ToledoTDI
Humm... :hum: Cheira-me a Safe-mode... ou então um mega-patinanço de embraiagem.

Verifica o seguinte:

- Depois do problema acontecer, se desacelerares até baixar das 3000rpm voltas a ter Power outra vez, ou tens que desligar e voltar a ligar o carro para ficar OK?

- Isso está-te a acontecer a que velocidade e em que mudanças?

- Qual é a velocidade máxima que consegues atingir (em recta) depois de notares este problema (sem desligar o carro)?

- Onde é ke fizeste a repro?

- Já experimentaste a acelerar devagarinho até passar acima das 3000rpm e voltar a pisar lá para as 3600-3800?

- Quantos kms tem a tua embraiagem?

Vê isto tudo o mais rápido possível, e depois diz qq coisa.
ToledoTDI
Faz em todas as mudanças? Até mesmo em 3ª?? :choque:
Se é como dizes, então é a embraiagem que está a patinar, possívelmente devido a um binário muito elevado.
65.000kms é pouco para uma embraiagem ficar a patinar, mas tudo depende do binário ke tens neste momento...

Sabes alguns dados da repro? Valor estimado de cavalos, binário... qq coisa?

Se for a embraiagem que esteja a patinar, tens 2 hipóteses:
- Reforças a embraiagem;
- Mandas baixar o binário da repro.

Experimenta a fazer aquele teste de acelerar devagarinho até às 3800rpm e depois pisar. Aí já não deves ter torque suficiente para um patinanço. Faz este teste em 4ª.
ToledoTDI
Re: brigado
RikardoFR Escreveu:e diz-m uma coisa se for da embraiagem nao se deveria sentir mais em rotaçoes baixas???
Sim e não... tudo depende da repro. É mais fácil de perceberes com um gráfico de potência à frente, mas vou tentar explicar.

O problema que aparentas estar a ter, acontece devido à perda de capacidade de aderência das pastilhas do disco de embraiagem. Isso acontece em 2 casos:
1. Desgaste da(s) pastilha(s);
2. Excesso de binário para o tipo de pastilhas, o que causa uma perda de aderência do disco no volante de motor, e subsequentemente, o disco de embraiagem escorrega (patina). A sensação que dá é a de uma perda de potência e ao mesmo tempo uma subida rápida das RPM (sem que o carro puxe).

No teu caso estás a ter problemas devido ao ponto n.º 2. Neste caso específico, o "patinanço" dá-se na faixa de rotação em que o motor está com o binário mais elevado (geralmente quando entra o Turbo - entre as 1900 e 2700rpm, dependendo da repro). Em simultâneo com a entrada do Turbo é injectado mais gasóleo, havendo uma subida abrupta de binário e potência.

Imagina o seguinte: a tua embraiagem foi projectada para aguentar um binário na ordem dos 350Nm e tu estás com um pico de 450Nm, desde o momento em que passas dos 350Nm para cima, a embraiagem vai patinar patinar patinar .... até o binario baixar até esse valor, onde volta a ter aderência e agarra novamente...

Geralmente, é entre as 2500-3500 rpm que se dá o pico de binário, e também onde se atinge o binário máximo (dependendo da repro).

RikardoFR Escreveu:a repr ta com 205 cv o binario nao m lembro mas realmente deve tar mt alto pk quando acelero a fundo por volta das 2500 rpm sente-se o carro a tremer ate atingir as 3000 e tal rpm
e quando desligo o carro o motor tb treme mais
Estas tremideiras já poderão ter a ver com outra coisa... Hás-de reparar se não se acende nenhuma luzinha no painel quando isto acontece. Poderá ser o TCS (Traction Control System) em acção. :yap:
Se não for disso, ou se não o tiveres (que é o meu caso), poderão ser os apoios do motor e caixa, que devem estar marados.

RikardoFR Escreveu:como posso reforçar a embraiagem?
De Viseu só conheço as 350.000 rotundas que por aí há, não conheço muito mais... :lol:

Que eu saiba, há 3 casas muito boas:
- uma no Porto (que não sei o nome);
- a Auto-Travões em Coímbra (não fazem montagem);
- a GBS em Setubal (patrocinador do Forum com desconto para os sócios. Muito bons feedbacks. Desmontam, reforçam e montam de novo.)

Eventualmente haverão mais casas a fazer este tipo de trabalho, mas nestas 3 nós sabemos que fica feito em condições.
Faz uma pesquisa aí pelo forum que encontras vários tópicos sobre este assunto. ;)

Ufff... Acho que respondi a tudo. :roll:
Novato
a casa doi Porto onde reforçam é a TDE se nao estou em erro :hum:
Golf TDI
C350cdi AMG
Bruno Carmo
Pelo que pude falar com o Ricardo na net, eu axo que é mesmo a repro que está mal feita... porque ele explicou-me que o carro saiu de lá assim... tá tudo normal..apenas tem força até ás 3000 e depois tipo que está stock!
Blacklion
a tremideira tem a ver com o excesso do binário e a embraiagem queixa-se.
Afina la bem essa reprogramação pk ha por ai kkr coisa k nao bate bem... :hum:
Silver
Pequeno pormenor: O vnt17 é muito forte até às 3000. A partir daí já não tem a mesma força, sendo o ponto onde a curva de binário começa a descer.
Apesar de ser difícil avaliar o "parece que está de stock", é um facto a ter em conta.
Imagem
Silver
Um teste simples p ver se a maf está ok e a repro tb....vê qual o consumo instântaneo q marca no c.b bordo em 6ª a fundo - a partir das ~2.500RPM...
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
ToledoTDI
Re: Boas
RikardoFR Escreveu:o k dizem de baixar o binario e levantar um pouco os cavalos?
Humm... :hum: Baixar ligeiramente o binário e manter os CV tudo bem, agora baixar o binário e subir os CV? Esquece lá isso... Só se for 1 cavalito ou 2, e mesmo assim... :?

De qualquer forma, para qualquer alteração desse tipo é preciso dominar a ciência. Não é qq gajo ke sabe o que está a fazer quando o assunto é a alteração dos parâmetros de uma repro. Fazer o upload de um ficheirito é fácil, agora quando é preciso alterar parâmetros, aí já pia mais fininho... Vê lá onde te metes. ;)

Não estou a menosprezar ninguém, apenas estou a alertar para o facto de andar por aí muito chispadeiro que não sabe o ke faz. O alerta é para todos e não directamente para o RikardoFR.
Re: OI
RikardoFR Escreveu:Nao posso baixar à vontade e voltar a acelarar depois que é igual tenho sempre power

a velocidade maxima é de perto 230

é em qualque mudança apesar de em altas se notar mais por causa tb das rpm irem mais altas

foi em viseu na automotor

nao inda nao exprimentei isso tnh k exprimentar

a embraiagem tem 65000 km
Amigo

Isso talvez seja mm da repro... Qt o ter sido, ond foi, se quiseres q eu fale com o preparador, tás à vontade, dou-me mto bem com elee de certo q terá todo o gosto em te resolver o problema...

Abraço
ToledoTDI
Re: OI
_Tózé ReD R_ Escreveu:Amigo

Vou-te dizer isso só é uma repro mal feita... Qt o ter sido, ond foi, se quiseres q eu fale com o preparador, tás à vontade, dou-me mto bem com elee de certo q terá todo o gosto em te resolver o problema...

Abraço
Pronto. RikardoFR, já tás orientado. :)
Falas aki com o amigo _Tózé ReD R_, e ele dá-te uma mãozinha para resolveres isso da melhor forma. :happy72:
Responder