Novato
Re: DPF Info - Todos os donos de um carro com DPF/FAP devem
o meu entao nem comento....
fiz repro e eliminar electricamente antes de eliminar electronicamente acendeu me a resistencia depois tudo ok..
ate aqui fixe..
passado uns tempos nao gostei do andamento do carro decidi tirar a repro ficando so com o filtro anulado electronicamente, atençao eu so desmoli o filtro..
acerca de 1 mes acendeu me a luz da fap e a cerca de dias entrou em safe
:choque: :choque: :choque:

mais nao sei o que diga e so merd............
agora vou optar pla tecnica de um uzer do forum ibiza
parece que tambem quem opta por meter tubo com as sondas nao resulta..
comentem

abraços
Silver
poison605 Escreveu:o meu entao nem comento....
fiz repro e eliminar electricamente antes de eliminar electronicamente acendeu me a resistencia depois tudo ok..
ate aqui fixe..
passado uns tempos nao gostei do andamento do carro decidi tirar a repro ficando so com o filtro anulado electronicamente, atençao eu so desmoli o filtro..
acerca de 1 mes acendeu me a luz da fap e a cerca de dias entrou em safe
:choque: :choque: :choque:

mais nao sei o que diga e so merd............
agora vou optar pla tecnica de um uzer do forum ibiza
parece que tambem quem opta por meter tubo com as sondas nao resulta..
comentem

abraços
Completamente normal esses sintomas, passei pelo mesmo tive REPRO com FAP, e em FAP e deu no mesmo. Quando andei sem FAP andou uns tempos bem mas depois aconteceu-me exactamente isso. Verifica se não tens uma sonda queimada, no meu caso foi isso, o problema esta mesmo nos supressores convencionais que os encaixes das sondas normalmente são da mesma liga que a linha de escape, com um carro reprogramado os EGT sao bem maiores do que stock dai andar a queimar sondas. Era de experimentar fazer os encaixes para as sondas em ceramica para haver maior dissipação do calor e não queimar nada :D
If its under control is because you are not going fast enough....

PROJECTO: http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?f=32&t=16625 (UPDATE)

FEEDBACK: http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?f=40&t=16661

LTR 450 K8(Encava Raptor's): http://www.leonclubpt.com/forum/viewtop ... 10&t=23918
Novato
Acendeu-me a luz do escape . Puxei pelo carro e a dita cuja se apagou.

Pelo que li do topico ela acende porque esta a 75%.Ou seja e volta a 0%OU ja so lhe resta agora 20 % da sua vida ? :X

Abraços
Seat Leon 1.9 TDI 105 Cv
Novato
pmmsilva Escreveu:Acendeu-me a luz do escape . Puxei pelo carro e a dita cuja se apagou.

Pelo que li do topico ela acende porque esta a 75%.Ou seja e volta a 0%OU ja so lhe resta agora 20 % da sua vida ? :X

Abraços
supostamente se ficou bem limpo, "volta a 0".

agora nao convinha é interromper as regenerações! se vires q o filtro está a regenerar, deixa-o acabar (se tiveres com o carro parado tens de acelerar (à partida até podes acelerar a fundo q ele nao deveria passar das 2500rpm's) e só depois desligas o carro).
Silver
Boas!

Passo o meu testemunho para ajudar,

Leon 1.9 TDI 105cv Ecomotive 12/2009 - 44200 KM

Nunca me acendeu a luz da FAP, porém já falei com um mecânico SEAT entendido no assunto, que me disse estar em regenerações automáticas.

O que me acontece normalmente, de 500km em 500km...o Leon fica um pouco alterado em baixas rotações, sempre que baixe das 1800/2000rpm, a indicação de velocidade do CB "manda-me" reduzir, e até hoje...sempre a rolar e com bons consumos!!

Ah, acrescento...cheira muito a queimado por vezes na altura das regenerações...e os bons consumos mantém-se!

Abraço espero ter ajudado!
AndréManíaco

Leon II 1.9TDI 105cv - Imagem - 144543KM - Act. a 29/09/2015
FEEDBACK
PROJECTO

LEONMANÍACOS
Imagem
Silver
Eu vou dizer o meu caso.

tenho um seat leon ecomotive de 2008 conta agora com 40.000 km

Fiz repro e retirei a Fap com 30.000Km e anulei electronicamente.fiz um tubo a partir do turbo com as ditas sondas. ate agora 0 problemas. não quer dizer que daqui para a frente não posa vir a ter mas ate então nenhum problema.
Novato
Quando me acendeu a luz da FAP. Eu puxei bem pelo carro. 10 Minutos 3 a velocidade 130kmh.
Apagou sem problema nenhum. Com a luz acessa nao senti o trabalhar do carro diferente, nao senti cheiro algum. Nem as ventoinhas ligaram.

Quanto ao retirar a FAP, gostava que me dessem pistas. Pois sei que costumam dar barraca. E um dia que dé gostaria nao perder tempo a procura de quem tira. Mas sim mandalo logo .....Zona Porto....

Qual é a media de uma FAP ?!?!?Em quilometros ou nos seats dura dura dura.....Isto porque ouvi falar mal das fap dos focus :bangin: :bangin:
Seat Leon 1.9 TDI 105 Cv
Silver
Boas!
Eu sou de Valongo e sei de uma pessoa que tem um Leon 1.9 tdi e faz as ditas repros...e melhor exemplo que o dele estar com repro acho que não há!!
Já me falaram muito bem dele, eu apenas falei com ele uma vez e pareceu me ser impecável!

Abraço
pmmsilva Escreveu:Quando me acendeu a luz da FAP. Eu puxei bem pelo carro. 10 Minutos 3 a velocidade 130kmh.
Apagou sem problema nenhum. Com a luz acessa nao senti o trabalhar do carro diferente, nao senti cheiro algum. Nem as ventoinhas ligaram.

Quanto ao retirar a FAP, gostava que me dessem pistas. Pois sei que costumam dar barraca. E um dia que dé gostaria nao perder tempo a procura de quem tira. Mas sim mandalo logo .....Zona Porto....

Qual é a media de uma FAP ?!?!?Em quilometros ou nos seats dura dura dura.....Isto porque ouvi falar mal das fap dos focus :bangin: :bangin:
AndréManíaco

Leon II 1.9TDI 105cv - Imagem - 144543KM - Act. a 29/09/2015
FEEDBACK
PROJECTO

LEONMANÍACOS
Imagem
Novato
E sabes dar o contacto dele ?

Emails \ Numero ?

:choque:
Seat Leon 1.9 TDI 105 Cv
Bronze
Gold
Boas malta, ainda bem que ca vim dar uma olhadela, porque o meu carro já entrou em regeneração e eu não sabia, ficava acelerado, a ventoinha a trabalhar, o escape a fazer barulho, e eu simplesmente desligava, mas a partir de agora já não o vou fazer, deixo-o a trabalhar até abrandar... eles na SEAT não me informaram de nada disso :mad: :mad: :mad01: :mad06:
Abraço,
Miguel Rocha
Imagem
Novato
Pesquisem na net o "AUMENTO DE POROSIDADE A FAP" alteraçao feita a fap de forma a nunca mais entupir, Evitar fumos, e recuperar alguma potencia perdida. Já muito falei sobre isto. Para quem for do Norte, ha uma oficina em Alfena que faz isso.
Bronze
madlima Escreveu:Pesquisem na net o "AUMENTO DE POROSIDADE A FAP" alteraçao feita a fap de forma a nunca mais entupir, Evitar fumos, e recuperar alguma potencia perdida. Já muito falei sobre isto. Para quem for do Norte, ha uma oficina em Alfena que faz isso.
Para quem anda com ela sempre entupida (luz FAP ligada) isso até pode ser bom. Por exemplo, para quem faz percursos pequenos onde nem tem quase tempo de aquecer.

Agora fazer por fazer isso é deitar euros ao lixo, na minha opnião. Ele de 1000 em 1000km quer esteja entupido ou totalmente limpinho vai fazer a regeneração, é assim que o carro está programado.

Eu tenho 35mil km e nunca tive a luz da FAP ligada, há por aí carros perto dos 100mil km e zero vezes a luz da FAP ligada.

Quando o meu faz a regeneração suspeito que é por ter atingido os 1000km e não por estar entupida, faço de segunda a sexta duas vezes por dia cerca de 20km de AE.

E se um dia começar a ter problemas de FAP irei remove-la.

Mas até lá :condutor:
Gold
Boas!!

O meu é um 1.6tdi com 28.000km a luz já ligou umas 5 vezes :hum: faço o que é descrito no manual e a luz apaga :yap: o carro já á cerca de 1 ano que só anda uma vez por semana deve ser por isso que liga tantas vezes :assobiar:

Abraço :happy72:
Bronze
Não tem a ver com a quantidade de vezes que andas. Mas sim com o número de km que fazes por viagem. Se ele quase não chega a aquecer, logo não queima as particulas é só acumular. O teu é de maio2010 e tem 28mil km, o meu é de Julho2010 e tem 33mil km. De segunda a sexta faço sempre 2x40km por dia. Nunca me acendeu a luz.

Hoje por acaso quando cheguei ao trabalho estava a regenerar, mas enquanto fiz a manobra para o estacioanar ele voltou ao normal.

Sempre usei combustivel premium da repsol (tenho desconto de 6centimos na bomba por estar ao lado de uma lowcost + 5 de cartão club axa)
Novato
Number12 Escreveu:... ... ...Ele de 1000 em 1000km quer esteja entupido ou totalmente limpinho vai fazer a regeneração, é assim que o carro está programado.
... ... ...

Não digas coisas a sorte. Há mais info errada e até os proprios concessionarios que não pescam nada disto. Avariou? Troca-se. Não é bem assim. Como ja disse, ha tecnicas de reparaçao e modificação das fap que permite resolver os problemas.
Remove isso por ti mas não arrastes os outros atras como se essa opção fosse a melhor. Não é. (tens direito a tua opiniao, mas arrastar os outros ja critico) Revejam melhor a ciencia das FAPs e não se fiem em muita info da internet que serve apenas para errar ou complicar o que é simples. Apenas vos irá confundir com tanta diversidade de opinioes.

Estamos a falar de um sistema recente, pelo que as inovaçoes vão surgindo a nivel de modificaçoes. Retirar a fap, iria concordar ha 2 ou 3 anos atras. Hoje, posso dizer que é uma solução "obsoleta".
Novato
O famoso 1.6TDI e a sua fap ainda está em estudo e o cliente (dono do carro) é a cobaia. Nunca nenhum carro regenerou tanto, fazendo subir consumos e chateando constantemente com regeneraçoes. Fazer ou não muitos quilometros não tem a ver, desde que consiga finalizar uma regeneração (pode ser em 4 ou 40 kms) fica bom.
Já qualquer tipo de repro nesta motorização, não é aconcelhavel, mas tambem não houve ainda tempo para testar as capacidades deste bloco. Supostamente e por enquanto, repros apenas devem ficar pelos 125cv e nunca mais, pois o turbo não tem resistencia fisica para mais. Detriora-se muito com mais cv. Já o novo sistema de injeçao parece ser fiavel, mas só veremos com kms e anos de vida.
Novato
Voltando as faps, friso o facto de as vezes dizerem que quem anda mais rapido desentope a fap e que anda sempre devagar sem puxar entope.
Bem, eu chamaria a isto um mito urbano,lol. Só quando se puxa bem pelo motor é que a fap se enche rapidamente, enquanto que devagar, enche lentamente.

Apenas se deve andar acima de 2000rpm durante a regeneração para facilitar a incineração dentro da fap até finalizar a mesma.
Novato
madlima Escreveu:Voltando as faps, friso o facto de as vezes dizerem que quem anda mais rapido desentope a fap e que anda sempre devagar sem puxar entope.
Bem, eu chamaria a isto um mito urbano,lol. Só quando se puxa bem pelo motor é que a fap se enche rapidamente, enquanto que devagar, enche lentamente.

Apenas se deve andar acima de 2000rpm durante a regeneração para facilitar a incineração dentro da fap até finalizar a mesma.
tanto entope a andar com força ou devagar!

o problema é q se o motor estiver quente o suficiente para regenerar, ela vai regenerar e normalmente nem notamos isso, agora se o motor estiver frio o q vai acontecer é q ele nao regenera e se nao damos por isso vai entupir acendendo a famosa luz do quadrante!

se o carro ao relanti estiver a 1000rpm's é pq ele quer regenerar. basta porem o pé no fundo (á partida a electrónica nao deixa ele passar das 2500rpm's), vai cheirar a queimado mas ao fim de uns 5min esta a fap limpa!
Bronze
Estas a esticar um pouco a corda, não achei de bom tom afirmares que é à sorte. Mas ok, cada um é como é.

Distance Regeneration
“Distance regeneration” is a distance-dependent
regeneration of the particulate fi lter. The Engine
Control Module (ECM) J623 initiates an active
regeneration automatically if during the last 466 to
621 miles (750 to 1000 km) of travel no successful
regeneration has taken place, regardless of the load
condition in the diesel particulate fi lter.
Distance regeneration serves as additional safeguard
to minimize the load condition of the diesel
particulate fi lter.

Página 65 da fonte que anexo abaixo, lê tu próprio já que sabes mais do que os self study programs do proprio construtor. Eu nunca meto o bedelho quando não tenho algo a suportar as minhas afirmações.

Fonte: http://www.dsd.go.th/itrain/km/kboc/201 ... IN5_UL.pdf

A FAP só tem um propósito, preservar o ambiente. E os construtores só a introduziram nos carros porque são obrigados por lei. Caso contrário nunca na vida a metiam lá.

Se um dia, quando ela avariar houver garantias que se pode remover tanto a FAP como as regenerações do carro, sim irei removela.
Para o carro só vejo vantagens em remover a FAP. Menos calor junto ao motor (600graus internos na FAP durante a regeneração que até as ventoinhas disparam todas), menos diesel consumido nas regenerações pois as mesmas não ocorrem mais.

Mas já agora que estamos numa de esclarecer, quais as vantagens de fazer esse tratamento que referes à FAP versus remover a FAP e as regenerações correctamente (sem problemas de coisas mal feita)??
Logico que sem contabilizar os beneficios para o ambiente, pois esses são obvios.

Mesmo fazendo esse tratamento, ela vai continuar lá. Pode não entupir tanto como estando no estado normal, mas vai entupir e regenerar mais tarde ou mais cedo.
Uma FAP "normal" dura entre 100mil a 200 mil KM, fazendo esse tratamento vai durar para sempre??

Como dizes e bem é apenas a minha opinião, mas tudo o que referi é fundamentado.

Não te quero estragar o negócio, mas se feito correctamente vejo mais vantagens em remover do que manter.
madlima Escreveu:
Number12 Escreveu:... ... ...Ele de 1000 em 1000km quer esteja entupido ou totalmente limpinho vai fazer a regeneração, é assim que o carro está programado.
... ... ...

Não digas coisas a sorte. Há mais info errada e até os proprios concessionarios que não pescam nada disto. Avariou? Troca-se. Não é bem assim. Como ja disse, ha tecnicas de reparaçao e modificação das fap que permite resolver os problemas.
Remove isso por ti mas não arrastes os outros atras como se essa opção fosse a melhor. Não é. (tens direito a tua opiniao, mas arrastar os outros ja critico) Revejam melhor a ciencia das FAPs e não se fiem em muita info da internet que serve apenas para errar ou complicar o que é simples. Apenas vos irá confundir com tanta diversidade de opinioes.

Estamos a falar de um sistema recente, pelo que as inovaçoes vão surgindo a nivel de modificaçoes. Retirar a fap, iria concordar ha 2 ou 3 anos atras. Hoje, posso dizer que é uma solução "obsoleta".
Gold
tenho estado atento a este tópico, e só vos peço que não se chateiem, mas sim que se esclareçam, e se possível provem o fundamento,como o number12 fez, para evitar as "bocas"... já que vejo aqui entendidos esclareçam-me uma duvida, a FAP gasta algum liquido "especial"? já ouvi dizer que sim e que era muito caro, como também já ouvi dizer que não... afinal como ficamos? alguém me pode esclarecer? :hum: :hum:
Abraço,
Miguel Rocha
Imagem
Novato
AMAFR Escreveu:tenho estado atento a este tópico, e só vos peço que não se chateiem, mas sim que se esclareçam, e se possível provem o fundamento,como o number12 fez, para evitar as "bocas"... já que vejo aqui entendidos esclareçam-me uma duvida, a FAP gasta algum liquido "especial"? já ouvi dizer que sim e que era muito caro, como também já ouvi dizer que não... afinal como ficamos? alguém me pode esclarecer? :hum: :hum:
sempre ouvi dizer q gastava o oleo do motor para se limpar mas tb nunca ouvi um entendido na matéria afirmar isso! tb gostava de ver isso esclarecido!
Novato
joaoreis00 Escreveu:
o problema é q se o motor estiver quente o suficiente para regenerar, ela vai regenerar e normalmente nem notamos isso, agora se o motor estiver frio o q vai acontecer é q ele nao regenera e se nao damos por isso vai entupir acendendo a famosa luz do quadrante!
Errado. O motor não precisa estar muito quente para regenerar a fap.
O que faz incinerar a fap, é o excesso de diesel debitado na admissão,
fazendo subir a temperatura do colector e fap. Depois é manter as 2000rpm durante 3 ou 4 min e está limpo. O motor nem precisa chegar a temperatura maxima para fazer isto.
Novato
joaoreis00 Escreveu:
AMAFR Escreveu:tenho estado atento a este tópico, e só vos peço que não se chateiem, mas sim que se esclareçam, e se possível provem o fundamento,como o number12 fez, para evitar as "bocas"... já que vejo aqui entendidos esclareçam-me uma duvida, a FAP gasta algum liquido "especial"? já ouvi dizer que sim e que era muito caro, como também já ouvi dizer que não... afinal como ficamos? alguém me pode esclarecer? :hum: :hum:
sempre ouvi dizer q gastava o oleo do motor para se limpar mas tb nunca ouvi um entendido na matéria afirmar isso! tb gostava de ver isso esclarecido!
Não, alias essa afirmação é ridicula. Uma fap nao gasta oleo nem liquido nenhum. A unica coisa que a fap requer, é um oleo do motor norma VW507 (isto para vag. Isto porque oleo normal pode danificar a FAP. O lubrificante norma 507 é especifico e o motivo é haver uma ligeira queima de oleo por parte do motor, e os residuos irem parar a fap. Apenas isso.
Novato
Number12, repito e digo que falas da boca para fora. Estragar que nogocio? Eu tenho negocio de faps? Nops; nâo sou mecânico nem trabalho em escapes: estás enganado. Lolololol, as conclusões precipitadas dão nestas coisas, lol.
Depois o que leste daí é falso, lol e prova-me o contrario.
Caso não saibas ha muita coisa escrita só pra fazer bonito.
A marca tem de tentar seguir parametros e leis impostas.
Até a comprar um carro de X consumo, X poluição e X cavalos, quando vais a medir, tudo é ligeiramente diferente.

Eu faço mais de 1000kms sem regenerar, mas bem mais. Se fosse como aí descrito, como explicas o A5 do meu irmão e a minha A3 regenerarem tão pouco? E agora o meu irmão já fez o aumento de porosidade no mês passado e quase nunca regenera. Eu sou a seguir.

Eu sou electricista e já trabalhei numa marca e digo-te que erros e parvoíces não faltavam nas bíblias da marca. Garanto que é valido para todas, ou não tivesse passado por algumas dores de cabeça por causa disso.
Responder