Bruno Carmo
Pela Vareta do Oleo - teste!
ora, façam lá isto que eu vos peço e depois postem aqui as vossas conclusões:

principalmente para PD, mas para todo o diesel em geral:

quando puxarem um bom bocado pelo carro, ou fizerem um logo percurso, antes de desligar o carro, tirem a vareta do oleo com o motor a trabalhar e vejam o que acontece...

depois façam o mesmo com o carro a frio...

quando o fizerem, postem, aqui os resultados... quando já tivermos alguns resultados eu digo o porque de tar a pedir para fazer isto...

abraço
ToledoTDI
É como eu te disse no Messenger: O fumo/vapores que te saíram pela vareta são normais. Tem a ver com a temperatura ke o óleo atinge.

De origem, o circuito de óleo vem fechado (mais ou menos). Existe um tubo por onde saem esses vapores ke viste e uns pinuinhos de óleo também. Esse tubo está ligado ao tubo que vai da caixa do filtro de ar ao Turbo.
O CCV bypass faz-se desligando esse "tubinho dos vapores" do tubo grande (qke vai da caixa do filtro de ar ao turbo), e redireccionando os vapores e os pingos de óleo ou para um recipiente (próprio para o efeito, ou improvisado/inventado), ou então para o chão (como fazem os mais badalhocos).

De qq maneira, para ficares descansado, como aínda não me dei ao trbalho de fazer o CCV, vou fazer o teu teste daki a bocado, e depois posto aki o resultado. :wink:
Blacklion
O meu carro nao fuma nada nem a quente nem a frio. Esse teste foi essencial para a aquisição do bolide. Exprimentei uns 4 leons antes de aquirir este.
Acabei por preferir este apesar de ser de 110 do que um de 150 cuja vareta parecia uma xaminé.
Bruno Carmo
tenho visto uns quantos, e estão como o meu...

a frio não fuma.... depois de uns esticões já deita algum fumo!
ToledoTDI
Esqueci-me de testar isso... :oops:

Daki a 1 hora já lhe vou dar "o tratamento", e amanhã posto aki o resultado. Eu aposto ke o meu fuma.
ToledoTDI
Blacklion Escreveu:O meu carro nao fuma nada nem a quente nem a frio. Esse teste foi essencial para a aquisição do bolide. Exprimentei uns 4 leons antes de aquirir este.
Acabei por preferir este apesar de ser de 110 do que um de 150 cuja vareta parecia uma xaminé.
Pois... eheheh... são só mais 40cv com o mesmo bloco. Eu axo normal ke fume.
Mais power = mais esforço = mais temp = mais fumo. :P

Mas o meu é um 110 (ou era 8) ), e daki a bocado já vejo isso.
Bruno Carmo
still waiting! :)
ToledoTDI
Bruno Carmo Escreveu:still waiting! :)
oops... :oops:
Como diria o Homer Simpson: "DOH!!"

Hoje é ke é.
Bruno Carmo
still waiting again!
ToledoTDI
Epah... Já fiz o teste há 2 ou 3 dias, mas eskeci-me de postar aki... :oops: Sorry...

Afinal havia ostras... O meu não fuma, mesmo depois de ter levado um escafianço à homem tipo Oeiras -> Expo em 15 min. 8) (tava com pressa, ok?)

Portanto, parece ke está provado: TDI 110 não fuma pela vareta, só pelo escape. :mrgreen:
Blacklion
Mas olha la, pela minha expreencia k nao e muita, quando um motor fuma pela vareta e sinal que a compressão se passa po carter, e nunca é bom sinal, algum dos vossos carros faz isso?
Bruno Carmo
o meu faz... :wink: :?

mas só depois de andar pelos 220 um bom bocado!

pk a frio ou depois de andamento normal não fuma nada! :wink:
Novato
Boas

É normal que deite alguma coisa de fumo.

As temperaturas a que o oleo chega, dentro do carter,

por vezes são superiores a 120 graus, o que faz com

que liberte algum fumo, não levando a pensar que seja

compressão a passar pelos segmentos.

Abraços
Novato
Blacklion Escreveu:Mas olha la, pela minha expreencia k nao e muita, quando um motor fuma pela vareta e sinal que a compressão se passa po carter, e nunca é bom sinal, algum dos vossos carros faz isso?
Boas. No geral é, mas no caso de alguns modelos de

TDI's, é normal.É simples. Quem tiver duvidas, faça um

teste de compressão. :wink:

Abraços
Silver
Antes demais por razões q desconheço os vapores de óleo do cárter libertados pelos TDI90/110 n têm comparação c os dos PD TDI... Os PD TDI "fumam" mto mais a esse nível.

Depois como já foi dito pelo tdisp é perfeitamente normal esse fenómeno.
Eu tenho um ccv-bypass no meu xaruto...e se a frio poucos vapores se vêem....depois de uma "esfrega" já se vê e bem...
São esses mesmos vapores q se vão misturar c os gases de escape recirculados pela EGR...e vão dar nisto:

Imagem
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Novato
Pois o pessoal nem imagina como isso fica..
Blacklion
Nem Mais :!:
Bruno Carmo
é o que a inha Egr e colector de admissão vão sofrer! UMA BOA LIMPEZA!

bem comos os injectores!!

O IC tb o queria manda limpar, mas dá muito mais trabalho.. fica pra outra ocasião! :wink:
Silver
Bruno Carmo Escreveu:é o que a inha Egr e colector de admissão vão sofrer! UMA BOA LIMPEZA!

O IC tb o queria manda limpar, mas dá muito mais trabalho.. fica pra outra ocasião! :wink:
Pois a limpeza do IC dá um trabalho dos diabos nestes motores (PD TDI150)... :?
Senão tb tinha limpo o meu. De resto acho q fazes bem!

Eu uso desde sempre, o aditivo Redex diesel p limpeza de injectores e nunca tive problemas c injectores. Lubrifica o sistema de injecção e aumenta o índice de cetano do gasóil. Recomendo! 8)
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Bruno Carmo
trqster Escreveu:
Bruno Carmo Escreveu:é o que a minha Egr e colector de admissão vão sofrer! UMA BOA LIMPEZA!

Pois a limpeza do IC dá um trabalho dos diabos nestes motores (PD TDI150)... :?
Senão tb tinha limpo o meu. De resto acho q fazes bem!

Eu uso desde sempre, o aditivo Redex diesel p limpeza de injectores e nunca tive problemas c injectores. Lubrifica o sistema de injecção e aumenta o índice de cetano do gasóil. Recomendo! 8)
tb uso Redex, de 10 mil em 10 mil.. mas pelo sim pelo não... já que vai tudo pra limpar, mais uma coisita não faz mal nenhum! :wink:
Responder