Platinum
Turbo Timer ???
Alguem aqui tem um ?

Alguem recomenda o uso disto ?

Eu realmente não tenho vida para ficar a espera do carro ... como ando sempre atrasado :?

Assim resolvia o problema. Mas so queria perguntar antes de me meter nisto...
ToledoTDI
Se não tens tempo/paciência para esperar um minuto ou dois para que o turbo "arrefeça" depois de levar uma escáfia :nop:, então, atira-te ao mar e diz que te emperrarem!
:lol01:

Agora a sério... Se não tens vida para esperar, então sim, é aconselhavel que metas um turbo timer, senão arriscas-te a deitar o turbo em pouco tempo. :?

No eBay encontra-se disso a potes, e a bons preços. O problema é que geralmente essas coisas vem todas de Hong Kong, por isso não te esqueças de contar com as despesas de Alfândega (Um imposto sobre o valor da merdadoria, e outro sobre o valor dos portes. :? CHULOS! :mad:).
Platinum
Tou a ver uns da Apexi na Inglaterra.

Diz ali que faz bons preços para group buys... nao se se isto eventualmente interessa aqui ao pessoal.

Nao e so o tempo, se ajuda a poupar o carro, tambem me interessa...
Bronze
E preços, se der pró 1.8T, se calhar até interessa. :hum:
ToledoTDI
britas Escreveu:E preços, se der pró 1.8T, se calhar até interessa. :hum:
À partida será igual para todos os carros turbinados. O princípio de funcionamento é precisamente o mesmo. Aliás, o kit até deve ser universal... ;)
Platinum
Senda assim , ninguem aqui tem isto ?
Silver
Já houve um membro, o DaniCupraR que lançou a questão há uns tempos atrás. Pessoalmente prefiro esperar.
Afinal o que são 2 minutos. Claro que já houve uma vez ou outra que por estar com pressa não fiz o tempo da praxe, mas é uma vez por outra.
Caso considerem a hipótese de comprar em grupo, digam que se move o tópico para lá ;)
Imagem
ToledoTDI
LNeves Escreveu:Caso considerem a hipótese de comprar em grupo, digam que se move o tópico para lá ;)
Ou então fica-se com este para servir de sessão de esclarecimento, e cria-se um novo limpinho. ;)
Bronze
Boas!!

Sobrou um turbo timer do ultimo group buy do CSL espanhol.
Consigo fazer-te chegar o turbo timer por 175€ (preço já em casa).
Se estiveres interessado diz-me alguma coisa e o rapaz envia-te isso logo!!
Platinum
Diz que são Universais

Depois e so obter o diagrama do O2 Sensor ( qual o termo para isto em PT ? - MAF ?)

Seguem os valores ...

115€ por 1-4 Unidades

110€ por 5-10 Unidades

105€ por 10-20 Unidades

O modelo e o seguinte :

Imagem

Não sei se isto e grande preço ou nao... Mas ja tive a ver e não me parece mau...

Isto são preços do material com portes inlcuidos.
ToledoTDI
MDS Escreveu:Depois e so obter o diagrama do O2 Sensor ( qual o termo para isto em PT ? - MAF ?)
"MAF" significa "Mass AirFlow" sensor.

O "O2 sensor" é a sonda lambda, e os TDI não tem. ;)
Platinum
ToledoTDI Escreveu:
MDS Escreveu:Depois e so obter o diagrama do O2 Sensor ( qual o termo para isto em PT ? - MAF ?)
"MAF" significa "Mass AirFlow" sensor.

O "O2 sensor" é a sonda lambda, e os TDI não tem. ;)
Grato pelo seu esclarecimento meu caro. :)

Eu em termos de mecanica etc.. não pesco nada mesmo.
Novato
Podem-me dizer concretamente qual a função do turbo timer... :assobiar:
É que sou rookie nestas coisas :oops:

abraço
Bruno Carmo
O Turbo Timer é desenhado para aumentar o tempo de vida do motor e do turbo, deixando o turbo arrefecer suficientemente antes do motor ser desligado. Isto é feito simplesmente por deixar o motor trabalhar por um período pré-definido de tempo, depois de ser desligada a ignição. Se o motor fôr desligado enquanto o turbo está quente, o calor do turbo fritará o óleo da lubrificação dos delicados rolamentos. O calor será também transmitido ao motor, que não tem água a circular para o arrefecer, causando mais problemas mecânicos.

http://www.tecnauto.com/hks.htm
ToledoTDI
Bruno Carmo Escreveu:O Turbo Timer é desenhado para aumentar o tempo de vida do motor e do turbo, deixando o turbo arrefecer suficientemente antes do motor ser desligado. Isto é feito simplesmente por deixar o motor trabalhar por um período pré-definido de tempo, depois de ser desligada a ignição. Se o motor fôr desligado enquanto o turbo está quente, o calor do turbo fritará o óleo da lubrificação dos delicados rolamentos. O calor será também transmitido ao motor, que não tem água a circular para o arrefecer, causando mais problemas mecânicos.

Mai nada. É isso mesmo. E quanto maior for a escáfia, mais tempo se deve esperar antes de desligar a chave. ;)
Silver
Se isso for para a frente provavelmente tenho 2 pessoas interessadas!!
também n tenho tempo/ paciencia para esperar antes de desligar o carro!!
Bronze
eu tambem nao tenho tempo... :assobiar:
Platinum
Entao quem quizer avisem

Eu assim encomendo para o pessoal todo, porque quero meter logo isto...

Esperar 2 minutos e para quem ja tem a vidinha ganha, nao tem stress e tal :lol:
Platinum
Bem ... apos um bom choradinho á Portuguesa.

€95 ( Group Buy de 20 unid.)

Estao interessados ?
Bronze
Assim até vale a pena.
Silver
Ultimamente tenho andado a pensar sobre isso e não sei até que ponto é aconselhável este método.
Ao pararmos o carro deixa de haver o arrefecimento do cofre do motor devido à circulação e o motor a trabalhar vai gerar mais calor.
Claro que o ar quente vai arranjar maneira de sair do cofre mas estando o motor a trabalhar e a gerar mais calor, não sei até que ponto vamos conseguir arrefecer muito o óleo que chega ao radiador.
Arrefece um pouco é verdade, mas será que vai arrefecer o suficiente um turbo que ainda está a levar com os gases de escape ?
Eu acho preferível andar devagar naqueles 500m antes de chegar a casa e esperar pouco tempo antes de desligar o carro, do que esperar 2 ou 3 mins,
ou então abrir o capô e permitir melhor circulação de ar.

Opiniões ?
Imagem
Novato
acho que dois minitos numa conduçao normal é muito, penso que 30s é mais do que sufuciente. ja qd apertamos com o motor tem de se esperar mais mas tb nao sao 2 min que vao arrefecer o oleo e o turbo :hum: nesses dois min. o turbo pode dimimuir para uma rotaçao normal mas ao ponto de arrefecer o oleo e o turbo duvido. a melhor coisa é qd estamos para parar andar um bocadinho devagar como o Lneves disse.
Em relaçao á temp. do oleo quem tiver essa opçao no vag-com (eu nao sei ao certo se tenho) pode ver se a temperatura do oleo baixa alguma coisa nesses 2min :hum:

abraço
Golf TDI
C350cdi AMG
Novato
Bruno Carmo Escreveu:O Turbo Timer é desenhado para aumentar o tempo de vida do motor e do turbo, deixando o turbo arrefecer suficientemente antes do motor ser desligado. Isto é feito simplesmente por deixar o motor trabalhar por um período pré-definido de tempo, depois de ser desligada a ignição. Se o motor fôr desligado enquanto o turbo está quente, o calor do turbo fritará o óleo da lubrificação dos delicados rolamentos. O calor será também transmitido ao motor, que não tem água a circular para o arrefecer, causando mais problemas mecânicos.

Penso que não sendo o método 100% correcto de arrefecimento do turbo vai ajudar bastante e para quem não tem tempo e paciência para "andar devagar" ou "esperar 1 ou 2 min" :zzz: é um bom investimento.
Mais vale prevenir... :rtfm:
Bronze
Concordo com o Luis, ultimos kilometros andar nas 2000rpm's e esperar uns segundos antes de desligar.
Desta forma não é necessario esperar depois tanto tempo.
Olhem imaginem nos ultimos km's que está o carro com radar parado na berma :assobiar:
Bruno Carmo
Normalmente quando dou uma escáfiazinha procuro fazer os ultimos Kilometros muito devagar ou mesmo ao relanti caso seja possivel (como o Dalton e o Luis falaram) 8)

Mas desde que tenho o carrito, tenho o ritual de esperar sempre uns segundos antes de desligar para bem da saude dele e da minha carteira... afinal sempresão 93 mil K, turbo de origem e alterado... e está sem sintomas... não está mau! :assobiar:
Responder