Bronze
don.juan Escreveu: mas no meu caso, que também é um carro by MB, o fumo é praticamente o mesmo que de origem (nunca tenho a traseira fumada). O que quero dizer é que para os PD150, só com repro, pode-se fazer a festa sem fumarada e como o carro a andar muito bem.
don.juan Escreveu: ...e aguarda agora uma ligeira "actualização" da repro.
Mais uma vez, estão bem presentes as diferenças entre os varios carros ainda em motores iguais, e mesma repro. inclusivé!! O meu carro parece que teve a repro. que mencionas ter e largava muuuiiito fumo, tanto que pedi para a coisa ser alterada pois incomodava-me...
Agora continua a fumar, embora menos (parece-me) mas manda ainda muuiiitto e olha que eu tenho a tal actualização que falaste!!
Portanto como disse no topico do leon stock que larga muito fumo, pode ser mesmo assim e o rapaz nao ter qualquer anormalia, o meu fazia o mesmo que o dele, daí eu o ter descansado.

Sorry o off topic :oops: :D
ToledoTDI
2FAST4U Escreveu:Estive hoje a investigar, e falei com um tipo mesmo da bosch, e eles diz que a bosch não tem injectores maiores para este motor ...
Ora, se a bosch não tem, onde posso procurar?
Epah... não kero parecer um chato, mas o HappyMike também sabe isso... :D :D :D
Manda-lhe 1 PM. Ele tem andado mto ocupado ultimamente... Mas ele responde-te, vais ver. :wink:
Novato
Dalton Escreveu:
don.juan Escreveu: mas no meu caso, que também é um carro by MB, o fumo é praticamente o mesmo que de origem (nunca tenho a traseira fumada). O que quero dizer é que para os PD150, só com repro, pode-se fazer a festa sem fumarada e como o carro a andar muito bem.
don.juan Escreveu: ...e aguarda agora uma ligeira "actualização" da repro.
Mais uma vez, estão bem presentes as diferenças entre os varios carros ainda em motores iguais, e mesma repro. inclusivé!! O meu carro parece que teve a repro. que mencionas ter e largava muuuiiito fumo, tanto que pedi para a coisa ser alterada pois incomodava-me...
Agora continua a fumar, embora menos (parece-me) mas manda ainda muuiiitto e olha que eu tenho a tal actualização que falaste!!
Portanto como disse no topico do leon stock que larga muito fumo, pode ser mesmo assim e o rapaz nao ter qualquer anormalia, o meu fazia o mesmo que o dele, daí eu o ter descansado.

Sorry o off topic :oops: :D
Boas Dalton,

Por acaso, quando estava stock, o teu carro já mandava fumo?
Lembro-me de andar no carro do Happy, ainda com esta repro e o dele também não fumava nada de especial!
Por outro lado eu uso os "dieseis XPTOs"...não sei se fará alguma diferença.
Leon TDi Top Sport by M!...MB!
///M - Z3M Coupe S54 not yet by M!...MB!
Administrador
2FAST4U Escreveu:Estive hoje a investigar, e falei com um tipo mesmo da bosch, e eles diz que a bosch não tem injectores maiores para este motor ...
Ora, se a bosch não tem, onde posso procurar?
A algum tempo atrás ainda não tinham injectores para o PD150...

http://store.wellsfargoestore.com/KermaTdi

Cumps, Paulo :wink:
Pretendes equipar / preparar o teu carro?
Tens PMC tuning e a SVPower...

http://www.pmctuning.com/
http://www.facebook.com/pmctuningpt
Silver
A AutoFernandes vende/monta injectores PD majorados p os TDI130/150. Segundo me disseram a rondar os 1.000€ por unidade e são preciso 4... Será q vale a pena..? :roll:
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Administrador
trqster Escreveu:A AutoFernandes vende/monta injectores PD majorados p os TDI130/150. Segundo me disseram a rondar os 1.000€ por unidade e são preciso 4... Será q vale a pena..? :roll:
4000€? :shock:

Quase comprava dava para compar 1 motor novo :shock:
Pretendes equipar / preparar o teu carro?
Tens PMC tuning e a SVPower...

http://www.pmctuning.com/
http://www.facebook.com/pmctuningpt
Silver
pmctuning Escreveu:
trqster Escreveu:A AutoFernandes vende/monta injectores PD majorados p os TDI130/150. Segundo me disseram a rondar os 1.000€ por unidade e são preciso 4... Será q vale a pena..? :roll:

Pois...é o preço do bafo nos PD TDI! :twisted:
P mim um xaruto a gasóleo nunca será um bom projecto p quem quer bafo...por mto menos €'s...compro um xaruto gasolineiro em q tenho bafo a sério e com melhor fiabilidade...
No meu já investi ~600€ em "bafo" (box usada + downpipe + admissão optimizada) e vou-me ficar por aqui...mais é só despesas (embraiagens xpto, turbos xpty, etc..), p ganhar +10 ou 15cv e ficar c uma locomotiva de estrada :lol: ...não obrigado...
Mas gostos e opções naturalmente n se discutem. :idea:
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Bruno Carmo
trqster Escreveu:
pmctuning Escreveu:

Pois...é o preço do bafo nos PD TDI! :twisted:
P mim um xaruto a gasóleo nunca será um bom projecto p quem quer bafo...por mto menos €'s...compro um xaruto gasolineiro em q tenho bafo a sério e com melhor fiabilidade...
No meu já investi ~600€ em "bafo" (box usada + downpipe + admissão optimizada) e vou-me ficar por aqui...mais é só despesas (embraiagens xpto, turbos xpty, etc..), p ganhar +10 ou 15cv e ficar c uma locomotiva de estrada :lol: ...não obrigado...
Mas gostos e opções naturalmente n se discutem. :idea:
tou completamente contigo... na minha opinião tb há uma barreira que serve de "Stop", pois o que tá já chega! :wink:
Bruno Carmo
Sinceramente, para chegar aos 200 cv com fiabilidade nem ia por tanta coisa:

Sistema de travagem - :arrow:
Suspensão - :arrow:
Admissão BM CDA - :arrow:
Panela final com tudo de 63mm desde o turbo - :arrow:
Reprogramação - :arrow:
Reforço da Embraiagem - :arrow:
VNT 17 suficiente pra 200cv - :arrow:
Radiadores de Oleo e Gasoleo - :arrow:
Melhores Tubagens de IC bem como reforço por braçadeiras - :arrow:

para mim, estas mod´s chegavam-me pra 200 cv seguro com rédea! :lol:

para mais:

VNT 20 ou 22
Arvore de Cames
Colectores Allard

isto é a minha opinião! :wink:
VNT 22
Silver
Bruno Carmo Escreveu:Sinceramente, para chegar aos 200 cv com fiabilidade nem ia por tanta coisa:

Sistema de travagem - :arrow:
Suspensão - :arrow:
Admissão BM CDA - :arrow:
Panela final com tudo de 63mm desde o turbo - :arrow:
Reprogramação - :arrow:
Reforço da Embraiagem - :arrow:
VNT 17 suficiente pra 200cv - :arrow:
Radiadores de Oleo e Gasoleo - :arrow:
Melhores Tubagens de IC bem como reforço por braçadeiras - :arrow:

para mim, estas mod´s chegavam-me pra 200 cv seguro com rédea! :lol:

para mais:

VNT 20 ou 22
Arvore de Cames
Colectores Allard

isto é a minha opinião! :wink:
VNT 22
Só duas observações...p 200cv (motor) em Vamag acredito, já em Maha n sei... Se c um VNT17 hibrido se chega lá... Temos o exemplo do kryptone q c vnt20 n vai sequer aos 200cv (motor)..
Por outro lado o BMC CDA só está aí a enfeitar...pq cavalos nem vê-los...eheh... Lá fora mesmo a malta dos 1.8T vitaminados chegaram à consclusão q o melhor setup é mesmo caixa f.ar de origem c tubagem de ar optimizada, q é aliás o q já fiz no meu xaruto. 8)

http://www.uk-mkivs.net/forums/320653/ShowPost.aspx

abraço
'02 VW Golf TDI
ToledoTDI
2FAST4U Escreveu:Então, vamos lá ver:

> A formula dos 200+cv: Discutam à vontade, estou a colocar pela ordem da minha preferencia, que nao e' a mesma para todos .. alem disso, se estes passos forem feitos intervaladamente, convem ir ajustando a repro à medida..

1º - sistema de travagem ( a: discos b: pastilhas c: maxilas )

2º - suspensão ( a: molas b: amortecedores -ou- KW's )

3º - linha de escape completa 60mm ( ter ou não ter a panela do meio ao inves da final ou vice-versa, tem a ver com os tipos de ganhos q se pretende/gostos sonoros )

4º - FMIC cupra

5º - Radiador oleo

6º - Radiador gasoleo

7º - Tubos de admissão do cupra até à caixa de ar + filtro de caixa de origem ( ou admissão directa )

8º - embraiagem ( embraiagem pode ser "apenas" o disco, ou além do disco, também o volante do motor )

9º - Turbo ( até 200cv, o do TDI150 hibrido é suficiente, + de 200cv, VNT20 para cima )

10º - injectores

11º - arvore de cames

12º - kit de unhas :twisted:

A partir daqui, é como tudo, se andar sempre abrir, de certeza que o motor não é para durar muito .. é necessário alguma moderação para estimar a fera ..

Eu estimo, para para fazer tudo isto com material de qualidade, repro pelo meio, mao-de-obra, etc, uns 4000€ a 7000€ devem fazer a festa ..

para cima disto, ainda se pode subir +, mas já é fortemente recomendavel abrir o motor, e reforçar/optimizar.

Um abraço.
Não concordo com a maneira como ordenaste a lista...

Para começar, o kit de unhas tem ke ir mais para cima, muito mais para cima... :D
Agora a sério, poderás ter alguns problemas (mas nada de grave) se meteres o material por essa ordem. Nomeadamente a montagem do IC do cupra em 4.º lugar... É ke esse IC é umas 4x maior ke o ke tens de origem, logo, o turbo vai demorar umas 4x mais tempo até o encher, o ke resulta num lag considerável. Vai por mim, pq eu tenho um desses... :mrgreen:
Os ganhos obtidos pela montagem de uma linha de escape completa, não compensam o investimento... na minha opinião, devias deixar isso para o fim.

Considerando ke não vais montar isto tudo ao mesmo tempo, eu faria a coisa por esta ordem:

Antes de começar - Kit de unhas :twisted: <- isto primeiro ke tudo :D

1 - Sistema de travagem <- ok, tudo bem, a segurança em 1.º lugar. Para não investir a matar, eu apostaria nuns bons discos e pastilhas + tubos em malha-de-aço e óleo dot 5.1. Se quiseres ir mais além, mete o Kit do Audi TT (axo ke precisas de jantes de 17"), ou então, se puderes abrir os cordões à bolsa um Kit Brembo.

2 - Suspensão <- Importante para meter o "animal" a andar nos eixos. :D Mais um incremento para a segurança. Coil-overs podem ser mto bons e mto giros, mas adoro os meus Bilstein B8+Molas Eibach. :wink:

3 - Tubos de admissão do cupra até à caixa de ar + filtro de caixa de origem (ou admissão directa) <- Antes do Turbo novo, convém preparar a admissão de ar para permitir um fluxo maior. Admissão directa, só se for uma BMC-CDA, e convém ke esteja bem montado, senão não compensa. De qq maneira, cerca de 250€ para ganhar 2 ou 3 cv, não compensa o investimento. Podes (e deves) considerar um filtro de caixa de alto rendimento (K&N, Green, JR, Ramair...), que ao contrário do ke muita gente pensa, se for correctamente oleado, não estraga a MAF.

3 - Turbo (até 200cv, o do TDI150 hibrido é suficiente, + de 200cv, VNT20 para cima) <- Concordo. Mas tens ke o meter antes do mega-IC, pq senão não o vais conseguir encher com "velocidade" suficiente devido à falta de pressão, e ficas com muito lag.

4 - Repro (ou ajuste da mesma, caso já a tenhas), para acertar a pressão do novo turbo

5 - FMIC do Ibiza TDI Cupra (TDI160) + tubagens (pq as tubagens de origem não servem).

6 - Novo ajuste da repro, para ajustar a pressão do Turbo ao novo IC (ke é 4x maior ke o de origem, como já disse)

7 - Radiador óleo <- Nesta fase já convém meter 1 coisa destas

8 - Radiador gasóleo <- idem

9 - Embraiagem (embraiagem pode ser "apenas" o disco, ou além do disco, também o volante do motor) <- Até aos 400Nm a embraiagem de origem deve aguentar durante algum tempo (desde ke não faças mtos arranques). Daí para cima, tens ke mandar reforçar a ke tens, ou meter uma nova ke aguente mais binário. A troca do volante do motor só te compensa se meteres um mais leve onde ganharás em aceleração e recuperações, mas perdes em velocidade máxima e cada vez ke levantas o pé do acelerador, perdes velocidade mais rápidamente...

10 - Injectores <- Não são tão caros como já disseram aqui, mas a pessoa indicada para te falar sobre isso é o HappyMike. Ele já fez esta alteração. Penso ke o Kryptone tb sabe algo sobre o assunto...

11 - Novo reajuste da repro para acertar os tempos de injecção, blá blá blá... e dar mais um gazozo. :twisted:

12 - Árvore de cames <- Alteração mto comum nos motores a gasolina. Sai caro, mas parece ke tb rende uns cavalitos jeitosos nos TDI. :wink:

13 - Novo reajuste da repro para dar mais gazozo aínda... :twisted:

Por fim...
14 - linha de escape completa 60mm (ter ou não ter a panela do meio ao inves da final ou vice-versa, tem a ver com os tipos de ganhos q se pretende/gostos sonoros) <- Esta é a tal coisa ke eu considero ke os ganhos obtidos não compensam o (grande) investimento - só uma panela da SuperSprint custa perto de 500€... e o resultado final é idêntico à montagem de um BMC-CDA: largas várias centenas de €€€ para no fim ganhar 4 ou 5 cv. A meu ver não compensa.

Pronto. Esta é a ordem pela qual eu faria a coisa. :wink:
Bronze
Bem, aqui pelo meio vi uma coisa que me interessou e bastante: optimizar as condutas de ar até à caixa do filtro de ar de origem....

Apesar do meu carro estar stock, e assim ir ficar nos próximos tempos, já deu para ver que admissão de ar de origem nos LEON's é uma bela caca, cheia de curvas e fugas....aquela entrada de ar entre o farol e o capot não me convence...
Trqster, conta aí como fizeste isso no Golf....eu quero ver se faço o mesmo no Leon, mas tou sem ideias práticas....já vi o link que postaste...onde arranjaste o material?

Um abraço
Leon FR TDI
Silver
LEON FR Escreveu:Bem, aqui pelo meio vi uma coisa que me interessou e bastante: optimizar as condutas de ar até à caixa do filtro de ar de origem....

Apesar do meu carro estar stock, e assim ir ficar nos próximos tempos, já deu para ver que admissão de ar de origem nos LEON's é uma bela caca, cheia de curvas e fugas....aquela entrada de ar entre o farol e o capot não me convence...
Trqster, conta aí como fizeste isso no Golf....eu quero ver se faço o mesmo no Leon, mas tou sem ideias práticas....já vi o link que postaste...onde arranjaste o material?

Um abraço
Viva, montei a minha CAI qnd fiz a revisão na Autopamplona. Levou um tubo de silicone flexível 80mm desde a caixa do f.ar até à grelha do parachoques dianteiro. Segundo me disseram tiveram q cortar qq coisa mas n sei bem o quê... Assim apanha e bem ar fresco. Incoveniente tem q passa a apanhar mto mais sujidade q antes e tens q limpar/mudar o f.ar mais regularmente.

Fotos:

Imagem

Imagem

Ao ToledoTDI
3 - Tubos de admissão do cupra até à caixa de ar + filtro de caixa de origem (ou admissão directa) <- Antes do Turbo novo, convém preparar a admissão de ar para permitir um fluxo maior. Admissão directa, só se for uma BMC-CDA, e convém ke esteja bem montado, senão não compensa. De qq maneira, cerca de 250€ para ganhar 2 ou 3 cv, não compensa o investimento. Podes (e deves) considerar um filtro de caixa de alto rendimento (K&N, Green, JR, Ramair...), que ao contrário do ke muita gente pensa, se for correctamente oleado, não estraga a MAF.
Já fizeste alguns testes de potência q comprovassem os ganhos dessas admissões/f.ar "rendimento"..?
Eu já fiz alguns e...nada... Nem BMC CDA nem f.ar xpto, nem mesmo sem filtro!! Os testes foram realizados num Ibiza GT TDI110 xispado.
O q ganhei ao fim de uns milhares de kms c estas experiências de f.ar xpty oleados foi uma maf toda cagada e c problemas.

abraço
'02 VW Golf TDI
Bronze
Trqster, thanks!

Já tou a ficar aqui com umas ideias....só tenho de arranjar tempo para as pôr em prática...é que passar o tubo desde as grelhas do parachoques até à caixa não vai ser fácil.... se conseguir fazer depois coloco aqui :D
Leon FR TDI
Bronze
Ora andei a pesquisar na net e encontrei isto:

http://www.geocities.com/bora_we/airboxmod.htm

O que me dizem?
Leon FR TDI
Silver
LEON FR Escreveu:Ora andei a pesquisar na net e encontrei isto:

http://www.geocities.com/bora_we/airboxmod.htm

O que me dizem?
Sim...isso é outra mod q irei fazer na minha caixa...acho q é capaz de fazer qq coisita tb.. Dá é um bocado de trabalho.. :idea:
'02 VW Golf TDI
ToledoTDI
trqster Escreveu:Ao ToledoTDI
Já fizeste alguns testes de potência q comprovassem os ganhos dessas admissões/f.ar "rendimento"..?
Eu já fiz alguns e...nada... Nem BMC CDA nem f.ar xpto, nem mesmo sem filtro!! Os testes foram realizados num Ibiza GT TDI110 xispado.
O q ganhei ao fim de uns milhares de kms c estas experiências de f.ar xpty oleados foi uma maf toda cagada e c problemas.

abraço
Não, nunca fiz testes com gráficos e números (aínda)... Estou-me a basear em testes efectuados por terceiros.

No meu caso, assim "a olho" não notei mta diferença ao trocar o filtro de papel por um K&N, mas também não estava à espera de notar, apenas o troquei pq teóricamente oferece menos resistência à passagem do ar. De qq forma, se ganhei qq coisa, foi na ordem dos 2 ou 3cv e isso não se nota nada...
Relativamente às admissões do tipo BMC-CDA, em teoria tem tudo para render mais uns cavalitos, pq o ar não tem ke encher a caixa, nem tem ke fazer tantas curvas... Mas tudo depende da maneira como está montada. Com uma montagem destas, só tem ke render mais cavalos, pq o ar é forçado a entrar:
Imagem

Assim, sim, poderás ganhar alguns CV extra. Porem... o user DieselPower do TOL/GolfClube tem uma BMC-CDA montada de maneira diferente, e ele diz ke se nota uma melhoria considerável...

Este jovem tb diz o mesmo:

http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=154109
Silver
Pois...esse gráfico ao ser da marca q comercializa a admissão perde logo a credibilidade p mim... Gostava de ver testes "independentes", tal como eu fiz no meu Ibiza c essas admissões todas q referi. :idea:

Depois os testes q fiz foram num TDI110...talvez nos PD TDI seja possível algum ganho...
Mas a caixa do f.ar de origem em sí pelo menos até 500cv n é restrictiva, pois um Leon c essa potência anda aí na secção de projectos.
Por outro lado depois de ter tido problemas c a minha MAF no Ibiza TDI110 (estava c óleo agarrado ao sensor...) p mim é sempre f.ar de papel d'orige novo de 10 em 10mil kms.

abraço
'02 VW Golf TDI
Novato
Essa pergunta nao esta muito bem fundamentada.
a pressao esta sempre relacionada com mais qualquer coisa por exp gazoleo ou gazolina se meteres 1 bar de pressao e nao tiveres gazoleo suficiente podes secar os cilindros que vai originar o tao famoso AGARRANÇO. :twisted: ou vice verssa se tiveres muito gazoleo e pouco ar pode originar a chamada lavagem dos cilindros que provoca exactamente o mesmo sintoma AGARRANÇO isto estamos a falar em medio ou longo prazo,não é instantaneo.
Bruno Carmo
trqster

esse teu trabalho parece ter ficado porreiro...

o que se calhar devem ter cortado é parte do apoio da Bateria, que so tem uma passagem minima para a zona de baixo do parachoques, aumentado o buraco para a passagem desse tudo!

em quanto te ficou esse trabalho na AP?

abraço :D
Silver
Bruno Carmo Escreveu:trqster

esse teu trabalho parece ter ficado porreiro...

o que se calhar devem ter cortado é parte do apoio da Bateria, que so tem uma passagem minima para a zona de baixo do parachoques, aumentado o buraco para a passagem desse tudo!

em quanto te ficou esse trabalho na AP?

abraço :D
Viva Bruno, levaram-me 70€ pela tubagem e montagem...mas como foi ao mesmo tempo da revisão n sei se fez diferença ou não.

Entretanto, tenho em mente a montagem à frente de um captador de ar p ligar ao tubo...algo deste género:

Imagem

abraço
'02 VW Golf TDI
Bronze
Ainda na onda de melhorar a admissão, este fim de semana andei a ver o que seria possível fazer....e fiquei com uma ideia, vamos a ver se voces concordam....
A minha ideia é aproveitar o que está de origem...os Leon's Fr têm na grelha frontal do lado esquerdo duas entradas de ar, na parte inferior. Uma dessas entradas está aproveitada para canalizar ar para a caixa de velocidades...a outra tá livre. A ideia é canalizar o ar a partir dessa entrada e fazer uma ligação à zona plastica que fica por debaixo da optica, por onde é a entrada de ar de origem....a ideia é aumentar a quantidade de ar que chega aquela zona, pois daí até ao filtro o canal é largo e não tem muitas irregularidades. Numa de aproveitar um material que lá tenho em casa, será que um tubo com 3cm de diametro será suficiente, u será melhor mesmo um tubo mais largo (tendo em conta que desta forma mantenho a entrada de ar orginal, isto seria um complemento)?
O que vos parece?
Leon FR TDI
Bronze
Leon FR eu tinha como tu dixes e o bruno carmo penso que tambem tem... é uma cena fixe pra ir buscar ar...
só tirei pk agora com pára-choques cupra r n tenho exa entrada :?
fax ixo com tubo de esquentador
abraço
Bruno Carmo
Boas...

sim eu tb tinha assim com um Tubo de PVC..

cortei o apoio da bateria de canto para passar o tubo, directamente do tubo de origem para o de PVC...

no entanto tirei por causa de que tubo de PVC não tem irregularides como o da foto acima e a agua não sofre resistencia nenhuma, daí ter tirado...

mas quero ficar com o mesmo esquema mas como um tubo como este que o Trqster mostrou!
ToledoTDI
trqster, a FK tem uma entrada dessas para encaixar no para-choques do Golf. Se quiseres até te arranjo a referência. :wink:

LEON FR Escreveu:Ainda na onda de melhorar a admissão, este fim de semana andei a ver o que seria possível fazer....e fiquei com uma ideia, vamos a ver se voces concordam....
A minha ideia é aproveitar o que está de origem...os Leon's Fr têm na grelha frontal do lado esquerdo duas entradas de ar, na parte inferior. Uma dessas entradas está aproveitada para canalizar ar para a caixa de velocidades...a outra tá livre. A ideia é canalizar o ar a partir dessa entrada e fazer uma ligação à zona plastica que fica por debaixo da optica, por onde é a entrada de ar de origem....a ideia é aumentar a quantidade de ar que chega aquela zona, pois daí até ao filtro o canal é largo e não tem muitas irregularidades. Numa de aproveitar um material que lá tenho em casa, será que um tubo com 3cm de diametro será suficiente, u será melhor mesmo um tubo mais largo (tendo em conta que desta forma mantenho a entrada de ar orginal, isto seria um complemento)?
O que vos parece?
Desculpa, mas não concordo contigo... A tubagem de origem é altamente restritiva à passagem do ar. Se reparares bem, na zona da bateria o diâmetro do tubo encolhe considerávelmente... Obviamente, quanto mais pequeno for o diâmetro do tubo, menos ar passa, logo, podes eskecer o tal tubo com 3cm de diâmetro ke tens em casa. Mete um com 6cm, e se tiveres hipótese de chegar a bateria para o lado, mete de 8cm (como eu vou meter). 8) E tenta não variar o diâmetro do tubo desde o bocal (onde apanha o ar) até à caixa do filtro - assim como fez o trqster. :wink:
Responder