Abri este tópico para falarmos um pouco sobre isto...
Alguém sabe qual a temperatura de intake "ideal" para os nossos carros (pd150)?
Será entre 30-40º?

Mário, ensina aí ao ppl como fazes este log directamente pó gráfico?trqster Escreveu:Isso variará com mtos factores, como a temperatura exterior da altura das medições e claro da carga vitamínica do motor...
Já agora deixo um pequeno log (bloco 007) do meu xaruto:
Conclusões: este run foi feito numa subida moderada, sempre em 4ª, desde as ~2000RPM, com uma duração de ~30seg em carga total.
É notório que todas as temps aumentam rápidamente, especialmente a intake temp, o q demonstra claramente q n serão aconselháveis grandes tiradas a fundo prolongadas, ainda p mais c temperaturas exteriores elevadas como era o caso.
Pena n se poder monitorizar, a importantíssima temperatura de óleo - via vag-com.
Resumindo, neste patamar de potência (+200cv) já será aconselhável a montagem de pelo menos um radiador de óleo e gasóleo, p quem goste de explorar c frequência a performance máxima do carro.
Era agora interessante q outros users partilhassem tb os seus logs de temps.
100 graus?????SuperSport Escreveu:Se pedirem muito eu coloco aqui logs com intakes superiores a 100graus em TDI110![]()
Passar os 50 graus de intake ja da uma perda de rendimento jeitosa mas ate la esta dentro do normal.
Em AE em das frios um Cupra faz intakes .... negativos
lolHSpawn Escreveu:Temperaturas negativas penso que seja impossivel.... Deve haver um erro...
Num sistema de arrefecimento passivo, como é o caso dum intercooler, o maximo que se vai conseguir é a mesma temperatura da temperatura ambiente, e mesmo assim era tar a dizer que o IC tinha uma eficiencia de 100%, o que é bastante complicado.
Pode é haver um sistema activo aplicado nesse caso, que eu desconheça.
Uma ideia que já tive para isso era, de alguma maneira, ter um esguicho de agua para o intercooler, mas teria vir de um reservatorio que tivesse a ser refrigerado, por exemplo, pelo compressor do AC. Agua só por si vinda dum deposito, sem ser refrigerada, iria ter um efeito insignificante, pela mesma razão. Ela nunca irá tar abaixo da temp ambiente.
ninguem esta a por em causa a quatidade do alcool,mas sim o efeito da cenaHSpawn Escreveu:E sera que o alcool nao ataca o aluminio assim como borrachas?
Alem de que a quantidade de alcool que irias precisar pra uma recçao suficientemente grande para arrefecer com alguma eficiencia um IC com as dimensoes que todos nos sabemos que teem...
E se por um lado dizes e dizes bem que a reccao de evaporaçao do alcool e violenta e causa uma descida de temperatura, pensa tb na duraçao da mesma...
Assim por alto acho que uns 5 litros em 3seg seria o suficiente....![]()
Continuo a dizer que um reservatorio de agua arrefecido pelo compressor do AC seria "the way to go". Teriamos agua abaixo de 0º (adicionando anticongelantes) e em quantidades suficientes para um efeito real na pratica!
Isto tudo tirado dos meus tempos de brincadeires com overclocks de CPUs com arrefecimentos a temps abaixo de 0 com compressores de frigorifico, e "peltiers" AKA coolers termoelectricos! Um par de quadrados de ceramica com vacuo entre eles, nos quais a passagem de corrente causava a transferencia do calor no sentido da polaridade! Basicamente temperaturas negativas num lado e no outro perto de 200º, precisavam era de qq coisa como +200W....
E pronto la tou eu a vaguear!