Bruno Carmo
IC escondido - radiadores?
Bem, a minha duvida é a seguinte:

como não tenho o Etka, não tou a conseguir perceber bem os esquema dos PD 150 em relação ao IC e os radiadores... o IC está por detrás de um Radiador certo? Qual? o de oleo? :roll:

quando se adquire um novo radiador de oleo para melhor performances de certos marcas como muitos de nós conheçemos, o que se faz ao radiador de origem? mantem-se? :roll:

e não seria mais vantajoso ter o IC em frente aos radiadores, ao invés de ficar por detrás deles? :roll:

será que se obtem melhor prestações colocando-o á frente, e seráque é viável? :roll:

é isto... :D
Blacklion
supostamente tens o ic entre o radiador do AC e o do motor, em relação a radiadores de oleo isso o melhor sitio deverá ser onde nos os putos dos de 110 temos ke é na cava da roda.
Bronze
Deixo aqui uma foto para tirar duvidas, espero que a pessoa do carro em questão nao se importe :wink:

Imagem
Blacklion
sim senhor mito explicito
ToledoTDI
Uma imagem vale por 1000 palavras... :D

Mas os meus não poderão ser montados aí por causa do meu IC... tenho ke inventar um sítio novo, ou então vão para a cava da roda, como o Blacklion disse... :roll:
Bruno Carmo
Muito explicito... ya talvez, eu é que tou loiro! :lol:

LOL, o maior é o IC, e o segundo maior é qual? :?

e uma vez vi umas fotos em que os radiadores de oleo e gasoleo adicionais ficavam lateralizados, ficando o iC o elemento frontal a par dos radiadores! :wink:
Amigos

Vão a uma sucata e pedem lá um radiador de óleo... eles têm lá vários de vários carros... vocês escolhem o q se melhor adequa ao sitio ond pretendem fazer a montagem! E com poucos euros, fazem a festa! Dp mandam fazer os tubos de malha de aço, q aí sim já gastam uns euritos! E compram o aplique para o filtro de óleo do qual vão sair os tubos pó radiador, este aplique anda na cada entre os 20 e os 35euros!

E voilá!!
Bruno Carmo
então, mas falta a bolacha do termoestado, o termostato :?

Kit já espeçificos de Radiadores deoleo trazem todos essas mariquiçes de componentes mas custam em casas espeçializadas cerva de 150 a 200 euritos! :?
Novato
Dalton Escreveu:Deixo aqui uma foto para tirar duvidas, espero que a pessoa do carro em questão nao se importe :wink:

Imagem
Humm, conheço esta frente :wink:
Bruno Carmo
Bruno Carmo Escreveu:Muito explicito... ya talvez, eu é que tou loiro! :lol:

LOL, o maior é o IC, e o segundo maior é qual? :?

e uma vez vi umas fotos em que os radiadores de oleo e gasoleo adicionais ficavam lateralizados, ficando o iC o elemento frontal a par dos radiadores! :wink:
ainda tou á espera que alguem me esclareça! :roll:
Blacklion
em principio a ordem será esta:
radiador de oleo e gasoleo em primeiro lugar, dps logo a seguir radiador de ar condicionado, a seguir intercooler e so dps e k vem o radiador do liquido do motor, mas kem poz a foto deve saber melhor que eu
Bruno Carmo
hum..., então o radiador do ar condicionado, na minha opinião, por muito que deixe o "flow" de ar passar com certa facilidade por si mesmo, é capaz de estar a retirar algumas potencialidades do IC..

não sei digo eu... :roll:

mas olhando para as fotos do ToledoTDI, ele tinha inicialmente IC lateral como é caracteristico dos 110, e tendocomo base essa ordem, ele tinha ecaxtamente o IC como os PD150, o que nao pode ser, o que me leva a crer que é o radiador do liquido de refrigeração, e só por ultimo seria o IC...

tou-me a fazer entender? :roll:
ToledoTDI
Bruno Carmo Escreveu:hum..., então o radiador do ar condicionado, na minha opinião, por muito que deixe o "flow" de ar passar com certa facilidade por si mesmo, é capaz de estar a retirar algumas potencialidades do IC..

não sei digo eu... :roll:

mas olhando para as fotos do ToledoTDI, ele tinha inicialmente IC lateral como é caracteristico dos 110, e tendocomo base essa ordem, ele tinha ecaxtamente o IC como os PD150, o que nao pode ser, o que me leva a crer que é o radiador do liquido de refrigeração, e só por ultimo seria o IC...

tou-me a fazer entender? :roll:
Epah... não, não estás. G'anda confusão ke vai nessa cabeça... :roll:

Nos TDI 150 a ordem dos radiadores é a seguinte:
1.º -> AC
2.º -> Refrigeração motor
3.º -> IC

E nos TDI 90, 100, 110, 115, 130 a ordem é:
1.º -> AC
2.º -> Refrigeração motor
O IC está montado à frente da roda da frente do lado direito (lado do pendura).
Apesar do IC não estar atrás de nenhum radiador, este sistema está longe de ser o ideal, pois o IC é muito pekeno e está num local muito escondido, onde recebe pouco ar fresco. Não é muito difícil passar os 70 ºC de temperatura de intake.

No meu, o ke fiz foi remover o IC de origem da frente da roda, e montar o novo IC à frente dos radiadores. Em termos de arrefecimento de ar, parece resultar muito bem. No pequeno teste ke fiz, a temperatura de intake aparenta manter-se nos 35 ºC. Bem melhor ke o outro, não? :wink: O AC continua a funcionar às mil maravilhas, e a temperatura do motor mantem-se normal. Aínda só ouvi a ventoinha a funcionar 1 vez...

Presumo ke as temperaturas de intake nos TDI150 se mantenham algures no meio... :roll: trqster, não tens por aí uns logs da temp do teu, para podermos comparar? :D
Novato
leon 150 preto do barreiro matricula XQ é do bruno carmo???
Bruno Carmo
leonlab Escreveu:leon 150 preto do barreiro matricula XQ é do bruno carmo???
nop, esse é de Alhos Vedros/Arroteias.. conheço tb de vista...

o meu é ZJ :wink:
Novato
Fica aqui uma foto mais geral para poderem ver melhor

Imagem
Silver
Como alguém pediu.... :D
Fica um peuqueno log do meu xaruto a puxar uma 4ª...c uma temp. exterior de ~16ºC e c o carro já bem aquecido (vinha de uma viagem de 20kms):

RPM Fuel Intake
2058 68 23
2226 68 23
2415 67 24
2604 67 24
2772 67 24
2940 67 24
3087 67 24
3234 67 25
3360 67 25
3486 67 25
3591 67 26
3717 67 26
3843 67 27
3948 67 27
4053 67 28
4137 67 28

Qnd deixei de dar gás a temp de intake/admissão voltou a baixar aos valores iniciais.
Qnd o carro tá parado mto tempo...tipo para-arranca a temp chega a passar bem dos 40ºC!! :shock:

Tenho q voltar a fazer novos logs, mas c a box ligada e a puxar uma 5ª ou 6ª... :idea:
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Blacklion
Inda tas tu espantado pelas tuas temps de intake serem de 40 graus????''
As minhas chegaram aos 75 a subir a serra de sintra :shock:
Tá bem k foi a abrir, e com temps exteriores de 20 graus, mas serve pa mostrar a eficacia do intercooler frontal X intercooler lateral dos 110 :wink:
Nao sei como por aki o file de excell do meu log, sim eu sei k nao ta formatado, mas kem tiver o vag-scop akilo faz um grafico bem giro :wink:
Miguel
Boas
Nao percebo mt disso, voces estam a medir a temperatuda do ar q entra no motor ou a temperatura gasoleo pois eu nunca liguei mt a temperatura do gasoleo mas pelo que voces dizem é importante.
Bruno Carmo
HappyMike Escreveu:Fica aqui uma foto mais geral para poderem ver melhor

Imagem
mike, só assim como off topic, tiraste aquele tubo que leva ar ao compartimento do motor/caixa de velocidades e só tens o tubo artesanal da admissão? :roll:
Bronze
parece-me k sim bruno carmo...
eu quando tinha pára-choques do FR tambem tinha axim como o mike... tinha utilizado exa entrada k leva aar pra aicaxa pra ligar o tubo que leva ar pro filtro...
mas faz mal é?
Bruno Carmo
epá, sinceramente não sei.. mas se a entrada existe com o tubo por algo será! :roll: :lol:
Bronze
Boas!!

Imagem

Alguem me sabe dizer qual a medida daquela entrada que eu coloquei a vermelho??

Aquela já vem de origem no nosso carro??
Bruno Carmo
sim, já tens um tubo desse genero, mas não é tão amplo... está exactamente nesse local, só que vai para a caixa de velocidades! :wink:

a medida ao certo nao sei! :roll:
Responder