em quanto te ficou esse radiador? valeu a pena?
mas o do Serie 3 é claramente maior não é, ou estou enganado?
Este é do 320d e custou 67€+IVA mais a instalaçao que é no retorno.Bruno Carmo Escreveu:em quanto te ficou esse radiador? valeu a pena?
mas o do Serie 3 é claramente maior não é, ou estou enganado?
O unico teste que fiz foram 10kms em AE a 220 (4500rpm) onde o gasoleo ficou nos 48-52graus e mal tirei o pe foi para os 40...
Agora com este frio nao serve para muito , talvez viagens muito longas o destape.
Nem um nem outro, n é Leon. E é um TDI110.LEON FR Escreveu:Supersport, uma perguntita... o teu Leon de origem era o de 110 ou o de 150cv?
Essas temperaturas de gasóleo parecem-me baixas para os PD...e quando falas nas 4500rpm a 220km..
De facto um radiador de gasóleo assim fará mais sentido em todo o tipo de tempo num PD TDI do q própriamente num VP.
Os PD aquecem de longe mais o gasóleo fruto do seu sistema de injecção.
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Ora bem, o radiador de gasóleo tá montado e a bombar
Para já fica montado no retorno, uma vez que a intenção na montagem é diminuir a temperaturas a que o gasóleo sai do motor e assim dimunuir a carga térmica a que todo o sistema de injecção tá sujeito...mais tarde poderá vir a ser montado na admissão, se pensar em evoluir o motor...
Primeiras impressões:
-parece-me que diminui o consumo em cerca de 0.1 a 0.2l, visto pelo CB...a confirmar, pois só fiz cerca de 50km, mas como as velocidades foram as normais fiquei com essa ideia (tb pode ser de ter os filtros todos novos, pois fiz a revisão ontem, mas os anteriores estavam em bom estado);
- a temperatura do motor sobe na mesma, não demora mais visto as temperaturas do combustível serem menores ( penso que dado ser um motor PD nesse aspecto do aquecimento matinal não ir influenciar...)
- após uns 10km hoje de manhã, ao entrar numa via rápida apanhei um A6 3.0tdi quattro...assim que o trânsito permitiu o tipo carregou no pedal...e eu fui atrás...em aceleração dos 80 até cerca dos 140/150km não o larguei... a revisão tb pode ter ajudado, mas o motor tá com uma resposta bem melhor
Eu vou postando por aqui as impressões, bem como fotos da montagem
Para já fica montado no retorno, uma vez que a intenção na montagem é diminuir a temperaturas a que o gasóleo sai do motor e assim dimunuir a carga térmica a que todo o sistema de injecção tá sujeito...mais tarde poderá vir a ser montado na admissão, se pensar em evoluir o motor...
Primeiras impressões:
-parece-me que diminui o consumo em cerca de 0.1 a 0.2l, visto pelo CB...a confirmar, pois só fiz cerca de 50km, mas como as velocidades foram as normais fiquei com essa ideia (tb pode ser de ter os filtros todos novos, pois fiz a revisão ontem, mas os anteriores estavam em bom estado);
- a temperatura do motor sobe na mesma, não demora mais visto as temperaturas do combustível serem menores ( penso que dado ser um motor PD nesse aspecto do aquecimento matinal não ir influenciar...)
- após uns 10km hoje de manhã, ao entrar numa via rápida apanhei um A6 3.0tdi quattro...assim que o trânsito permitiu o tipo carregou no pedal...e eu fui atrás...em aceleração dos 80 até cerca dos 140/150km não o larguei... a revisão tb pode ter ajudado, mas o motor tá com uma resposta bem melhor
Leon FR TDI
Fotos pormenorizadas era muito bom, visto que não há muita info á cerca disto aqui.LEON FR Escreveu:Eu vou postando por aqui as impressões, bem como fotos da montagem
[[]]
Boas!!LEON FR Escreveu:Ora bem, o radiador de gasóleo tá montado e a bombar![]()
Primeiras impressões:
- após uns 10km hoje de manhã, ao entrar numa via rápida apanhei um A6 3.0tdi quattro...assim que o trânsito permitiu o tipo carregou no pedal...e eu fui atrás...em aceleração dos 80 até cerca dos 140/150km não o larguei... a revisão tb pode ter ajudado, mas o motor tá com uma resposta bem melhor![]()
Tive as impressões totalmente ao contrário de ti, assim que montei e fiz a viagem de volta, pareceu-me que o carro estava a consumir mais do que antes...
O consumo ao relentim tb aumentou, anteriormente situava-se nos 0.7, agora oscila entre os 0.8 e 0.9...
No resto impéc mesmo, sem problemas. O meu tb está montado no retorno, qd fui tratar da fuga do radiador de óleo, perguntei ao mecanico que o montou e sim está montado no retorno ele referiu que é aí que deve estar montado, à excepção dos carros de competição. Nos nossos do dia-a-dia deve ser montado no retorno sim.
O radiador montado no sitio, penso ser dos melhores sitios para apanhar ar fresquinho

A montagem das ligações junto ao filtro do gasóleo e no tubo do retorno que está agarrado ao motor

Dalton, o meu consumo instantâneo mantem-se nos 0.6l ao ralenti, e hoje de facto já não notei nada no consumo, parece-me o mesmo. De manhã, e como está mais frio hoje, notei foi o turbo a assobiar mais um pouco, até que o motor aqueceu, mas pelo que tenho lido será normal, devido aos gases (EGT) não aquecerem tão depressa
Volto a frisar que o meu motor está de origem, apenas tem um CCV Bypass e o radiador de gasóleo.
E dito isto uma experiência que fiz no fim de semana...para verificar se não existiam bolhas de ar dentro do radiador (como podem ver pelas fotos, a entrada e saída estão voltadas para baixo, o que poderia levar a criar bolhas de ar quando o montei) desmontei o radiador e voltei-o ao contrário, de modo a ficar com a entrada e saída para cima) e retirei o tubo do retorno da ligação do filtro de gasóleo (coloquei uma garrafa na ponta) e coloquei o motor a trabalhar...para meu espanto, em cerca de 1 minuto a ralenti tinha cerca de 3/4 litro de gasóleo dentro da garrafa...voltei a colocar tudo no sitio e fiquei com a certeza que não tinha bolhas de ar
Mas vamos ao que interessa: este radiador da BMW, para carros que não estejam stock, e principalmente, para carros que o projecto seja bem mais que uma simples repro penso que não chega para o arrefecimento de gasóleo que se pretende...neste teste pude verificar que o gasóleo sai na mesma quentinho, não a escaldar mas quentinho
Acredito que tenha retirado 10/15 graus na temperatura uma vez em andamento (com o carro parado não faz qualquer efeito, pois não tem ar a passar pelo radiador), mas lá está, o motor tá stock...para carros com mais hardware será melhor um radiador maior, com mais litragem que este, pois uma vez que num minuto tirou cerca 3/4 litro de gasóleo pelo retorno, o tempo que o gasólo passa por dentro de um radiador deste tamanho é muito pouco, não permitindo um maior arrefecimento.
Isto já vai longo, mas qualquer dúvida mais vão postando que eu vou tentando responder

A montagem das ligações junto ao filtro do gasóleo e no tubo do retorno que está agarrado ao motor

Dalton, o meu consumo instantâneo mantem-se nos 0.6l ao ralenti, e hoje de facto já não notei nada no consumo, parece-me o mesmo. De manhã, e como está mais frio hoje, notei foi o turbo a assobiar mais um pouco, até que o motor aqueceu, mas pelo que tenho lido será normal, devido aos gases (EGT) não aquecerem tão depressa
Volto a frisar que o meu motor está de origem, apenas tem um CCV Bypass e o radiador de gasóleo.
E dito isto uma experiência que fiz no fim de semana...para verificar se não existiam bolhas de ar dentro do radiador (como podem ver pelas fotos, a entrada e saída estão voltadas para baixo, o que poderia levar a criar bolhas de ar quando o montei) desmontei o radiador e voltei-o ao contrário, de modo a ficar com a entrada e saída para cima) e retirei o tubo do retorno da ligação do filtro de gasóleo (coloquei uma garrafa na ponta) e coloquei o motor a trabalhar...para meu espanto, em cerca de 1 minuto a ralenti tinha cerca de 3/4 litro de gasóleo dentro da garrafa...voltei a colocar tudo no sitio e fiquei com a certeza que não tinha bolhas de ar
Mas vamos ao que interessa: este radiador da BMW, para carros que não estejam stock, e principalmente, para carros que o projecto seja bem mais que uma simples repro penso que não chega para o arrefecimento de gasóleo que se pretende...neste teste pude verificar que o gasóleo sai na mesma quentinho, não a escaldar mas quentinho
Acredito que tenha retirado 10/15 graus na temperatura uma vez em andamento (com o carro parado não faz qualquer efeito, pois não tem ar a passar pelo radiador), mas lá está, o motor tá stock...para carros com mais hardware será melhor um radiador maior, com mais litragem que este, pois uma vez que num minuto tirou cerca 3/4 litro de gasóleo pelo retorno, o tempo que o gasólo passa por dentro de um radiador deste tamanho é muito pouco, não permitindo um maior arrefecimento.
Isto já vai longo, mas qualquer dúvida mais vão postando que eu vou tentando responder
Leon FR TDI
Ora bem, para quem conhecer bem o sistema de alimentação dos PD, agradecia aqui uma ajudita a dissipar uma dúvida... desde que montei o radiador de gasóleo que noto um zumbido vindo da zona do motor que aumenta de frequência com o aumento da rotação do motor, mas que assim que o ponteiro de temperatura do liquido refrigerante começa a subir desaparece por completo.... não me parece que seja do turbo, pois o assobio do mesmo está igual ao de sempre, seja a quente seja a frio... e além disso o zumbido parece mais da zona superior do motor... estes motores têm alguma bomba do género da bomba de água, que faça circular o gasóleo? Ou são os próprios injectores que fazem circular o gasóleo? Poderá o gasóleo enquanto frio originar esse barulho ao passar no radiador? Ou será que o radiador está de algum modo a causar algum estrangulamento e a forçar o que quer que faça circular o gasóleo?
Depois de quente não se nota rigorosamente nada, o motor tá a reponder muito bem em qualquer rotação e os consumos estão na mesma como antes de montar o radiador.
Se puderem dar aí umas dicas agradecia...tou um bocado à nora com o que possa ser

Depois de quente não se nota rigorosamente nada, o motor tá a reponder muito bem em qualquer rotação e os consumos estão na mesma como antes de montar o radiador.
Se puderem dar aí umas dicas agradecia...tou um bocado à nora com o que possa ser
Leon FR TDI
Boas!!
Li agora mesmo a tua P.M.
Sim o zumbido que houves aquando do motor frio é perfeitamente normal, o meu tambem faz e mais que o teu pois juntamente tenho o ruído no habitaculo do radiador de óleo que tb emite esse barulho tipo tractor de manha antes de aquecer. Alias se saires do carro mesmo abrindo o capôt nao ouves qualquer som, só no habitaculo. Lembro-me de ter falado com o TóZé e ele tambem o ouve.
Tal como referiste após uns metros todos os sons desaparecem, tal como no meu.
Perguntei ao mecanico, na altura ele explicou-me concretamente o que acontecia mas mais no caso do radiador de óleo. No gasóleo como disseste no teu ultimo post, o gasoleo frio é responsável por esse barulho tal como o óleo no sistema hidraulico no outro radiador, ao aquecer desaparece!
Nao te preocupes portanto, nao é defeito é feitio
Li agora mesmo a tua P.M.
Sim o zumbido que houves aquando do motor frio é perfeitamente normal, o meu tambem faz e mais que o teu pois juntamente tenho o ruído no habitaculo do radiador de óleo que tb emite esse barulho tipo tractor de manha antes de aquecer. Alias se saires do carro mesmo abrindo o capôt nao ouves qualquer som, só no habitaculo. Lembro-me de ter falado com o TóZé e ele tambem o ouve.
Tal como referiste após uns metros todos os sons desaparecem, tal como no meu.
Perguntei ao mecanico, na altura ele explicou-me concretamente o que acontecia mas mais no caso do radiador de óleo. No gasóleo como disseste no teu ultimo post, o gasoleo frio é responsável por esse barulho tal como o óleo no sistema hidraulico no outro radiador, ao aquecer desaparece!
Nao te preocupes portanto, nao é defeito é feitio
Ok, fico mais descansado por ver que será mesmo feitio
Mas que realmente é estranho, pois só se ouve de dentro do habitáculo, se abrir o capôt, népia....e isso é me estava a intrigar...
De resto, depois de quentinho ele quer é pedal....da direita
né por nada mas a média nos ultimos dias subiu qualquer coisa...pode ser psicológico, mas o motor após as 2000rpm tá responder com outra alma 
Mas que realmente é estranho, pois só se ouve de dentro do habitáculo, se abrir o capôt, népia....e isso é me estava a intrigar...
De resto, depois de quentinho ele quer é pedal....da direita
Leon FR TDI
Se poderes perguntar ao teu mecânico qual a diferença de ter no retorno ou ter á entrada da bomba, era porreiro! Para ele dizer que é melhor no retorno é pq sabe a diferença e problemas ( ou não ) que poderam advir dai. Era porreiro ele partilhar isso com a malta pq acredito que haja muita gente interessada em saber 
Se poderes faz isso sff.
[[]]
Se poderes faz isso sff.
[[]]