abraço
Boas!
Quanto a mim, a montagem que o Trqster tem apresenta um problema, mas que na prática poderá não ser assim tão evidente....senão vejamos...o tubo capta o ar muito próximo da superfície do solo...o que implica em dias chuvosos muita humidade no ar...o ar ao ir directamente desde a entrada directa para a caixa do filtro, vai levar demasiada humidade (e não é por o tubo ser enrrugado que isso não vai acontecer)...essa humidade pode levar a que o filtro de ar (de papel) fique humido, o que diminui a capacidade de passagem e filtragem de ar...e leva à sua deterioração muito rápida... com a consequente diminuição da entrada de ar e posterior entrada de mais poeiras...
Do modo que eu estou a pensar (se bem que com um tudo de diametro superior), o ar é descarregado na caixa que fica por detrás da optica e que faz parte do sistema original...mesmo que tenha alguma humidade, nessa zona sempre vai ficar alguma, que depois não entra para a caixa filtro. A tubagem entre essa caixa na zona da óptica e a caixa do filtro de ar, apesar de não ter 80mm de diametro, parece-me que não tem demasiadas restrições (o carro de origem já tem ar suficiente, pelo menos stock), ora se existir mais ar disponível onde ele é canalizado sem fugas para o filtro (precisamente a partir da zona da óptica), penso que já estamos a melhorar a respiração do motor...
Mas isto é a minha ideia, posso estar enganado....
Quanto a mim, a montagem que o Trqster tem apresenta um problema, mas que na prática poderá não ser assim tão evidente....senão vejamos...o tubo capta o ar muito próximo da superfície do solo...o que implica em dias chuvosos muita humidade no ar...o ar ao ir directamente desde a entrada directa para a caixa do filtro, vai levar demasiada humidade (e não é por o tubo ser enrrugado que isso não vai acontecer)...essa humidade pode levar a que o filtro de ar (de papel) fique humido, o que diminui a capacidade de passagem e filtragem de ar...e leva à sua deterioração muito rápida... com a consequente diminuição da entrada de ar e posterior entrada de mais poeiras...
Do modo que eu estou a pensar (se bem que com um tudo de diametro superior), o ar é descarregado na caixa que fica por detrás da optica e que faz parte do sistema original...mesmo que tenha alguma humidade, nessa zona sempre vai ficar alguma, que depois não entra para a caixa filtro. A tubagem entre essa caixa na zona da óptica e a caixa do filtro de ar, apesar de não ter 80mm de diametro, parece-me que não tem demasiadas restrições (o carro de origem já tem ar suficiente, pelo menos stock), ora se existir mais ar disponível onde ele é canalizado sem fugas para o filtro (precisamente a partir da zona da óptica), penso que já estamos a melhorar a respiração do motor...
Leon FR TDI
Nop... Já procurei exaustivamente e nada...Bruno Carmo Escreveu:e pra nós?ToledoTDI Escreveu:Amanhã já te digo isso, e o preço... Tenho 1 colega de trabalho ke meteu uma coisa dessas.trqster Escreveu:Agradecia essa referência e já agora se soubesses quem comercializa essa marca.![]()
abraçosabes de alguma coisa espeçifica?
Qualquer dia não me podes ver nem pintado...LEON FR Escreveu:Boas!
Peço-te ke não leves a mal o facto de eu estar a insistir em discordar contigo, mas estamos aqui numa discussão aberta e saudável... Somos todos amigos aki, certo?
Como já deves ter percebido... acho que estás enganado novamente. As tuas dúvidas são compreensíveis, mas se fizeres algumas pesquizas e testes neste campo, vais ver que mudas de opinião...
No meu caso, tenho vindo a estudar esta área desde há uns anos a esta parte, e baseado nas muitas pesquisas ke tenho feito na net, testes que fiz nos meus carros, e conversas ke tive com pessoal ke possui os mais diversos sistemas de admissões, aqui vai a minha opinião:
A grande pergunta é: Para que é ke o pessoal faz reprogramações, aumenta pressões dos turbos, mete turbos maiores, etc..., se a entrada de ar está altamente estrangulada?
Para se conseguirem resultados em condicões, há-que melhorar o sistema de entrada de ar. Já pensaram pq é ke se partem tantos turbos? Esperimentem a beber uma bebida por uma palhinha fininha, e depois repitam o teste com uma palhinha mais grossa. Com qual é ke precisam de fazer menos esforço, e conseguem beber uma maior quantidade de uma só vez?
Com os Turbos passa-se a mesma coisa: se a entrada de ar for muito restritiva, o turbo tem que exercer um esforço maior para sugar o ar.
E o que é ke acontece se a palhinha tiver buracos?
Pois é... há perda de pressão, sai líquido pelos buracos, e não chega nada de jeito cá acima.
O conceito do sistema de admissão de ar é precisamente o mesmo.
O sistema ideal é um sistema "desafogado" ke apanhe ar (fresco) na frente da viatura e que não tenha fugas no seu trajecto até à caixa do filtro, pois se as tiver, o efeito de "ar forçado" perde-se devido a essas fugas...
O que acontece com o sistema de origem é que para além de ter diversas fugas logo no início da admissão, passa pela caixa do farol, e se o dito estiver aceso, o ar ao passar por aí arrefece-o. Até aí tudo bem, mas para onde vai o ar aquecido? Resposta: para o filtro do ar. E como todos nós sabemos, o ar quente não rende...
Para além disso, tens um tubo que começa com um diâmetro, depois encolhe, e depois volta a esticar... Já para não falar das 2 ou 3 curvas a 90º (quanto mais acentuada for a curva, maior é a perda de pressão), e também no diâmetro do tubo propriamente dito, ke é mto estreito.
É certo ke se vieres buscar o ar cá abaixo, estás mais sujeito a apanhar porcarias (areias e poeiras), mas se calhar é preferível trocares de filtro com mais frequência (ou limpa-lo no caso de teres um de alto rendimento) do ke teres o sistema de origem...
E em relação à tua preocupação da entrada de água, podes ficar descansado, pois se fores atrás de um carro à chuva, tanto apanhas água com uma entrada de ar em cima como em baixo...
Ao teres um tubo de diâmetro superior, a pressão por cm2 é menor, logo, a capacidade de sucção não é a mesma, o ke dificulta a entrada de água.
Devido a todos estes factores (e mais alguns), o sistema que o trqster tem é o ideal.
Ok, ok, estamos aqui todos para aprender e tirar duvidas
e ninguém aqui tá chateado
O que dizes tem muita razão de ser..eu no meu anterior A3 (tdi 90cv), somente com um filtro KN, notei o motor a respirar muito melhor...mas nesse tinha uma maf pierburg, muito menos sensível que estas bosch (a de origem já deu o berro, com filtros de origem, num carro com 30.000km).
Que a admissão de origem me parece insuficiente para o motor em questão, disso não haja dúvidas...já no A3 andei a estudar essa hipótese, mas acabei por não concretizar...mas nesse o motor tinha 90cv e não tinha tantas necessidades de ar....
O sistema que o trqster tem poderá ser o melhor, com a entrada livre do ar até à caixa do filtro....isso não se põe em causa (se bem que a questão da água ir humedecer o filtro e retirar-lhes propriedades se mantem...o que se poderá contornar com uma manutenção mais frequente do filtro), mas será que se torna necessária num carro que está stock e assim vai ficar, em que só ocasionalmente leva umas gazadas?
A ideia de tenho é para somente melhorar um pouco o fluxo do ar, se bem que perco o efeito do ar forçado de que falas.....tenho de ir estudar melhor o que fazer...pode até ser que ainda opte por fazer alterações mais profundas no sistema....
Mais opiniões serão sempre bem vindas!
O que dizes tem muita razão de ser..eu no meu anterior A3 (tdi 90cv), somente com um filtro KN, notei o motor a respirar muito melhor...mas nesse tinha uma maf pierburg, muito menos sensível que estas bosch (a de origem já deu o berro, com filtros de origem, num carro com 30.000km).
Que a admissão de origem me parece insuficiente para o motor em questão, disso não haja dúvidas...já no A3 andei a estudar essa hipótese, mas acabei por não concretizar...mas nesse o motor tinha 90cv e não tinha tantas necessidades de ar....
O sistema que o trqster tem poderá ser o melhor, com a entrada livre do ar até à caixa do filtro....isso não se põe em causa (se bem que a questão da água ir humedecer o filtro e retirar-lhes propriedades se mantem...o que se poderá contornar com uma manutenção mais frequente do filtro), mas será que se torna necessária num carro que está stock e assim vai ficar, em que só ocasionalmente leva umas gazadas?
A ideia de tenho é para somente melhorar um pouco o fluxo do ar, se bem que perco o efeito do ar forçado de que falas.....tenho de ir estudar melhor o que fazer...pode até ser que ainda opte por fazer alterações mais profundas no sistema....
Mais opiniões serão sempre bem vindas!
Leon FR TDI
Ainda bem..eheh!!Devido a todos estes factores (e mais alguns), o sistema que o trqster tem é o ideal.
De facto acho q o sistema q tenho é um óptimo compromisso entre eficácio e custo.
O próximo passo a dar será alisar o interior da caixa do f.ar, retirando-lhe as saliências existentes e montar um "scoop" de tomada de ar junto ao parachoques.
abraço
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Ora nesta sequência, e a pensar em como fazer para captar o ar no xoques lembrei-me de uma coisa, isto para os que têm os choques do Leon FR (visto não haver muito material disponível...): do lado direito temos esquerdo, em baixo temos duas entradas de ar, em que uma é utilizada para canalizar o ar para a zona da cx de velocidades. Ora essa entrada é feit com peças originais... temos aí um "scoop" original da Seat ... podemos comprar um para fazer a captação de ar para levar para a admissão. Depois só falta o tubo.....
Será que estou certo, ou nem por isso?
Quem é que consegue ir com facilidade à Seat ver o preço da peça em questão?
E já agora ver o part number da peça.....
Leon FR TDI
Boa!!LEON FR Escreveu:Ora nesta sequência, e a pensar em como fazer para captar o ar no xoques lembrei-me de uma coisa, isto para os que têm os choques do Leon FR (visto não haver muito material disponível...): do lado direito temos esquerdo, em baixo temos duas entradas de ar, em que uma é utilizada para canalizar o ar para a zona da cx de velocidades. Ora essa entrada é feit com peças originais... temos aí um "scoop" original da Seat ... podemos comprar um para fazer a captação de ar para levar para a admissão. Depois só falta o tubo.....
Eu tenho o e-mail da secção de peças do Entreposto de Lisboa. Passo mandar um mail a perguntar. Mas para isso tenho ke explicar exactamente que peça é...
Achas ke consegues tirar uma foto disso?
Se conseguires tirar a foto manda-me para cybernoid@zmail.pt
Esta semana vai ser dificíl tirar uma foto em condições....com luz de modo a que se veja bem....mas se explicares que se trata da peça onde é feita a captação de ar para a zona da cx de velocidades no xoques do Leon Fr, talvez eles lá cheguem...
Entretanto tb andei a ver isto
http://www.ibizaclubpt.com/forum/viewto ... sc&start=0
Leon FR TDI
Sim, mas isso só se aplica ao Ibiza/Polo/Fabia...LEON FR Escreveu:Esta semana vai ser dificíl tirar uma foto em condições....com luz de modo a que se veja bem....mas se explicares que se trata da peça onde é feita a captação de ar para a zona da cx de velocidades no xoques do Leon Fr, talvez eles lá cheguem...
Aliás nesses motores a admissão de origem é de facto restrictiva (é mto pequena a caixa do f.ar e respectivas tubagens) em relação aos "nossos" carros/admissões.
'02 VW Golf TDI
Nop. Se reparares bem, nos nossos, as tubagens passam do outro lado da bateria, e a caixa do filtro também é diferente (a nossa é maior, e tem a entrada no lado oposto à do Ibiza).LEON FR Escreveu:eu dizia no sentido de se poder usar alguma destas entradas de ar para aplicar aos nossos xoques....
Pois... se a ideia é adaptar, é capaz de dar... A pergunta é: Será ke fica alguma coisa de jeito?LEON FR Escreveu:A minha questão é mesmo se dá para adaptar de algum modo o "scoop", de acordo com as aberturas que o xoques do Fr tem.....já se sabe que não é para adaptar directamente
Vou tentar encontrar uma coisa à maneira, e depois digo qq coisa.
trqster, tal como prometido:
http://www.fk-automotive.com/data01/en/ ... ge_249.pdf
Estes são os preços de catálogo. Não sei se tem IVA ou não... aínda não consegui falar com o meu amigo. Logo ke consiga, mando-te uma PM.
Já agora... o teu tubo foi metido na AP, ou foste tu ke o levaste?
~ EDIT ~
LEON FR, o ke nós precisamos é de uma coisa parecida com esta:
http://www.geocities.com/bora_we/cai.htm
(alteração feita num Bora 1.8T)
A tubagem não tem ke ser rígida, mas a ideia não é má...
a minha engenhoca era mais ou menos isso!ToledoTDI Escreveu:o ke nós precisamos é de uma coisa parecida com esta:
http://www.geocities.com/bora_we/cai.htm
(alteração feita num Bora 1.8T)
Pois, esse link do Bora já eu tinha colocado mais acima...
Eu tou a pensar ainda no que vou fazer....ontem estive a olhar para a frente do carro e tive mais uma ideia...como tenho a lãmina do Cupra R montada no xoques frontal, tou a ver se será possível aproveitar as entradas de ar que a lâmina tem para servir de ponto de captação de ar...ando em investigações....logo ao final da tarde tenho de ir à Seat trocar a maf, a ver vamos se o tipo das peças tem um bocado para me aturar...
Eu tou a pensar ainda no que vou fazer....ontem estive a olhar para a frente do carro e tive mais uma ideia...como tenho a lãmina do Cupra R montada no xoques frontal, tou a ver se será possível aproveitar as entradas de ar que a lâmina tem para servir de ponto de captação de ar...ando em investigações....logo ao final da tarde tenho de ir à Seat trocar a maf, a ver vamos se o tipo das peças tem um bocado para me aturar...
Leon FR TDI
ToledoTDI
O tubo e montagem foram comprados/feitos na AP.
abraço
Thanks.trqster, tal como prometido:
http://www.fk-automotive.com/data01/en/ ... ge_249.pdf
Estes são os preços de catálogo. Não sei se tem IVA ou não... aínda não consegui falar com o meu amigo. Logo ke consiga, mando-te uma PM.
Já agora... o teu tubo foi metido na AP, ou foste tu ke o levaste?
O tubo e montagem foram comprados/feitos na AP.
abraço
'02 VW Golf TDI