Novato
Duvidas VNT 22
boas,

tenho umas duvidas, sobre o aumento de potencia do meu carro...

toda a gente, qdo se pergunta sobre aumentos de potencia fiavel, a primeira coisa a dizer é o turbo maior....

primeiro de tudo, como posso ver se tenho o turbo de origem? alguma referencia? é q ja n é um nem dois q me dizem q o meu turbo assobia demais... :hum:

falam do vnt22, onde arranjar? onde montar? alteraçoes necessarias? tempo de montagem?

ouvi falar num tal de turbo, o cylon... nem sei o k é, ou se tou a dizer baboseira, mas ja ouviram falar? é fiavel? melhor q o vnt 22?

sei q sao algumas questoes, mas tb sei q muitos sabem responder.. por isso cheguem-se a frente... :assobiar:

abraço
ToledoTDI
Para começar, seria interessante saber que motor tens, e depois se dissesses onde moras também ajudava para a sugestão de locais de montagem.

Se tens um 1.9 TDI, aqui fica uma lista dos turbos de cada modelo:

TDI90 = KKK K03 ao K06 / Garrett GT15 / Garrett VNT15
TDI100/105 = VNT15
TDI110 = VNT15
TDI115 = VNT15/VNT17VA
TDI130 = VNT17VA
TDI150 = VNT17VB

2.5 TDI V6 180cv = VNT20

Alfa Romeo 2.4JTD / Mercedes 320cdi / BMW 330d / ... = VNT22

Tens ke ter em atenção que o VNT22 é um turbo muito grande para quem tem um 1.9 TDI, e serão necessárias algumas alterações para que este possa ser montado nestes motores. É necessário adaptar colectores de escape no turbo, e terás que trocar a linha de escape completa, pois a que vem nos 1.9TDI não tem capacidade para escoar o fluxo de gases debitado pelo VNT22.
Depois terás que considerar outros factores, pois este turbo fará com que as temperaturas de intake subam em flecha e para as baixar provávelmente (caso não tenhas um TDI150), terás ke trocar o IC por um frontal de maiores dimensões. Para depois acompanhar o débito de ar do turbo, terás também que trocar pelo menos os bicos dos injectores por pelo menos uns Race 520, sendo o ideal trocar o êmbolo da bomba injectora por um de maiores dimensões também (caso não tenhas um TDI PD).

Como vês, se quiseres começar por trocar o turbo por um VNT22 e manter a fiabilidade, prepara-te para o investimento. Se a fiabilidade não é uma coisa que te interesse, ignora tudo o que eu disse, monta o VNT22 faz uma repro puxada, e boa sorte. ;)

EDIT: Correcção dos modelos de geometria fixa dos motores TDI90.
Bronze
Re: Duvidas VNT 22
sorcerer_69 Escreveu:boas,

tenho umas duvidas, sobre o aumento de potencia do meu carro...

toda a gente, qdo se pergunta sobre aumentos de potencia fiavel, a primeira coisa a dizer é o turbo maior....

primeiro de tudo, como posso ver se tenho o turbo de origem? alguma referencia? é q ja n é um nem dois q me dizem q o meu turbo assobia demais... :hum:

falam do vnt22, onde arranjar? onde montar? alteraçoes necessarias? tempo de montagem?

ouvi falar num tal de turbo, o cylon... nem sei o k é, ou se tou a dizer baboseira, mas ja ouviram falar? é fiavel? melhor q o vnt 22?

sei q sao algumas questoes, mas tb sei q muitos sabem responder.. por isso cheguem-se a frente... :assobiar:

abraço
Vou tentar elucidar algumas coisas, nao serei a pessoa mais certa mas é um começo...

Um turbo é um componente do carro como tantos outros, aumentares o turbo por si só nao garante um aumento da fiabilidade do mesmo ou do carro.
Para exemplo disso tens muitos que nao partiram o seu turbo de origem vnt17 mesmo com uma repro. e partem mais tarde o vnt 22. O trabalho de solda deste turbo tem de ser muito bem feito pois é neste sítio onde normalmente eles acabam por ceder.
Veres se tens o de origem, e se está em condições ou nos parametros normais, só com vag-com para veres os valores que o turbo está a fazer.
Ou outra hipotese desmontares e verificares o que lá tens.

VNT 22 tens usados à venda aqui no forum e tambem novos, fala com alguns users TDI LL, Bruno Carmo, Jota entre outros... para além da venda, alguns deles até te indicam onde montar e preços de tudo.

Em relação ao turbo "cylon eliminator", foram uns turbos elaborados/montados pela quipa MB Power.
Esta equipa faz reprogramações para carros diesel e gasolina.
Quanto ainda se fabricarem estes turbos, na altura foram feitos poucos, salvo erro 6 turbos. O seu preço rondava os 1500€...
Um user deste forum, o Kryptone ainda chegou a montar um no seu leon mas depois vendeu o carro e o material.

Espero ter dado umas luzes, faz um search sobre o tema, há muita coisa escrita aqui no forum. :)
Novato
primeiro de tudo, obrigado pelas respostas...

tenho um PD150 e moro em Lisboa...

ja tava pronto para o investimento, nao tava era a contar com a troca do escape completo, pk um dos objectivos é aumentar a potencia, mas sem aumentar o barulho, ja me chegou o carro anterior.

pelo o q percebi, mudando o turbo, para alem de ter de ser montado num sitio de confiança, e do obvio colectores, tenho de mudar o sistema de escape, e uma repro...

A repro seria ou feita no sitio da montagem, ou pelo MB (não sei se monta o turbo tb...)

obrigadao
De facto há vária casa aí em Lx a fazerem o serviço...
Pesnoa a ctulamente uma das mais bem conceituadas, será a AMmotorsport, preparadores dos carros de alguns users aqui do fórum, e os quais com mto boas performaces...

Eles fazem montagem do trubo, linha escpae e repro! Não te chateias c nada!

Fala com os users: Bruno Carmo, Buchadas, etc,.. q são users clientes dessa mm casa!

Abraço
Novato
Olá boas eu fiz algumas alteraçoes no meu Fr e fui á Nipotuning que fica em Sintra e sei que o kota (mecanico ) mexe muito bem , mas sei que á bue oficinas a mexer bem nos nossos Motores .
se precizares de algum contacto é só dizeres alguma cena .
:lol: :lol: :lol:
Leon FR É MUITO Á FRENTE
feedback:
http://leonclubpt.com/forum/profile.php ... ile&u=1623
Bruno Carmo
_Tózé ReD R_ Escreveu:De facto há vária casa aí em Lx a fazerem o serviço...
Pesnoa a ctulamente uma das mais bem conceituadas, será a AMmotorsport, preparadores dos carros de alguns users aqui do fórum, e os quais com mto boas performaces...

Fala com os users: Bruno Carmo, Buchadas, etc,.. q são users clientes dessa mm casa!

Abraço
Tanks pela Dica Toze! :)
Novato
JC motorsport
Boas, se precisares podes tb falar comigo de alguma duvida que tenhas terei todo o gosto em ajudar-te. Um abraço
JC Motorsport
www.jc-motorsport.com
Bronze
Bruno Carmo Escreveu:
_Tózé ReD R_ Escreveu:De facto há vária casa aí em Lx a fazerem o serviço...

Abraço
Tanks pela Dica Toze! :)

Ya... :)
Bruno Carmo
um Turbo designado por nós como " AM Turbocharger" :P :P :P :lol:

Imagem

Imagem

Designações: Top Secret ainda! :D :lol:
Novato
Boas a todos.

Quanto a turbos, e já que se falam de cylons, temos potencias desde os 240 cvs ( Maha ) e não em Vamag, sem adição de cames e injectores, como noutros casos aqui do forum.

Como é obvio, e se for necessário, serão introduzidos essas peças e os valores subiram novamente, mas para potencias dessa ordem, não são necessárias. :)

Abraços a todos
Bruno Carmo
Tb se mete um carro com vnt22, na ordem dos 236 cv motor em vamag ( o que está a marcar menos 2cv que o maha), e não custa mais de 1000€...
Novato
Bruno Carmo Escreveu:Tb se mete um carro com vnt22, na ordem dos 236 cv motor em vamag ( o que está a marcar menos 2cv que o maha), e não custa mais de 1000€...
Bruno, tens que juntar ai as cames e os 2's injectores que ja levou. lol

Podemos sempre fazer um coisa algo interessante.

Queres experimentar com um carro com o mesmo setup mas com um cylon eliminator ?

Já agora sabes a diferença entre um Vamag e um MAHA ?

Abraços
Bruno Carmo
Goodspeed Escreveu:
Bruno Carmo Escreveu:Tb se mete um carro com vnt22, na ordem dos 236 cv motor em vamag ( o que está a marcar menos 2cv que o maha), e não custa mais de 1000€...

Queres experimentar com um carro com o mesmo setup mas com um cylon eliminator ?

Abraços
mais quais cames e dois injectores? eu estou a dar ao rapaz valores de referencia do meu carro, com um vnt22... agora, és tu que pagas aquilo que eu tenho no meu carro... tenho a came de origem ( foi medido com a came de origem se não era dificil andar, e com os 4 injectores do carro, porque sem eles tb não andava)

PD150 com vnt22 e embraiagem e repro - 236 cv motor... Não há cá truques , é o que é!!

quanto á diefrença do Maha, não sei pois não sou expert nisso... sou expert na minha profissão, mas sei que um Leon mediu no Maha 197 cv (Motor) e 418Nm, e passado dois dias mediu no Vamag que estou a falar 199 cv (Motor) e 408 Nm...

logo, as diferenças não me interessam, mas sim os valores... já que dizem que os carros são bons e se ve a real potencia quando se mede num maha porque é mais certinho, eu agora não vejo porque é mau medir neste vamag!!! marca muito semelhante ao maha!! são cavalos de raça diferente? LOL... mas o carro é o mesmo... qual é a explicação?!

warever... Gostei dessa dos 2 injectores e das cames!! :lol: :lol: :lol: :lol: tb desde que vi (coisa de 3 a 4 semanas) um Ibiza com um 22 e linha PD130 (234 cv motor em vamag) a andar á frente de um Ibiza PD160, com cames, injectores, 22, linha e IC, com 240 e tal cv medidos nesse famoso maha,ó sim, vejo que o que é medido em Maha é que é bom!! :assobiar:

(não tou a falar dos carros em sí, mas dos valores que os carro apresentaram)!!

ca bonito! :dah: :lol:
Novato
Bruno Carmo Escreveu:
Goodspeed Escreveu:

Abraços
mais quais cames e dois injectores? eu estou a dar ao rapaz valores de referencia do meu carro, com um vnt22... agora, és tu que pagas aquilo que eu tenho no meu carro... tenho a came de origem ( foi medido com a came de origem se não era dificil andar, e com os 4 injectores do carro, porque sem eles tb não andava)

PD150 com vnt22 e embraiagem e repro - 236 cv motor... Não há cá truques , é o que é!!

quanto á diefrença do Maha, não sei pois não sou expert nisso... sou expert na minha profissão, mas sei que um Leon mediu no Maha 197 cv (Motor) e 418Nm, e passado dois dias mediu no Vamag que estou a falar 199 cv (Motor) e 408 Nm...

logo, as diferenças não me interessam, mas sim os valores... já que dizem que os carros são bons e se ve a real potencia quando se mede num maha porque é mais certinho, eu agora não vejo porque é mau medir neste vamag!!! marca muito semelhante ao maha!! são cavalos de raça diferente? LOL... mas o carro é o mesmo... qual é a explicação?!

warever... Gostei dessa dos 2 injectores e das cames!! :lol: :lol: :lol: :lol: tb desde que vi (coisa de 3 a 4 semanas) um Ibiza com um 22 e linha PD130 (234 cv motor em vamag) a andar á frente de um Ibiza PD160, com cames, injectores, 22, linha e IC, com 240 e tal cv medidos nesse famoso maha,ó sim, vejo que o que é medido em Maha é que é bom!! :assobiar:

(não tou a falar dos carros em sí, mas dos valores que os carro apresentaram)!!

ca bonito! :dah: :lol:

estas a mentir pd130 233cv potencia norma em vamag pd160 246cv em maha.

pd160 atras do pd130 e ao lado.

so uma pergunta goodspead porque é que ficam empresionados com o gt22 do fcunha quando ele puxa com carros com cylons sera que os cylons nao estao afinados ou o do fcunha esta bom :choque:

porque é que o carro do rogerio leonVN tem 225cv em maha e um leon com 218cv potencia norma medido em vamag anda ao pé do rogerio parece que o maha anda a perder qualidades.

abracos
Novato
hehe isto e k o ppl gosta de picardias... eu axo engraçado com tantas makinas k andao por aki na net com tantos cavalos ...mas depois xegam se aos track day nao se ve kuase dizeis nenhuns nos arrankes ....

pergunto me onde andam os carros dos 240cv e senas assim ???
Novato
brunoktm Escreveu:hehe isto e k o ppl gosta de picardias... eu axo engraçado com tantas makinas k andao por aki na net com tantos cavalos ...mas depois xegam se aos track day nao se ve kuase dizeis nenhuns nos arrankes ....

lol essa é que é essa
Novato
TDI LL Escreveu:
brunoktm Escreveu:hehe isto e k o ppl gosta de picardias... eu axo engraçado com tantas makinas k andao por aki na net com tantos cavalos ...mas depois xegam se aos track day nao se ve kuase dizeis nenhuns nos arrankes ....

lol essa é que é essa
LL, ja tens o carro direito para ires puxar com o rapaz do algarve ? ele está á espera...Queres o numero ?

Abraço
Novato
TDI LL Escreveu: so uma pergunta goodspead porque é que ficam empresionados com o gt22 do fcunha quando ele puxa com carros com cylons sera que os cylons nao estao afinados ou o do fcunha esta bom :choque:
Sabes por acaso o que dizes ? Não sabes concerteza.

(i)mpressionados quem ? fds só podes estar doente.,eheheh

Abraço
Bruno Carmo
Goodspeed Escreveu:
TDI LL Escreveu:

lol essa é que é essa
LL, ja tens o carro direito para ires puxar com o rapaz do algarve ? ele está á espera...Queres o numero ?

Abraço
Não precisa de "direito", ou ele é o Teu Deus para empregar essas palavras?! como te disse antes o convite ao Zze já foi feito antes, de modo cortes, e foi aceite... chegaste um pouco tarde...
Novato
Goodspeed Escreveu:
TDI LL Escreveu:

lol essa é que é essa

Abraço

eu quando quiser ir puxar com ele eu aviso nao te preocupes mas eu agora quero puxar com o teu sim porque com as calcas do meu pai sou o maior andava de BMW645
Bruno Carmo
Goodspeed Escreveu:
TDI LL Escreveu: so uma pergunta goodspead porque é que ficam empresionados com o gt22 do fcunha quando ele puxa com carros com cylons sera que os cylons nao estao afinados ou o do fcunha esta bom :choque:

Abraço
se não sabemos o que tamos a dizer, então o pessoal da Mb é aldrabão.. foi um Mb que disse isto, não teriamos gosto em inventar, como muitos fazem por aí...
Novato
Goodspeed Escreveu:

Abraço
e o que se ouve e em relacao ao bancos podes me explicar o porque destes valores
Novato
LOL, o tal carro do Algarve, deixa-me advinhar: o que ficou com o material de um tal Daniel e que se ouvem rumores que o Zé nunca quis ir fazer um comparativo com ele. O pouco que conheço do Zé, não me parece que ele se negue a um comparativo, até pk os comparativos são em estrada e não em bancos de potência sejam eles quais forem, o que interessa ter um carro que debite cavalos suficientes para abrir uma codelaria em banco de dp não se vêm na estrada?! :assobiar:

Atenção, isto é apenas a minha opinião.... 8)
Novato
Ah, peço desculpa aos administradores pelo :offtopic:
Responder