Novato
Rotundas - Finalmente - Divulguem... e cumpram!!!
*Ainda muita gente se rege pelos "códigos antigos" de que já existem várias alternativas.* * MAS FINALMENTE, é assim que deve proceder:*
*

*
*Esclarecimento da Ex-DGV:*
Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento: *

*
*1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:** *

* *Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando
antecipadamente quando pretende sair. *

*2 - Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve:*

* *Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em
função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída= 3ª
via); *
* *Aproximar-se progressivamente da via da direita; *
* *Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente
anterior à que pretende utilizar; *
* *Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída,
**sinalizando antecipadamente quando for sair**. *

* **e atenção : o pisca só se liga para se sair da rotunda...*

Abraço e cuidado na estrada porque eles andam aí :yap: :P
20vT Rulezzzzzzzzzzzzzzzzzzz!!!!!

Imagem

Feedback ---»
http://goo.gl/oyn6X1
Novato
Re: Rotundas - Finalmente - Divulguem... e cumpram!!!
Tina15 Escreveu:*Ainda muita gente se rege pelos "códigos antigos" de que já existem várias alternativas.* * MAS FINALMENTE, é assim que deve proceder:*
*

*
*Esclarecimento da Ex-DGV:*
Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento: *

*
*1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:** *

* *Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando
antecipadamente quando pretende sair. *

*2 - Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve:*

* *Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em
função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída= 3ª
via); *
* *Aproximar-se progressivamente da via da direita; *
* *Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente
anterior à que pretende utilizar; *
* *Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída,
**sinalizando antecipadamente quando for sair**. *

* **e atenção : o pisca só se liga para se sair da rotunda...*

Abraço e cuidado na estrada porque eles andam aí :yap: :P
o pisca liga-se para entrar e para sinalizar que vamos continuar na rotunda...fazendo o pisca para sair.
só se sairmos na primeira a direita é que o pisca é para a direita, o resto das saídas faz-se pisca para a esquerda sinalizando que vamos entrar e depois o dito cujo para a direita
:rock01:
Novato
Pois eu tb recebi o mail...
E uma contradicao este nova regra...Pois o codigo diz q deves circular smp pela direita...e n se esquecao q quem muda de faixa n tem prioridade...
Posto isto...fazem a rotunda por dentro e querem sair...ou andam as voltas ate se encostarem a direita ou mudam e arricam bater...
Batendo na rotunda amigos o q da a nivel de seguro com esta nova regra e 50/50... :mad:
E mais bonito levar com um caramelo q cortou a rotunda quase em frt e ainda ter q pagar a despeza, uma vez q ias na tua faixa.

CUMPS
Novato
Sabem o que é que faz isto??? É quem manda as leis não conduzir, pois tem o motorista, ou seja, percebe lá alguma coisa de trânsito!!! :mad: :mad12:

Imagem

Feedback ---»
Platinum
pensei que se utiliza o pisca para se manter na rotunda e depois o pisca direito para sair :(

melhorzitos a fazer as rotundas só os taxistas da ROTUNDA DO RELOGIO!

È sempre por fora!fdxx até metem nojo....
Bronze
É mesmo assim que ficou o código???
Vai ser bonito agora vai.... A maior parte nem pela direita sabe andar quanto mais agora a fazer rotundas a direito.
Tenho que ver se é mesmo assim, no decreto lei do imtt
Jota
Fazer pisca nas rotundas ??? :?

Nunca fiz... :hum:
Novato
Desde que tirei a carta que sempre fiz e continuo a fazer:

1ª Saída:
Antes de entrar na rotunda, pisca para a direita e faixa da direita.

2ª saída:
Sem pisca, faixa da direita e só faço pisca para a direita quando passo a 1ª saída.

3ª saída e posteriores:
Antes de entrar na rotunda, pisca para a esquerda e faixa da esquerda. Ao aproximar da saída, faço pisca para a direita e encosto-me para a direita.

Foi assim que me ensinaram nas aulas de condução e fiz assim exame.
Ouço muita gente dizer que faço errado, mas pensem lá comigo:
Estão parados para entrar, se vier um carro na faixa da direita, a fazer pisca para a direita, vocês deduzem que ele vai sair, mas ele não sai e segue... e nós pimba :?
Diamond
LeonV Escreveu:Desde que tirei a carta que sempre fiz e continuo a fazer:

1ª Saída:

2ª saída:
Sem pisca, faixa da direita e só faço pisca para a direita quando passo a 1ª saída.

3ª saída e posteriores:
Antes de entrar na rotunda, pisca para a esquerda e faixa da esquerda. Ao aproximar da saída, faço pisca para a direita e encosto-me para a direita.

Estão parados para entrar, se vier um carro na faixa da direita, a fazer pisca para a direita, vocês deduzem que ele vai sair, mas ele não sai e segue... e nós pimba :?
É assim que faço tambem e deve de ser sempre assim senao porque é que as rotundas teem mais do que uma faixa???

Eu se sair logo na 1ª saida entro na rotunda pela faixa da direita se for para sair nas restantes saidas entro logo pela da esquerda e conforme me aproximo da saida vou me metendo para a direita...

E depois ha aqueles que fazem tudo por fora e nao deixam um gajo sair..mas ai entra a repro :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol01:
Sócio Leon Club
Nuno Tomás Escreveu:
LeonV Escreveu:Desde que tirei a carta que sempre fiz e continuo a fazer:

1ª Saída:

2ª saída:

3ª saída e posteriores:

É assim que faço tambem e deve de ser sempre assim senao porque é que as rotundas teem mais do que uma faixa???

Eu se sair logo na 1ª saida entro na rotunda pela faixa da direita se for para sair nas restantes saidas entro logo pela da esquerda e conforme me aproximo da saida vou me metendo para a direita...

E depois ha aqueles que fazem tudo por fora e nao deixam um gajo sair..mas ai entra a repro :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol01:
x2
muita gente diz que sou tolo por estar a fazer piscas e que eles nunca fazem.
para mim tem logica e sempre o fiz assim, e assim irei continuar.
sinalizar as manobras nunca e demais, agora ser cabrao e andar a cortar as saidas a frente dos outros pq anda no meio da rotunda e nem sequer sinaliza a manobra e que nao..
Bronze
Normalmente para os espertinhos nas rotundas tenho o reboque de ferro... ou travam e perdem a esperteza... ou ficam lá debaixo dele :D :bangin:
Novato
Cá está :happy72:

Imagem

Feedback ---»
Novato
A 2ª saída faço como o carro vermelho... :hum:
Responder