RikardoFR Escreveu:e diz-m uma coisa se for da embraiagem nao se deveria sentir mais em rotaçoes baixas???
Sim e não... tudo depende da repro. É mais fácil de perceberes com um gráfico de potência à frente, mas vou tentar explicar.
O problema que aparentas estar a ter, acontece devido à perda de capacidade de aderência das pastilhas do disco de embraiagem. Isso acontece em 2 casos:
1. Desgaste da(s) pastilha(s);
2. Excesso de binário para o tipo de pastilhas, o que causa uma perda de aderência do disco no volante de motor, e subsequentemente, o disco de embraiagem escorrega (patina). A sensação que dá é a de uma perda de potência e ao mesmo tempo uma subida rápida das RPM (sem que o carro puxe).
No teu caso estás a ter problemas devido ao ponto n.º 2. Neste caso específico, o "patinanço" dá-se na faixa de rotação em que o motor está com o binário mais elevado (geralmente quando entra o Turbo - entre as 1900 e 2700rpm, dependendo da repro). Em simultâneo com a entrada do Turbo é injectado mais gasóleo, havendo uma subida abrupta de binário e potência.
Imagina o seguinte: a tua embraiagem foi projectada para aguentar um binário na ordem dos 350Nm e tu estás com um pico de 450Nm, desde o momento em que passas dos 350Nm para cima, a embraiagem vai patinar patinar patinar .... até o binario baixar até esse valor, onde volta a ter aderência e agarra novamente...
Geralmente, é entre as 2500-3500 rpm que se dá o pico de binário, e também onde se atinge o binário máximo (dependendo da repro).
RikardoFR Escreveu:a repr ta com 205 cv o binario nao m lembro mas realmente deve tar mt alto pk quando acelero a fundo por volta das 2500 rpm sente-se o carro a tremer ate atingir as 3000 e tal rpm
e quando desligo o carro o motor tb treme mais
Estas tremideiras já poderão ter a ver com outra coisa... Hás-de reparar se não se acende nenhuma luzinha no painel quando isto acontece. Poderá ser o TCS (Traction Control System) em acção.

Se não for disso, ou se não o tiveres (que é o meu caso), poderão ser os apoios do motor e caixa, que devem estar marados.
RikardoFR Escreveu:como posso reforçar a embraiagem?
De Viseu só conheço as 350.000 rotundas que por aí há, não conheço muito mais...
Que eu saiba, há 3 casas muito boas:
- uma no Porto (que não sei o nome);
- a Auto-Travões em Coímbra (não fazem montagem);
- a GBS em Setubal (patrocinador do Forum com desconto para os sócios. Muito bons feedbacks. Desmontam, reforçam e montam de novo.)
Eventualmente haverão mais casas a fazer este tipo de trabalho, mas nestas 3 nós sabemos que fica feito em condições.
Faz uma pesquisa aí pelo forum que encontras vários tópicos sobre este assunto.
Ufff... Acho que respondi a tudo.