Silver
Re: Temperatura Óleo e Água
LG Escreveu:Boas

Tenho uma duvida o que é que aquece mais rapido no motor o óleo ou a agua :hum:

xau
Água...de longe....
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Novato
Penso q a agua aquece mais rapido devido as suas propriedades e nao devido ao "trabalho" a que está sujeito... ;) Penso eu...
- TNT Tuning Club -
Imagem
xtremetuning.org
Silver
eu penso que seja o oleo que aquece mais depressa devia do sitio onde esta! mas não tenho mm a certeza! mas entretanto deve de passar por ai algum expert que nos tira as duvidas todas!! :lol: :lol:
Imagem
Leon 1.9 TDI - Limits were made to be broken
Bruno Carmo
oleo...
Blacklion
Que o oleo atinge temperaturas mais elevadas, isso é um facto, agora se aquece mais depressa.... :?
o k eu sei é k nos VAG diesel existe um permutador de calor agua-oleo que tanto serve para akecer o oleo, como para o arrefecer, por isso... :?

Quem tem manometros montados que o diga 8)
Bronze
A pergunta devia ser:

Qual dos dois atinge primeiro a temperatura normal de funcionamento?

Porque tanto a agua como o oleo circulam a temperaturas diferentes.
Imagem
Imagem
Imagem
Bruno Carmo
Pedro Pereira Escreveu:A pergunta devia ser:

prontos... eu digo que é o oleo...

façam o seguinte com o Vag-com se o tiverem... e estes dias são ideias para isso que tá um frio do caralh*!

deem umas voltas com o carro até o ponteiro do carro atingir os 90º... e quando aí chegar deeem mais uma escafizinha....

parem o carrito uma hora ou coisa assim... quando vão a ligar o ponteiro estará com certeza em baixo... mas liguem o vag-com e vejam a temperatua do oleo! :)
Bronze
Hei de experimentar. :D
Imagem
Imagem
Imagem
J41R0
olha k n sei...
o oleo n convem aquecer mto , e ao k me parace leva mais tempo a akecer, logo tb a arrefecer...
a agua no entanto axo k akece bem mais rapido, e inda por cima tens o radiador pra arrefecer... mas mesmo assim a tempo dispara bem...
n sei se estou certo, se nao, mas penso k e a forma correcta de ver esta situacao ;)
Bruno Carmo
J41R0 Escreveu:olha k n sei...
o oleo n convem aquecer mto
então?? :?

ooleo convem aquecer rápido, mas não acima de temperatua ideal, para isso éque existem os termoestatos a brire a fechar!
J41R0
hmmm... tao mas o oleo deve aquecer um pouco pra fuir melhor, mas nao mto e leva algum tempo aquecer...
agr a agua axo k aquece bem mais depressa... n sei, digo eu... :hum:
Blacklion
Bruno Carmo Escreveu:

façam o seguinte com o Vag-com se o tiverem... e estes dias são ideias para isso que tá um frio do caralh*!

deem umas voltas com o carro até o ponteiro do carro atingir os 90º... e quando aí chegar deeem mais uma escafizinha....

parem o carrito uma hora ou coisa assim... quando vão a ligar o ponteiro estará com certeza em baixo... mas liguem o vag-com e vejam a temperatua do oleo! :)
Epah sabes onde é k se vê a temp do oleo com o vag-com :woow:
entao explica ai k eu ainda nao consegui perceber :?
Bruno Carmo
Blacklion Escreveu:
Bruno Carmo Escreveu:

Epah sabes onde é k se vê a temp do oleo com o vag-com :woow:
entao explica ai k eu ainda nao consegui perceber :?
sabes que eu não percebo um cú de vag... só sei que dá, e peço para me fazerem e vejo que dá.. LOL

vou averiguar e digo-te...
Com o Vag não dá pa vêr a temperatura de óleo...

Qt ao q aquece primeiro, ora a água é mais rápida aos chegar aos 90º... Dp estabiliza e o óleo se apertarmos c o carro sobe mais...
Novato
Agua aquece mais cedo pq é ... agua LOL
O oleo é feito para resistir a grandes cargas termicas logo vai sempre aquecer mais devagar e arrefecer tambem mais devagar.
A agua tem radiador bem cmo termostato para ajudar ao aquecimento... o oleo so tem radiador (alguns n tem) e n tem termostato para aquecer.

Para quem tem manometro de turbo facilmente repara que a agua chega a 90graus ainda o oleo n passou os 70graus. 8)
Bronze
esta explicado :D
Imagem
Imagem
Imagem
Bruno Carmo
SuperSport Escreveu: Para quem tem manometro de turbo facilmente repara que a agua chega a 90graus ainda o oleo n passou os 70graus. 8)
:? manometro de temperatura de oleo querás tu dizer?!
Novato
Bruno Carmo Escreveu:
SuperSport Escreveu: Para quem tem manometro de turbo facilmente repara que a agua chega a 90graus ainda o oleo n passou os 70graus. 8)
:? manometro de temperatura de oleo querás tu dizer?!

Hehe onde sera que anda a minha cabeça :lol:

Thanks pela correcçao :)
Responder