vou tirar os catalizadores mas n sei se vai fazer mal a centralina o sonda fikar a markar + gases .preciso da vossa ajuda
sem Cat, na IPO os gases são detectados de forma diferente nos gasolineiros que nos diesel!
http://www.leonclubpt.com/forum/viewtop ... 79&start=0
e algumas citações:
http://www.leonclubpt.com/forum/viewtop ... 79&start=0
e algumas citações:
Blacklion Escreveu:Lneves Escreveu:Pelo menos nas IPO a que fui, não bastava acelerar ao "ralenti", era preciso mandar uma aceleradelazita até às 2.5K rpms.
E eles medem as emissões de gases poluentes, não a quantidade de fumo.
Agora pode acontecer eles estarem bem dispostos e não chatearem.
No caso dos motores a gasolina o aparelho mede as emisoes é a sonda lambda
no caso dos motores diesel eles medem a opacidade, ou seja a quantidade de fumo
mas ele na IPO medem os gases no final da linha de escape, e não antes ou depois de alguma sonda!audis3 Escreveu:eu tenho catalizador desportivo da supersprint aquilo passa na inspecaono meu caso a sonda estava antes do catalizador
tirar o cat com uma sonda depois pode dar erros de centralina, mas se o carro tiver a sonda antes não dá nenhum erro! Mas em relação á IPO é como disse!
A sonda lambda - também conhecida por "O2 sensor" ou "EGO" (exhaust gas oxygen sensor) - é responsável por dar informação à centralina sobre a quantidade de oxigénio que ficou por queimar após a combustão. A centralina lê esse valor, e equilibra a mistura de ar/combustível. Se a leitura da sonda for "pobre", a centraline enriquece-a com combustível, e vice-versa.
De qq forma, da maneira como as autoridades andam a perseguir os Tuners, retirar o Cat. não sei se será boa ideia.
O ideal será como o Lneves fez: meter um catalizador desportivo. O de origem tem 400 células e o desportivo tem 200 células, o que o torna bem menos restritivo. Assim evitam-se chatices, penso eu de que...
De qq forma, da maneira como as autoridades andam a perseguir os Tuners, retirar o Cat. não sei se será boa ideia.
O ideal será como o Lneves fez: meter um catalizador desportivo. O de origem tem 400 células e o desportivo tem 200 células, o que o torna bem menos restritivo. Assim evitam-se chatices, penso eu de que...
O melhor é veres em casas de escapes, mas cat desportivos, tanto Milltek como Supersprint,
são vendidos a cerca de 700/800 e upas + IVA
dependendo do sítio, claro.
Como não fui a todas as casas, não sei se há preços maravilha por aí.
Outra hipótese são escapes artesanais, mais baratos, mas não sei se
fabricam cats desportivos e quais os preços praticados.
Ainda não tenho a certeza se no nosso caso (AMK e BAM) existe ou uma
ou duas sondas (uma antes e outra depois do cat).
Ainda pensei que fosse um sensor para a temperatura dos gases de escape,
mas faz mais sentido haver duas sondas lambda.
Uma para a regulação da mistura, outra para verificar a eficiência do cat.
são vendidos a cerca de 700/800 e upas + IVA
dependendo do sítio, claro.
Como não fui a todas as casas, não sei se há preços maravilha por aí.
Outra hipótese são escapes artesanais, mais baratos, mas não sei se
fabricam cats desportivos e quais os preços praticados.
Ainda não tenho a certeza se no nosso caso (AMK e BAM) existe ou uma
ou duas sondas (uma antes e outra depois do cat).
Ainda pensei que fosse um sensor para a temperatura dos gases de escape,
mas faz mais sentido haver duas sondas lambda.
Uma para a regulação da mistura, outra para verificar a eficiência do cat.