Estive à conversa com o GoodSpeed e falei-lhe neste problema. Ele falou-me em 2 possibilidades para isto acontecer:
- A primeira, um erro num sensor (G85), que pode provocar este comportamento do ESP.
- A segunda e a mais viável por mim, tem a ver com o ângulo do volante. Passo a explicar... O meu voltante, depois das rodas terem sido alinhadas (e já anteriormente a isso também), não fica direito (centrado) quando as rodas estão a direito. Fica ligeiramente rodado para a esquerda, ou seja, o ângulo não é nulo. Tive a oportunidade de verificar isto quando o Serras fez o diagnóstico ao meu carro. Ele também reparou que o volante não estava direito.
O problema é que o ângulo de direcção entra nas contas do ESP. Ora sendo que eu tenho o volante rodado para a esquerda na posição (supostamente) neutra e tendo em conta que o ESP dispara principalmente nas curvas para a esquerda, têm alguma lógica que possa ser este o problema.
Encontrei (seguindo a dica do GoodSpeed) este artigo na página da Ross-Tech, que ensina a calibrar o ângulo de direcção:
http://www.ross-tech.com/vag-com/cars/s ... angle.html
Ora o que eu tenho que ver é se o meu volante, quando está direito, tem um ângulo igual a zero! Se isto acontecer a solução passa por alinhar a direcção, mantendo o volante direito com ângulo nulo. Se o ângulo for diferente de zero, ou se faz a calibração acima descrita, ou se tira o volante fora e se coloca direito.
Tenho que fazer uma leitura com o VAG-COM para ter a certeza.
Expliquei-me bem?
Dalton, será que o teu volante apresenta as mesmas características? Será que há algum padrão no teu problema e no meu?