Temperaturas Intake
Boas a todos

Abri este tópico para falarmos um pouco sobre isto...

Alguém sabe qual a temperatura de intake "ideal" para os nossos carros (pd150)?

Será entre 30-40º?

:hum:
Blacklion
30-40 e mais k normal
agora 70 e 80 como o meu e k nao é :chorar:
mas eu tenho um intercooler lareral... que raio de sitio k haviam de escolher para por esta me.... :hum:
Silver
Isso variará com mtos factores, como a temperatura exterior da altura das medições e claro da carga vitamínica do motor...
Já agora deixo um pequeno log (bloco 007) do meu xaruto:

Imagem

Conclusões: este run foi feito numa subida moderada, sempre em 4ª, desde as ~2000RPM, com uma duração de ~30seg em carga total.
É notório que todas as temps aumentam rápidamente, especialmente a intake temp, o q demonstra claramente q n serão aconselháveis grandes tiradas a fundo prolongadas, ainda p mais c temperaturas exteriores elevadas como era o caso.
Pena n se poder monitorizar, a importantíssima temperatura de óleo - via vag-com.

Resumindo, neste patamar de potência (+200cv) já será aconselhável a montagem de pelo menos um radiador de óleo e gasóleo, p quem goste de explorar c frequência a performance máxima do carro.

Era agora interessante q outros users partilhassem tb os seus logs de temps. 8)
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Blacklion
bem eu hj bou pa bila de rei e vou exprimentar em AE e ver o k dá( se nao houver transito) não sei é fazer esses graficos mas eu dps mando-te isso pa tu formatares e por aki no forum.
So sigunda pk em vila de rei nao tenho net

P:S:
Trata-se de um TDI 110 com uma repro pikenita pos consumos :roll:
As temperaturas de intake esperam-se altas, apesar de uma mod k fiz no para xokes, e as de gasoil baixas pk é um motor com BI
trqster Escreveu:Isso variará com mtos factores, como a temperatura exterior da altura das medições e claro da carga vitamínica do motor...
Já agora deixo um pequeno log (bloco 007) do meu xaruto:

Imagem

Conclusões: este run foi feito numa subida moderada, sempre em 4ª, desde as ~2000RPM, com uma duração de ~30seg em carga total.
É notório que todas as temps aumentam rápidamente, especialmente a intake temp, o q demonstra claramente q n serão aconselháveis grandes tiradas a fundo prolongadas, ainda p mais c temperaturas exteriores elevadas como era o caso.
Pena n se poder monitorizar, a importantíssima temperatura de óleo - via vag-com.

Resumindo, neste patamar de potência (+200cv) já será aconselhável a montagem de pelo menos um radiador de óleo e gasóleo, p quem goste de explorar c frequência a performance máxima do carro.

Era agora interessante q outros users partilhassem tb os seus logs de temps. 8)
Mário, ensina aí ao ppl como fazes este log directamente pó gráfico?

No Vag, não é mm possível visualizar as temperasturas de óleo?
Blacklion
no vag-com nao dá pa ver temps de oleo o k é uma grande pena :(

eu tb gostava de saber por ai esse grafico. :hum:
mas falando de coisas pratricas, o meu log deu o seguinte:
Com 25 graus exteriores de aveiras a santarém a fundo sempre na casa dos 210- 220 de ponteiro e a descer (tdi110) não passa dos 72º e mal larguei o pedal ele arrefeceu logo para os 45º
Novato
Se pedirem muito eu coloco aqui logs com intakes superiores a 100graus em TDI110 :lol:

Passar os 50 graus de intake ja da uma perda de rendimento jeitosa mas ate la esta dentro do normal.
Em AE em das frios um Cupra faz intakes .... negativos :yupii:
Blacklion
SuperSport Escreveu:Se pedirem muito eu coloco aqui logs com intakes superiores a 100graus em TDI110 :lol:

Passar os 50 graus de intake ja da uma perda de rendimento jeitosa mas ate la esta dentro do normal.
Em AE em das frios um Cupra faz intakes .... negativos :yupii:
100 graus????? :woow:
isso e o memso k dizer k o motor vai berrar ou nem por isso? :hum:

temperaturas negativas :?
Isso sim é de valor, muito mais ar dentro da camara de combustão, melhor combustão mais rendimento 8)
Novato
Voces falam umas coisas muito giras ...... :oops:
Para mim falam chines....heheheh
Blacklion
estamos a falar da temperatura do ar depois de passar pelo intercooler á entrada da EGR.
convém ser o mais baixa possivel.
Novato
Temperaturas negativas penso que seja impossivel.... Deve haver um erro...

Num sistema de arrefecimento passivo, como é o caso dum intercooler, o maximo que se vai conseguir é a mesma temperatura da temperatura ambiente, e mesmo assim era tar a dizer que o IC tinha uma eficiencia de 100%, o que é bastante complicado.
Pode é haver um sistema activo aplicado nesse caso, que eu desconheça.

Uma ideia que já tive para isso era, de alguma maneira, ter um esguicho de agua para o intercooler, mas teria vir de um reservatorio que tivesse a ser refrigerado, por exemplo, pelo compressor do AC. Agua só por si vinda dum deposito, sem ser refrigerada, iria ter um efeito insignificante, pela mesma razão. Ela nunca irá tar abaixo da temp ambiente.
Novato
100graus é relativamente normal quando usadas pressoes altas em sistemas de intercooler stock num TDI110. Em banco de potencia maha é bastante comum.
Nao penso que seja extremamente perigoso pois muitas vezes passa se horas em testes a chegar a 80 100 graus de intake e o motor la se vai aguentando.

Quanto as temperaturas negativas , recordo me de estarem 4graus no CB e ia numa ibiza cupra a cerca de 140kmh num ritmo muito lento e ter visto a temp de intake a descer abaixo de 0 graus tendo chegado a -3 graus... sinceramente tambem pensei que n fosse possivel mas a verdade é que vi o registo no Vag 1552.
Race
HSpawn Escreveu:Temperaturas negativas penso que seja impossivel.... Deve haver um erro...

Num sistema de arrefecimento passivo, como é o caso dum intercooler, o maximo que se vai conseguir é a mesma temperatura da temperatura ambiente, e mesmo assim era tar a dizer que o IC tinha uma eficiencia de 100%, o que é bastante complicado.
Pode é haver um sistema activo aplicado nesse caso, que eu desconheça.

Uma ideia que já tive para isso era, de alguma maneira, ter um esguicho de agua para o intercooler, mas teria vir de um reservatorio que tivesse a ser refrigerado, por exemplo, pelo compressor do AC. Agua só por si vinda dum deposito, sem ser refrigerada, iria ter um efeito insignificante, pela mesma razão. Ela nunca irá tar abaixo da temp ambiente.
lol

agua só não da

mas se juntares alcool o efeito é outro :babado:
tenta meter alcool nas mãos quando estas estão quentes :D vais ver se não ficam frescas :hum:

cump
Novato
E sera que o alcool nao ataca o aluminio assim como borrachas?

Alem de que a quantidade de alcool que irias precisar pra uma recçao suficientemente grande para arrefecer com alguma eficiencia um IC com as dimensoes que todos nos sabemos que teem...

E se por um lado dizes e dizes bem que a reccao de evaporaçao do alcool e violenta e causa uma descida de temperatura, pensa tb na duraçao da mesma...

Assim por alto acho que uns 5 litros em 3seg seria o suficiente.... :hum:

Continuo a dizer que um reservatorio de agua arrefecido pelo compressor do AC seria "the way to go". Teriamos agua abaixo de 0º (adicionando anticongelantes) e em quantidades suficientes para um efeito real na pratica!

Isto tudo tirado dos meus tempos de brincadeires com overclocks de CPUs com arrefecimentos a temps abaixo de 0 com compressores de frigorifico, e "peltiers" AKA coolers termoelectricos! Um par de quadrados de ceramica com vacuo entre eles, nos quais a passagem de corrente causava a transferencia do calor no sentido da polaridade! Basicamente temperaturas negativas num lado e no outro perto de 200º, precisavam era de qq coisa como +200W :P....

E pronto la tou eu a vaguear! :P
Silver
Para baixar a sério a intake temp só mesmo isto: http://www.aquamist.co.uk/

E mais logs...será q ninguém ainda fez estes importantes logs às temps (intake e fuel)..e queira partilhar...? :assobiar:
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
ToledoTDI
trqster Escreveu:E mais logs...será q ninguém ainda fez estes importantes logs às temps (intake e fuel)..e queira partilhar...? :assobiar:
Eu eu... :D

Tenho logs das temps já com o FMIC montado. Mas tenho-os em casa. Logo à noite meto aqui. :happy72:
Race
HSpawn Escreveu:E sera que o alcool nao ataca o aluminio assim como borrachas?

Alem de que a quantidade de alcool que irias precisar pra uma recçao suficientemente grande para arrefecer com alguma eficiencia um IC com as dimensoes que todos nos sabemos que teem...

E se por um lado dizes e dizes bem que a reccao de evaporaçao do alcool e violenta e causa uma descida de temperatura, pensa tb na duraçao da mesma...

Assim por alto acho que uns 5 litros em 3seg seria o suficiente.... :hum:

Continuo a dizer que um reservatorio de agua arrefecido pelo compressor do AC seria "the way to go". Teriamos agua abaixo de 0º (adicionando anticongelantes) e em quantidades suficientes para um efeito real na pratica!

Isto tudo tirado dos meus tempos de brincadeires com overclocks de CPUs com arrefecimentos a temps abaixo de 0 com compressores de frigorifico, e "peltiers" AKA coolers termoelectricos! Um par de quadrados de ceramica com vacuo entre eles, nos quais a passagem de corrente causava a transferencia do calor no sentido da polaridade! Basicamente temperaturas negativas num lado e no outro perto de 200º, precisavam era de qq coisa como +200W :P....

E pronto la tou eu a vaguear! :P
ninguem esta a por em causa a quatidade do alcool,mas sim o efeito da cena :woow:

o problema é assumir que se tem um IC arrefecido by home :yupii:

De qualquer modo eu vou ter um bom fmic :D

cump
Bronze
O alcool a juntar á água seria isopropilico para não ocorrerem corrusoes de nenhum tipo de material.O sistema ja vem de origem o EVO VIII raly art
Responder