Gold
Bem tenho novidades :)

Estive à conversa com o GoodSpeed e falei-lhe neste problema. Ele falou-me em 2 possibilidades para isto acontecer:
- A primeira, um erro num sensor (G85), que pode provocar este comportamento do ESP.
- A segunda e a mais viável por mim, tem a ver com o ângulo do volante. Passo a explicar... O meu voltante, depois das rodas terem sido alinhadas (e já anteriormente a isso também), não fica direito (centrado) quando as rodas estão a direito. Fica ligeiramente rodado para a esquerda, ou seja, o ângulo não é nulo. Tive a oportunidade de verificar isto quando o Serras fez o diagnóstico ao meu carro. Ele também reparou que o volante não estava direito.
O problema é que o ângulo de direcção entra nas contas do ESP. Ora sendo que eu tenho o volante rodado para a esquerda na posição (supostamente) neutra e tendo em conta que o ESP dispara principalmente nas curvas para a esquerda, têm alguma lógica que possa ser este o problema.

Encontrei (seguindo a dica do GoodSpeed) este artigo na página da Ross-Tech, que ensina a calibrar o ângulo de direcção:
http://www.ross-tech.com/vag-com/cars/s ... angle.html

Ora o que eu tenho que ver é se o meu volante, quando está direito, tem um ângulo igual a zero! Se isto acontecer a solução passa por alinhar a direcção, mantendo o volante direito com ângulo nulo. Se o ângulo for diferente de zero, ou se faz a calibração acima descrita, ou se tira o volante fora e se coloca direito.
Tenho que fazer uma leitura com o VAG-COM para ter a certeza.

Expliquei-me bem? :hum:

Dalton, será que o teu volante apresenta as mesmas características? Será que há algum padrão no teu problema e no meu? :hum:
Platinum
entao kem te alinhou a direccao alinhou mal. pois isso é sp p ficar com o volante direito. alinha novamente e relate se ficou bom
Bronze
Boas!!
DLeo sem duvida que é uma causa mais que provável, contudo eu onde alinho "axo" que colocam tipo um ferro no travão na direcção do volante para ele nao mexer. Agora se ele está direito qd ou no momento do alinhamento não te sei dizer porque não fico dentro do carro mas é possivel que sim.
Hoje qd sair a tarde com o carro a ver se o volante vai direitinho em recta ou semi-torto :hum:

Depois posto aqui...
Gold
Onde eu alinhei também colocam o ferro, mas pelos vistos... :dah:
Bronze
DLeo Escreveu:Onde eu alinhei também colocam o ferro, mas pelos vistos... :dah:
Ó diabo... agora fiquei :? :hum: :dah:

Á tarde vou lá...
Gold
Dalton Escreveu:
DLeo Escreveu:Onde eu alinhei também colocam o ferro, mas pelos vistos... :dah:
Ó diabo... agora fiquei :? :hum: :dah:

Á tarde vou lá...
Eu vou lá voltar, mas desta vês com o Vag-Com ligado e com a certeza que as rodas sejam alinhadas com o ângulo da direcção a zero!
Bronze
Boas!

Pois vim ontem da Seat e o mecanico a primeira coisa que fez foi perguntar-me se alinhei a direcção a pouco tempo... e sim alinhei ao colocar os coils.
Segundo ele parece ser isso que esta a fazer com que o esp dispare, talvez demasiada fechada e como os valores enviados pelo sensor em curva são anormais, ele actua.
Sai da Seat e fui directo a casa de alinhamento, nao coloquei o carro em cima da maquina porque dá um trabalhão a subir com o carro rebaixado(tem de ser com umas rampas) mas els têm lá um teste que se cooca no chão e passamos com a roda por cima para ver o desalinhamento. Nesse teste aquilo deu 0, ou seja, alinhadissimo...
Decidi andar mais uns tempos e ver se passa, se não passar volto lá para ser alinhado de novo.
Em relação ao volante, direitinho em recta.
Jota
Carros rebaixados, com jantes alteradas e as nossas estradas à mistura... Se o problema for o mau alinhamento, estão bem lixados... :assobiar:

De que adianta alinhar a direccao ao milimetro? Ao primeiro buraco que pisarem, la se vai o alinhamento XPTO... 8)
ToledoTDI
Estão a ver?!? Se tivessem um carro sem ESP (assim como eu :cool2:) não tinham esses problemas manhosos... :razz:

Agora a sério... Estive a falar com um amigo meu que tem um Golf TDI115 importado e com ESP, e ele disse-me que quando comprou o carro notou que o ESP vinha muito sensivel, disparava por tudo e por nada, embora não tenha chegado a reparar se disparava mais para um lado ou para outro.
Para resolver o problema, ligou o carro ao VAG-COM, calibrou o ESP, et voilá. Desde há uns 2 anos para cá que nunca mais teve queixas do ESP. Sempre que é preciso o ESP entra em acção, mas já não entra a cada curva que aparece à frente. ;)
Gold
Bem pessoal, últimas novidades sobre este assunto:

- Fui endireitar o volante (ainda n ficou totalmente direito :mad: , mas mt perto), mas o problema continuou, mas apenas quanto curvo para a esquerda.
- Ontem à noite estive com o Vag-Com ligado, fiz medições do ângulo de viragem e realmente havia um ligeiro desvio. Então o que fiz foi seguir o DIY da Ross Tech e fazer reset ao ângulo.
http://www.ross-tech.com/vag-com/cars/s ... angle.html

Resultado: Acho que melhorou ligeiramento, mas ainda dispara nas curvas à esquerda. A curvar para a direita, não faz nada, até acho que ficou mais permissivo, ou talvez seja apenas impressão minha.
Posto isto, só vejo 2 causas para o problema. Ou algum sensor marado, ou os pneus, que também já estão um bocado gastos!
Por isso, mais novidades só quando trocar de pneus :(
Novato
Epah... eu tambem tenho o msm problema... cruise control ligado... na boa curvas pra direita... kd curvo pra esquerda... bastar uma curva nada de complicada ... pra fazer disparar o ESP Light... e o carro desacelera...! :S
Be Cool... Be Your Self!
Imagem
Gold
eu ja tive esse problema e por acaso devia ser dos pneus, que depois de meter uns novos deixei de ter esse problema...
Novato
hmmm... epah talvez seja n sei... pk eu so notei isso dpx do ano novo ... e eu meti uns pneus usados no carnaval... ntao... pode ser disso sim... :|
Be Cool... Be Your Self!
Imagem
Platinum
O meu até acende o ESP a andar a direito!!!!Já estou a começar a ficar farto daquela luz a fazer-me sempre companhia!! :mad:
Administrador
KRUX Escreveu:O meu até acende o ESP a andar a direito!!!!Já estou a começar a ficar farto daquela luz a fazer-me sempre companhia!! :mad:
Ainda não resolveste isso? :hum:
Platinum
silver leon Escreveu:
KRUX Escreveu:O meu até acende o ESP a andar a direito!!!!Já estou a começar a ficar farto daquela luz a fazer-me sempre companhia!! :mad:
Ainda não resolveste isso? :hum:
Eu ainda não,mas sei que vai resolver!!! :)

LS POWER!!
Bronze
Pessoal, ainda tenho o mesmo problema e tb para as curvas de esquerda.

Em relação aos pneus nao pode ser, tenho-os novos e o carro justamente com eles novos fez isto e passados varios km continua a fazer.
A primeira vez que fez foi tb qd montei pneus novos mas ainda na jante 17', por isso dos pneus duvido que seja.

Parece-me que será um defeito do carro visto tanta gente se queixar do mesmo e so para as curvas de esquerda... :?
Novato
o meu toledo acendia acendia mt, erao os egale f1, mudei para dunlop e esta mt melhor, resumindo,

egale f1 no leon ou toledo como o meu nao e aconselhavel :hum: :hum:
Bronze
o meu tinha esse problema e kuando mudei os rolamentos viu-se k tinha um cubo lixado e mudou-se tambem o cubo k era o da roda direita (ou seja disparava sempre em kurvas pra eskerda), mas agora passado alguns meses fikou de novo igual... mesmo dpois de ter mudado os casquilhos do triangulo pros do cupra r, la vai disparando... a minha kestão é, será o sensor lixado ou novamente o cubo da roda?
Imagem
Seat Leon Cupra 4