Gold
Reset ao ângulo de viragem
Pessoal, este é um procedimento que deve ser efectuado sempre que se alinha a direcção.
Ter um ângulo de direcção diferente de zero, quando o carro é conduzido em linha recta, pode causar vários efeitos nocivos, nomeadamente no comportamento do ESP.
Procedure for performing the zero position calibration for the Steering Angle Sensor (G85) on VW Golf, GTI, Jetta, and Audi TT:

[Select]
[03 - ABS Brakes]
[Login - 11]
Enter 40168
[Do It!]
[Basic Settings - 04]
Group 060
[Go!]

This will store the zero (centered) position of the steering wheel. There should be a displayed message that reads: "Steer. angle sender compens OK". If you get an error, it may mean the Login was not successfully performed.

Click the [Done, Go Back] button and you're all set.
Retirado de: http://www.ross-tech.com/vag-com/cars/s ... angle.html

Já testei e funciona ;)
Diamond
boas, eu tentei fazer isso e correu tudo bem ate ao login, depois kando xega a parte de insirir akeles nr 40168, aprtir daí dah erro.....

k versao estas a usar de vag-com?
é k keria experimentar isso e akilo d mudar a "dureza" (precisao) da direcçao e nao consigo... nem um nem outro.... : :(

p.s.- fiz isto com o carro desligado e chave em on, no site diz pa tar a trabalhar... mas segundo li, com o carro a trabalhar nao deixa inserir informaçao....... :hum:
PeDrOcAs Feedback

"Anda cá k'eu nãtalêjo!"
Imagem
Gold
Boas!

Eu utilizo a versão 311 do Vag-Com e não costumo ter problemas em introduzir valores, ou aceder a módulos. Acho que é uma versão bastante estável e serve para as funcionalidades mais comuns.

Esta alteração deve ser feita com o carro a trabalhar. Essa informação que leste, até pode ser verdade para alguns controlos, mas para esta alteração (e outras) não é verdade.

Que erro te dá? Provavelmente até é por teres o carro desligado...

Boa sorte!
Diamond
DLeo Escreveu:Boas!

Eu utilizo a versão 311 do Vag-Com e não costumo ter problemas em introduzir valores, ou aceder a módulos. Acho que é uma versão bastante estável e serve para as funcionalidades mais comuns.

Esta alteração deve ser feita com o carro a trabalhar. Essa informação que leste, até pode ser verdade para alguns controlos, mas para esta alteração (e outras) não é verdade.

Que erro te dá? Provavelmente até é por teres o carro desligado...

Boa sorte!
pois.. eu tambem uso essa versao... logo ja vou experimentar com o carro a trabalhar... deve ser esse erro entao...
PeDrOcAs Feedback

"Anda cá k'eu nãtalêjo!"
Imagem
Diamond
pois.. a mim nao deu... continuou na mesma a dizer k deu erro ao criar login... mas aparece o simbolo de controlo de tracçao no kuadrante kando cliko pa sair... por isso skalhar dah erro mas activa a funçao....
mas eu nao tenho esp.. lol so tenho tcs... :dah: seklhar e por isso.. mas tcs e a mesma funçao k o esp-.... :hum:
olha, n faz mal... nao e nada d muito grave.. hehe
PeDrOcAs Feedback

"Anda cá k'eu nãtalêjo!"
Imagem
Gold
crying_boy Escreveu: mas eu nao tenho esp.. lol so tenho tcs... :dah: seklhar e por isso.. mas tcs e a mesma funçao k o esp-.... :hum:
:dah: Já podias ter dito :lol:

Abre o link da RossTech e vais encontrar este excerto de texto:
This procedure details how to perform the zero position calibration for the Steering Angle Sensor (G85) in many VW/Audi vehicles equipped with ESP (Electronic Stability Program).
Ou seja, este sensor só vem nos carros com ESP, por isso te dá erro.

E não... ESP não é o mesmo que TCS :?
Gold
trex_fr Escreveu:eu recentemente arranjei o vagcom 607 tb funciona?
Nunca experimentei essa versão, mas deve dar.
Diamond
DLeo Escreveu:
crying_boy Escreveu: mas eu nao tenho esp.. lol so tenho tcs... :dah: seklhar e por isso.. mas tcs e a mesma funçao k o esp-.... :hum:
:dah: Já podias ter dito :lol:

Abre o link da RossTech e vais encontrar este excerto de texto:
This procedure details how to perform the zero position calibration for the Steering Angle Sensor (G85) in many VW/Audi vehicles equipped with ESP (Electronic Stability Program).
Ou seja, este sensor só vem nos carros com ESP, por isso te dá erro.

E não... ESP não é o mesmo que TCS :?
entao ESP nao é um TCS mas mais avançado? a funçao dele nao é corrigir trajectorias? impedir derrapamentos, etc etc? nunca tive ESP, mas pensava k era a mesma coisa k TCS mas mais avançado... lamento entao... ja nao esta cah kem falou.... :oops:
PeDrOcAs Feedback

"Anda cá k'eu nãtalêjo!"
Imagem
Platinum
no outro dia ao montar a manete do cc deixei o volante 1 pouco torto e o esp tava sempre a actuar quando fazia curvas para a direita acima dos 50km/h.
ontem a caminho de casa acendeu a luz e nunca mais apagou.
que será?????

ainda nao pus o volante direito
Gold
crying_boy Escreveu: entao ESP nao é um TCS mas mais avançado? a funçao dele nao é corrigir trajectorias? impedir derrapamentos, etc etc? nunca tive ESP, mas pensava k era a mesma coisa k TCS mas mais avançado... lamento entao... ja nao esta cah kem falou.... :oops:
Sem entrar em grandes pormenores técnicos, o TCS tem a função de controlar a tracção do carro, ou seja, quando alguma das rodas perde tracção, o TCS detecta essa perda e actua a vários níveis (travões, motor, turbo, etc) por forma a compensar essa perda de tracção. No entanto isto não evita que percas o controlo do carro.
O ESP por seu lado, tem como função evitar a perda de controlo do carro, tentando que o carro mantenha a sua trajectória. Usa para isso uma panóplia de sensores (entre os quais este G85), actuando, tal como o TCS, a vários níveis, evitando (quase sempre) o despiste.

Os Leons com ESP têm também TCS. Os dois sistemas trabalham em conjunto.

Faz uma pesquisa na net e vais encontrar mais informação técnica sobre isto ;)
Gold
redcupra Escreveu:no outro dia ao montar a manete do cc deixei o volante 1 pouco torto e o esp tava sempre a actuar quando fazia curvas para a direita acima dos 50km/h.
ontem a caminho de casa acendeu a luz e nunca mais apagou.
que será?????

ainda nao pus o volante direito
É provável que esse problema venha da má montagem do volante :hum:
Eu tentava endireitá-lo primeiro. Acho que ele tem mesmo lá uma marca que indica onde fica a posição neutra.
Depois com o Vag-Com fazia a leitura deste sensor (ângulo de viragem) e se houvesse diferença, fazia o reset.

Pode também ter haver com outra coisa qualquer... :hum:
Platinum
eu tambem penso que seja do volante.
vou po lo direito e ver
Novato
Re: Reset ao ângulo de viragem
Como é que vocês sabem se ele activa??? Quando acende a luz? Essa luz não é só para o TCS?

Cumps
Bronze
O ESP quando é activado alem de acender a luz, se o carro entrar em "deslize" ou peão ouves e sentes o sistema de ABS a travar as rodas e até mesmo a cortar a injecção no caso de o condutor continuar de prego a fundo, de modo a corrigir a trajectoria do carro...

Até ver, apesar dos meus esforços para desiquilibrar o carro, ele sempre conseguiu corrigir e só mesmo em cimento coberto de areia é que não deu para evitar o "despiste"! :lol:

Trex isso parece que é mal comum em todos... o meu tambem é muito sensivel nas curvas para a esquerda, ao passo que as outras faço-as sempre a fundo, chegando a passar o limite de aderencia dos pneus e o ESP nem dá sinal... :choque:
Bronze
Tenho o mesmo problema em curvas para a esquerda. Para a direita nem sinal...

Alguém do Norte me pode fazer esse reset ao ângulo de viragem?!?
Feedback
http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.p ... ght=#85445

ImagemImagemAndava pouco andava, mas agora... :scary: :condutor:
Gold
Pedro_Almeida Escreveu:Tenho o mesmo problema em curvas para a esquerda. Para a direita nem sinal...

Alguém do Norte me pode fazer esse reset ao ângulo de viragem?!?
se quiseres ser a minha cobaia, eu posso tentar fazer o reset
Bronze
visinho Escreveu: se quiseres ser a minha cobaia, eu posso tentar fazer o reset
Pronto, lá vou eu ter que fazer de ratinho de testes! :lol:

Mas sabes como se faz ou percebes tanto do assunto como eu? :lol:

Amanhã vou colocar barras estabilizadoras da H&R frontal e traseira, dp alinhar a direcção e vejo como fica! Mas se puderes fazer-me isto combinava contigo e ia a Amarante para me fazeres isso!
Pode ser quer durante o fim de semana, quer um dia de semana à noite?
Deixa-me o teu contacto sff! Pode ser por pm!

Obrigado :cool:
Feedback

Bronze
Alguém tem conhecimento do mesmo problema do ESP nos golfs e A3?
Não devia acontecer o mesmo?

Já coloquei as barras estabilizadoras e logo à noite vou alinhar a direcção! Amanhã já devo ter feedback em saber se o problema ficou resolvido ou não com o alinhar de direcção!
Feedback

Bronze
Alguém sabe o site espanhol do fórum da Seat ou do fórum Leon espanhol? Queria lá colocar a questão do problema do ESP, pode ser que saibam alguma solução...
Feedback

Gold
se nao estou em erro este é o site espanhol: http://www.clubcuprar.com/
Bronze
:cool:
Já fiz o registo e tudo! :assobiar:
Feedback

Diamond
Pedro_Almeida Escreveu::cool:
Já fiz o registo e tudo! :assobiar:
Tb eu e tu estavas online e tudo tenho é de esperar que activem a conta :D :D
Bronze
Nuno Tomás Escreveu: Tb eu e tu estavas online e tudo tenho é de esperar que activem a conta :D :D
:lol: Não tinha dado conta! :lol:

Tb estou à espera que activem a conta!

Pode ser que eles estejam familiarizados com este problema e saibam uma solução...
Feedback

Bronze
Já com as barras estabilizadoras, ainda troquei as jantes de um lado para o outro pq uma vez que se o problema fosse só do pneu, como o ESP só ligava em curvas para a esquerda, assim devia ligar só em curvas para a direita! Depois alinhei a direcção e fui experimentar! Mas continua na mesma! Liga o ESP a curvar na mesma para a esquerda! :mad:

Hoje vou ter com o user visinho para me fazer o reset ao ângulo de direcção... pode ser que influencie algo mas não estou confiante! :hum:

Não devia acontecer o mesmo nos golfs e A3? Ninguém tem conhecimento disso?
Feedback

Bronze
Nunca ninguém perguntou numa Seat qual é o problema de o ESP estar a ligar sem razão nenhuma? E ainda por cima só em curvas para a esquerda?
Feedback

Responder