boas CA bandit,
bem, todos nossos sabemos k o consumo de combustível depende do transito, da velocidade, do peso k levas a bordo...
no meu caso, faço pouca cidade, quase nada, a maior parte do trajecto k faço são estradas nacionais, a uma velocidade mais ou menos constante. o consumo aumenta muito qnd aceleras a fundo, logo, eu posso dosear a aceleração, e manter sempre uma velocidade constante, mas se fizeres mta cidade, já não da, pk tens pára-arranca, etc.
outra cena é o ar condicionado, podes ligar so qnd realmente precisas, pk pode aumentar em mto o teu gasto, e perdes potencia, como bem sabes..
o tamanho das tuas jantes tbm é importante, por norma, quanto maior e mais larga, mais consome ( e menos anda), apesar de aumentar a aderência e a velocidade de ponta..
a pressão dos pneus tbm é fundamental, devemos controlar tipo uma vez por mês a pressão, e respeitar, mais ou menos, o k o
fabricante recomenda. pouca pressão, a superfície em contacto com o asfalto aumenta, bem como a resistência, o k provoca maior consumo, pressão a mais, diminui a aderência e a dinâmica do carro. no meu caso, tenho 1.9 bar nos 4 pneus pk so costumo andar com uma pessoa no carro, logo, peso mínimo. se andares com carro cheio, tens k ter mais pressão.
mas no fundo, é tudo uma questão da pressa k tens, pk este motor em altos regimes, consome bastante.
portanto, tudo depende de ti. espero ter ajudado em alguma coisa
boas curvas