforço adicional em toda a suspensão. A parte ke sofre mais são os rolamentos, que a longo prazo terão um desgaste mais acelerado devido ao esforço adicional, e vão gripar mais cedo ke o previsto. Mas isto é a longo prazo... Não há motivo para pânicos...
É obvio que quanto mais largos forem os espaçadores, menor será o tempo de vida dos rolamentos...
Ouço a 1ª vez por volta dos 80/90 kms/h depois cala-se e só volta a fazer aos 150/160 depois disso cala-se!!ToledoTDI Escreveu:A que velocidades é ke ouves isso? A altas velocidades ou a velocidades mais baixas?_VP_ Escreveu:Eu tb n tenho vibração nenhuma...tenho é um barulho, uma zoada que nem é constante, só aparece a determinadas velocidades, que pelo que se disse aqui, tanto poderá ser dos espaçadores, como não...n sei!!
Se for o barulho ke eu penso ke é, o teu problema tem um nome: "Aerodinâmica".![]()
Eu explico... Como as tuas rodas estão 2cm mais para fora e como o carro não é 100% linhas rectas, uma boa parte da roda fica desprotegida e a apanhar mais ar/vento do ke era suposto... Para além do atrito adicional, isso também poderá causar algum ruído.
...incomoda-me pq como faço mt km agora, costumo faze-los precisamente nessa velocidade, 160km/h...e ai é constante a zoada, mas nada que um som não resolva!
A solução é fácil... aliás, tens 2 à escolha:_VP_ Escreveu:Ouço a 1ª vez por volta dos 80/90 kms/h depois cala-se e só volta a fazer aos 150/160 depois disso cala-se!!
....agora dizem-me vocês!! Ehehe!!...epá ou anda mais depressa ou mais devagar que já não ouves!!
...incomoda-me pq como faço mt km agora, costumo faze-los precisamente nessa velocidade, 160km/h...e ai é constante a zoada, mas nada que um som não resolva!
1. andas abaixo dos 160 km/h;
2. aumentas o som do autorádio.
Agora mais a sério... Faz o seguinte teste: remove os espaçadores, e vai "fazer piscinas" aí numa estrada qq para ver se ouves os barulhos; depois volta a montar os espaçadores, e faz mais umas quantas "piscinas". No fim podes comparar as diferenças. Até se pode dar o caso de já teres os rolamentos pifados.
Testa isso e depois diz qq coisa.
Este assunto interessa a mta gente (incluíndo o je).
Vou ver se faço isso e depois digo qq coisa...vamos lá ver se arranjo tempo para isso...ToledoTDI Escreveu:A solução é fácil... aliás, tens 2 à escolha:_VP_ Escreveu:Ouço a 1ª vez por volta dos 80/90 kms/h depois cala-se e só volta a fazer aos 150/160 depois disso cala-se!!
....agora dizem-me vocês!! Ehehe!!...epá ou anda mais depressa ou mais devagar que já não ouves!!
1. andas abaixo dos 160 km/h;
2. aumentas o som do autorádio.
![]()
![]()
![]()
Agora mais a sério... Faz o seguinte teste: remove os espaçadores, e vai "fazer piscinas" aí numa estrada qq para ver se ouves os barulhos; depois volta a montar os espaçadores, e faz mais umas quantas "piscinas". No fim podes comparar as diferenças. Até se pode dar o caso de já teres os rolamentos pifados.
Testa isso e depois diz qq coisa.
Este assunto interessa a mta gente (incluíndo o je).
Bom...ainda não fiz grande experiência, mas o ouvido continua atento!
Para além desse zumbido, que era o único até há pouco, e que até poderá ser da aerodinâmica!...comecei a notar que já existe um outro barulho ciclico...sinal de que um rolamento qq está a ficar doente!!...caso seja isso confirma-se a teoria de que os espaçadores a médio prazo bem não farão! Pelo menos de medidas na ordem dos 2cms!
Não tenho nada a roçar, os pneus estão bons, logo o ruido ciclico só pode ser rolamento!...já será o 2º se assim for!!
Parece-me ser atrás...confirmando a teoria, mas sem certeza.
Ando com os espaçadores há cerca de 6 meses.
Qd tiver mais pormenores aviso.
Para além desse zumbido, que era o único até há pouco, e que até poderá ser da aerodinâmica!...comecei a notar que já existe um outro barulho ciclico...sinal de que um rolamento qq está a ficar doente!!...caso seja isso confirma-se a teoria de que os espaçadores a médio prazo bem não farão! Pelo menos de medidas na ordem dos 2cms!
Não tenho nada a roçar, os pneus estão bons, logo o ruido ciclico só pode ser rolamento!...já será o 2º se assim for!!
Parece-me ser atrás...confirmando a teoria, mas sem certeza.
Ando com os espaçadores há cerca de 6 meses.
Qd tiver mais pormenores aviso.