Ai ai ai... esta juventude...
Não estou a chamar "
bermelho" a ninguém, atenção!

Mas há coisas que já aqui foram ditas que roçam o idealismo comunista... verdade seja dita...
Há meses em que ando a contar tostões, é um facto, mas não é por isso que concordo com a visão de que o mais pobre é o coitadinho e o mais rico é o desgraçado.
Desde quando que ser rico ou abastado é crime? Se o tio Belmiro tem o bolso cheio, bom para ele.

Só tenho é pena de não ter 1/10 do que ele tem... Mas não o condeno por isso...

Se fez asneira ao abrir um Hipermercado fora do horário estipulado pela lei, tem que pagar por isso como é obvio, mas não concordo com o facto de ter que pagar só pq tem guito "a mais"...
Também não concordo com a história das tapeçarias não terem etiquetas e por isso serem apreendidas... Deviam pagar uma multa porque não estão de acordo com a lei (por falta de etiquetas), mas a apreensão acho um exagero.
Mas calma, pq isso não é bem assim... O meu pai também faz artesanato e vende em feiras e exposições, e a única exigência que lhe fazem é a de estar registado como artesão (que não se paga nada), meter umas etiquetas penduradas nas peças com um boneco oficial (que agora não me lembro)... etiquetas essas que ele só teve que imprimir uma vez, e a partir daí podem até ser fotocopiadas. Têm é que estar penduradas ou coladas nas peças. E depois, só tem que passar recibos verdes quando lhe é pedida uma factura ou comprovativo da compra.
Sem pagar impostos não se pode vender ao público - isto é de lei. Não há discussão possível aqui.
Em relação aos CDs/DVDs gravados, sejam eles de música, video, software, etc e tal... Alguém perdeu horas, dias e talvez até anos até conseguir gravar esses CDs ou DVDs. Investiu tempo, trabalho, dinheiro e deve ter abdicado de muita coisa até conseguir lançar o seu produto para o mercado. Durante todo esse tempo foi só perder perder perder, sem receber nada em troca.
Se o produto for bom, a malta compra e o "artista" recebe uma percentagem mínima.
Então e o que acontece com a venda de cópias piratas?? Ah pois é... aqui o artista ganha ZERO! Ou seja, ao deixar de vender o produto original, não ganha nada, e as pessoas que vendem a pirataria têm margens de lucro superiores a 1000%, e como se isso não bastasse, não pagam impostos.
É para salvaguardar esses direitos de autor que a ASAE e a AASOFT trabalham.
Todos nós temos o nosso CD ou DVDzito gravado, e soube-nos bem grava-lo porque estamos a usufruir de uma coisa que nos custou só o preço do CD/DVD... Agora metam-se no lugar do artista...

Não sabe nada bem, pois não?

De qualquer forma, a ASAE e AASOFT não perseguem os particulares que fazem cópias para uso próprio... perseguem sim as empresas que usam o software/musica/etc. para exercerem a sua actividade comercial e através disso obterem os seus lucros, e perseguem também os que vendem cópias ilegais.