Água...de longe....LG Escreveu:Boas
Tenho uma duvida o que é que aquece mais rapido no motor o óleo ou a agua![]()
xau
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Penso q a agua aquece mais rapido devido as suas propriedades e nao devido ao "trabalho" a que está sujeito...
Penso eu...
- TNT Tuning Club -

xtremetuning.org

xtremetuning.org
prontos... eu digo que é o oleo...Pedro Pereira Escreveu:A pergunta devia ser:
Qual dos dois atinge primeiro a temperatura normal de funcionamento?
Porque tanto a agua como o oleo circulam a temperaturas diferentes.
façam o seguinte com o Vag-com se o tiverem... e estes dias são ideias para isso que tá um frio do caralh*!
deem umas voltas com o carro até o ponteiro do carro atingir os 90º... e quando aí chegar deeem mais uma escafizinha....
parem o carrito uma hora ou coisa assim... quando vão a ligar o ponteiro estará com certeza em baixo... mas liguem o vag-com e vejam a temperatua do oleo!
olha k n sei...
o oleo n convem aquecer mto , e ao k me parace leva mais tempo a akecer, logo tb a arrefecer...
a agua no entanto axo k akece bem mais rapido, e inda por cima tens o radiador pra arrefecer... mas mesmo assim a tempo dispara bem...
n sei se estou certo, se nao, mas penso k e a forma correcta de ver esta situacao
o oleo n convem aquecer mto , e ao k me parace leva mais tempo a akecer, logo tb a arrefecer...
a agua no entanto axo k akece bem mais rapido, e inda por cima tens o radiador pra arrefecer... mas mesmo assim a tempo dispara bem...
n sei se estou certo, se nao, mas penso k e a forma correcta de ver esta situacao
Epah sabes onde é k se vê a temp do oleo com o vag-comBruno Carmo Escreveu:prontos... eu digo que é o oleo...Pedro Pereira Escreveu:A pergunta devia ser:
façam o seguinte com o Vag-com se o tiverem... e estes dias são ideias para isso que tá um frio do caralh*!
deem umas voltas com o carro até o ponteiro do carro atingir os 90º... e quando aí chegar deeem mais uma escafizinha....
parem o carrito uma hora ou coisa assim... quando vão a ligar o ponteiro estará com certeza em baixo... mas liguem o vag-com e vejam a temperatua do oleo!
entao explica ai k eu ainda nao consegui perceber
sabes que eu não percebo um cú de vag... só sei que dá, e peço para me fazerem e vejo que dá.. LOLBlacklion Escreveu:Epah sabes onde é k se vê a temp do oleo com o vag-comBruno Carmo Escreveu:prontos... eu digo que é o oleo...Pedro Pereira Escreveu:A pergunta devia ser:
parem o carrito uma hora ou coisa assim... quando vão a ligar o ponteiro estará com certeza em baixo... mas liguem o vag-com e vejam a temperatua do oleo!![]()
entao explica ai k eu ainda nao consegui perceber
vou averiguar e digo-te...
Agua aquece mais cedo pq é ... agua LOL
O oleo é feito para resistir a grandes cargas termicas logo vai sempre aquecer mais devagar e arrefecer tambem mais devagar.
A agua tem radiador bem cmo termostato para ajudar ao aquecimento... o oleo so tem radiador (alguns n tem) e n tem termostato para aquecer.
Para quem tem manometro de turbo facilmente repara que a agua chega a 90graus ainda o oleo n passou os 70graus.
O oleo é feito para resistir a grandes cargas termicas logo vai sempre aquecer mais devagar e arrefecer tambem mais devagar.
A agua tem radiador bem cmo termostato para ajudar ao aquecimento... o oleo so tem radiador (alguns n tem) e n tem termostato para aquecer.
Para quem tem manometro de turbo facilmente repara que a agua chega a 90graus ainda o oleo n passou os 70graus.