Silver
João Escreveu:Tanto o 114º do CE e o 115 do CE, são artigos que punem acessorios não homologados para os veiculo, e as alteraçôes de seguranças e estruturais dos veiculos, no caso do Tuning da para quase tudo, as peliculas não são consideradas um acessorio, por isso não podem ser multados por estes artigos que definem as caracteriticas dos veiculos.
Infelizmente João, as películas são consideradas acessórios.
Aqui está um extracto do decreto:

[...]Sendo as películas coloridas consideradas acessórios,
nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 114.º do Código
da Estrada, importa agora regulamentar o seu regime jurídico,
nomeadamente, no que se refere à sua afixação em
vidros homologados dos automóveis.
[...]
tendo como objectivo dar seguimento
à pretensão da Comissão Europeia, promovendo-se,
assim, a livre circulação de mercadorias, estabelecem -se
as condições mínimas técnicas para a afixação de películas
coloridas nos vidros dos automóveis.

O anterior decreto que proibia a colocação de películas coloridas, tinha coimas associadas, a tal de 30€ no mínimo.
Eu já li este decreto de fio a pavio e não há referência a coimas por incumprimento das novas regras.
Ou seja, as coimas a aplicar são as dos artigos 114 e 115.

Artigo 114

1 - As características dos veículos e dos respectivos sistemas,
componentes e acessórios são fixadas em regulamento.
[...]
3 - Os modelos de automóveis, motociclos, triciclos, quadriciclos,
ciclomotores, tractores agrícolas, tractocarros e reboques, bem
como os respectivos sistemas, componentes e acessórios, estão
sujeitos a aprovação de acordo com as regras fixadas em
regulamento.
[...]
6 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com
coima de € 250 a € 1250, sendo ainda apreendido o veículo até
que este seja aprovado em inspecção extraordinária
.

Artigo 115

1 - Considera-se transformação de veículo qualquer alteração das
suas características construtivas ou funcionais.
2 - A transformação de veículos a motor e seus reboques é autorizada
nos termos fixados em regulamento.
3 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com
coima de € 250 a € 1250, se sanção mais grave não for
aplicável, sendo ainda apreendido o veículo até que este seja
aprovado em inspecção extraordinária
.

Resumindo, tá tudo fucked ! Ou não...

A única maneira de se escaparem, e talvez só funcione durante o dia, é dizerem que acabaram de instalar a película e estão a encaminhar-se para um centro de inspecções tipo B.
Como no nosso belo país primeiro faz-se o telhado e só depois o resto da casa, o centro de inspecções vai dizer que não tem pessoal qualificado para inspeccionar o carro.
E ai paciência.

E nunca, mas nunca paguem coima. Deixem os Srs agentes escrever o auto, e antes de assinar seja o que for, verifiquem que a cruzinha está na caução, e não na coima. Assim podem reclamar.

Há neste momento uma contradição. A lei permite. Os agentes autuam porque não está averbado no livrete ou doc único. Não é porque a película é ilegal.
Mas para averbar precisam da IPO B. Mas não há ninguém qualificado.
O nº 3 do artigo 114 diz que "os respectivos sistemas, componentes e acessórios, estão sujeitos a aprovação de acordo com as regras fixadas em regulamento.".
O nº 2 do artigo 115 diz que "A transformação de veículos a motor e seus reboques é autorizada nos termos fixados em regulamento".
Só quando estes são infringidos é que a coima se aplica. Mas como é que os agentes podem concluir que estamos a infringir se o acessório ainda está em processo de aprovação (leia-se à espera que haja alguém seja tecnicamente capaz de dizer que está aprovado ou não) ?

Dasss, mas em que é que ficamos ? Recorram dos autos ! Reclamem !
Se vocês conseguirem provar que foram a vários centros tipo B, mostrando boa fé em legalizar a situação, pode ser que os tribunais vos dêm razão e vêm o guito de volta.
Imagem
Silver
Jota Escreveu:Pois é... Principalmente pros Leons... Gostam de lhes ver a traseira... tambem não têm grande remédio... :lol:

Sempre atrás né Sozinho, Espadinha, etc... :D

É diferente a nível de carro, conforto, segurança, etc... Mas dá uma pica a conduzir que é dose... Muito mais rápido a sair, mais 'maleável',no meio do transito é só razias... :P E com um cheirinho de electrónica então... 8)
iiiiiiiiii como mudastee ... antes a favor dos Leons agora contra :mad: , és um vira casacas. :P
# Livin`Team #
Jota
Ricardo GT Escreveu:
Jota Escreveu:Pois é... Principalmente pros Leons... Gostam de lhes ver a traseira... tambem não têm grande remédio... :lol:

Sempre atrás né Sozinho, Espadinha, etc... :D

É diferente a nível de carro, conforto, segurança, etc... Mas dá uma pica a conduzir que é dose... Muito mais rápido a sair, mais 'maleável',no meio do transito é só razias... :P E com um cheirinho de electrónica então... 8)
iiiiiiiiii como mudastee ... antes a favor dos Leons agora contra :mad: , és um vira casacas. :P
:D

Tu sabes a que me refiro, graças ao Odivelas... :lol:
Silver
llllooolllll falar tambem eu sei ... cones ajudam muito ... :assobiar:
mas em arranque isso sim esta sempre la ao lado e não pode haver descuidos hehehehe
# Livin`Team #
Silver
Em relação a pelicula ja arranquei a minha :chorar:
basta paciencia e um pouco de acetona ou tolueno para limpar a cola e no fim ajax ... no meu caso optei por retirar os forros das portas para os limpar melhor porque ficaram mesmo xeios de cola. o k deu mais trabalho foi o vidro de tras.
# Livin`Team #
Jota
Ricardo GT Escreveu: mas em arranque isso sim esta sempre la ao lado
Ao LADO ???

Hum... Ta fraco o do Odivelas... :lol:
Sócio Leon Club
Jota Escreveu:
Ao LADO ???

Cuidado com os Ibizas, os Sport então :dah: :dah: :dah: anda que se farta....

Pois é, eu vou arrancar a minha pelicula tb, assim vou tentar ir à inspecção ''normal'' a ver se passa!!! Depois vou ver da pelicula nova...
Silver
Jota Escreveu:
Ao LADO ???

pois nao sei ... esta com uma granda estrica a serio, mas fica ao lado. agora o teu não sei é ver isso :P

Abraços amigo
# Livin`Team #
Novato
MDS Escreveu:Acho que nestas alturas os Sr Agentes aqui do forum não mostram a carinha linda... :lol:
Não sei se dão ou não, estou aqui a pouco tempo e posso dizer que vou confirmar os valores, mas as alterações estão a basear-se nas caractrísticas técnicas, que é de 250e a 1250e.
Mais digo que já fui a 1 inspecção B por causa de películas e não cobraram nada, o inspector olhou, e sim sr, tá bom, pode ir.... :woow:
Golf III GTI TDI 20 Jahre
Jetta II 1.8 16v
Golf I Cabrio Rabbit
Passat TDI Variant B4

Feedback: http://www.leonclubpt.com/forum/viewtop ... 40&t=24243
Novato
João Escreveu:Apenas tenho conhecimento que o pessoal quandp passa multas a respeito das peliculas são os 30€.
Ando um bocado desactualizado visto não andar a fazer muito transito, mas alguem que me diga qual a legislação onde e aplicada a coima de 250€, e que esta sempre a sair coisas novas, e eu não me apercebi, ou é mais um mito.
JOTA, estou a dar a cara, e não te esqueças que cada um exerce o seu trabalho e para isso que e pago, e ninguem inventa nada, os autos são sempre passados pelo minimo, mandem vir com os legisladores, com os ditos craneos deste pais, deixem o zé mais pequeno que tem de cumprir as suas obrigações e o unico que dá a cara.
Abraço a todos.

PS Tambem gostava de meter peliculas mas assim não vale a pena, que as metam pelo c... acima aos inteligentes que inventam estas mer...ss.

NOTA: O limite de 30Kmh hora que querem aplicar não e culpa das policias, mas vão exigir que seja feito o controlo desta velocidade, lá esta o Zé a dar a cara novamente e a ser o mau da fita.
Não tinha visto o tópico todo! :assobiar:
2X
Jetta II 1.8 16v
Golf I Cabrio Rabbit
Passat TDI Variant B4

Sócio Leon Club
cunhami Escreveu:Mais digo que já fui a 1 inspecção B por causa de películas e não cobraram nada, o inspector olhou, e sim sr, tá bom, pode ir.... :woow:
Explica lá isso?!
Já fizes-te a inspecção B para a legalização das peliculas?? Onde?
Novato
DVilela-Black Cupra TDI Escreveu:
cunhami Escreveu:Mais digo que já fui a 1 inspecção B por causa de películas e não cobraram nada, o inspector olhou, e sim sr, tá bom, pode ir.... :woow:
Explica lá isso?!
Nao nao, expliquei-me mal entao.Fui fazer a reispecção dos pneus com medida certa e sem película, nao cobraram eses 93 q tbm pensava que iam cobrar! :P
Jetta II 1.8 16v
Golf I Cabrio Rabbit
Passat TDI Variant B4

Sócio Leon Club
cunhami Escreveu:
Explica lá isso?!
Nao nao, expliquei-me mal entao.Fui fazer a reispecção dos pneus com medida certa e sem película, nao cobraram eses 93 q tbm pensava que iam cobrar! :P
AAhhhhh, pronto está bem... :P :P
Mas não deixa de ser estranho.... :assobiar:
Novato
cunhami Escreveu:
Explica lá isso?!
AAhhhhh, pronto está bem... :P :P
Mas não deixa de ser estranho.... :assobiar:
Pois, mais te digo que foi ao pe da Auto Jamor, em alfragide, das a volta e no lado da saida, ha la 1 cena pekena, anexa ao centro, q so cabe 1 viatura, tava la 1 bmw com uma makina a dar flashada por baixo, o meu carro nem entrou, viu e adeusssss...hehe
Jetta II 1.8 16v
Golf I Cabrio Rabbit
Passat TDI Variant B4

Novato
Na sexta fui mandado parar na pontinha eram cerca das 2h da matina,tenho pliculas, n tenho a panela final e vinha com os farois de nevoeiro acesos...
quando os vi... ai os 250€... mas nepia... so me adverteram dos nevoeiros... a sorte é que vinha mta devagar e n devem ter reparado no escape... mas nem me multaram...
axo que nem eles sabem mto bem se podem ou n multar...
porque como as leis n tem bases... e as homolgacoes n estao certas....
mas tambem e um bocado de sorte...
Novato
Este tópico já está um "cadito" afastado do tema inicial mas... Estou de acordo com quem disse para ires a um local onde colocam as peliculas.
Meti-me a tirar as peliculas do Leon (tinha nos vidros todos excepto no para-brisas) e quase desesperei. :mad12:

Tirar a pelicula não é complicado. Pegas numa faquinha e com cuidado começas a levantar a dita cuja. Depois com os dedos pegas nela (mt devagar) e vais descolando. Quando digo devagar, é MESMO DEVAGAR! Assim ela não parte tanto e vais tirando toda completa.

Os triangulos são os mais fáceis de tirar mas mesmo assim tem cuidado!
O vidro de trás (mala) é o pior pois geralmente começa a partir pelos filamentos da resistência. Pensas q ela vai sair direitinha e quando chega a um filamente TRÁS... PARTE-SE! Cuidado com isso pois senão partes os mesmos.

Depois de a retirares, é q começam os trabalhos!
Estive 4:15 a tirar a cola! :choque:
Não sei se foi pela pelicula estar no carro à 4 anos ou se pela qualidade da mesma. AJAX e àlcool... ESQUECE!!! Não tira nada!
Calça uma luva e DILUENTE com força! (Não calcei luva e fiquei com a mão cheia de rugas e muito seca. Parecia a mão de um velhinho!) :(

Gastei mais de um litro! Depois nos cantos (principalmente junto à quartela das portas da frente, arranja uma régua daquelas em metal (ou uma lâmina), fininhas para tirares o restinho da cola!

Mais uma vez... Mais vale pagar 40 ou 50€ para te tirarem isso! A sério! :happy14:

Cumprimentos!
"If everything seems under control, you're just not going fast enough." ;)
Sócio Leon Club
DILUENTE!!!!!
Acho que o petroleo é melhor, não estraga tanto os plásticos se te descuidares mas o ideal é mesmo não por nada disso..... mas boa sorte!!!!
Novato
O diluente não estraga o vidro. Falei com um amigo q tem uma empresa vidraçeira e ele disse q não havia problemas.
Aliás, existe um produto (pó) q eles tem q é optimo para tirar a cola mas o problema é q é muito forte e se cai no plástico faz estragos. :(

Um amigo q coloca peliculas disse na altura q o liquido da loiça resulta mas no meu caso... :assobiar:

Aconselho o diluente sem medo! Quanto aos plásticos, podem sempre segurar na(s) porta(s) com um pano enquanto passam o diluente com a outra mão. Assim protegem os plasticos e tiram a cola ao mesmo tempo.

Foi assim q eu fiz! :happy72:
"If everything seems under control, you're just not going fast enough." ;)
Novato
Jota Escreveu:Trabalha muito bem, o único senão é o Carvalhinho (dono e unico empregado) está sempre CHEIO de trabalho e uma marcação pode demorar 1 ou 2 semanas no máximo... Ha aqui muitos user's que já la foram, eles que falem no trabalho dele...

Em conversa com amigos em comum, disseram-me que ele já vendia das 'legais' sim...

Qualquer dúvida ou esclarecimento aqui fica:

CARTECK - Ricardo Carvalhinho - 919 177 194 / 964 800 401

Digam q vão da parte do Jota que tinha o Leon... 8)
essa parte nao precisavas de dzr...isso das marcaçoes nao é axim tanto tempo :P :P sim ja temos as peliculas legais e inspeçoes e tudo em ordem...kualker duvida k tenham podem me mandar PM sobre peliculas legislaçao ou klker outra coisa...

comprimentos (empregado da carteck) :lol: :lol: :lol:
Jota
Eu sei que não demora tanto PK... tava era a fazer marketing... :D

Depois ao marcar, ia demorar menos e a malta ficava contente... :P
Silver
Jota Escreveu:
Ao LADO ???

Ja acreditas ??? 8) 8)
# Livin`Team #
Jota
Se nao tivesse a geometria presa e uma linhazinha cm tu... :P

Para alem de que levava mais 3 pessoas no carro... :D
Silver
Jota Escreveu:Se nao tivesse a geometria presa e uma linhazinha cm tu... :P

Para alem de que levava mais 3 pessoas no carro... :D
:P :P :P :P :P

Eu não estou a falar do teu estou a comparar com o do Odivelas k tu axavas estranho irmos lado a lado :assobiar:
# Livin`Team #
Jota
tenho q puxar com o Odibelas... :hum: :lol:
Silver
mas primeiro repara o teu turbo ... :)
# Livin`Team #
Responder