Novato
Ajuda num projecto de motor...
Boas pessoal

Reparei que aqui o pessoal detem de um grande conhecimento sobre leons e como altera-los, mas fala-se muito em Vnt20 e 22, mas não se ve muitas alterações nos Vnt17, a minha ideia é manter a saida no Vnt 17, mas ficar com alguma "pedrada".

O que venho pedir é uma ajuda ao pessoal, para fazer umas alterações no meu, se me davam ideias e algumas noções de preços.

A minha intenção é manter o Vnt17 (fazendo mais tarde uma hibridagem a Vnt20).

Das unicas coisas que sei bem para ter fiabilidade é linha directa, mas outras partes mecanicasgostava que me dessem uma ajuda em tudo o qe poderia alterar, para ter bastante rendimento, mas manter fiabilidade.

Lista:

- Linha recta artesanal
- Repro
- Agora vem as vossas ideia... :P :P :P ...loooool

Ajudem aqui o pobrezinho... :D
Bruno Carmo
Para um vnt17 fiável, ajuda uma embraiagem, Linha de escape directa e uma reprogramação, e és capaz de atingir cerca de 205cv e 430Nm...

não precisas de mais... memo que hibrides o turbo, depois não vais poder dar muita mais carga!
Bronze
Presumo que queiras manter o teu vnt17 de origem? Se é isso, o Bruno deu-te as indicações embora ache que os 2...cv sejam muito optimistas mas 19. sacas de certeza com fiabilidade.

Se pretendes manter-te no 17 mas queres outras cavalagens que se mandem para as dos vnt20 e 22 entao opta por um outro turbo17, por exemplo turbo dynamic, é um 17 na mesma mas muito diferente.
Não conheço na 1ª pessoa este turbo mas há quem o tenha ou teve e as cavalagens alcançadas foram altas....

Mas se tiver a dizer alguma asneira, já me emendam :assobiar:

Fica bem e participa :)
Novato
E a nivel d injectores e coisas desse género, com este turbo não consigo mais rendimento?? o meu objectivo não é so "trabalhar" a pala do turbo, mas sim com outros componentes mecanicos.
Abraço
Bruno Carmo
Tiago Sousa Escreveu:E a nivel d injectores e coisas desse género, com este turbo não consigo mais rendimento?? o meu objectivo não é so "trabalhar" a pala do turbo, mas sim com outros componentes mecanicos.
Abraço
para aumentares potencia, directa ou indirectamente tens de aumentar pressão de turbo e injecção para a combustão se realizar..

o vnt17 até 1.9 de pico e 1.6 - 1.7 (optimista) constante aguenta com alguma fiabilidade (dependendo dos niveis de injecção e temperaturas que o caracol vai atingir por gasoleo não queimado, ou queimado).. com estas pressões, savas os valores que eu e o dalton te indicamos...

de que te adianta meter injectores que debitam mais gasoleo, se não tens ar para a mistura com este...

o unico hardware que podes meter a meu ver sem te comprometer a fiabilidade e onde tens ganhos imediatos apenas de plug an play é uma avores de came... ganhos na ordem dos 12 - 15 cv só de a montar...
Novato
Então segundo o vosso conselho, linha directa, repro e arvore de cames e reforço de embraiagem???

uma pergunta, saco ele seja hibridado a Vnt20, haverá alguma opção extra??
Abraços
Bruno Carmo
não... penso que seja tudo...

há sempre quemponha radiadores de oleo e gasoleo para aumentar a fiabilidade...
Novato
Um IC ligeiramente maior não traria nenhuma vantagem??? ou o lag seria muito grande que não compenssa???

Abraço
Bruno Carmo
Tiago Sousa Escreveu:Um IC ligeiramente maior não traria nenhuma vantagem??? ou o lag seria muito grande que não compenssa???

Abraço
amigo, pediste opinião, já te a deram... ng está aqui para enganar ng... o teu IC já é dos um maiores que existem para TDI´s da berra, para um nivel de preparação até 230 - 250 cv quase ninguem os troca,,, Não há necessidade :)
Bronze
Tiago Sousa Escreveu:Um IC ligeiramente maior não traria nenhuma vantagem??? ou o lag seria muito grande que não compenssa???

Abraço
Se tens o 150cv o teu IC chega e sobra para o que venhas a colocar.
Neste aspecto... nao mexe! :)
Novato
Bruno, calma, eu apenas quero saber até aos promenores mais existentes, não estou aqui a duvidar de ninguem, simplesmente sou curioso e leio ai muita coisa, e nunca falam especificamente num modelo, mas a maior parte generalizadamente.

Abraço e desde ja obrigado aos 2.

Ja agora, algum concelho para um sitiu onde reforçar embraiagem??? e quais os colectores aconcelhados para o Fr ???
Bruno Carmo
Tiago Sousa Escreveu:Bruno, calma, eu apenas quero saber até aos promenores mais existentes, não estou aqui a duvidar de ninguem, simplesmente sou curioso e leio ai muita coisa, e nunca falam especificamente num modelo, mas a maior parte generalizadamente.

Abraço e desde ja obrigado aos 2.

Ja agora, algum concelho para um sitiu onde reforçar embraiagem??? e quais os colectores aconcelhados para o Fr ???
Reforçar embraiagem na GBS... colectores, tb não compensa... há, e eu tou calmo LOL...
Novato
Não era colectores que queria referir, era árvores de cames. lol.
Bruno Carmo
Tiago Sousa Escreveu:Não era colectores que queria referir, era árvores de cames. lol.
epá, isso só numa casa que faça esse tipo de trabalhos... as cames normalmente vem da alemanha com tempo de entrega de mes a mes e meio...
Novato
O tempo não e crise, acho que o que conta e a relação preço/qualidade. lool.
Bruno Carmo
Tiago Sousa Escreveu:O tempo não e crise, acho que o que conta e a relação preço/qualidade. lool.
se quiseres a came, depois fala cmg então...

abraço
Silver
Bom como estão a falar básicamente o meu actual setup,vou tecer alguns comentários... :D

- Tenho neste momento ~205cv/420Nm medidos. Fica o dyno stock vs repro feito no mesmo banco e na mesma altura como é óbvio: http://img272.imageshack.us/img272/6880 ... asm9ae.jpg
Dava para puxar mais alguma coisa deste setup, mas seria à custa de bastante fumaça e perda clara de fiabilidade.

- Turbo VNT1749VB revisionado e com uma compressora maior. N sei ao certo as specs do bixo, mas sei q já o tenho montado há ~50mil kms sem qq tipo de problema. O turbo foi preparado c "know-how" da Iberoturbo/Bombóleo. Pressão ~1.9bar pico e +1.7bar estáveis...
De resto hardware 100% stock, incluíndo linha de escape c cat.

- Embraiagem stock e já ~50mil kms de carga em cima, sempre com +400Nm, sem qq patinanço até à data. Convém dizer q a larga maioria das embraiagens se "deita" até c menos carga q isto pelo q se ouve por aí...

- Manutenção redobrada (revisões completas todos os 10mil kms) e cuidados de utilização - n faço mais de 2-3km a fundo, deixo sempre aquecer/arrefecer o motor/turbo devidamente. Até à data, zero (knock, knock) problemas mecânicos (motor, turbo e embraiagem). 8)
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Novato
loool. bem, ja é alguma coisa... 268KM/H...looool
Silver
Tiago Sousa Escreveu:loool. bem, ja é alguma coisa... 268KM/H...looool
:?
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Silver
???? passou-me ao lado!!!!
Imagem
Leon 1.9 TDI - Limits were made to be broken
Novato
Estava-m a referir a velocidade máxima... looooool.
Silver
Tiago Sousa Escreveu:Estava-m a referir a velocidade máxima... looooool.
E o q é q é estranho posso saber já agora? :hum:
268.4kmh -> 4.985RPM é um valor bastante aproximado do real, sabendo q o meu xaruto faz 53.7kmh (reais) a cada 1.000RPM em 6ª... Isso mostra q o rapport de caixa foi bem calculado.

Quanto ao valor da vel.máx. em absoluto, tendo em conta q é um banco de rolos livres, ou seja, c pouquíssima resistência ao rolamento...o carro dará o q a caixa/motor (limte de rpm) permitir. Um Ibiza 130 (stock) de caixa "longa" passa confortávelmente dos 300kmh (reais) num banco de rolos livres em 6ª.
'02 VW Golf TDI
Novato
Calma amigo, não é isso, calma, eu estou-me a referir a simples reprogramação, conseguir dar tanta velocidade ao carro. Eu pensei que apenas chegassem aos 250K/H reais, dai o meu espanto. lol.
Mas calma, não estou aqui a criticar nada, apenas foi uma frase de admiração. ;)
Silver
Tiago Sousa Escreveu:Calma amigo, não é isso, calma, eu estou-me a referir a simples reprogramação, conseguir dar tanta velocidade ao carro. Eu pensei que apenas chegassem aos 250K/H reais, dai o meu espanto. lol.
Mas calma, não estou aqui a criticar nada, apenas foi uma frase de admiração. ;)
Eu estou calmo! :)
Mas n leste o q escrevi antes no meu post? Isto aqui:
"Quanto ao valor da vel.máx. em absoluto, tendo em conta q é um banco de rolos livres, ou seja, c pouquíssima resistência ao rolamento...o carro dará o q a caixa/motor (limte de rpm) permitir."

Trocando por miudos....qualquer carro num banco de potência de rolos livres (ex:vamag) dará a vel.máxima que o motor/caixa permitir....pq n existe resistência ao rolamento e vento como na estrada, percebes?
Tanto faz ter 100cv ou 500cv daria sempre a mesma velocidade, a q a minha caixa e limitador de rotação do motor permitir.
Um Uno 45S se tivesse caixa p isso podia dar 300kmh reais na boa... :D
Um banco de potência NÃO serve p aferir a vel.máx de um carro na estrada, apenas p testar os rapports de caixa.

Na estrada como é óbvio é mto diferente...e embora n seja apreciador de grandes velocidades, numa recta plana (a sério e n pseudo rectas da vdg e afins)....c os ~205cv actuais indica ~245 correspondentes a ~236 gps. A descer, c embalos ou cones dá mais como é óbvio mas isso pouco interessa.....

Espero q te tenha esclarecido. :)
'02 VW Golf TDI
Novato
Sim, sim, eu tinha percebido, mas estava responder as coisas anteriores a tua explicação. :) :) :) 8)
Responder