Bronze
[TROCAR DISCOS E PASTILHAS LEON FR]
Nunca fiz um diy, vamos ver como vai ficar e se elucida a troca dos discos e pastilhas num Seat Leon Fr tdi 150.

Material: Discos frontais ventilados e ranhurados (ATE) e pastilhas para os mesmos, e discos traseiros maciços e pastilhas.

Ferramenta: Chaves sexta-vada interior, Maço de borracha, macaco hidráulico, preguiças (2), chaves filips, alicate de pontas/freios,chave roquete, etc

Material de aplicação: Spray limpa frenos, massa consistente, luvas, wd 40, tinta preta para calor (fogões), tinta preta em spray, fita isoladora, etc

Imagem

Após a desmontagem do disco velho, usando chaves sexta-vada interiores e desapertando os parafusos superiores e inferiores que se situam por detras da bomba de travão, saca-se a bomba de travão fora e em seguida o respectivo disco que esta preso por um parafuso estrela.

Limpa-se as superficies dos materiais com uma escova de aço, e utiliza-se spray de limpa frenos para remover o ferodo encrustado.

Em seguida aplica-se as pastilhas na bomba onde previamente foram empurrados os embolos para tras fazndo apenas força contra a bomba para assim as pastilhas entrarem e em seguida encaixarem no disco.Coloca-se o disco novo apertando-o com o parafuso estrela. O disco foi pintado no centro previamente com tinta preta para calor. Coloca-se a bomba cos as pastilhas no disco ja fixado.

Imagem

Imagem

Limpa-se bem o suporte da bomba de travão previamente tirado com a bomba de travão, utilizando o spray de frenos e escovilhão e pinta-se com spray ou tinta preta para calor (utilizada em fogões de lenha).

Imagem

Em seguida e depois do suporte seco aplica-se em conjunto com a bomba de travão, e eu no meu caso optei por pintar a bomba no sitio, depois de limpa e passado escova de aço. Utilizei um pincel e tinta preta para calor (fogões de lenha). O aspecto ficou o seguinte..

Imagem

Imagem

Imagem

O pormenor do Mister Pernalonga " gheto mecanic" amigo e 80% activo nesta intervenção em plena acção...

Imagem

Em seguida passamos as rodas traseiras, que nos deram água pelas barbas e ja vos explico pk...

Sacamos as bombas fora como na intervenção das frontais atraves de parafusos sexta-vada superiores e inferiores, e verificamos que as pastilhas estavam extremamente gastas, e o embolo muito saido quase a sair e deixar derramaro óleo de travões.

Tentamos recolhe-las mas sem sucesso, valeu-nos o auxílio externo de um mecânico que nos comprimiu os embolos para assim podermos colocar as pastilhas e depois encaixar a bomba no disco de travão.

De salientar que se as pastilhas estivessem normalmente gastas bastava rodar o embolo no sentido dos ponteiros do relógio e pressiona-lo para dentro para ele encolher e entrar dentro da bomba. Mas tivemos azar neste aspecto..... :assobiar:

Imagem

Imagem

Imagem

Aspecto final ainda com as jantes sujas das nossas mãos imundas....

:lol:

Imagem

Espero que fique a ideia, porque é dificil explicar passo a passo o processo assim como a descrição permonorizada da ferramenta utilizada, assim como os processos.

Qualquer dúvida basta perguntar que esclareço fácil...

Abraço ao forum 8)
perdidolx
Bom Dyu!!!
Pode ser que ajude alguns interessados!!!!
Mas que Voces (JohnyG e PernaLonga) pensem fazer ao meu... tadinho...
lol... :P :P :P :P
Maos a obra pro projecto!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Silver
muito porreiro :D sei é k para trocar as pastilhas de traz é mesmo um grande pincel, é preciso uma chave propria né ?

Isso ficou a travar melhor ? :hum:
# Livin`Team #
Bronze
Ricardo GT Escreveu:muito porreiro :D sei é k para trocar as pastilhas de traz é mesmo um grande pincel, é preciso uma chave propria né ?

Não sou a pessoa mais indicada ainda para te dizer se ficou a travar melhor pk o carro chegou-me as maos ha 3 semanas com os discos empenados. Então optei por estes discos pk é bom material e ja tive no meu anterior carro. Mas ainda esta a acamar começando agora a agarrar, parece-me muito boa travagem.

Em relação as pastilhas traseiras dá mais trabalho, se substituires umas com desgaste normal consegues com um alicate ou algo genero rodando o embolo para a direita e apertando mete-lo para dentro. Agora se tiveres o meu azar de as pastilhas estarem fininhas e o embolo ja todo ca fora, so la vai com a chave própria mesmo amigo!!

Abraço
Novato
Ricardo GT Escreveu:muito porreiro :D sei é k para trocar as pastilhas de traz é mesmo um grande pincel, é preciso uma chave propria né ?

trocar as pastilhas ao leon nao e nada de especial pensei que fosse mais complicado!!
Silver
Por acaso troquei as minhas de traz a pouco tempo mas como sempre me disseram k as de traz eram complicadas e so com uma chave propria é k conseguia resolvi por no mecanico, mas para a proxima vou tentar Eu... 8)
# Livin`Team #
Novato
jonhyg Escreveu:

Não sou a pessoa mais indicada ainda para te dizer se ficou a travar melhor pk o carro chegou-me as maos ha 3 semanas com os discos empenados. Então optei por estes discos pk é bom material e ja tive no meu anterior carro. Mas ainda esta a acamar começando agora a agarrar, parece-me muito boa travagem.

Em relação as pastilhas traseiras dá mais trabalho, se substituires umas com desgaste normal consegues com um alicate ou algo genero rodando o embolo para a direita e apertando mete-lo para dentro. Agora se tiveres o meu azar de as pastilhas estarem fininhas e o embolo ja todo ca fora, so la vai com a chave própria mesmo amigo!!

Abraço

n digas isso que ja me acnteceu o mesmo e foi na boa c um alicate de griff
Bronze
Que falta que cá fizeste tu e o teu alicate de grifos.... :assobiar:

E com varios que cá tinha eu e um amigo meu jeitoso em mecânica não conseguimos....
Novato
tou a falara a serio!!!
Bronze
black_widow Escreveu:tou a falara a serio!!!
Mas só me estou a rir agora :lol:

Fora de brincadeiras não conseguimos mesmo, não sei se foi uma situação pontual, o que é certo é que os mecânicos dizem que sem chave não é facil
Novato
numca tinha trocado as minhas pastilhas ou mlhor nenhumas em td a minha vida!!!resumindo ganda azeiteiro k sou mas cnsegui se calhar foi sorte de principiante
Bronze
black_widow Escreveu:numca tinha trocado as minhas pastilhas ou mlhor nenhumas em td a minha vida!!!resumindo ganda azeiteiro k sou mas cnsegui se calhar foi sorte de principiante
Acredita que sim

Olha que nós ja trocamos bastantes até, mas nunca tivemos este azar...
perdidolx
jonhyg Escreveu:
black_widow Escreveu:numca tinha trocado as minhas pastilhas ou mlhor nenhumas em td a minha vida!!!resumindo ganda azeiteiro k sou mas cnsegui se calhar foi sorte de principiante
Acredita que sim

Olha que nós ja trocamos bastantes até, mas nunca tivemos este azar...
Realmente, depois de trocar tantas, so agora deste com o azarito...
Ai Ai Ai... :assobiar: :assobiar:
Responder