Novato
Vi num forúm que os tipos que fazem a repro da revo também mudam a Dump Valve. O que é ? Para que serve ? Porquê mudar ?

Obrigado
Silver
A DV de origem no Cupra R (e não só, em todos os 1.8t da VAG) é uma Bosch de plástico e relativamente frágil para motores alterados.
Função:

quando aceleras o turbo manda mais pressão para o motor, mas quando deixas de acelerar, ou fazes uma passagem de caixa, dá-se uma diminuição da pressão no lado do turbo. Ora o ar desloca-se das altas para as baixas pressões o que ia fazer resistência nas pás do turbo.
A DV liberta essa pressão a mais. No nosso caso manda-a para o tubo de admissão logo a seguir ao MAF (recicla o ar) noutros casos despeja-o directamente fora do circuito (BOVs ou blow off valves).

No nosso caso, 1.8T, a mais badalada é a Forge DV007P.
PRC - Power&Speed
É isso mesmo.
Só deria que a pressão nas pás do turbo até seria bastante ao ponte de em casos extremos fazer o chamado "turbo stall".
Silver
Mais info aqui

Também conhecidas por diverter valves.
As BOVs dão aquele som do "WOOOSH" na descarga mais alto, a DV de recirculação é mais discreta.
O problema de instalar BOVs no 1.8T da VAG é que a centralina está a contar com o ar que é re-utilizado e se ele é despejado para a atmosfera há uma possibilidade de no futuro causar erros e problemas de performance, embora haja pessoal que as utiliza e nunca se queixou e desmente essas possibilidades.
Novato
lneves Escreveu:Mais info aqui

Também conhecidas por diverter valves.
As BOVs dão aquele som do "WOOOSH" na descarga mais alto, a DV de recirculação é mais discreta.
O problema de instalar BOVs no 1.8T da VAG é que a centralina está a contar com o ar que é re-utilizado e se ele é despejado para a atmosfera há uma possibilidade de no futuro causar erros e problemas de performance, embora haja pessoal que as utiliza e nunca se queixou e desmente essas possibilidades.
Exacto :wink:
Imagem

Passat 1.8T replaced by Audi A4 Avant TDI
YZF 600R Thundercat
Bronze
Há por aqui pessoal a mexer bem no assunto estou a ver!! :P quantos mais melhor pra todos nós.
Silver
É o que dá andar caído no seatcupra.net
Aprende-se mto e gasta-se mto €s tb :)
Mas vale bem a pena, recomendo.
Novato
Tou a gostar :wink:
Sabem preços da Forge DV007P com montagem (por exemplo na AutoPamplona)??

1.8t ao Poder :twisted:

Cumprimentos
...Margem sul Powaa...
Novato
OOPS... já tou a fugir ao assunto do topico :x

Peço desculpa :oops:

Tem de se abrir um tópico para "o motor 1.8T".

Cumprimentos
...Margem sul Powaa...
Silver
Nada como telefonar e sondar o pessoal para ver se há mais gente interessada e quem sabe se não fazem uma compra em grupo.
Tens PM com os detalhes do contacto da autopamplona.
Um novo tópico é boa ideia. :idea:
Se calhar tá na altura de apresentar o meu projecto. Espero que ainda hoje consiga. :)
Bruno Carmo
á pois, isso é que era de valor! :twisted:

bons post´s aqui neste tópico... já me sinto mais esperto! :lol:
ToledoTDI
lneves Escreveu:Acho que o problema da direcção é mal de nascença do Cupra R. Tendências para virar mais para um lado e por vezes desgaste desigual nos pneus da frente (cambers marados ???).
Bom, isto já é um bocado Off Topic, mas já ke falaste nisso...

O problema de ke falas, não é defeito, é feitio.
Segundo os testemunhos de pessoal com kem tenho falado, e também depois de ler umas coisas por essa Net fora, parece ke este problema é comum nos modelos mais potentes, principalmente nos ke tem mais binário (torque).
A causa destas guinadas quando se acelera, está na transmissão/diferencial.
Quanto mais potência (e binário, principalmente) se tiver, mais se nota. Este "fenómeno" tem o nome de "torque steer effect". :wink:

É chato, pq é preciso agarrar bem o volante quando o binário é mais alto (eu ke o diga). :roll:

Nos States até há um kit de anilhas manhosas para se montar na transmissão, para poder reduzir este efeito, mas infelizmente não dão para os nossos modelos. :? Há kits de 40% de redução, e 80%.
Silver
Ah, se era disso (efeito "torque steer") que estavam a falar então peço desculpa que não percebi.
Pensei que era uma tendência em desviar-se para um dos lados (direita normalmente) que já tenho ouvido falar noutros forums e que eu tb já notei.
Felizmente a casa de pneus a que vou tem feito umas afinações e diminuiu o problema.
ToledoTDI
lneves Escreveu:Ah, se era disso (efeito "torque steer") que estavam a falar então peço desculpa que não percebi.
Pensei que era uma tendência em desviar-se para um dos lados (direita normalmente) que já tenho ouvido falar noutros forums e que eu tb já notei.
Felizmente a casa de pneus a que vou tem feito umas afinações e diminuiu o problema.
Epah... tb posso ter sido eu ke percebi mal... :oops:
Mas pronto, olha, aki fica a info.

No meu caso, se tiver a direcção alinhada, e se não for a pisar o acelerador, ele vai direitinho. Mas quando piso... ui... lá vai uma guinada para a esquerda. :?
Novato
Bem ... A realidade é que o problema que falei não é bem isso ... Não é o efeito "torque steer". É algo diferente. Imaginem que ao passar por um buraco, notam que a suspensão fez o seu trabalho mas, no entanto, algo parece que desequilibra a frente do carro. É como se, por exemplo, o motor tivesse um apoio partido e o movimento que ele faz desequilibra a frente do carro. Isto nota-se em pequenos buracos e a antrar para garagens.
É dificil explicar mas sem dúvida que há algo que não está ok. Este fds vou tentar que o Dalton experimente para ver se consegue explicar melhor ...
Hum ... Se calhar é melhor não o deixar experimentar o meu carro ... Ou ele nunca mais vai querer o dele ... :lol: :lol: :lol:
Bronze
façam mas é um comparativo e filmem 8)
Silver
Quando isso te acontece sentes o ESP a bulir, a luz do TCS/ESP pisca ?
ToledoTDI
lneves Escreveu:Quando isso te acontece sentes o ESP a bulir, a luz do TCS/ESP pisca ?
Olha... poderá ser uma coisa destas a entrar em acção...

Eu não tenho nada disso. Kit de unhas powa!! 8)
Bronze
lneves Escreveu:Quando isso te acontece sentes o ESP a bulir, a luz do TCS/ESP pisca ?
Boas!!

Bem acabei de experimentar o carrinho do Dani!! Sim porque carro como deve ser é a diesel e tem de ser leon de 150cv :lol:

Ok, agora mais a sério.... realmente para além da direcção ser estupidamente mais pesada que a nossa (diesel) nao notei muito os sintomas, talvez por nao estar familiarizado com o carro, o que torna mais dificil conhecer os tais truques e alterações que acontecem até com a simples troca de pneus!!
Realmente sente-se mais quando se vai devagar e se entra em terrenos mais sinuosos, pode haver qualquer coisa...
Pelo que me disse em estrada boa e em altas ele vai certinho, o ESP nao disparou, nem piscou.
Depois de conversarmos talvez seria melhor fazer o seguinte, como já alguem o referiu verificar a barra inferior (apertos, etc...) e por ultimo e uma vez que a troca dos pneus da frente foi recente e nao custa nada, voltar a trocar os pneus da frente para tras e os de tras de novo para a frente e experimentar.
Depois disto tudo nao sei.... só se for paranoia mesmo mas nao creio...
Novato
Sim, cada vez mais penso que deve ser um apoio do motor deficiente / partido ou, como o lneves disse, a barra inferior desapertada.
Vou fazer a marcação na Seat para reverem esta questão toda
Bruno Carmo
Dany, normalmente é sempre o apoio central que dá buraco, e para teres pelo menos alguma noção de que algo não está bem, capot aberto, pedes alguem para acelerar um pouco a fundo e ves o movimento do bloco a ver se te parece exagerado ou não!

tb, tirando a protecção do carter, chegas bem ao apoio e verificas o seu estado!

o LCR, quando á barra estabilizadora, não sei se será igual á minha, mas na ultima revisão a minha tinha já alguma folga, o que me parecia que me lombas e em terrenos sinuosos parecia que a direcção tava solta...

os brincos da barra estabilizadora foram apertados e ficou OK, bem como levou o apoio do motor central que já tava nas couves! :wink:

agora tem de lever outro aperto, mas tenho de trocar os brincos da barra, pois já na ultima revisão não estavam muito bons! :?

resumindo: axo que pode ser a barra e algum apoio! :wink: tb se for isso não é nada de grave!
Novato
Bruno, é possivel verificar os apertos da barra estabilizadora e os apoios do motor sem retirar a protecção inferior ? Fiquei a pensar nisto porque na Seat disseram que estava tudo apertado, no entanto, também disseram que ainda não tinham descoberto o que se passava na roda ( está noutro tópico ) porque era necessário desmontar a "blindagem" do carro !
Bruno Carmo
DaniCupraR Escreveu:Bruno, é possivel verificar os apertos da barra estabilizadora e os apoios do motor sem retirar a protecção inferior ? Fiquei a pensar nisto porque na Seat disseram que estava tudo apertado, no entanto, também disseram que ainda não tinham descoberto o que se passava na roda ( está noutro tópico ) porque era necessário desmontar a "blindagem" do carro !
não!!! tem de se tirar a protecção inferior do carter, se não, não se consegue apertar os brincos da Barra estabilizadora... :evil:
Novato
Pois ... :? Era o que imaginava ... Os tipos não devem ter verificado nada !
Onde fizeste isso ?
Bruno Carmo
olha, os meus já estão mortos.. tive a fazer a revisão ontem dos 75 mil, e tive a ver os brincos mais o mecanico (que apertou na ultima revisão) e já tão com folgas outra vez, tenho de largar uns euros para comprar um jogo novo!

é num rapaz aqui no Barreiro (Baixa da Banheira) que é mecanico num oficina multimarcas e faz uns biscates por gosto á noite na garagem dele! :wink: tem um olhinho e ouvido prós carros que eu até fico parvo! :shock:

mete o carro a trabalhar e dá um giro sai logo com o problema do carro! :wink:
Responder