Silver
O meu tb diz TCS será que o de ninguém diz ESP?? como é que posso saber se o meu carro tem esp ou não??
Imagem
Leon 1.9 TDI - Limits were made to be broken
Bronze
No meu diz ESP, e dou conta que tem quando entro em alguma curva mais longa, com uma velocidade constante sem uso do pedal do acelerador, isto é, a velocidade constante para que não seja o TCS a actuar. Desse modo dou conta principalmente da travagem automática da roda traseira que está do lado de dentro da curva...e corresponde sempre a um acender da luz no painel.
Acho que não se consegue ver tão bem isso (se tem ESP ou não) com a pata no acelerador de gás, pq aí vai provocar a patinagem das rodas da frente e o TCS vai actuar nelas...
Alguém percebeu o que disse ou está demasiado confuso? :?

Para experimentares ao certo se tem ESP acho que podes fazer o seguinte que é mt fácil... num sítio alcatroado mas com mt espaço (se fores um perigo coloca MUITO MUITO MUITO antes da palavra "espaço" :assobiar: )a velocidade baixa, por exemplo 50km/h, a manteres a velocidade dás umas guinadelas para um lado e para o outro para ele fugir...se acender a luz é pq tem ESP...mas atenção que não podes acelerar de modo a que as rodas da frente patinem!
Mais uma vez pergunto...confuso? :hum:

Se não tiver vais à Seat e trocas o botão do TCS pelo do ESP...pode ser que fiques instantaneamente com ESP!!! :lol:
Suricata_R
Tantos que gozaram comigo ahh e tal...e afinal...calaram-se todos agora :assobiar:
Bronze
É verdade... Afinal o Pedro Pereira sempre tinha razão :lol:
é uma versão especial para ti.
não dá para desligar o esp porque és um perigo do caraças na estrada.
20vtfr
Ora bem...
se nos Leons for como nos ibizas,se no botão estiver TCS é pq NAO tem ESP. Se estiver ESP então tem TCS (claro)+ ESP. Qd se desliga,desliga-se as duas coisas.

Cumps!! :)
Suricata_R
Já não digo mais nada pronto :?
Silver
Tb tenho que experimentar!!!!
Imagem
Jota
morgado Escreveu:O meu tb diz TCS será que o de ninguém diz ESP?? como é que posso saber se o meu carro tem esp ou não??
Morgado... tas feito num toninho... :?

Ja nao posso com os teus post's...

Quanto mais participas no forum menos sabes... 8)
Silver
LOL não é isso estranhei mm bue o CupraR não ter ESP e fiquei a anhar completamente!!!LOL
Imagem
Bronze
o meu nao aparece essa luz maricar do TCS .,..so da pa desligar o botao do ESP ao pe do travao de mao nunc vi essa luz a dizer TCS
Bronze
POis é komo ja devem ter reparado eu tenho um cupra 4 e por akaso kuando tinha jante 17 kom eagle f1 montados, o carro curvava na perfeição nada de ESP's a ligarem nem nada, dpois montei umas jantes 18 tambem kom eagle f1, e sempre k faço kurvas pra eskerda activa-me o ESP... no inicio pensei k fosse dos pneus, mas msm assim por mais estranho k pareça so faz mesmo em curvas pro lado eskero, pro lado direito posso apertar ah vontade k o gajo so liga s o carro for msm ja a fugir... dpois trokei d pneus por uns uniroyal rainsport e o problema kontinuou... o k eu faço é sempre k isso akontece desligo o ESP e pronto... mas kuando tiver paciencia s calhar tenho d ir ah seat ligar o carro ah makina...
Bronze
POis é komo ja devem ter reparado eu tenho um cupra 4 e por akaso kuando tinha jante 17 kom eagle f1 montados, o carro curvava na perfeição nada de ESP's a ligarem nem nada, dpois montei umas jantes 18 tambem kom eagle f1, e sempre k faço kurvas pra eskerda activa-me o ESP... no inicio pensei k fosse dos pneus, mas msm assim por mais estranho k pareça so faz mesmo em curvas pro lado eskero, pro lado direito posso apertar ah vontade k o gajo so liga s o carro for msm ja a fugir... dpois trokei d pneus por uns uniroyal rainsport e o problema kontinuou... o k eu faço é sempre k isso akontece desligo o ESP e pronto... mas kuando tiver paciencia s calhar tenho d ir ah seat ligar o carro ah makina...
:choque:
Olha que vou por umas jantes de 18 para a semana que vem...tás a tentar assustar-me!!! Apartir de hoje vou começar a rezar o terço!!! :)
A mais alguém acontece isto?
Bronze
o meu nao aparece essa luz maricar do TCS .,..so da pa desligar o botao do ESP ao pe do travao de mao nunc vi essa luz a dizer TCS
Como o 20vtfr disse "se no botão estiver TCS é pq NAO tem ESP. Se tiver ESP então tem TCS (claro)+ ESP. Qd se desliga,desliga-se as duas coisas. "

Se tiver ESP, claro que não aparece nenhuma luz a dizer TCS
Bronze
Pedro_Almeida Escreveu:
:choque:
Olha que vou por umas jantes de 18 para a semana que vem...tás a tentar assustar-me!!! Apartir de hoje vou começar a rezar o terço!!! :)
A mais alguém acontece isto?
Pah comigo akonteceu assim... nao sei s o gajo k m montou as jantes ao meter as jantes deu alguma pankada no sensor ate pk eu nao sei onde fika o sensor... alguem sabe?
Bronze
Não faço ideia mas havia aí um post em algum lado que me deu a ideia que não era muito difícil estragar o sensor, pelo que deve tar num sítio visível... agora onde li isso é outra coisa! :hum:

Ao menos a curvares para a esquerda estás sempre a jogar pelo seguro! :lol:
Suricata_R
Pedro_Almeida Escreveu:
Como o 20vtfr disse "se no botão estiver TCS é pq NAO tem ESP. Se tiver ESP então tem TCS (claro)+ ESP. Qd se desliga,desliga-se as duas coisas. "

O meu tem botão TCS e TEM ESP :yap:

Depois de lido o manual assim por alto sobre o assunto, tanto faz ter o botão a dizer TCS ou ESP, é tudo a mesma merda e está tudo ligado ao ABS, desliga-se um dos dois, ficam ambos desligados, avaria-se um avariam-se todos 8) por mim o assunto está encerrado :D
Bronze
O Suricata_R decidiu...está decidido! :render:

PS: ainda bem que tem! :)
Bronze
Outra dúvida:
O meu não tem nenhum botão a dizer ABS....será que tem mesmo??? :lol: :lol: :lol:
Suricata_R
Pedro_Almeida Escreveu:Outra dúvida:
O meu não tem nenhum botão a dizer ABS....será que tem mesmo??? :lol: :lol: :lol:
:lol01: :lol01: :lol01:
taeki
Suricata_R Escreveu:
Pedro_Almeida Escreveu:

O meu tem botão TCS e TEM ESP :yap:

Depois de lido o manual assim por alto sobre o assunto, tanto faz ter o botão a dizer TCS ou ESP, é tudo a mesma merda e está tudo ligado ao ABS, desliga-se um dos dois, ficam ambos desligados, avaria-se um avariam-se todos 8) por mim o assunto está encerrado :D
Xiii... tb foi ler (mundo está perdido) pensava que eu era o único a ler manuais :P mas vêm no Manual do leon está lá escrito que tem as 2as coisas... como não ando a abrir e o Leon é carro de cidade não sei se têm ESP ou não... vou ter de fazer o teste (preciso de uma zona ampla alcatroada :hum: )
Bronze
Testa à vontade... desde que não seja perto de mim! :lol: :D

Conselho: mete-te numa pista de aeroporto...aí deves encontrar algum espaço mas se te deparares com possível colisão frontal com um boing, não faças esta cara :scary: ! :lol:
Feedback
http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.p ... ght=#85445

ImagemImagemAndava pouco andava, mas agora... :scary: :condutor:
Silver
É mt facil estragar o sensor do TCS ou ESP mas se isso estivesse mm marado a luz ficava sp acessa no painel. Isso ja me aconteceu portanto não é problema dos sensores estarem marados.
Imagem
Bronze
por mim controlo de traccao e sempre desligado ....isso ligado e pa meninos lolol :assobiar:
Bruno Carmo
apesar dos manuais terem X ou Y info, normalmente estes trazem sobre tudo o equipamento possivel de um automovel...

agora, em relação ao assunto, se o botaõ tiver a dizer TCS o carro só tem TCS:

que básicamente é o contro de tracção... quando o carro perde a motrocidade ao alcatrão, este sistema é activado bloqueado o desenvolvimento das rodas por travagem e auto corte de combustivel.

quando o botão tem ESP o veiculo tem TCs e ESP:

ESP - Electronic Stability Program
Programa Eletrônico de Estabilidade. É o responsável pelo controle de estabilidade do veículo em condições que possam causar a perda de controle do mesmo. É composto por sensores na coluna de direçã, que determina o ângulo de esterçamento e um giroscopio, que determina o ângulo de inclinação da carroceria. O sistema atua em conjunto com o sistema ABS e o sistema de controle da injeção do motor. O funcionamento do sistema se dá quando os sensores detectam que o veículo esta na iminência da perda de controle, e se da através do corte da potência do motor e atuação no sistema de freios.
Por exemplo, se o veículo estiver executando uma curva para a esquerda e o sistema denotar que o mesmo esta saíndo de dianteira, este sistema vai cortar a potência do motor e acionar o freio da roda traseira direita para forcar o veículo a recuperar a trajetória desejada pelo motorista. É um sistema que já esta de série no Mercedes-Benz Classe A.
Novato
Bruno Carmo Escreveu:apesar dos manuais terem X ou Y info, normalmente estes trazem sobre tudo o equipamento possivel de um automovel...

agora, em relação ao assunto, se o botaõ tiver a dizer TCS o carro só tem TCS:

que básicamente é o contro de tracção... quando o carro perde a motrocidade ao alcatrão, este sistema é activado bloqueado o desenvolvimento das rodas por travagem e auto corte de combustivel.

quando o botão tem ESP o veiculo tem TCs e ESP:

ESP - Electronic Stability Program
Programa Eletrônico de Estabilidade. É o responsável pelo controle de estabilidade do veículo em condições que possam causar a perda de controle do mesmo. É composto por sensores na coluna de direçã, que determina o ângulo de esterçamento e um giroscopio, que determina o ângulo de inclinação da carroceria. O sistema atua em conjunto com o sistema ABS e o sistema de controle da injeção do motor. O funcionamento do sistema se dá quando os sensores detectam que o veículo esta na iminência da perda de controle, e se da através do corte da potência do motor e atuação no sistema de freios.
Por exemplo, se o veículo estiver executando uma curva para a esquerda e o sistema denotar que o mesmo esta saíndo de dianteira, este sistema vai cortar a potência do motor e acionar o freio da roda traseira direita para forcar o veículo a recuperar a trajetória desejada pelo motorista. É um sistema que já esta de série no Mercedes-Benz Classe A.
Boa resposta sim senhor e assunto arrumado! 8)
Mas porquê o exemplo do MB classe A? Nem curto essa marca :Aaargh:
Sei k foi o modelo do fatidico teste do "alçe" e que determinou a "obrigatoriedade" desse modelo ter ESP, senao, segurança já era...
Responder