Novato
Problema em andamento (maf??)
Boas ppl!

Hoje aconteceu-me uma situação que não gostei muito :oops:

Ia na VCI a +- 100 km/h e quando fui pa fazer uma ultrapassagem ganhei velocidade até aos 120km/h ... mas o Leon apatir daí nao evoluiu + fazendo um barulho "seco" tipo como se tivesse em ponto morto a acelerar :roll:

Graças a isto ia dar 1 boa tolada pq fikei atrapalhado e o gajo que vinha na faixa da esquerda quase que comia :evil: e dps ja nao consegui voltar pa faixe de onde vinha

Não sou nenhum expert, mas isto cheira a MAF nao ?

Em seguida sai na saida mais proxima, desliguei e voltei a liga-lo... Puxei por ele.. foi aos 180 na boa... Terá sido uma situaçao pontual? Foi a primeira vez que aconteceu...

O motor é o 110Cv, de 2002/07 tem 113 mil kms

Comprei-o à 1mes, com 111mil kms... nao sei se ja alguma vez levou MAF :\

Abrazos natalicios :)
leon sport tdi 110cv
Bronze
se fosse da MAF se desligasses o carro e voltasses a ligar o problema persistia...
será o safe mode? os experts que se pronunciem ja me aconteceu isso mas tenho repro a 140 ás vexes calcava e reduxia e calcava e n passava dos 140 :lol:
Novato
Kryptone, espero bem que tenhas razao :D

Também passou pela cabeça ser do gasoleo... estes animais das bombas tem a mania de inventar...

Tenho metido smp na repsol... Enfim..

Vamos ver se nao me acontece mais isto... pq estraga-me ja o natal lol

Abrazo
leon sport tdi 110cv
Bruno Carmo
Re: Problema em andamento (maf??)
Drunken Escreveu: Ia na VCI a +- 100 km/h e quando fui pa fazer uma ultrapassagem ganhei velocidade até aos 120km/h ... mas o Leon apatir daí nao evoluiu + fazendo um barulho "seco" tipo como se tivesse em ponto morto a acelerar :roll:
como já disse aoNuno pelo msn, pelo que me contou, foi numa acelaradela antes das 2200 rpm, o ponteiro subiu e o carro não correspondeu! Embraiagem que se já está a resentir, pois, com esse kilometros e ainda é a de origem até aguentou muito! :wink:
Bronze
o carro tá stock bruno... no entanto poderá ser...
carro usado... se o antigo dono fosse eu levava uma esfrega de peões e arranques antes de o vender
podes crer :twisted: :lol:
aí poderia ser da embraiagem
feliz natal
Silver
Bem, mas se foi patinanço de embraiagem é fácil de perceber ou não..!? :shock:

Bom Natal!
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Novato
trqster, para um leigo como eu em questões de mecanica, infelizmente nao é assim tao obvio :roll:

:wink:
leon sport tdi 110cv
Novato
Tá de caras... como foi descrito o carro entrou em safe mode.... Desliga-se, volta-se a ligar e fica bom...
Bronze
foi a primeira coisa que me ocorreu e referi... tambem penso que seja safe mode
Silver
Drunken Escreveu:trqster, para um leigo como eu em questões de mecanica, infelizmente nao é assim tao obvio :roll:

:wink:
Pois...mas mesmo sendo leigo (todos somos até aprender..) um patinanço de embraiagem é mto fácil de perceber....ouve o motor a subir de rotação, tal como o conta rpms...e o carro n sai do mesmo sitio...

Já o safe-mode é caracterizado por uma aceleração normal e de repente parece q deixas de acelerar, ficando extremamente lento..
Inclino-me naturalmente p este último tb.

Boa sorte c a resolução do problema. 8)
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Bruno Carmo
Leon_XH Escreveu:Tá de caras... como foi descrito o carro entrou em safe mode.... Desliga-se, volta-se a ligar e fica bom...
não tou a ver um safe mode e fazer com que o ponteiro suba de rotação e o carro não ande "pareçendo que está a acelalar em ponto morto"!

e Puto Krypt, eu sei que o carro tá stock, mas não é por isso que as ambraiagens tenham de durar o resto da vida! Os kilometros que o rapaz tem, já são consideráveis para uma embraiagem de origem!
ToledoTDI
Pela descrição não me parece nada que seja um problema de "patinanço" de embraiagem... :roll:
O carro parece ter entrado em safe mode, tal como o Kryptone disse. Agora, porque é que isso aconteceu é que é mais difícil de dizer...
Se tiveres oportunidade de falar com alguém que tenha o VAG-COM para veres se tens erros registados na centralina, isso era o ideal. Assim vias logo a origem do problema, e evitavas de largar €€€ num diagnóstico na Seat. :?

Poderá ser da MAF que pode estar a começar a falhar, conheço casos de MAFs maradas que só de vez em quando é que se passavam.
Mas vê isso com relativa urgência, pq o problema poderá vir de outro lado. Não encares os safe modes como um comportamento normal, como muitos o fazem... :roll:
Bruno Carmo
um safe mode com o carro a acelarar como se tivesse ao relanti! pois..

bato na tecla da embraiagem como situação pontual...
ToledoTDI
Bruno Carmo Escreveu:um safe mode com o carro a acelarar como se tivesse ao relanti! pois..

bato na tecla da embraiagem como situação pontual...
Não percebi essa da "embraiagem como situação pontual"??
A ser um patinanço de embraiagem, nunca seria uma coisa pontual...
Quando uma embraiagem começa a patinar, não começa de um momento para o outro, é gradual, e não tem melhoras. Quando patina, patina sempre, umas vezes mais do ke outras (dependendo da pisadela no acelerador), mas patina sempre... E mesmo com a embraiagem a patinar, consegue-se passar dos 120 km/h com bastante facilidade.

Peça descrição dele, se fosse um patinanço de embraiagem, seria uma coisa já num estado muito avançado... e assim sendo, patinava sempre, o que me parece ke não é o ke está a acontecer. A não ser que o Drunken ande sempre com "pézinhos de lã", e naquele dia lhe tenha dado um "vaype". :D

Relativamente ao safe mode, quando a centralina entra no "programa de emergência alternativo" (safe mode), a sensação ke tens é ke largaste uma âncora, pois o carro não anda um xórisso. Para além de ficar sem força, é extremamente complicado andar a velocidades superiores a 120 km/h.
Quando tinha uma Box, o meu chegou a entrar em safe mode umas quantas vezes. Numa delas ia a 180, e mesmo com o pedal em baixo, não consegui evitar a perda de velocidade até cerca de 120 km/h. Encostei, desliguei e voltei a ligar o carro, e ficou novo.

A MAF também poderá estar a causar este problema. Poderá ter sido um simples mau contacto da ficha, ou então o sensor está a berrar.

De qq maneira, quer tenha sido um problema de MAF, ou de qualquer outra coisa que tenha a ver com a electrónica, o erro ficou registado, e dará para ver com o VAG-COM.

Drunken, apesar de não me parecer que seja um problema de embraiagem (pela descrição que fazes), acho que devias verificar se a que tens é a de origem. Se for, aconselho-te já a começar a juntar os €€€, pq deve estar quase a berrar. Comprei o meu Toledo com 107.000 kms, e meti embraiagem nova aos 113. O teu poderá durar mais uns quantos kms, mas o desgaste é inevitável...
Novato
Boas ppl

Obrigado pelos comentarios postados por aqui.

Na verdade, fiz mais ~100km desde aquele problema e até agora está impec, nunca mais deu nada nem lá perto, smp andar bem :)

Como já foi referido aqui, qualquer que seja o oerro deverá ter ficado registado na centralina, assim sendo e logo que possivel vou averiguar....

O meu pai tem um Stilo 1.6 (gasolina) e acontecia-lhe algo do genero... Eram os injectores sujos... após uma limpeza nunca mais deu problemas...

ToledoTDI, pois... não é má ideia :roll: ja agora qt anda +- uma embraigem €€€ ? No entanto, por exemplo, o meu irmao tem um golf IV 115cv com 130mil km com a embraigem de origem e ta impec (casos & casos :P)

Abrazos :)
leon sport tdi 110cv
ToledoTDI
Pois... no ke toca às embraiagens, varia um bocado... umas duram mais do ke outras... tudo depende do tratamento que lhes damos. :roll:

Os preços variam um bocado... depende das marcas e do que meteres...
No meu, na altura em que meti, estava muito curto de €€€, e meti só o disco. Custou-me 150€ da Sachs há cerca de 2 anos, e comprei-o numa casa de peças.
Se fores à Seat, metem-te o disco + prato de encosto, e levam-te mais de 500€. :shock:

De qq maneira, se é como dizes, a embraiagem parece estar boa. Tenta encontrar alguém aí da tua zona ke tenha o VAG-COM e vê o erro. Se foi um mesmo um Safe Mode, ele não aconteceu por acaso... mais vale prevenir do ke pagar. :wink:
Silver
Pela descrição que deste, eu apostava em "limp mode" pontual.
Como é que aceleraste desde os 100 ?
Por vezes, numa aceleração mais forte, o turbo produz um pico de boost antes de estabilizar e,
se for forte o suficiente a ECU entra em "limp mode" que desaparece quando se desliga o carro, mas com o
carro stock .... :?
É um pouco estranho.
Se fosse MAF em princípio o problema persistia.
Também não descarto ser um sintoma da embraiagem.

Que tal tem estado o carro a portar-se ?
Imagem
Novato
Pela descrição que deste, eu apostava em "limp mode" pontual.
Como é que aceleraste desde os 100 ?
Por vezes, numa aceleração mais forte, o turbo produz um pico de boost antes de estabilizar e,
se for forte o suficiente a ECU entra em "limp mode" que desaparece quando se desliga o carro, mas com o
carro stock .... Confused
Estava em andamento pra i à 5min, o carro ainda tava frio e ainda nao tinha puxado nada por ele, so puxei nakela situação por necessidade de ultrapassagem... pk por norma nao me estico mt ate o carro tar na temperatura correcta. Depois estava em 5ª, abaixo das 2000rpm e foi aí que
acelarei chegando aos 120, so que o ponteiro de velocidade parou.. e o das rotacoes smp a subir :shock:

Desliguei e liguei o carro... e nem sinais de problemas :)
leon sport tdi 110cv
Blacklion
Se o ponteiro da velocidade parou e o das rpms subiu :arrow: Embraiagem :!:
Por acaso nao tens o mau vicio de andar com o pe a descansar em cima do pedal, ou tens?
Silver
Carro "frio", temperaturas ambientes baixas, 5ª a fundo em rpms baixas e
o motor a acelerar mas o carro fica "preso".
Nesse caso aposto num patinanço pontual da embraiagem.
Acontece, não querendo dizer que tens de comprar uma nova.
Se for caso disso ele há-de patinar mais vezes. :(
Mais vale reduzires nessas situações. :wink:
Imagem
Novato
Blacklion Escreveu:Se o ponteiro da velocidade parou e o das rpms subiu :arrow: Embraiagem :!:
Por acaso nao tens o mau vicio de andar com o pe a descansar em cima do pedal, ou tens?
Felizmente nao :D
Carro "frio", temperaturas ambientes baixas, 5ª a fundo em rpms baixas e
o motor a acelerar mas o carro fica "preso".
Nesse caso aposto num patinanço pontual da embraiagem.
Acontece, não querendo dizer que tens de comprar uma nova.
Se for caso disso ele há-de patinar mais vezes. :(
Mais vale reduzires nessas situações. Wink
Pois, tens razão. Tento optar pela conducao mais poupada mas em determiandas situacos ainda pode sair mais caro :evil:

Vou ver se levo a Seat para eles analisarem a centralina, pq nao conheco nng que tenha o referido VAG-COM.

Abracos
leon sport tdi 110cv
Blacklion
Pelo sintoma isso nao aparece nada na centralina
Isso deve ter sido mesmo um patinanço de embraiagem
ou seja:
começa apreparar os euros :?
Bruno Carmo
quando souberes o que foi diz! :wink:
Bronze
Bruno Carmo Escreveu:quando souberes o que foi diz! :wink:
só pra acumular mais um post :roll:
Bruno Carmo
desnecessário puto! :?

se escrevi o que escrevi é por curiosidade de saber qual foi e fonte do problema, já que há diversas opiniões, e para não ser mais um post resolvido sem se ficar a saber o que foi ao certo!
Responder