Bruno Carmo
Minha opinião pessoal para Performance Leon 1 PD150
Vou fazer aqui um texto baseado na minha experiência (pouca :lol: ) do que na minha opinião é a evolução da performance do PD150... Espero dar um bom contributo á comunidade e que consiga esclarecer as minhas duvidas, e que o valor seja reconhecido pois vai ser uma opinião pessoal fundada, e nao copy paste de alguns sites e como alguns escrevem porque ouviram dizer, ou porque o seu chipador diz e tal etc....

Ora, para quem pretende ir alargando a potencia da sua máquina com o passar dos meses e nao ficar apenas pela simples reprogramação:

- Primeiro, a primeira modificação típica será a reprogramação. Devem escolher um reprogramador que tenha a possibilidade e capacidade de fazer alteração na vossa repro, e isto porque? Colocam uma repro fiável, não muito forte, e o carro fica ao vosso gosto. Dá-vos espaço de manobra de a embraiagem aguentar um par de meses até haver euros para a embraiagem. Caso coloquem logo uma boa repro e forte, a embraiagem vai-se queixar logo, e depois eu tem de tirara repro e largar logo os euros para embraiagem para nao ficarem a pé. Um reprogramador que altere os files ou que conheça minimamente a condução, pros e contras do tipo de condução, e as rotações mais utilizadas, vai alterar o file de forma a que o carro fique forte, conduzivel e sem embraiagens malucas, o tempo Q.B... PS: anulação da EGR electronicamente na reprogramação..

Não se preocupem com o fumo, algum excesso vai provocar o arrefecimento da turbina aumentando a fiabilidade. Há muitos chipadores que se vangolarizam pelas repros potentes bem feitas e sem fumo, pois é, mas mais um kilometro a fundo e sai uma turbina derretida para a mesa do quanto :lol:

Importante, montagem de um manómetro de pressão de turbo

- Segundo, a embraiagem.. Eu pessoalmente fui 5 vezes bater com as costas á oficina á conta da embraiagem, nao que nao aguentassem, mas sem pelo trato que o Leon levava todas as noites e todos os fds... Se tem projectos a longo prazo, mais vale investirem logo no bom, no caro, no trabalho excelentemente bem feito, para uma coisa que aguente muito binário... Que não me venham com tretas que embraiagem X ou Y fica como de origem o tanas.. uma embraiagem, feita para aguentar padrada dos carros destinados a street rancing, autódromo e afins, tem de ser rija, tem de ser forma, e como isto vai sempre repelar... uma embraiagem parecida com a de origem, o máximo que vai aguentar é uma repro forte, nada mais, e vai ser apenas uns meses...

Pedir ou montar ou alertar para a embraiagem a pegar bem em baixo, assim que o pedal sai do fundo, pois uns kilometros depois a embraiagem acama, gasta um pouco e o pedal fica a pegar em cima, diminuindo o tempo de vida util do conjunto e embraiagem com menos força...

- Terceira Modificação - Linha de escape - ao contrario que muitas baboseiras se tem lido e escrito, a linhas nos TDi´s nao vai dar mais velocidade de ponta, ou tirar velocidade por ser muito larga, isto nao é um CUP ou um VTI!! O pessoal opta por tirar o catalizador na linha de origem, colocar uma panela xpto, mas o que vai ganhar com isso é um ligeiro aumento da fiabilidade do carro por causa da temperatura nao acumulada, efeito do catalizador e da panela original que tem um trajecto interno sinuoso... Na minha opinião é optar logo por uma linha de 63mm directa, com uma panela final original trabalhada (para atenuar o barulho) - Temos fiabilidade acima de tudo, e o carro mais solto em baixas, e temos linha de escape ja preparada para quando tivermos possibilidade de por um bom e grande turbo...Quando tivermos a atingir a meta pretendida, é so retirar a panela traseira trabalhada, vende-la e fazer uns euros com ela, e meter tudo directo, apenas com uma ponteira para a estética...

ps: Muitos optam por linhas directa de ferro por ser mais barato, mas o que acontece é que as curvas de ferro ao serem feitas e moldadas, o tubo perde o seu diâmetro interno original para um menor. Sinceramente nao ha resultados práticos onde se consiga ver que se perde rendimento e a fiabilidade pretendida, mas pela teoria há, pois se o diâmetro é de 63mm chega as curvas é de 58 ou 59, tem de haver alterações... Eu pessoalmente aconselho linha de 63mm em inox, pois é feita por parcelas sempre com o mesmo diâmetro, alem que não enferruja, é mais leve e o som é diferente :D

Quarta modificação - Turbo - o trajecto natural das coisas, é colocar um maior que o 17VB... Usa-se muito o alfa 22, onde este turbo so com uma repro fiável e linha dura uma vida se bem cuidado... mas como estamos aqui a falar de bons projectos a longo prazo, porque nao juntar euros e colocar logo um turbo grande e comprar também a came? a Came , maior parte delas para os PD´s, vão essencialmente dar baixas ao carro e mais binários, resumindo, preenche a falha dos turbos grandes e fornece mais força, tornado o carro mais rápido a chegar onde chegava...
O turbo grande com a came era o ideal, pois ja colocamos uma boa embraiagem e temos a linha de 63mm.. WY NOT?
o 22.60 ou o 23 da mercedes para mim são os obvios, mas o de eleição é o 23... foi o melhor turbo que tive, obvio que tinha os seus truques este turbo por parte de quem os reconstroi e aperfeiçoa-os... mas tinha boas baixas e um pulmão em altas descomunal, ao ponto de deixar cortar muitas vezes 4ª pela rapidez e comer rotação, e cortava quinta facilmente com grande alma acima das 4900 rpm´s... Mas é um turbo que precisa de levar com truques e ter came... meter este turbo sem came, é deixar todos arrancarem e nos ficarmos a ver porque o nosso turbo ainda nao fez pressão...
Aproveitar e anular a egr fisicamente com um tubo de aluminio...

Uma boa aquisição é o manómetro de EGT´s, ou seja temperaturas de saida de gases de escape.. um Core do 22 por exemplo aguenta 900º sensivelmente antes de derreter, seria bom sabermos monitorizar isso :ahpose: :ahpose:

O meu setup de repro + 23 + linha + came e pormenores, atingiu 282 cv e 590Nm em Maha... o tão famoso banco, que para mim mede tão bem como muitos que andam para aí hoje em dia...

resumindo os turbos na minha opinião:

22 alfa - consideravelmente melhor que o vb original, o carro sai da mesma forma basicamente mas faz mais ponta, muito fiável...
22 bmw - um pouco melhor em tudo que o 22 alfa, fiabilidade, a normal
18 mercedes - semelhante a um 22 em altas, mas melhor em baixas
22.60 . o famoso grande - na minha opinião boa alma, mas um pouco fragil
23 - ja expliquei acima a experiência...

agora cabe a cada um saber o que quer a curto e a longo prazo..

Quinta Modificação - cabeça do bloco trabalhada.. a performance do carro melhora um pouco em toda a sua extensão, sentido-se essencialmente na troca de mudança a "não" perca de força ou o chamado poço aquando da troca de mudanças a alta rotação...

Sexta modificação - na minha opinião, seria a boa altura para um IC frontal e á medida, grande de preferência.. o IC original é grande, mas fininho e no meio dos radiadores que prefaz um intake relativamente quente... Um IC á medida frontal com tubagens em alumínio de diâmetro percorrido todo por igual, é um bom investimento para ganhar um piuco de alma em altas e ter um aumento considerável de fiabilidade para todo o bloco...

Sétima Modificação - Injectores de alto debito... para mim a parte final, quando ja os nossos foram todos espremidos, o turbo é grande o suficiente para o caudal de ar que produz, então precisamos daquele gasóleo extra para a combustão...
Nao tem sentido injectores com um turbo "normal" como o 22, pois o rendimento vai ser limitado ao caudal de ar por eles produzido, e tamos a desperdiçar gasóleo arriscando a perder muita potencia pelo chamado "embrulhar" por gasóleo a mais...

Basicamente isto será a preparação de performance de um PD 150... Notem que há imensos pormenores truques e dicas ainda usados em cada fase de cada setup, que muitas vezes fazem a diferença... O filtro e caixa foram sempre usados os de origem, apenas o extremo cuidado de estar sempre 5* ...

Isto tem de ser aliado ao melhoramento do setup de suspensão, pneus bons e nao as merdas que ha á venda por aí ao desbarato, e um upgrade significativo aos travões e uso de um bom óleo tipo Dot 5.1 Ferodo racing com linhas de aço.

As revisões tem de ser drasticamente encurtadas, para 7 a 7km.. óleo sempre do bom, e sempre que se puder dar uma revisão geral pelas coisas alteradas.

Não se poupem a coisas baratuxas para safar, pode sair caro no conjunto... :happy72: Nunca ninguém disse que isto era um desporto barato :lol: :lol:

Espero ter ajudado em algo :happy14:
Gold
Re: Minha opinião pessoal para Performance Leon 1 PD150
Bom post, acho que esta um resumo bem feito das maiores duvidas de quem vai preparar um PD

:cool: :cool: :cool:
Administrador
Agora falta é salientar em quanto fica a brincadeira toda...
Eu tenho ideias de fazer algumas coisas no meu. Mas nada de bruto. Mas antes de tudo, vou mudar embraiagem e sistema de travagem, antes de proceder a alterações de potencias
guiZmo
Imagem
There is a new FR in Town his licence plate is xx-BG-xx
== FeedBack ==
== guiZmo's Project ==
Administrador
Bom post ;)

Fala quem sabe e quem já teve muitos set-ups num Leon PD150....

E quem viu o carro do Bruno a andar (ZJ) sabe que se as coisas forem feitas com pés e cabeça, pode ficar uma coisa bem engraçada ;)
Administrador
serginho Escreveu: Se queres mexer no motor e fazer uma preparação bem feita, não deverias em quanto fica. Se estás preocupado com isso, fica-te pela repro e outras pequenas coisas...

Nao tou a dizer para mim...pq nao quero grandes coisas, mas quero boas coisas, logo sei q vou gastar uma nota preta. Referia-me sim, a uma ideia de qto ficava a brincadeira toda, para quem queira fazer isso tudo, saber +/- qto fica uma coisa dessas. Para nao virem dizer q "ah e tal..fiz isto e aquilo..e so me custou x"
guiZmo
Imagem
There is a new FR in Town his licence plate is xx-BG-xx
== FeedBack ==
== guiZmo's Project ==
Novato
belo tópico, sim senhor :cool:
Imagem 5 GTturbo
Imagem Golf IV TDI
Imagem Leon TSI
Feedback: http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?f=40&t=21274
...::Jorge Gomes::...Imagem
Diamond
Ando ai com umas ideias quanto ao 22 do ALFA :hum: :hum: :hum: 8)
Sócio Leon Club
Novato
bom post bruno,so acho que o ic deveria entrar 1º que o turbo (grande), o pessoal com menus conhecimento vai agradecer e muito este post!!!

o proximo topico e desvendar os tais truques pra certos turbo entrarem mais cedo :P

abraço
Bronze
Muito bacano aqui postares essa ja tua experiencia :D Grande post :happy14:
FeedBack:
http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?f=40&t=6357

Imagem

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Seat Leon TDI
Vw Lupo TDI
Bruno Carmo
Ghost Escreveu:bom post bruno,so acho que o ic deveria entrar 1º que o turbo (grande), o pessoal com menus conhecimento vai agradecer e muito este post!!!

o proximo topico e desvendar os tais truques pra certos turbo entrarem mais cedo :P

abraço
um IC primeiro que um turbo grande, nao iria trazer vantagens nenhumas visto que o original dá conta do recado, muito pelo contrario, iria trazer um Lag de certeza, perdendo o carro muita baixa...
Novato
Muiito bom post mas penso que este "tutorial" se pode muito bem adaptar tanto ao pd150 como aos restantes pds ou nao?e que os vps tambem ja ficam com uma boa noçao do que fazer apenas se calhar mudando a ordem de algumas modificaçoes...penso eu de que...se tiver a dizer alguma barbaridade corrigam me.
Bruno Carmo
Nelson_Gomes Escreveu:Muiito bom post mas penso que este "tutorial" se pode muito bem adaptar tanto ao pd150 como aos restantes pds ou nao?e que os vps tambem ja ficam com uma boa noçao do que fazer apenas se calhar mudando a ordem de algumas modificaçoes...penso eu de que...se tiver a dizer alguma barbaridade corrigam me.
eu acho que sim, mas apenas me posso basear na experiência com PD 150... :)

os que nao são 150, e retirando ibiza Cupra, se calhar a grande Mod a seguir á reprogramação é o IC frontal...
Novato
Muito bom post! ;)
Altea FR - Stock power
FAP - off!
Novato
Bruno Carmo Escreveu:
Nelson_Gomes Escreveu:Muiito bom post mas penso que este "tutorial" se pode muito bem adaptar tanto ao pd150 como aos restantes pds ou nao?e que os vps tambem ja ficam com uma boa noçao do que fazer apenas se calhar mudando a ordem de algumas modificaçoes...penso eu de que...se tiver a dizer alguma barbaridade corrigam me.
eu acho que sim, mas apenas me posso basear na experiência com PD 150... :)

os que nao são 150, e retirando ibiza Cupra, se calhar a grande Mod a seguir á reprogramação é o IC frontal...
pois baseavame no pd130 que e o meu caso, pensava que nos pd150 fosse igual, mas tens razao que o ic do pd150 e bem diferente de um pd130

mais uma vez bom topico :cool:
Silver
finalmente contaste a todos o que o teu carro tinha, mas á ai uma granda mentira, que é os pneus,lollllllllll
tu ficavas sempre com os meus pneus usados :hum: :dah: :dah: :dah:
Bruno Carmo
XX_espadinha Escreveu:finalmente contaste a todos o que o teu carro tinha, mas á ai uma granda mentira, que é os pneus,lollllllllll
tu ficavas sempre com os meus pneus usados :hum: :dah: :dah: :dah:

os teus pneus usados éra só mesmo para afinar o carro... duravam 8 dias lololol
Platinum
silver leon Escreveu:Bom post ;)

Fala quem sabe e quem já teve muitos set-ups num Leon PD150....

E quem viu o carro do Bruno a andar (ZJ) sabe que se as coisas forem feitas com pés e cabeça, pode ficar uma coisa bem engraçada ;)
fala quem sabe?
o bruno sabe la o que teve para aqui a dizer. :P
o carro do bruno a andar???? :hum: as coisas feitas com pes e cabeca??? :hum: pelo fumo que fazia devia tar a queimar mesmo mal e devia ser arrastar :P :assobiar: :lol: :lol:
Bruno Carmo
bhaaaa :zzz:

coisa feia a inveja e a falta de peito :nop:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Novato
Bruno Carmo Escreveu:Não se poupem a coisas baratuxas para safar, pode sair caro no conjunto...
Isto e uma grande verdade...ha demasiadas pessoas a fazer modificaçoes nos carros so mesmo com a "comichao" de mudar...
Imagem
"Que facil es abrir tanto la boca para opinar..!!"
Silver
bruno, tenho a sensaçao que quando fizeste este topico, que a saudade comecou a apoderar-te de ti, nao??
quem te viu e quem te ve, lollllll
as mulheres dao cabo de um homem 8)
Bruno Carmo
XX_espadinha Escreveu:bruno, tenho a sensaçao que quando fizeste este topico, que a saudade comecou a apoderar-te de ti, nao??
quem te viu e quem te ve, lollllll
as mulheres dao cabo de um homem 8)

nada disso, responsabilidades, as irresponsabilidades que se cometem, o que se poupa, e a falta de tempo...
Bruno Carmo
trex_fr Escreveu:bom post!! :cool:

esclarece-me uma coisa?
22 vs 18 qual a melhor opçao/ compromisso para ter num carro de dia a dia?

que ponta faz um 18?

cumps

penso que o 18 será a melhor opção... velocidade de ponta não sei quanto faz mas nao deve ter muito diferente dos 22 usuais que aí rolam..
Bronze
bom post :happy72:
Novato
Responder