Depende qual é o objectivo que pretendes porque o EVO é completamente diferente dos outros que estão aí.
O Cupra R é um modelo antigo com um motor já antigo, mas que facilita caso querias alterar, visto já estar tudo praticamente inventado. Já tive um TDI 150 desse modelo, e gostei muito do carro. O maior contra a meu ver, são os interiores e o facto de fugir muito de frente em curva.
O R32, já é quase reliquia, não só por ser um Golf 4 mas também porque esse motor 3.2 já nem é utilizado penso eu em nenhum modelo VW. Em termos de motor é o mais requintado por assim dizer, com bom barulho aliado a tracção às 4 da Audi, que faz dele um carro equilibrado mas não muito rápido.
O Type-R para mim, devido ao Vtec consegues fazer muito mais rotação, o que dá muito mais sensação de velocidade, além de que em termos de chassis para mim é o mais divertido e rápido. Aqui também tens um leque de opções de tuning para o motor que nunca mais acaba.
O EVO não entra, a meu ver, na categoria dos outros, e para mim está muito acima dos mesmos. Tens uma tracção às 4 como deve ser (nada a ver com a Audi), tens um dos melhores motores turbinados fazendo do EVO um dos carros mais rápidos de fábrica que podes ter. Só acho que a pensar esta opção, devias comprar o EVO 7 e não o 8.
Concluindo (Texto grande eu sei

), por pouco dinheiro, eu comprava o Type-R, já arranjas a bons preços e ficas com um bom desportivo puro e duro, sem controlos de tracção e tracção às 4 da Audi que só fazem o carro mais lento. Caso tenhas mais dinheiro aposta num EVO 7. Já andei nos 4, e se fosse para mim, comprava o Type-R ou o EVO.
Falta aí um que a meu ver, bate estes, que é o Megane RS (o modelo antigo de 225cv).