Já tenho um Seat Altea 2.0 TDI há cerca de um ano e com 50.000km no marcador.
Antes de mais ficam aqui algumas fotos (o texto está em baixo).

A minha análise está dividida em 4 secções: Interior, Exterior, Motor & Outros Assuntos, tendo sido escrito em Setembro de 2004, quando o carro tinha 3.000km.
Interior
1 - O rádio, por vezes, fica no caminho da mão quando esta se move entre o volante e a caixa de velocidades
2 - Até agora, não existe qualquer barulho parasita no tablier
3 - Os bancos desportivos são um "must". Como o peso do carro cria um bocado de rolamento em curva é bom ficar "colado" ao banco!
4 - A iluminação interior completamente vermelho, em especial nos painel de intrumentos, pode criar cansaço ao fim de algumas horas de condução.
5 - O mecanismo anti-encandiamento do espelho interior foi uma surpresa. Funciona realmente bem e julgo trazer alguma segurança adicional em condução noturna
6 - A direcção assistida é bastante leve e progressiva.
7 - O sistema de ajuda ao estacionamento é bastante eficaz, uma vez que a visibilidade traseira é muito reduzida
8 - Os limpa vidros frontais funcionam bem, não deixando zonas por limpar (apenas detrás do espelho retrovisor, mas aí não faz diferença). Contudo acima de 80 km/h é notório o ruido do ar preso nas calhas laterais onde os limpas estão escondidos.
9 - Bom espaço interior, tanto à frente como atrás
10 - Bons espaços para arrumar objectos (de baixo dos bancos traseiros existe uma prateleira bem larga onde se pode guardar vários números da Autohoje. Existe ainda um suporte para guarda chuvas junto a essa prateleira)
11 - O banco do condutor trazia o regulador da amplitude do apoio lombar partido (já levou um novo)
Exterior
1 - O capot dá ideia de estar ligeiramente levantado. Vi alguns Alteas e talvez seja normal... Vou esperar pela revisão para me queixar.
2 - Uma borracha debaixo do vidro do condutor tem a extremidade cortada. Vou investigar o que é que a Seat tem que fazer para colocar uma nova. Não quero ser a cobaia da Seat... para remover a borrachas ainda danificam outras coisas piores...
3 - É bastante notório a quantidade de fumo que o carro expele assim que se acelera a fundo (5ª ou 6ª). O pior é que é necessário manter uma limpeza frequente do farolim de nevoeiro, que neste carro fica mesmo ao lado do tubo de escape. Este comportamento já vi também em Golfs e A3 com o mesmo motor.
4 - O aspecto, ainda que discutivem, é diferente. As pessoas continuam a olhar como se tratasse de um OVNI! ;-)
Motor
1 - O consumo continua um pouco alto. No total dos 3.000 km a média ronda os 7.2 litros. Tive um Golf TDI 115 que consumia na casa dos 6.4 para o mesmo precurso ou ainda o Audi A2 que fazia 5 e pouco.... contudo com metade dos cavalos! :-)
2 - A recuperação de velocidade é fenomenal, mas a alta velocidade nota-se que não é tão aerodinamico que outros carros (mais pequenos, e sobretudo mais baixos como é o caso dos Golfs ou A3s)
3 - O ruído do turbo é realmente interessante. Quando em carga se retira o pé do acelerador ouvesse um som de depressão (quase como se tivesse uma wastegate...) :-)
Outros Assuntos
1 - O peso do carro (perto de 1,5 ton) pode criar problemas em curvas de alta velocidade. O ESP entrou em funcionamento um par de vezes em lugares onde o meu anterior carro (Audi A2) passava a voar e sem sinais de ESP....e no A2 o ESP é muito presente!
2 - Assim, o rolamento em curva é muito notório. Sem a suspensão desportiva deverão ter ainda mais cuidado
3 - A opção pelas jantes 17" deverá ser posta em consideração tanto pelos motivos que falei como pelo preço que não parece elevado (200€)
Se tiverem um Altea, e em especial um Altea 2.0 TDI escrevam coisas.
Um abraço,
A2day
PS: Posteriormente coloco os reviews que fiz com mais kms.