Bronze
Banco de protência de freios vs banco de rolos livres
Na sequência off-topic que se estava a gerar no tópico de dúvidas acerca do VNT22, deixo aqui ficar o mesmo texo que lá coloquei, com o intuito de esclarecer duvidas, que pelos vistos não sou só eu que tenho...Picarias à parte, claro, para bem da instrução do pessoal :)

Após umas leituras, fiquei com esta ideia:

- Um banco de rolos livres o carro não tem inércia provocada (tal como o nome indica) pelo que a inércia a ter em conta é somente o peso do eixo dianteiro do carro, pois é o único que incide no eixo que faz a medição certo? Se assim fôr, é obvio que depois de embalar, o motor precisará de muito menos força para atingir o máximo que tem para dar e talvez daí apresentar mais cv declarados;

- Um banco com freios (pelo menos pelo nome é o que suponho) deverá ser possível introduzir em alguma parte do sistema uma componente de inércia que simule melhor as condições de circulação do carro ou pelo menos que não permita o embalo do eixo dianteiro e como tal a potência declarada ser mais real, apesar de ser menor que num de banco de rolos livres. Como será óbvio, um carro com uma potência de 200cv num tipo de banco e noutro, em estrada terá desempenho diferente... bem como o mesmo carro, com exactamente a mesma preparação pode até dar nos dois bancos a mesma potência, mas nessa situação alguns outros factores terão de estar alterados, tais como a pressão atmosférica, humidade do ar, temperatura ou até mesmo a afinação do software dos bancos...

De tudo o que tenho lido fiquei com esta ideia, mas é só a minha opinião. se estiver errado, agradeço que me corrijam, e mais uma vez, não está aqu em causa a preparação A ou B...

Só mais uma pergunta, os bancos Rhyme costumam ser certinhos ou nem por isso?
Leon FR TDI
ToledoTDI
Só para acrescentar, o bando de "Rolos Livres" de que aqui se fala é o VAMAG, e o de "Freios" é o MAHA.

Há mais um pormenor que sempre me deixou intrigado... são as velocidades que se atingem em cima dos rolos. :? Num VAMAG a máquina manda acelerar até atingir a velocidade máxima (na realidade não manda, mas é isso que acontece), e é muito frequente ver velocidades na ordem dos 250km/h (umas vezes mais outras um pouco menos). Num MAHA não é frequente ver velocidades de teste superiores a 140-160 km/h. Estranho, não?! :hum:
Alguém me sabe explicar o porquê desta diferença?
Novato
isso da velocidade é por causa da mudança que se usa, em vamag usa-se uma mudança alta pq é rolos livres e para o teste durar mais(turbo encher etc..). em maha nao é necessario :hum:
Golf TDI
C350cdi AMG
ToledoTDI
Em termos práticos, na minha opinião (se pensarem um bocadinho vêm que faz sentido) os valores de potência obtidos em MAHA são mais próximos da realidade quando comparados com um VAMAG, precisamente pela inércia/atrito causado pelos rolos. Em condições normais (em estrada), o motor tem que debitar potência para poder "vencer" as diferentes forças a que o carro está sujeito - o atrito do piso, a aerodinâmica, a deslocação do peso do carro, etc.. Em cima de rolos não há nada disto, e se os rolos forem livres então, aí muito menos.
Assim sendo, para um VAMAG apresentar os valores que apresenta, terá que efectuar alguns cálculos "virtuais" aos quais se acrescenta o atrito causado pelo piso (condição que os seus "rolos livres" não simulam)...

Estão-me a perceber ou ficaram a navegar na mayonaise? :roll: :D
ToledoTDI
Não conheço os Rhyme. Nunca vi ao vivo, e o report do teste parece-me algo confuso de interpretar. O gráfico vem meio marado... :?
flyer
acho que se estão a esquecer de uma coisa mto importante... as normas... os bancos de potencia regem-se por certas normas...
Bruno Carmo
ToledoTDI Escreveu:Em termos práticos, na minha opinião (se pensarem um bocadinho vêm que faz sentido) os valores de potência obtidos em MAHA são mais próximos da realidade quando comparados com um VAMAG, precisamente pela inércia/atrito causado pelos rolos. Em condições normais (em estrada), o motor tem que debitar potência para poder "vencer" as diferentes forças a que o carro está sujeito - o atrito do piso, a aerodinâmica, a deslocação do peso do carro, etc.. Em cima de rolos não há nada disto, e se os rolos forem livres então, aí muito menos.
Assim sendo, para um VAMAG apresentar os valores que apresenta, terá que efectuar alguns cálculos "virtuais" aos quais se acrescenta o atrito causado pelo piso (condição que os seus "rolos livres" não simulam)...

Estão-me a perceber ou ficaram a navegar na mayonaise? :roll: :D
mas se assim é, porque é que um leon com repro mediu 2 cv a mais apenas no vamag que no maha dois dias depois?! :? :? :hum: e ainda menos binário que no vamag?
Silver
Bom antes de mais há Vamag's e Vamag's e Maha's e Maha's.... Existem por aí Vamag's deveras optimistas, o mesmo se aplicando a alguns Maha... :assobiar:

Depois para comparar valores de forma séria entre diferentes bancos, ter-se-á que pelo menos respeitar os seguintes principios:

- Medir no mesmo dia ou com condições atmosféricas semelhantes (temp, pressão atmo e grau humidade). O ponto da pressão atmo é essêncial - ambos os bancos têm q estar localizados em locais de altura semelhante, senão deturpa logo (até uns ~5%) os valore de potência/binário medidos.

- Na altura do teste ter os fluídos do motor a temps semelhantes (mormente óleo motor e especialmente caixa e tb gasóleo)

- Medir na mesma mudança (preferêncialmente)

- Ambos os bancos possuirem capacidade de ventilação semelhante

- Comparar sempre potência motor em bancos diferentes (ex: Vamag e Maha) ou potência roda em bancos iguais.

Posto isto e reunindo as condições acima descritas, haverão ainda alguns factores mais subjectivos, mas já dará p fazer uma comparação de valores minimamente fiável a meu ver.

Por último, de facto um teste de estrada é sempre a última prova, mas até aqui na comparação de 2 carros "iguais" c preparações diferentes, ter-se-á que ter em conta:

- Tentar nivelar o peso dos carros
- Jantes e medida de pneus idêntica
- Condutores a trocar de caixa ao mesmo regime

Às vezes basta um condutor menos habilidoso ou q n saiba trocar de caixa c a devida rapidez ou ao regime apropriado p o seu motor/preparação, p fazer uma enorme diferença perante o cronómetro.... Falo por experiência própria claro. 8)
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Responder