Silver
Agradecia essa referência e já agora se soubesses quem comercializa essa marca. :wink:

abraço
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
ToledoTDI
trqster Escreveu:Agradecia essa referência e já agora se soubesses quem comercializa essa marca. :wink:

abraço
Amanhã já te digo isso, e o preço... Tenho 1 colega de trabalho ke meteu uma coisa dessas. :wink:
Bruno Carmo
ToledoTDI Escreveu:
trqster Escreveu:Agradecia essa referência e já agora se soubesses quem comercializa essa marca. :wink:

abraço
Amanhã já te digo isso, e o preço... Tenho 1 colega de trabalho ke meteu uma coisa dessas. :wink:
e pra nós? :roll: sabes de alguma coisa espeçifica?
Bronze
Boas!

Quanto a mim, a montagem que o Trqster tem apresenta um problema, mas que na prática poderá não ser assim tão evidente....senão vejamos...o tubo capta o ar muito próximo da superfície do solo...o que implica em dias chuvosos muita humidade no ar...o ar ao ir directamente desde a entrada directa para a caixa do filtro, vai levar demasiada humidade (e não é por o tubo ser enrrugado que isso não vai acontecer)...essa humidade pode levar a que o filtro de ar (de papel) fique humido, o que diminui a capacidade de passagem e filtragem de ar...e leva à sua deterioração muito rápida... com a consequente diminuição da entrada de ar e posterior entrada de mais poeiras...

Do modo que eu estou a pensar (se bem que com um tudo de diametro superior), o ar é descarregado na caixa que fica por detrás da optica e que faz parte do sistema original...mesmo que tenha alguma humidade, nessa zona sempre vai ficar alguma, que depois não entra para a caixa filtro. A tubagem entre essa caixa na zona da óptica e a caixa do filtro de ar, apesar de não ter 80mm de diametro, parece-me que não tem demasiadas restrições (o carro de origem já tem ar suficiente, pelo menos stock), ora se existir mais ar disponível onde ele é canalizado sem fugas para o filtro (precisamente a partir da zona da óptica), penso que já estamos a melhorar a respiração do motor...

Mas isto é a minha ideia, posso estar enganado....
Leon FR TDI
ToledoTDI
Bruno Carmo Escreveu:
ToledoTDI Escreveu:

abraço
e pra nós? :roll: sabes de alguma coisa espeçifica?
Nop... Já procurei exaustivamente e nada... :? Como o Leon/Toledo não são vendidos em todos os Países em ke o Golf é vendido, há menos material... :?
ToledoTDI
LEON FR Escreveu:Boas!

Quanto a mim, a montagem que o Trqster tem apresenta um problema, mas que na prática poderá não ser assim tão evidente....senão vejamos...o tubo capta o ar muito próximo da superfície do solo...o que implica em dias chuvosos muita humidade no ar...o ar ao ir directamente desde a entrada directa para a caixa do filtro, vai levar demasiada humidade (e não é por o tubo ser enrrugado que isso não vai acontecer)...essa humidade pode levar a que o filtro de ar (de papel) fique humido, o que diminui a capacidade de passagem e filtragem de ar...e leva à sua deterioração muito rápida... com a consequente diminuição da entrada de ar e posterior entrada de mais poeiras...

Do modo que eu estou a pensar (se bem que com um tudo de diametro superior), o ar é descarregado na caixa que fica por detrás da optica e que faz parte do sistema original...mesmo que tenha alguma humidade, nessa zona sempre vai ficar alguma, que depois não entra para a caixa filtro. A tubagem entre essa caixa na zona da óptica e a caixa do filtro de ar, apesar de não ter 80mm de diametro, parece-me que não tem demasiadas restrições (o carro de origem já tem ar suficiente, pelo menos stock), ora se existir mais ar disponível onde ele é canalizado sem fugas para o filtro (precisamente a partir da zona da óptica), penso que já estamos a melhorar a respiração do motor...

Mas isto é a minha ideia, posso estar enganado....
Qualquer dia não me podes ver nem pintado... :lol:
Peço-te ke não leves a mal o facto de eu estar a insistir em discordar contigo, mas estamos aqui numa discussão aberta e saudável... Somos todos amigos aki, certo? :wink:
Como já deves ter percebido... acho que estás enganado novamente. As tuas dúvidas são compreensíveis, mas se fizeres algumas pesquizas e testes neste campo, vais ver que mudas de opinião... :wink:

No meu caso, tenho vindo a estudar esta área desde há uns anos a esta parte, e baseado nas muitas pesquisas ke tenho feito na net, testes que fiz nos meus carros, e conversas ke tive com pessoal ke possui os mais diversos sistemas de admissões, aqui vai a minha opinião:

A grande pergunta é: Para que é ke o pessoal faz reprogramações, aumenta pressões dos turbos, mete turbos maiores, etc..., se a entrada de ar está altamente estrangulada?

Para se conseguirem resultados em condicões, há-que melhorar o sistema de entrada de ar. Já pensaram pq é ke se partem tantos turbos? Esperimentem a beber uma bebida por uma palhinha fininha, e depois repitam o teste com uma palhinha mais grossa. Com qual é ke precisam de fazer menos esforço, e conseguem beber uma maior quantidade de uma só vez?
Com os Turbos passa-se a mesma coisa: se a entrada de ar for muito restritiva, o turbo tem que exercer um esforço maior para sugar o ar.

E o que é ke acontece se a palhinha tiver buracos?
Pois é... há perda de pressão, sai líquido pelos buracos, e não chega nada de jeito cá acima. :?

O conceito do sistema de admissão de ar é precisamente o mesmo.

O sistema ideal é um sistema "desafogado" ke apanhe ar (fresco) na frente da viatura e que não tenha fugas no seu trajecto até à caixa do filtro, pois se as tiver, o efeito de "ar forçado" perde-se devido a essas fugas...
O que acontece com o sistema de origem é que para além de ter diversas fugas logo no início da admissão, passa pela caixa do farol, e se o dito estiver aceso, o ar ao passar por aí arrefece-o. Até aí tudo bem, mas para onde vai o ar aquecido? Resposta: para o filtro do ar. E como todos nós sabemos, o ar quente não rende... :?
Para além disso, tens um tubo que começa com um diâmetro, depois encolhe, e depois volta a esticar... Já para não falar das 2 ou 3 curvas a 90º (quanto mais acentuada for a curva, maior é a perda de pressão), e também no diâmetro do tubo propriamente dito, ke é mto estreito. :roll: :lol:

É certo ke se vieres buscar o ar cá abaixo, estás mais sujeito a apanhar porcarias (areias e poeiras), mas se calhar é preferível trocares de filtro com mais frequência (ou limpa-lo no caso de teres um de alto rendimento) do ke teres o sistema de origem... :roll:

E em relação à tua preocupação da entrada de água, podes ficar descansado, pois se fores atrás de um carro à chuva, tanto apanhas água com uma entrada de ar em cima como em baixo...
Ao teres um tubo de diâmetro superior, a pressão por cm2 é menor, logo, a capacidade de sucção não é a mesma, o ke dificulta a entrada de água. :wink:

Devido a todos estes factores (e mais alguns), o sistema que o trqster tem é o ideal. :wink: :D
Bronze
Ok, ok, estamos aqui todos para aprender e tirar duvidas 8) e ninguém aqui tá chateado :D

O que dizes tem muita razão de ser..eu no meu anterior A3 (tdi 90cv), somente com um filtro KN, notei o motor a respirar muito melhor...mas nesse tinha uma maf pierburg, muito menos sensível que estas bosch (a de origem já deu o berro, com filtros de origem, num carro com 30.000km).

Que a admissão de origem me parece insuficiente para o motor em questão, disso não haja dúvidas...já no A3 andei a estudar essa hipótese, mas acabei por não concretizar...mas nesse o motor tinha 90cv e não tinha tantas necessidades de ar....

O sistema que o trqster tem poderá ser o melhor, com a entrada livre do ar até à caixa do filtro....isso não se põe em causa (se bem que a questão da água ir humedecer o filtro e retirar-lhes propriedades se mantem...o que se poderá contornar com uma manutenção mais frequente do filtro), mas será que se torna necessária num carro que está stock e assim vai ficar, em que só ocasionalmente leva umas gazadas?
A ideia de tenho é para somente melhorar um pouco o fluxo do ar, se bem que perco o efeito do ar forçado de que falas.....tenho de ir estudar melhor o que fazer...pode até ser que ainda opte por fazer alterações mais profundas no sistema....

Mais opiniões serão sempre bem vindas!
Leon FR TDI
Silver
Devido a todos estes factores (e mais alguns), o sistema que o trqster tem é o ideal.
Ainda bem..eheh!! :lol:
De facto acho q o sistema q tenho é um óptimo compromisso entre eficácio e custo.

O próximo passo a dar será alisar o interior da caixa do f.ar, retirando-lhe as saliências existentes e montar um "scoop" de tomada de ar junto ao parachoques. :idea:

abraço
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Bruno Carmo
Ora aqui estão belas ideas e explicações...

até já me sinto mais inteligente com voçes todos! :lol: :lol: :lol: :lol: :twisted:

"reforçando o que se disse", temos uma melhor admissão, trocamos o filtro de origem, ou lava-se o de Rendimento com mais frquençia, é simples! Tb não é nada caro por aí alem! :wink:
Bronze
Ora nesta sequência, e a pensar em como fazer para captar o ar no xoques lembrei-me de uma coisa, isto para os que têm os choques do Leon FR (visto não haver muito material disponível...): do lado direito temos esquerdo, em baixo temos duas entradas de ar, em que uma é utilizada para canalizar o ar para a zona da cx de velocidades. Ora essa entrada é feit com peças originais... temos aí um "scoop" original da Seat ... podemos comprar um para fazer a captação de ar para levar para a admissão. Depois só falta o tubo.....
Será que estou certo, ou nem por isso?
Quem é que consegue ir com facilidade à Seat ver o preço da peça em questão?
E já agora ver o part number da peça.....
Leon FR TDI
ToledoTDI
LEON FR Escreveu:Ora nesta sequência, e a pensar em como fazer para captar o ar no xoques lembrei-me de uma coisa, isto para os que têm os choques do Leon FR (visto não haver muito material disponível...): do lado direito temos esquerdo, em baixo temos duas entradas de ar, em que uma é utilizada para canalizar o ar para a zona da cx de velocidades. Ora essa entrada é feit com peças originais... temos aí um "scoop" original da Seat ... podemos comprar um para fazer a captação de ar para levar para a admissão. Depois só falta o tubo.....
Será que estou certo, ou nem por isso?
Quem é que consegue ir com facilidade à Seat ver o preço da peça em questão?
E já agora ver o part number da peça.....
Boa!!
Eu tenho o e-mail da secção de peças do Entreposto de Lisboa. Passo mandar um mail a perguntar. Mas para isso tenho ke explicar exactamente que peça é...
Achas ke consegues tirar uma foto disso? :roll: O meu não tem isso pq o xókes original era diferente...
Se conseguires tirar a foto manda-me para cybernoid@zmail.pt
Bronze
Esta semana vai ser dificíl tirar uma foto em condições....com luz de modo a que se veja bem....mas se explicares que se trata da peça onde é feita a captação de ar para a zona da cx de velocidades no xoques do Leon Fr, talvez eles lá cheguem...

Entretanto tb andei a ver isto
http://www.ibizaclubpt.com/forum/viewto ... sc&start=0
Leon FR TDI
Silver
LEON FR Escreveu:Esta semana vai ser dificíl tirar uma foto em condições....com luz de modo a que se veja bem....mas se explicares que se trata da peça onde é feita a captação de ar para a zona da cx de velocidades no xoques do Leon Fr, talvez eles lá cheguem...

Entretanto tb andei a ver isto
http://www.ibizaclubpt.com/forum/viewto ... sc&start=0
Sim, mas isso só se aplica ao Ibiza/Polo/Fabia... :idea:
Aliás nesses motores a admissão de origem é de facto restrictiva (é mto pequena a caixa do f.ar e respectivas tubagens) em relação aos "nossos" carros/admissões.
'02 VW Golf TDI
Bronze
eu dizia no sentido de se poder usar alguma destas entradas de ar para aplicar aos nossos xoques....
Leon FR TDI
ToledoTDI
LEON FR Escreveu:eu dizia no sentido de se poder usar alguma destas entradas de ar para aplicar aos nossos xoques....
Nop. Se reparares bem, nos nossos, as tubagens passam do outro lado da bateria, e a caixa do filtro também é diferente (a nossa é maior, e tem a entrada no lado oposto à do Ibiza). :?

:arrow: Há bocado eskeci-me de referir outra vantagem da entrada de ar de maior diâmetro: ao entrar mais ar, a mistura de ar/combustivel fica mais rica, logo, não vai ser preciso tanto gasóleo para a combustão, e consequentemente, vai fazer menos fumo. :wink: :D
Bronze
A minha questão é mesmo se dá para adaptar de algum modo o "scoop", de acordo com as aberturas que o xoques do Fr tem.....já se sabe que não é para adaptar directamente :lol:
Leon FR TDI
ToledoTDI
LEON FR Escreveu:A minha questão é mesmo se dá para adaptar de algum modo o "scoop", de acordo com as aberturas que o xoques do Fr tem.....já se sabe que não é para adaptar directamente :lol:
Pois... se a ideia é adaptar, é capaz de dar... A pergunta é: Será ke fica alguma coisa de jeito? :roll: Eu acho 25€ um bocado caro para estar a inventar adaptações. Até pq akilo não precisa de ser nada XPTO, basta ke caiba no espaço disponível. Penso eu de ke... :roll:
Vou tentar encontrar uma coisa à maneira, e depois digo qq coisa.

trqster, tal como prometido:
http://www.fk-automotive.com/data01/en/ ... ge_249.pdf

Estes são os preços de catálogo. Não sei se tem IVA ou não... aínda não consegui falar com o meu amigo. Logo ke consiga, mando-te uma PM. :wink:
Já agora... o teu tubo foi metido na AP, ou foste tu ke o levaste?

~ EDIT ~
LEON FR, o ke nós precisamos é de uma coisa parecida com esta:

http://www.geocities.com/bora_we/cai.htm
(alteração feita num Bora 1.8T)

A tubagem não tem ke ser rígida, mas a ideia não é má... :roll: Como vês, não precisamos de nenhum scoop XPTO. Para o Golf há um ke encaixa numa das grelhas do para-choques, por isso é ke eu falei dele ao trqster. Nós não precisamos dessas coisas... 8)
Bruno Carmo
ToledoTDI Escreveu:o ke nós precisamos é de uma coisa parecida com esta:

http://www.geocities.com/bora_we/cai.htm
(alteração feita num Bora 1.8T)
a minha engenhoca era mais ou menos isso! :twisted: o tubo de PVC só mudava a cor... :wink:
Bronze
Pois, esse link do Bora já eu tinha colocado mais acima...

Eu tou a pensar ainda no que vou fazer....ontem estive a olhar para a frente do carro e tive mais uma ideia...como tenho a lãmina do Cupra R montada no xoques frontal, tou a ver se será possível aproveitar as entradas de ar que a lâmina tem para servir de ponto de captação de ar...ando em investigações....logo ao final da tarde tenho de ir à Seat trocar a maf, a ver vamos se o tipo das peças tem um bocado para me aturar...
Leon FR TDI
Bronze
Ora a minha ideia de adaptar o colector de ar do xoques frontal do Fr teve um ligeiro revés.....28 euros por uma pecita de plástico...naaaaaaaaa.....vou-me dedicar a adaptar algo feito por mim...
Leon FR TDI
Bruno Carmo
LEON FR Escreveu:Ora a minha ideia de adaptar o colector de ar do xoques frontal do Fr teve um ligeiro revés.....28 euros por uma pecita de plástico...naaaaaaaaa.....vou-me dedicar a adaptar algo feito por mim...
já te tinham dito isso em cima! :roll: :wink:
Silver
ToledoTDI
trqster, tal como prometido:
http://www.fk-automotive.com/data01/en/ ... ge_249.pdf

Estes são os preços de catálogo. Não sei se tem IVA ou não... aínda não consegui falar com o meu amigo. Logo ke consiga, mando-te uma PM.
Já agora... o teu tubo foi metido na AP, ou foste tu ke o levaste?
Thanks.
O tubo e montagem foram comprados/feitos na AP.

abraço
'02 VW Golf TDI
Responder