Novato
opiniao ... turbo
pessoal keria 1 concelho... keria por o turbo a ligar as 1000 /1200 rotaçoes.... ele pra ja ta a ligar as 1500 ... mas keria ligar mais cedo.... ou senao ... como me disse 1 mekanico .. tapar metado da saida do turbo... pra ele sair com mais pressao .. so keria saber se isso arrebenta com o turbo??? ou nao a problemas .....

ja agora 1 reprogramaçao da centralina... mesmo bem feita.. pode danificar o motor????
Suricata_R
Re: opiniao ... turbo
danielleon Escreveu:... como me disse 1 mekanico .. tapar metado da saida do turbo... pra ele sair com mais pressao ...
:lol: :lol: eu não percebo nada de carros, mas devias procurar outro mecânico... :assobiar:
mbernardes
Suricata_R Escreveu:
danielleon Escreveu:... como me disse 1 mekanico .. tapar metado da saida do turbo... pra ele sair com mais pressao ...
:lol: :lol: eu não percebo nada de carros, mas devias procurar outro mecânico... :assobiar:
:hum: Não é por nada mas acho que tens razão :lol: :lol:
danielleon Escreveu:pessoal keria 1 concelho... keria por o turbo a ligar as 1000 /1200 rotaçoes.... ele pra ja ta a ligar as 1500 ... mas keria ligar mais cedo.... ou senao ... como me disse 1 mekanico .. tapar metado da saida do turbo... pra ele sair com mais pressao .. so keria saber se isso arrebenta com o turbo??? ou nao a problemas .....

ja agora 1 reprogramaçao da centralina... mesmo bem feita.. pode danificar o motor????
Ó amigo, tapar metade do turbo?... Isso faria talvez com q ele pegasse mais cedo, mas ao fim de uns km's, te garanto q a pressão de gases acumulados e retidos no turbo, iam causar danos!!

Pa isso só mexendo na afinação da geometria do turbo! Mas a pegar às 1000rpm, é mto cedo, isso mal arrancas já tens pressões de trubo, o q será prejudicial para certos componentes: embraiagem, turbo, transmissões, apoios de motor, etc...

Uma boa repro é sp bem vinda... :) Há por aí um gaijo q parece q tem umas repro's de topo e a um óptimo preço...
:assobiar:

Mas já agora qual é o teu objectivo em relação ao queres ter o carro a pegar às 1000rpm?!

:hum:
Novato
e o seguint o turbo liga as 1500... mas se ligasse as 1000 ou 1200 tinha 1 maior potencia d arranke..... em relaçao ao tapar metado do buraco do turbo... 1 mecanico ja fex isso num carro... num gt tdi 110 cabalos q em arranke deixavame para tras... cendo o meu o fr 150 cabalos... so pra ai em 3 e q o apanhava.....
danielleon Escreveu:e o seguint o turbo liga as 1500... mas se ligasse as 1000 ou 1200 tinha 1 maior potencia d arranke..... em relaçao ao tapar metado do buraco do turbo... 1 mecanico ja fex isso num carro... num gt tdi 110 cabalos q em arranke deixavame para tras... cendo o meu o fr 150 cabalos... so pra ai em 3 e q o apanhava.....
Fdx... Nunca na minha vida ouvi tal coisa... Tapar metade dos débitos de sáida do trubo... Fdx...

O melhor mm é meteres (se houver) um vnt 10 ou qq coisa do género...

Tão e esse GT TDI em alta andava igual a qd o trubo tinha a passagem total???!...
Suricata_R
Quantos arranques deve ter feito esse GTI antes de estoirar? Meia-dúzia?
O meu conselho, não inventes nem vás na conversa de sapateiros apenas por ser mais barato e prático, informa-te com os mais reconhecidos no mercado sobre esse assunto, gastas mais € e ficas com um trabalho de confiança e garantia.
Se queres mais arranque, vende o Leon e compra um M5 :lol: :lol:
Novato
nunncaaaaaaaaaaaaa........... LEON PA VIDA :D

tenho d ver isso.... mas kero ter a certeza q n estrago o motor.. :D
Bruno Carmo
primeiro: ya muda de mecanico...

segundo: uma boa repro é fixe para ficares logo com outro carro! :)

terceiro: o vnt17 que tens no carro já é dos que enxem mais cedo (ligar não que o turbo não liga dessa forma lol)... uma boa repro já te aguenta com o GT TDI! :)
Novato
o leon ja da cabe do gt..... depois da 3 mudança.... mas tipo o motor ainda ta bastante preso... q ainda so tem 7000 km :P ... hehe

nem posso arriscar levalhe quase ao corte. senao toca a meter motor novo...

enquanto o ibiza gt ja ta bem rodado vai quase ate cortar.....
Silver
Amigo, antes de fazeres seja o que for é bom que dês uma olhada por muitos tópicos que aqui andam, especialmente na secção dos motores Diesel (que aliás é onde o tópico deveria estar).

Nada de mexer seja onde fôr sem saberes o que estão a fazer, senão sujeitas-te a ser enganado, a fazerem-te coisas que não interessam e depois se der para o torto o mais certo é dizerem que foste tu é que abustaste e a culpa é tua etc etc etc

Saber não ocupa lugar ;)
Não admira que o ibiza te ganhe em arranque pois é mais leve, e pelos vistos já está mexido, ao passo que o teu ainda não. Pelo menos é o que deste a entender.
Depois esquece potências. Isso da potência engana muito a comparar o andamento de carros. Existe o binário, relação peso-potência ou peso-binário, peso, ratios de caixa, kit d'unhas, etc etc

Primeiro, tens de saber exactamente o que queres do carro. Queres um carro para arranques ? Queres andar a fundo ? Queres curtir de vez em quando ?
O vnt17vb que vem com o teu motor já é dos melhores turbos para arrancar e com um repro em cima dá luta a muita gente. Só que os arranques vão-te comer a embraiagem e o volante de motor todo. Brincar com a geometria de modo a obteres mais pressão vai tirar Kms de vida ao turbo. A geometria variavel desses turbos não se dá muito bem com o calor, dai que até há pouco tempo não era usada nos carros a gasolina.
Se queres o carro mais forte em ponta, penalisando as baixas, podes mudar para um vnt20 ou vnt22, os big turbos dos TDI, e ficas com um grande andamento, mas os turbos pegam mais tarde ainda que o vnt17.
Se queres andar a mexer para dar cordas a todos, esquece. Há sempre um carro melhor, seja no arranque, seja em ponta, seja no que for.

O meu conselho é fazeres uma repro (não vale apena perguntar onde, há muitos tópicos por ai que falam disso), mas de preferência faz uma repro para 190 a 195Cv. Mais que isso já começa a ser arriscado, acho eu.
Imagem
Novato
eu axo q xeguei a 1 conclusao...... e muitos vao tar d acordo .....

primeiro a q eskecer as velocidades.... pq quanto maior a velocidade mais problablidades sao as do despiste.. tanto q ja pus a traseira do meu leon a fujir....
segundo : o carro ja anda muito :P e kem tem 1 fr ja sabe disso..... nao vale a pena mexer nele.. pq so podemos andar no maximo a 120 :P ... e o carro ja bate bem isso...

terceiro o carro e d origem .. foi criado e desenhado pa ser assim .. tudo o q se modificar e pa estragar :D :P ....

entao o melhor e mesmo exquecer essas cenas do turbo... pq se paramos pa pensar.... temos 1 grande carro e ainda keremos ter mais ... enquanto muita boa gente nem isso tem :P

enquanto isto .. posso dar este topico com encerrado...
mas ja agora obrigado a a todos q colaboraram..... fikei a perceber 1 bocado sobre turbos :P hehe... brigado a todos...
Bruno Carmo
:choque:

estou sem palavras
Silver
Eu acho que isso quer é fumo!!!!!!!!!! :oops: :oops: :oops: :oops:

1 abraço
Imagem
Leon 1.9 TDI - Limits were made to be broken
Blacklion
Rapaz, os turbos nao são senhuma peça electronica que tenha um botão on/off.
O turbo ganha pressão á medida que o motor vai desenvolvendo a sua potencia e á medida que os gazes de escape ganham velocidade.
O turbo k tens tem geometria variavel para poder começar a ganhar pressão as 1400-1500 e a partir das 2200 a geometria abre para que a pressão nao passe do especificado.
logo isso de ligar mais cedo nao existe.
O que podes fazer é alterar a afinação da geometria mas isso ia implicar safe-mods, uma vez que ias obter valores diferentes que o que a centralina pede.
Solução para o carro sair melhor: Repro, Xip, Box.
Podes ainda por um VNT10 como disse o outro, mas isso dps ia implicar perda de potencia a partir das 3000rpms. de qualquer modo para mexeres no hardware é sempre necessário reajuste dos mapas de injecção do motor.
por isso escolhe.
Responder