Jota
PNEUS - Qual a melhor escolha?!
Pois é... sao sem duvida de extrema importancia esses bocados de borracha q nos ligam aos asfalto! A todos os niveis mesmo, desde prestações ate a nossa segurança! Como qq um q tenha um bolide, tb ha-de chegar o momento q tenha q trocar de pneus! Mas a oferta é sem duvida muito variada! Na vossa opiniao q marcas e modelos mais vos têm satisfeito? Nomeadamente acerca dos nossos lindos LEON's... :wink:
ToledoTDI
Antes de começar... isto é um Tópico para a secção "Ligação ao Solo". :wink:

Este tema já foi debatido aki no LeonClub, e é debatido em todos os forums ke conheço... As respostas vão variar em função de: opiniões, gostos, tipos de condução, experiência própria, diz-que-disse, tenho-um-amigo-ke-tem-uns-e-diz-que-são-um-espetáculo, etc, etc...

É como se costuma dizer: "as opiniões são como os cús: cada um tem o seu" :lol: :lol: :lol:

Para mim, um bom pneu é akele que está lá quando é preciso, que seja à chuva como a seco... e de todos os pneus ke já tive e testei (e foram bastantes), os GoodYear F1 GS-D3 são sem dúvida os melhores. :wink:
Os Bridgestone Potenza S-03 tb não são maus, mas estão uns furinhos abaixo...
Silver
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Novato
Para mim sem dúvida os bridgestone s03...
Silver
Entre Eagle F1, SO3 e Pilot Sport 2 recomendo estes últimos, pela durabilidade (os meus têm 15mil kms em cima e tão como novos) e pelo conforto e (baixo) ruído de rolamento q são todos factores mto importantes p mim.
Já os S03 são os mais desportivos c uma parede lateral mto rígida, mais duros e desconfortáveis/ruídosos e os q menos duram. Os Eagle F1 são dos mais equilibrados a todos os níveis, mas p mim pecam por ter uma parede lateral pouco rígida q dobra qnd se curva a sério em piso seco aderente...tirando precisão em condução desportiva. Já em molhado são excelentes e os melhores do grupo.

Quem procura durabilidade como principal factor, recomendo os Continental Sport Contact. Tive uns (sempre) atrás q duraram 70mil kms!! Neste momento tenho ainda 2 - mas Continental Sport Contact 2 - em fim de vida e já levam 60mil kms em cima. 8)
P além de duráveis são bons pneus sem atingirem o brilhantismo dos PS2 ou S03 em condução desportiva.
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Novato
trqster quanto à duração dos pneus n concordo ctg... os f1 gsd3 a mim duraram-me menos de 19000 kms e os s03 já passam dos 25000 kms... a condução é a mesma nas mesmas estradas...
Silver
HappyMike Escreveu:trqster quanto à duração dos pneus n concordo ctg... os f1 gsd3 a mim duraram-me menos de 19000 kms e os s03 já passam dos 25000 kms... a condução é a mesma nas mesmas estradas...
Pois cada caso é um caso...mas pela análise da tabela do Tirerack vês q no item do tradwear (desgaste) q os F1 são os mais cotados a este nível e os S03 os piorzitos..
Pela minha experiência tb confirmo esta impressão, mas como disse por vezes estas coisas variam c factores mais ou menos subjectivos. :idea:

abraço
ToledoTDI
Não posso falar dos Michelin Pilot Sport 2 pq não os conheço, portanto, vou só comentar os outros 2...

Concordo. Os F1 vão-se num instante...
O meu xaruto não está tão violento como o do HappyMike, por isso demoro mais tempo a gastá-los... :P Em cerca de 27.000 kms meti uns F1 no lixo - 90% slick (rodaram sempre à frente). Os de trás aínda lá estão, e tem cerca de 50% do rasto - já passaram quase 40.000 kms. :D
Mas eu não me importo que eles se gastem mais rápido do ke uns S-03, pq enquanto duram ando assim: :mrgreen:

Em termos de aderência a seco, eu prefiro os F1 aos S-03, tanto em curva como a travar, e também pelo menor ruído de rolamento... agora, a rigidez lateral, é mesmo como dizem: os bridgestone são muuuito mais rijos. Eu passei de uns S-03 para uns F1 e nas primeiras curvas notei logo o excesso de adorno...
Na minha opinião, é uma questão de hábito - pouco tempo depois deixa de se notar essa diferença. De qq maneira, descobri uma coisa ke faz atenuar essa diferença de rigidez - o Azoto. Se encherem os vossos pneus com Azoto (7 ou 8€ as 4 rodas na Norauto), vão ver que o comportamento em curva melhora significativamente. :wink:

Não vale a pena falar em comportamento à chuva, pq aí os F1 levam a melhor. Posso mesmo afirmar sem qq dúvida que são os melhores. :P

Mas lá está, é como eu disse no início: tudo depende das experiências, e do tipo de condução de cada um... Eu já sabia ke o HappyMike ia dizer ke para ele os melhores eram os S-03 :P , para mim são os F1, para o trqster são os Pilot Sport 2.... e há-de haver aí alguém ke vai dizer ke os melhores são uns Pirelli ranhosos pq duram muitos kms... Tudo depende do tipo de condução, das preferências, da cantiga do vendedor da casa de pneus (muito importante este factor - mais vale ver os testes na net e ir já com uma ideia definida do ke se quer, do ke pedir opinião ao vendedor, muitos dizem ke um determinado pneu é bom pq é o único ke tem em stock), da importância ke as pessoas dão aos pneus (há muita gente ke pensa: pneus = borracha preta à volta da jante; e nós sabemos ke não é assim...), etc, etc... Podia ficar aki o dia inteiro a enumerar factores ke podem fazer variar as preferências... :roll:

:arrow: Resumindo, se meteres qq um destes 3 modelos que foram falados em cima, ficas bem servido. São os 3 melhores. Só depois de os experimentares é ke vais poder dizer qual é ke perferes. É uma questão de gosto pessoal. :wink:

P.S.: Atenção que neste momento aínda há 2 modelos de Goodyear F1 à venda no mercado - os antigos F1 GS-D2 (ke eram bons quando saíram, mas agora não prestam pq há modelos mto melhores), e os F1 GS-D3 (que são os que estamos a falar).
UnKnOwN
Quanto à durabilidade isso depende de cada pessoa!!!

Eu tenho Pirelli P Zero e têm quase 30000 kms em cima e estão como novos, o homem da casa de pneus da qual sou cliente até se passa com o estado dos meus pneus!! Ainda fazem outros 30000 mil...
Por isso depende de muitos factores, ainda sobre estes pneus, estou muito satisfeito com eles a nível de aderência e prestações.

Cumps.
Silver
UnKnOwN Escreveu:Quanto à durabilidade isso depende de cada pessoa!!!

Eu tenho Pirelli P Zero e têm quase 30000 kms em cima e estão como novos, o homem da casa de pneus da qual sou cliente até se passa com o estado dos meus pneus!! Ainda fazem outros 30000 mil...
Por isso depende de muitos factores, ainda sobre estes pneus, estou muito satisfeito com eles a nível de aderência e prestações.

Cumps.
Tb ouço falar mto bem desses Pirelli. Aliás na biblia dos pneus aka Tirerack estão mto bem classificados. 8)

Quanto ao resto tou de acordo c o ToledoTDI, cada caso e experiência é único, pelas exigências e gosto de cada condutor. :idea:
Novato
Eu tinha Michelin Pilot Sport de origem e ainda tenho à frente e não prestam para nada.

Meti 2 Bidgestone Potenza RE050 atrás a traseira cola-se à estrada.Em chuva também são muito bons, pois só sinto a frente a fugir(Michelin).

Estou muito contente com eles e aconselho vivamente.
Antes gozavam com os Diesel, agora grandes máquinas já não se metem com eles...
Silver
_Sliver Escreveu:Eu tinha Michelin Pilot Sport de origem e ainda tenho à frente e não prestam para nada.

Meti 2 Bidgestone Potenza RE050 atrás a traseira cola-se à estrada.Em chuva também são muito bons, pois só sinto a frente a fugir(Michelin).

Estou muito contente com eles e aconselho vivamente.
Só a título de curiosidade, são Pilot Sport ou Pilot Sport 2 (novo modelo)..? :roll:

É curioso ver opiniões tão constrastantes entre diversos utilizadores dos mesmos pneus!
Por isso mesmo baseio-me sempre na opinião da média de mtos utilizadores, tal como se pode ver neste tipo de inquério:

http://www.tirerack.com/tires/surveyres ... sp?type=MP
'02 VW Golf TDI
Gold
Bem vou lançar mais lenha pra fogueira lolol :lol:

Também estou a precisar de pneus atrás. Ainda tenho os Potenza de origem.
Andei a ver na net e encontrei este modelo da Vredestein, o Ultrac:

Imagem

Tem um rasto mt fixe e pelo que li na internet, é bom. Tava com vontade de exprimentar :roll: Alguém os conhece?

Dois links:
http://ssl.delti.com/cgi-bin/reifenbest ... 05&dsco=34
http://www.reifentest.com/cgi-bin/autot ... 9z110&&&EN

Cumps
Bronze
De facto é estranho sobre o mesmo pneu (ou não!...podem ser os 1º Pilot Sport! rasto em V) haver algumas discordâncias...sendo os carros os mesmos!
Eu estou a precisar de pneus e com o que já li aqui já nem sei...na volta meto igual pois pelo menos já sei com o que conto!
Tenhos os Bridgestone RE040 de origem no fim e para dizer a verdade nunca os achei assim tão maus como alguns aqui dizem...talvez o maior defeito que têm é irem embora mt depressa, mm assim fizeram-me 40000km.
Nunca apanhei nenhum susto com eles nem em seco nem molhado, parecem-me bastante previsiveis...não vou dizer que sejam os melhores mas apenas falo do que conheço.
Tinha como hipotese os michelin PS2, e Brisgestone RE040 (novamente) ou os RE050(devem ser ligeiramente superiores aos anteriores)...isto porque é o que se arranja ai nos pneus da moda (Luís) baratinho! ehehe!
Assim já fico desconfiado dos PS2...não sei! :?
Silver
rmgl Escreveu:De facto é estranho sobre o mesmo pneu (ou não!...podem ser os 1º Pilot Sport! rasto em V) haver algumas discordâncias...sendo os carros os mesmos!
Eu estou a precisar de pneus e com o que já li aqui já nem sei...na volta meto igual pois pelo menos já sei com o que conto!
Tenhos os Bridgestone RE040 de origem no fim e para dizer a verdade nunca os achei assim tão maus como alguns aqui dizem...talvez o maior defeito que têm é irem embora mt depressa, mm assim fizeram-me 40000km.
Nunca apanhei nenhum susto com eles nem em seco nem molhado, parecem-me bastante previsiveis...não vou dizer que sejam os melhores mas apenas falo do que conheço.
Tinha como hipotese os michelin PS2, e Brisgestone RE040 (novamente) ou os RE050(devem ser ligeiramente superiores aos anteriores)...isto porque é o que se arranja ai nos pneus da moda (Luís) baratinho! ehehe!
rmgl, garanto-te q ficas bem servido c os PS2, são mesmo mto bons!!
E eu sou bastante exigente, pois pratico todos os dias uma condução mto agressiva em rotundas e afins, levando o carro p além dos limites. E acho aliás q os PS2 são dos pneus mais progressivos q já tive...mto bons antes do (elevado) limite de aderência e mto bons tb após passares esse limites. 8)

Fora isto têm uma boa durabilidade (devem fazer uns ~40mil kms) e ão bastante confortáveis (pouco ruidosos).
'02 VW Golf TDI
Bronze
trqster Escreveu:
rmgl Escreveu:De facto é estranho sobre o mesmo pneu (ou não!...podem ser os 1º Pilot Sport! rasto em V) haver algumas discordâncias...sendo os carros os mesmos!
rmgl, garanto-te q ficas bem servido c os PS2, são mesmo mto bons!!
E eu sou bastante exigente, pois pratico todos os dias uma condução mto agressiva em rotundas e afins, levando o carro p além dos limites. E acho aliás q os PS2 são dos pneus mais progressivos q já tive...mto bons antes do (elevado) limite de aderência e mto bons tb após passares esse limites. 8)

Fora isto têm uma boa durabilidade (devem fazer uns ~40mil kms) e ão bastante confortáveis (pouco ruidosos).
:wink:
Novato
Os meus são os 1ºs Pilot Spot, os que têm o piso em V. São mesmo uma desgraça em aderencia então quando chove não passo dos 80 kms/h(tou a exagerar claro)!!!

Mas já apanhei grandes sustos com eles à chuva, escorregam muito e com lençois d´água também é um problema.

Neste momento e pelo que tenho lido e exprimentado, Bridgstone Potenza RE050 é o meu pneu de eleição.

Até li um tópico de um outro membro que não me lembro qual é, que foi fazer um teste-drive ao novo Leon que por acaso vinha com estes pneus de origem e até os elogiou.

Foi o LEON FR, já encontrei.
http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?t=713

"umas curvas bem apertadas a sair de uma via rápida e nem sinal de querer fugir...nem frente nem traseira...sentem-se as suspensões e os pneus a trabalhar (os RE 050 pareceram-me muito estáveis, sem grandes perdas de aderência)..."

Abraços
Antes gozavam com os Diesel, agora grandes máquinas já não se metem com eles...
Novato
Eu tnh uns GYF1 GSD3 e sem duvida são mt bons :wink:
I have the power of GT add this to TDi you have GTTDithe speed Machine!
Responder