Novato
Zumbido erritanta - Ibiza 6l 1.9 TDI
Boas,

Ontém fui reprogramar o meu ibiza tdi ( pd130 ), com 104 000km, e acontece que sai de lá a fazer um barulho erritanta quando passo para lá das 2700rpms. Em qualquer mudança, quando piso a fundo, faz me sempre um barulho tipo " zumbido " que de certa forma enibe-me de acelerar mais, já que tenho medo de tar a danificar alguma coisa. Pensei logo que fosse do Turbo, mas o Zeferino ligou o vag-com, e fez um logzito, que aparentemente não mostrava qualquer perda de pressão.

De notar que o carro com a electrónica Stock não fazia qualquer tipo de barulho. E ao relentim, mesmo acelerando a fundo com o pé na embraiagem, também não faz. Só mesmo a andar.

Já alguem teve o mesmo problema?

Abr.
BMW & MB Power = Lot's of FUN! :)

Feedback : http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?f=40&t=9394
Bruno Carmo
tem a entrada de ar optimizada? pode ser o fluxo de ar que provoca esse barulho, por haver uma grande sucção de ar para a turbina..

tb pode ter fuga, o que se nota quando há outra pressão, diferente (maior) que a de origem! :)
Silver
O q é q o Nuno Z. te disse..?
Se fosse a ti começava a pensar em arranjar outro turbo, pois +100mil kms e "carga"no turbo de origem é sempre uma incógnita... :hum:

Podas sempre trocar por um 1749VB e ficavas c um turbo fiável e capaz de ganhos significativos em relação ao teu setup actual. 8)

Boa sorte!
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Bruno Carmo
trqster Escreveu:O q é q o Nuno Z. te disse..?
Se fosse a ti começava a pensar em arranjar outro turbo, pois +100mil kms e "carga"no turbo de origem é sempre uma incógnita... :hum:

Podas sempre trocar por um 1749VB e ficavas c um turbo fiável e capaz de ganhos significativos em relação ao teu setup actual. 8)

Boa sorte!
ao meu post acrescento isto.... nem tava a considerar a hipoteses do turbo estar a berrar, visto que o teu chipador nada te disse! 8)
Novato
Qdo fiz agora a repro o turbo passou-me a fazer um assobio estilo ambulância sempre q dou uma aceleradela...o reprogramador disse-me q no 2.0Tdi é normal, mas mesmo assim vou averiguar agora qdo levar o carro à seat.
Bruno Carmo
MadMix Escreveu:Qdo fiz agora a repro o turbo passou-me a fazer um assobio estilo ambulância sempre q dou uma aceleradela...o reprogramador disse-me q no 2.0Tdi é normal, mas mesmo assim vou averiguar agora qdo levar o carro à seat.
LOLOLOLOLOLOLOLOLOLOLOL... esse é meio caminho andado para diagnosticar um turbo a dar o berro!
Silver
Um assobio contínuo, tipo sopro, é de facto um dos sintomas típicos de um turbo a começar a dar o berro...mas poderá ser outra coisa qualquer tb...
Depois há outros turbos q n avisam, berram logo! :dah: :lol:
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Bronze
penso que o barulho que notas poderá ser o binario a ser descarregado e volante de motor a vibrar e fazer esse zumbido...
:)
Novato
MadMix Escreveu:Qdo fiz agora a repro o turbo passou-me a fazer um assobio estilo ambulância sempre q dou uma aceleradela...o reprogramador disse-me q no 2.0Tdi é normal, mas mesmo assim vou averiguar agora qdo levar o carro à seat.
Nomal? Só artistas!!!!

Esse diagnóstico é simples: veio do turbo empenado.
A4 Avant TDI
Punto Multijet
Gold
BrunoD Escreveu:
Nomal? Só artistas!!!!

Sério?!?!

O meu tambem faz... e desde que pus a linha.... n sei se é por tar directo, mas faz mm bué... parece os Tinónis... lolololololol
Feedback
dBdrag
Silver
Qnd se altera a linha de escape, ouve-se de facto mais o silvar do turbo e isso é normal...
'02 VW Golf TDI
Novato
Cykes Escreveu:
BrunoD Escreveu:
Nomal? Só artistas!!!!

Sério?!?!

O meu tambem faz... e desde que pus a linha.... n sei se é por tar directo, mas faz mm bué... parece os Tinónis... lolololololol
MadMix dizes que o barulho surgiu após repro. Mas foi depois de uns km, ou foi logo? Fizeram um log ao teu carro? O hardware está stock?

O silvo do turbo é diferente do barulho de um veio empenado.

Um turbo com veio empenado tanto pode durar 2.000km como 20.000km, depende da utilização.

Off-topic, Cykes, trabalhas na Tala?
A4 Avant TDI
Punto Multijet
Gold
BrunoD Escreveu:
Cykes Escreveu:
BrunoD Escreveu:
Nomal? Só artistas!!!!

Sério?!?!

MadMix dizes que o barulho surgiu após repro. Mas foi depois de uns km, ou foi logo? Fizeram um log ao teu carro? O hardware está stock?

Um turbo com veio empenado tanto pode durar 2.000km como 20.000km, depende da utilização.

Nop Bruno...

Mas já sei... viste lá 1 Leon igual ao meu, todo fumadão, com grandes jantes e bué rebaixado né? :lol: :lol:

É de bacano de Rio de Mouro... Exe carro foi todo alterado na Terrugem Car Audio... O carro tá muita louco mm!

Trabalho em Lx, no Saldanha!

Abraço
Feedback
dBdrag
Novato
BrunoD Escreveu:
Cykes Escreveu:
BrunoD Escreveu:
Nomal? Só artistas!!!!

Sério?!?!

Sim o hardware tá stock e ele passou a fazer logo mal se fez a repro, mas pelos vistos é mesmo normal acontecer nos 2.0...não sei se será a geometria...seja q maneira for agora lá na seat irei tentar fazer com q eles substituam o turbo.

Se por acaso conseguir um turbo novo e repôr a repro, se ele voltar a fazer o assobio fica de vez provado q é mesmo assim.
Novato
Cykes,

Isso mesmo! :D

MadMix,

Mas se tirares a repro o barulho deixa de existir, é isso? Se fores pedir um turbo novo com o carro reprogramado... acho que não te safas.
A4 Avant TDI
Punto Multijet
Novato
BrunoD Escreveu:Cykes,

MadMix,

Mas se tirares a repro o barulho deixa de existir, é isso? Se fores pedir um turbo novo com o carro reprogramado... acho que não te safas.
Já tirei a repro neste passado fds e o assobio mantem-se, por isso posso lá ir à marca mandar vir com os gajos :D
Novato
MadMix Escreveu:
BrunoD Escreveu:Cykes,

MadMix,

Já tirei a repro neste passado fds e o assobio mantem-se, por isso posso lá ir à marca mandar vir com os gajos :D
Se sem a repro continua a fazer o barulho (o que já esperava), é fácil perceber que é um problema de hardware.

Boa sorte com a reclamação, eles podem ser chatos! :zzz:
A4 Avant TDI
Punto Multijet
Bruno Carmo
se não partir, vais ter pouca sorte com a garantia..

a resposta da Seat vai ser

"é normal isso"

por isso, certifica-te que é o turbo, dá carga com fartura, parte como deve ser, retira a repro e vai-te queixar...

há, entretanto lava a traseira do fumo e tirar a matricula para limpar por baixo dela! :P
Novato
Boas,

Coloquei aqui a questão mas por falta de disponibilidade nunca mais cá vim :(

Inicialmente o Nuno tinha apontado realmente para o flexivel, ou alguma fuga no escape ( já que tou sem CAT, as vezes uma pequena fuga podia-se notar ), mas o que é facto é que com um incremento de 0.02 bar no turbo, e um pouco ( praticamente nada ) de gasóleo o barulho continua. Provavelmente os 100k km que o turbo tinham ( Ele veio prás minhas mãos com 79k, e sempre tive hiper cuidado com ele ) podem ter feito com que a vida util deste diminuisse.

O curioso é que o carro puxa bem, não se nota falta de força quando surge o barulho, e ao relentim, acelerando a fundo, não se nota nada. É engraçado muitas vezes em 2ª mudança não fazer...

Bom, garantia para que te quero... certo ? ;)

Com um pouco de sorte pode ser que se troque o turbo, por um novo, e se houve a opção de pagar a diferença para o VB, lá vem ele ! ;)

Já agora.. usados andam mais ou menos por que valores ?

Abr.
BMW & MB Power = Lot's of FUN! :)

Feedback : http://leonclubpt.com/forum/viewtopic.php?f=40&t=9394
Bruno Carmo
Creative Escreveu: Com um pouco de sorte pode ser que se troque o turbo, por um novo, e se houve a opção de pagar a diferença para o VB, lá vem ele ! ;)

Já agora.. usados andam mais ou menos por que valores ?

Abr.
na Seat não te fazem isso de colocar o VB!

tens alguns nos classificados.. tens um VB á venda por 350€ do TDI LL
Silver
Como já tinha dito inicialmente....um upgrade p um turbo em condições (leia-se VB) será o mais desejável... Era o q faria no teu lugar. ;)
A vida útil de um turbo, especialmente num motor vitaminado, depende de mtos factores, sendo um dos mais importantes a sorte...ou falta dela...

Bos sorte c isso!
'02 VW Golf TDI
Bruno Carmo
trqster Escreveu:Como já tinha dito inicialmente....um upgrade p um turbo em condições (leia-se VB) será o mais desejável... Era o q faria no teu lugar. ;)
A vida útil de um turbo, especialmente num motor vitaminado, depende de mtos factores, sendo um dos mais importantes a sorte...ou falta dela...

Bos sorte c isso!
permite-me discordar... eu enumero 2 factores como principais - uma boa repro e juizo no pé direito! a sorte vem por acréscimo! falta de sorte é partir o turbo... muita sorte é partir o turbo e não desalvorar o motor! :dah: :D
Silver
Bruno e os turbos q partem c a electrónica stock..? N são tão poucos quanto isso...e n deve ser pela repro VAG n ser boa...eheh... :P

Eu diria q a longevidade de um turbo num carro vitaminado depende essêncialmente destes factores:

- Cusidados de utilização (eu por exemplo n faço mais q 2-3km a fundo entre inúmeros outros cuidados)
- Manutenção (passei p metade toda a manutenção do carro, desde q levou vitaminas)
- Carga e "qualidade" da repro/xispe/box
- Sorte...lá está...eheh... :lol:

abraço
'02 VW Golf TDI
Bruno Carmo
trqster Escreveu:Bruno e os turbos q partem c a electrónica stock..? N são tão poucos quanto isso...e n deve ser pela repro VAG n ser boa...eheh... :P
pois... descurei este facto, que acontece com alguma regularidade.... mas eu acho que tb acontece devido a "maus" tratos ao carro e manutenção indevida! 8)
Responder