Novato
Juntas da Bomba Alta pressão
Boas pessoal

ao fim de alguma pesquisa não consegui encontrar o que pretendia e cá estou a abrir novo tópico..

passa-se o seguinte:

estou com uma ligeira fuga na bomba de alta pressão de gasoleo/bomba vácuo.

já ouvi falar dum kit de juntas q se compram na marca e queria saber se alguem aqui me sabe dizer o preço ou se há na concorrência?

outra questão que tenho é, aquando da montagem da mesma, há algum cuidado especial a ter, do tipo, alguma afinação ou algo do género que achem importante?

a bomba de que falo é esta:

ImagemVer tamanho original

e eu noto uma fuga maior aqui onde está o risco a vermelho, ou seja, no meio do corpo da bomba.

ImagemVer tamanho original

fico a espera das vossas opiniões e respostas :cool:

cumpts
Novato
Re: Juntas da Bomba Alta pressão
Ora bem pessoal.. ninguem me respondeu mas lá consegui resolver o problema.

venho aqui postar a resolução que adoptei.

então lá tive que lavar bem a bomba para conseguir detectar ao certo onde era a fuga, e lá consegui ver e era fuga em 2 sitios, assinalados a vermelho e verde na foto seguinte..

ImagemVer imagem grande[/img]

para resolver a fuga assinalada a verde, fui a seat e comprei a junta que no meu caso é uma junta de chapa preta(tambem há juntas do tipo o'rings, depende do carro), e esta junta foi 8.60€, foi so tirar os 4 parafusos sextavados (2 de 5mm e outros 2 de 6mm) a bomba sai, limpa-se tudo muito bem e junta nova pa dentro e apertar tudo no sitio e ficou resolvido.

no caso da fuga assinalada a vermelho é que já é mais complicado,
porque não se vende a junta daquela tampa preta, a solução da seat é bomba nova.
Falei com um amigo mecânico, que me deu a ideia de usar silicone.

Então o que fiz foi tirar os 5 parafusos torx, para tirar um deles tive de tirar uma das três resistências de aquecimento que se encontrava mesmo na frente dum parafuso o que me impossibilitava a tirar o mesmo.

Tirada a tampa, limpei tudo muito bem e desengordurei com um spray para o efeito.

Apliquei um fio muito fininho de silicone todo a volta de cada um dos lados da junta, e no fim espalhei bem com o dedo, de forma a ficar uma camada mesmo muito fina de silicone.

Esperei cerca de 4horas para o silicone ficar naqela fase quase seco e então montei a tampa no sitio com a junta.
Esta "técnica" de deixar o silicone secar é para ao montar ele não esponjar muito, o que pode entupir algum orificio interno da bomba.

Após tudo isto como é obvio repor o liquido de refrigeração porque ao tirar a tal resistência ainda saiem perto de 2litros.

No fim de tudo isto o carro custa a pegar como já era de esperar devido ao ar existente no circuito, mas depois disso 5*. já fiz 500kms com o carro e nem sinal de fuga, e porta-se lindamente. :condutor:

Sei que com fotos ficava mais bonito e de facil compreensão, mas fiz tudo sozinho e com a mãos sujas fica dificil as fotos, penso que dá para perceber a ideia. Aqui fica mais um tópico para ajudar alguém que passe por esta situação.

cumpts a toda a comunidade :bezana:
Novato
boas amigo.
recentemente tive um problema igual e resolvi o da mesma maneira!na seat so vendem a de tras, mas eu la consegui arranjar o vedante e a junta de fora, e tb pus silicone!!ate agora ta perfeito, melhor que na origem...lolololol!!!!na seat queriam quase 500 euros!!!!!!
Novato
Boas man
Conseguiste arranjar a junta de fora, ou seja, a da tampa da bomba, nova na seat?
Na seat so consegui a que fica entre a bomba e o motor, que no meu caso é em chapa, no teu pelo que dizes ser vedantes, deve ser daquelas de borracha tipo orings.
Pois uma pessoa as vezes tem de pensar bem as coisas, tambem fui a seat, mas so na bomba era na casa dos 300 e tal euros e a garantia da mesma só ma davam se fosse lá montada, ou seja mais um xxx€ de mao de obra. Como sou eu que faço praticamente tudo no carro, tentei aconselhar-me com pessoal mais dentro da àrea. Esse meu colega mecânico que referi em cima já apanhou vários casos destes e era assim que os resolvia, e nunca houve queixas. E eu fiz o mesmo, e até aos dias de hoje esta sequinho :D
Novato
boas, a junta entre o bloco e a bomba arranjei na seat, o o ring e a da chapa de fora consegui arranjar num amigo meu que trabalha na bosh. ja não me lembro mas acho que as nossas bombas são luk mas ele arranjou não sei como!!!!!!mas para ter a certeza que não vertia tb pus silicone. ate agora ta bom
Gold
Bom tópico, ainda me vai fazer falta estas informações.
Obrigado por partilharem isto.
Seat Leon 1M FR
Fperformance
Novato
Black_Smoke Escreveu:boas, a junta entre o bloco e a bomba arranjei na seat, o o ring e a da chapa de fora consegui arranjar num amigo meu que trabalha na bosh. ja não me lembro mas acho que as nossas bombas são luk mas ele arranjou não sei como!!!!!!mas para ter a certeza que não vertia tb pus silicone. ate agora ta bom
No meu caso, a de fora é uma junta de chapa como a de dentro. Estranho não venderem aquilo na seat, mas esse teu colega arranjar é porque as há.
FR23602 Escreveu:Bom tópico, ainda me vai fazer falta estas informações.
Obrigado por partilharem isto.
Pelo que o meu colega mecânico diz, acontece bastante, portanto é provável que aconteça e assim já tens uma ideia :D
Responder