na bmw é 70€ o radiador do 320D...
Masd esta forma tamos com o mm problema... Gasóleo mto frio À entrada da boma e mto quente À saída...Kryptone Escreveu:o radiador do gasoleo fica mesmo antes de o gasoleo entrar pro motor...
o que está a gerar tanta duvida?
perguntem que eu explico se for preciso
do filtro do gasoleo metem um tubo de malha de aço que compram em qualquer mercearia e vao ligar ao radiador e depois do radiador vai pro motor
é so isso
abraço
Então e se fosse ligado entrada do filtro vindo do retorno do motor? Desta forma saí-a pa o depósito frio, ia ao filtro já frio, entrava po motor frio, e ao sair quente tornava a fazer o mm ciclo!
Certo?
Não te esqueças que quanto mais frio entra, menos quente sai..._Tózé ReD R_ Escreveu:Masd esta forma tamos com o mm problema... Gasóleo mto frio À entrada da boma e mto quente À saída...
E de qualquer forma não interessa mto se sai quente ou não porque ao passar pelo radiador vai arrefecê-lo outra vez.
Eu acho que no fundo vai dar tudo ao mesmo....

A temperatura de saida do gasoleo será sp a mm... Ou mto idêntica... E só passará novamente pelo radiador a qd da entrada pó motor novamente...Pedro Pereira Escreveu:Não te esqueças que quanto mais frio entra, menos quente sai..._Tózé ReD R_ Escreveu:Masd esta forma tamos com o mm problema... Gasóleo mto frio À entrada da boma e mto quente À saída...
E de qualquer forma não interessa mto se sai quente ou não porque ao passar pelo radiador vai arrefecê-lo outra vez.
Eu acho que no fundo vai dar tudo ao mesmo....
Ligado da forma q me referi arrefeces o q vai po motor e o q retorna ao depósito!!
Não concordo contigo e vou-te dar uma explicação cientifica._Tózé ReD R_ Escreveu: A temperatura de saida do gasoleo será sp a mm... Ou mto idêntica...
Os diversos materias em contacto tendem a ficar todos á mesma temperatura através de trocas de energia a.k.a. calor (neste caso).
Quanto maior for a diferença de temperaturas entre os diversos materiais, maior será o tempo necessário para a equalização.
Como o gasoleo está sempre a circular a uma velocidade +- constante é impossivel sair á mesma temperatura se entrasse a 50º do que se entrasse a 80º

Sim... Mas ao entrar na bomba o calor dissipado lá dentro não será certamente benéfico para o diesel q torna ao retorno... Aumenta sp a temperatura...Pedro Pereira Escreveu:Não concordo contigo e vou-te dar uma explicação cientifica._Tózé ReD R_ Escreveu: A temperatura de saida do gasoleo será sp a mm... Ou mto idêntica...
Os diversos materias em contacto tendem a ficar todos á mesma temperatura através de trocas de energia a.k.a. calor (neste caso).
Quanto maior for a diferença de temperaturas entre os diversos materiais, maior será o tempo necessário para a equalização.
Como o gasoleo está sempre a circular a uma velocidade +- constante é impossivel sair á mesma temperatura se entrasse a 50º do que se entrasse a 80º
Claro que aumenta... não disse o contrario.
E agora que pensei um bocado mais sobre isto, acho que por o radiador antes do combustivel entrar para o motor é capaz de compensar mais.
Radiador no sistema de retorno:
Naquela parte do motor vai ficar um calor descomunal e o combustivel que sai do motor não vai continuar imediatamente no circuito.
Vai sim, misturar-se com o outro que está no filtro e que está quente por causa do aquecimento do motor e do efeito estufa ou porque tbm já vem quente devido ao mesmo efeito estufa no deposito (sol a bater e tal, aquece comó caraças). Embora o combustivel que passa pelo radiador, venha relativamente fresco vai ficar la a misturar-se e vai aquecer e daí vai quente par ao motor.
Radiador no sistema de amissão:
Neste caso o combustivel vem mais quente do filtro do que no caso anterior (mas mesmo assim, menos quente do que se não tivesse radiador nenhum) mas antes de entrar no motor recebe uma refrigeração grande porque passa pelo radiador e entra imediatamente no motor.
E agora que pensei um bocado mais sobre isto, acho que por o radiador antes do combustivel entrar para o motor é capaz de compensar mais.
Radiador no sistema de retorno:
Naquela parte do motor vai ficar um calor descomunal e o combustivel que sai do motor não vai continuar imediatamente no circuito.
Vai sim, misturar-se com o outro que está no filtro e que está quente por causa do aquecimento do motor e do efeito estufa ou porque tbm já vem quente devido ao mesmo efeito estufa no deposito (sol a bater e tal, aquece comó caraças). Embora o combustivel que passa pelo radiador, venha relativamente fresco vai ficar la a misturar-se e vai aquecer e daí vai quente par ao motor.
Radiador no sistema de amissão:
Neste caso o combustivel vem mais quente do filtro do que no caso anterior (mas mesmo assim, menos quente do que se não tivesse radiador nenhum) mas antes de entrar no motor recebe uma refrigeração grande porque passa pelo radiador e entra imediatamente no motor.

Ora bem, fica aqui uma dúvida, principalmente dirigida ao pessoal que vive em zonas bem frias....qual a temperatura de congelamento do gasóleo?
O dúvida com que estou tem a ver com a possibilidade de o gasóleo ficar demasiado espesso dentro do radiador, principalmente ao colocar o carro a trabalhar de manhã, para quem tem que os deixar a dormir ao frio e ao relento...será que com o motor ainda frio, ao iniciar a marcha o radiador ainda vai arrefecer mais o gasóleo, não vamos obter uma obstrução ao circuito de alimentação?
Agradecem-se as contribuições do pessoal das zonas mais frias do país, Viseu, Castelo Branco...
O dúvida com que estou tem a ver com a possibilidade de o gasóleo ficar demasiado espesso dentro do radiador, principalmente ao colocar o carro a trabalhar de manhã, para quem tem que os deixar a dormir ao frio e ao relento...será que com o motor ainda frio, ao iniciar a marcha o radiador ainda vai arrefecer mais o gasóleo, não vamos obter uma obstrução ao circuito de alimentação?
Agradecem-se as contribuições do pessoal das zonas mais frias do país, Viseu, Castelo Branco...
Leon FR TDI
Ora, alguns pontos interessantes:
o pD150 já tem radiador de gasoleo no retorno do circuito que está por debaixo do carro... logo, para que 2 radiadores no retorno?
o sensor de temperatura do gasoleo está á saida do motor para o filtro no retorno ... logo, para que o radiador de de gasoleo no retorno antes do filtro, se o gasoleo sair a ferver e certa temperatura o carro vai fazer safe mode?
pelo que me parece, á saída do filtro é mesmo o melhor! eu sei que já se colocou a situação de ficar muito frio, mas...
o pD150 já tem radiador de gasoleo no retorno do circuito que está por debaixo do carro... logo, para que 2 radiadores no retorno?
o sensor de temperatura do gasoleo está á saida do motor para o filtro no retorno ... logo, para que o radiador de de gasoleo no retorno antes do filtro, se o gasoleo sair a ferver e certa temperatura o carro vai fazer safe mode?
pelo que me parece, á saída do filtro é mesmo o melhor! eu sei que já se colocou a situação de ficar muito frio, mas...
Bruno atão é assim:Bruno Carmo Escreveu:Ora, alguns pontos interessantes:
o pD150 já tem radiador de gasoleo no retorno do circuito que está por debaixo do carro... logo, para que 2 radiadores no retorno?![]()
o sensor de temperatura do gasoleo está á saida do motor para o filtro no retorno ... logo, para que o radiador de de gasoleo no retorno antes do filtro, se o gasoleo sair a ferver e certa temperatura o carro vai fazer safe mode?![]()
A saida da bomba de alta pressao (debaixo da entrada), tens o sensor de temp da gasoleo... nesse mm tubo se se introduzir aí o radiador, o galoeo posteriormente volta ao filtro, e deste ponto vai pa o retorno e algum torna de imediato a entra pá bomba... Ora assim sendo arrefece num unico ciclo, todo o gasoleo q no cilco seguinto irá percorrer o sistema, correcto?
Exemplo:
Bomba - radiador - filtro(retorno e entrada novamente admsissao) - deposito(virá frio pois ja passou nos 2 radiadores) - bomba (vindo do deposito e do radiador simultaneamnte juntando-se dentro do filtro e ambos frios)
Conclusão: à bomba o diesel será sp frio!! E por sua vez ao outros componentes tb...

Fiz-me entender?!...
Última edição por _Tózé ReD R_ em 29 nov 2006, 21:46, editado 1 vez no total.
o problema é que esse gasoleo vai-se misturar com o do deposito, que depois volta para o filtro, que por sua vez é injectado para o motor, qu a trabalhar a altas RPM vai aquecer em demasia o gasoleo, este que não é usado vai para o retorno, para o radiador que falas! Mas, antes com o trabalhar no motor, vai aquecer tb, e "pode" ser que atinga temperatura proíbidas, que faça o sensor detectar essa anomalia e cortar!
se o radiador tiver depois do filtro, vai entrar mesmo "frio" no motor, impedindo que este faça subir a sua temperatua em excesso!
tou-me aqui a basear no facto de o gasoleo depois do radiador onde falas vai ter de passar por muitos componentes e ter mistura, o que faça a temperatua dele ser alterada!
assim é logo á entrada arrefecido!
e volto a referir que no retono já há um radiador!
mas não consegui perceber o teu raciocionio de um só ciclo... o que sei é que o sensor está mesmo á saída do retorno!
se o radiador tiver depois do filtro, vai entrar mesmo "frio" no motor, impedindo que este faça subir a sua temperatua em excesso!
tou-me aqui a basear no facto de o gasoleo depois do radiador onde falas vai ter de passar por muitos componentes e ter mistura, o que faça a temperatua dele ser alterada!
assim é logo á entrada arrefecido!
e volto a referir que no retono já há um radiador!
mas não consegui perceber o teu raciocionio de um só ciclo... o que sei é que o sensor está mesmo á saída do retorno!
Ora ontem decidi confirmar uma coisa (o nível do depósito está um pouquito acima do último traço branco): ao chegar a casa, depois de umas voltinhas lentas ao final da tarde (já com a temperatura ambiente fresquinha) decidi ir ver a temperatura do dissipador de origem do Leon...e imaginem...mal encostei a mão tive de a retirar logo...estava a escaldar
Hoje de manhã, depois de uma viagem de 20km, a ritmos moderados (tá bem fresquinho aqui em Coimbra) repeti a experiência....digamos que não estava tão quente, mas que mesmo assim não dava para lá manter a mão muito tempo....
Conclusão a que chego: mesmo com temperatura exteriores de cerca de 7º e ritmos moderados (não mais de 120km/h) o gasóleo aquece e bem e o dissipador de origem não chega para as encomendas...agora nem quero imaginar num dia quente de verão, em viagens longas ou em pára-arranca.....
aquilo deve dar para assar um frango ou fritar uns ovos....
No entanto, e tal como coloquei uns post's acima, não sei qual o comportamento do gasóleo com estas temperaturas frias, principalmente ao arrancar de manhã, antes de aquecer o motor...será que fica demasiado viscoso e irá causar falhas no motor ou forçar mais o funcionamento das bombas? Pode-se sempre arranjar um maneira de proteger um pouco o radiador durante o inverno e desproteger no verão...
Outra solução poderá passar pelo recurso ao material da casa, ou seja, instalar um segundo dissipador de origem Seat dos PD150, mas antes da admissão do gasóleo. Estes dissipadores são feitos em aluminio (espreitem por baixo do carro, do lado do pendura) e como tal penso que não serão tão sensíveis no caso das temperaturas baixas de inverno, pois não são de favos, tal como os radiadores que aqui estamos a falar... o problema aí será onde o colocar dado o tamanho e forma do dito....e de maneira a que o ar passe por ele de forma eficiente..
De qualquer forma, era porreiro se por exemplo o Dalton pudesse colocar aqui a experiência dele, pois Castelo Branco é bem frio .....
Conclusão a que chego: mesmo com temperatura exteriores de cerca de 7º e ritmos moderados (não mais de 120km/h) o gasóleo aquece e bem e o dissipador de origem não chega para as encomendas...agora nem quero imaginar num dia quente de verão, em viagens longas ou em pára-arranca.....
No entanto, e tal como coloquei uns post's acima, não sei qual o comportamento do gasóleo com estas temperaturas frias, principalmente ao arrancar de manhã, antes de aquecer o motor...será que fica demasiado viscoso e irá causar falhas no motor ou forçar mais o funcionamento das bombas? Pode-se sempre arranjar um maneira de proteger um pouco o radiador durante o inverno e desproteger no verão...
Outra solução poderá passar pelo recurso ao material da casa, ou seja, instalar um segundo dissipador de origem Seat dos PD150, mas antes da admissão do gasóleo. Estes dissipadores são feitos em aluminio (espreitem por baixo do carro, do lado do pendura) e como tal penso que não serão tão sensíveis no caso das temperaturas baixas de inverno, pois não são de favos, tal como os radiadores que aqui estamos a falar... o problema aí será onde o colocar dado o tamanho e forma do dito....e de maneira a que o ar passe por ele de forma eficiente..
De qualquer forma, era porreiro se por exemplo o Dalton pudesse colocar aqui a experiência dele, pois Castelo Branco é bem frio .....
Leon FR TDI
Boas!!
Já faz muito frio por aqui, realmente dá para notar que houve alterações, nao no gasóleo mas no radiador de óleo... para quem o tem montado sabe que surge um barulho dentro do habitáculo e somente audivel dentro do habitaculo, como um tum..tum..tum. Este barulho desaparece totalmente após uns 1/2kms em marcha.
O que tenho notado é que à medida que faz mais frio este barulho, em arranque aumentou consideravelmente, acabei por telefonar para quem mo montou pois tinha duvidas quanto a isso. Foi-me dito que é normal aumentar com o frio, nao é defeito, é feitio
Em relação ao gasóleo, nao noto falhas nem alteraçoes do comportamento do carro, ele dorme na garagem é certo mas durante a manhã fica lá fora e ao meio dia nunca notei nada de anormal.
Já faz muito frio por aqui, realmente dá para notar que houve alterações, nao no gasóleo mas no radiador de óleo... para quem o tem montado sabe que surge um barulho dentro do habitáculo e somente audivel dentro do habitaculo, como um tum..tum..tum. Este barulho desaparece totalmente após uns 1/2kms em marcha.
O que tenho notado é que à medida que faz mais frio este barulho, em arranque aumentou consideravelmente, acabei por telefonar para quem mo montou pois tinha duvidas quanto a isso. Foi-me dito que é normal aumentar com o frio, nao é defeito, é feitio
Em relação ao gasóleo, nao noto falhas nem alteraçoes do comportamento do carro, ele dorme na garagem é certo mas durante a manhã fica lá fora e ao meio dia nunca notei nada de anormal.
Exacto Bruno! Este é no meu entender a melhor opção!!
Segundo a minha explicação, arrefeces os "2" gasóleos duma vezada só!!... O gasóleo ao misturar-se no filtro, estará frio de ambos os lados das 2 entradas, uma vem do motor-radiador-filtro, a outra vem do filtro-depósito-radiador-filtro, ou seja no ponto d encontro q será o filtro o diesel será bem mais frio... Entendes-te?
Se fosse um radiador bom eu alinhava... e com boas dimensões!Diogo Santos Escreveu:Continuo na minha, na entrada ou entao nao vale a pena...
Se for pra baixar 2 ou 3 graus, deixa-se tar cm tá...
Eu curtia era um Group buy![]()
Em média andam na casa dos 100 euritos, se fossem prai 10 devia baixar uns trocos valente![]()
Cumps!
Sabes o tamanha do mm?!
Abre-se um group & Buy? Ppl possivelmente interessado?
Um aqui
e pq não RAD e tubagens?
Ou entao setrab...
um de 235mm de 7 ou 10 linhas penso ser suficiente...
As tubagens sao "baratas", é uma questao de perguntar lá tb...
Se houvesse alguem de perto era nice