Vi num forúm que os tipos que fazem a repro da revo também mudam a Dump Valve. O que é ? Para que serve ? Porquê mudar ?
Obrigado
A DV de origem no Cupra R (e não só, em todos os 1.8t da VAG) é uma Bosch de plástico e relativamente frágil para motores alterados.
Função:
quando aceleras o turbo manda mais pressão para o motor, mas quando deixas de acelerar, ou fazes uma passagem de caixa, dá-se uma diminuição da pressão no lado do turbo. Ora o ar desloca-se das altas para as baixas pressões o que ia fazer resistência nas pás do turbo.
A DV liberta essa pressão a mais. No nosso caso manda-a para o tubo de admissão logo a seguir ao MAF (recicla o ar) noutros casos despeja-o directamente fora do circuito (BOVs ou blow off valves).
No nosso caso, 1.8T, a mais badalada é a Forge DV007P.
Função:
quando aceleras o turbo manda mais pressão para o motor, mas quando deixas de acelerar, ou fazes uma passagem de caixa, dá-se uma diminuição da pressão no lado do turbo. Ora o ar desloca-se das altas para as baixas pressões o que ia fazer resistência nas pás do turbo.
A DV liberta essa pressão a mais. No nosso caso manda-a para o tubo de admissão logo a seguir ao MAF (recicla o ar) noutros casos despeja-o directamente fora do circuito (BOVs ou blow off valves).
No nosso caso, 1.8T, a mais badalada é a Forge DV007P.
Última edição por LNeves em 23 nov 2005, 19:09, editado 1 vez no total.
Mais info aqui
Também conhecidas por diverter valves.
As BOVs dão aquele som do "WOOOSH" na descarga mais alto, a DV de recirculação é mais discreta.
O problema de instalar BOVs no 1.8T da VAG é que a centralina está a contar com o ar que é re-utilizado e se ele é despejado para a atmosfera há uma possibilidade de no futuro causar erros e problemas de performance, embora haja pessoal que as utiliza e nunca se queixou e desmente essas possibilidades.
As BOVs dão aquele som do "WOOOSH" na descarga mais alto, a DV de recirculação é mais discreta.
O problema de instalar BOVs no 1.8T da VAG é que a centralina está a contar com o ar que é re-utilizado e se ele é despejado para a atmosfera há uma possibilidade de no futuro causar erros e problemas de performance, embora haja pessoal que as utiliza e nunca se queixou e desmente essas possibilidades.
Exactolneves Escreveu:Mais info aqui
Bom, isto já é um bocado Off Topic, mas já ke falaste nisso...lneves Escreveu:Acho que o problema da direcção é mal de nascença do Cupra R. Tendências para virar mais para um lado e por vezes desgaste desigual nos pneus da frente (cambers marados ???).
O problema de ke falas, não é defeito, é feitio.
Segundo os testemunhos de pessoal com kem tenho falado, e também depois de ler umas coisas por essa Net fora, parece ke este problema é comum nos modelos mais potentes, principalmente nos ke tem mais binário (torque).
A causa destas guinadas quando se acelera, está na transmissão/diferencial.
Quanto mais potência (e binário, principalmente) se tiver, mais se nota. Este "fenómeno" tem o nome de "torque steer effect".
É chato, pq é preciso agarrar bem o volante quando o binário é mais alto (eu ke o diga).
Nos States até há um kit de anilhas manhosas para se montar na transmissão, para poder reduzir este efeito, mas infelizmente não dão para os nossos modelos.
Ah, se era disso (efeito "torque steer") que estavam a falar então peço desculpa que não percebi.
Pensei que era uma tendência em desviar-se para um dos lados (direita normalmente) que já tenho ouvido falar noutros forums e que eu tb já notei.
Felizmente a casa de pneus a que vou tem feito umas afinações e diminuiu o problema.
Pensei que era uma tendência em desviar-se para um dos lados (direita normalmente) que já tenho ouvido falar noutros forums e que eu tb já notei.
Felizmente a casa de pneus a que vou tem feito umas afinações e diminuiu o problema.
Epah... tb posso ter sido eu ke percebi mal...lneves Escreveu:Ah, se era disso (efeito "torque steer") que estavam a falar então peço desculpa que não percebi.
Mas pronto, olha, aki fica a info.
No meu caso, se tiver a direcção alinhada, e se não for a pisar o acelerador, ele vai direitinho. Mas quando piso... ui... lá vai uma guinada para a esquerda.
Bem ... A realidade é que o problema que falei não é bem isso ... Não é o efeito "torque steer". É algo diferente. Imaginem que ao passar por um buraco, notam que a suspensão fez o seu trabalho mas, no entanto, algo parece que desequilibra a frente do carro. É como se, por exemplo, o motor tivesse um apoio partido e o movimento que ele faz desequilibra a frente do carro. Isto nota-se em pequenos buracos e a antrar para garagens.
É dificil explicar mas sem dúvida que há algo que não está ok. Este fds vou tentar que o Dalton experimente para ver se consegue explicar melhor ...
Hum ... Se calhar é melhor não o deixar experimentar o meu carro ... Ou ele nunca mais vai querer o dele ...

É dificil explicar mas sem dúvida que há algo que não está ok. Este fds vou tentar que o Dalton experimente para ver se consegue explicar melhor ...
Hum ... Se calhar é melhor não o deixar experimentar o meu carro ... Ou ele nunca mais vai querer o dele ...
façam mas é um comparativo e filmem 
Boas!!lneves Escreveu:Quando isso te acontece sentes o ESP a bulir, a luz do TCS/ESP pisca ?
Bem acabei de experimentar o carrinho do Dani!! Sim porque carro como deve ser é a diesel e tem de ser leon de 150cv
Ok, agora mais a sério.... realmente para além da direcção ser estupidamente mais pesada que a nossa (diesel) nao notei muito os sintomas, talvez por nao estar familiarizado com o carro, o que torna mais dificil conhecer os tais truques e alterações que acontecem até com a simples troca de pneus!!
Realmente sente-se mais quando se vai devagar e se entra em terrenos mais sinuosos, pode haver qualquer coisa...
Pelo que me disse em estrada boa e em altas ele vai certinho, o ESP nao disparou, nem piscou.
Depois de conversarmos talvez seria melhor fazer o seguinte, como já alguem o referiu verificar a barra inferior (apertos, etc...) e por ultimo e uma vez que a troca dos pneus da frente foi recente e nao custa nada, voltar a trocar os pneus da frente para tras e os de tras de novo para a frente e experimentar.
Depois disto tudo nao sei.... só se for paranoia mesmo mas nao creio...
Dany, normalmente é sempre o apoio central que dá buraco, e para teres pelo menos alguma noção de que algo não está bem, capot aberto, pedes alguem para acelerar um pouco a fundo e ves o movimento do bloco a ver se te parece exagerado ou não!
tb, tirando a protecção do carter, chegas bem ao apoio e verificas o seu estado!
o LCR, quando á barra estabilizadora, não sei se será igual á minha, mas na ultima revisão a minha tinha já alguma folga, o que me parecia que me lombas e em terrenos sinuosos parecia que a direcção tava solta...
os brincos da barra estabilizadora foram apertados e ficou OK, bem como levou o apoio do motor central que já tava nas couves!
agora tem de lever outro aperto, mas tenho de trocar os brincos da barra, pois já na ultima revisão não estavam muito bons!
resumindo: axo que pode ser a barra e algum apoio!
tb se for isso não é nada de grave!
tb, tirando a protecção do carter, chegas bem ao apoio e verificas o seu estado!
o LCR, quando á barra estabilizadora, não sei se será igual á minha, mas na ultima revisão a minha tinha já alguma folga, o que me parecia que me lombas e em terrenos sinuosos parecia que a direcção tava solta...
os brincos da barra estabilizadora foram apertados e ficou OK, bem como levou o apoio do motor central que já tava nas couves!
agora tem de lever outro aperto, mas tenho de trocar os brincos da barra, pois já na ultima revisão não estavam muito bons!
resumindo: axo que pode ser a barra e algum apoio!
Bruno, é possivel verificar os apertos da barra estabilizadora e os apoios do motor sem retirar a protecção inferior ? Fiquei a pensar nisto porque na Seat disseram que estava tudo apertado, no entanto, também disseram que ainda não tinham descoberto o que se passava na roda ( está noutro tópico ) porque era necessário desmontar a "blindagem" do carro !
não!!! tem de se tirar a protecção inferior do carter, se não, não se consegue apertar os brincos da Barra estabilizadora...DaniCupraR Escreveu:Bruno, é possivel verificar os apertos da barra estabilizadora e os apoios do motor sem retirar a protecção inferior ? Fiquei a pensar nisto porque na Seat disseram que estava tudo apertado, no entanto, também disseram que ainda não tinham descoberto o que se passava na roda ( está noutro tópico ) porque era necessário desmontar a "blindagem" do carro !
olha, os meus já estão mortos.. tive a fazer a revisão ontem dos 75 mil, e tive a ver os brincos mais o mecanico (que apertou na ultima revisão) e já tão com folgas outra vez, tenho de largar uns euros para comprar um jogo novo!
é num rapaz aqui no Barreiro (Baixa da Banheira) que é mecanico num oficina multimarcas e faz uns biscates por gosto á noite na garagem dele!
tem um olhinho e ouvido prós carros que eu até fico parvo!
mete o carro a trabalhar e dá um giro sai logo com o problema do carro!
é num rapaz aqui no Barreiro (Baixa da Banheira) que é mecanico num oficina multimarcas e faz uns biscates por gosto á noite na garagem dele!
mete o carro a trabalhar e dá um giro sai logo com o problema do carro!