Novato
Turbo da Sprinter
Boas... Nestes ambientes fala se mt e como tal temos de andar sp em cima do acontecimento. Aqui há uns tempos ouvi uns zum zuns de malta com FR's que andava a colocar os turbos da sprinter (sendo de geometria variável e ligeiramente maior).:hum:
C sou mec na mercedes deitei o olho a ver se caía algum mas ainda n tive mt sorte embora ache k n tardará. Gostava de saber a vossa opinião sobre isto mas penso q com um turbo daqueles a injecção tem de ser mexida, bem digam me kk coisa sobre isto...
Abraços e bons post....
ToledoTDI
E qual é o turbo da Sprinter? :hum:
Novato
Amigo aí ek ja n tenho bem a certeza ek eu so ouvi uns zum zuns mas penso k seja da 313 ou 413....São os mais usuais :hum:
Race
G. Assis Escreveu:Amigo aí ek ja n tenho bem a certeza ek eu so ouvi uns zum zuns mas penso k seja da 313 ou 413....São os mais usuais :hum:
:D :D Rapaz onde tens andado estes ultimos anos :woow:

Olha la,se em vez de mandares para o ar te desses ao trabalho de leres este forum com alguma calma tinhas por certo as respostas que necessitas :dah:

Diz o que pretendes e pode ser que o pessoal te de uma luzes,caso não entendas o meu portugues vais andar aqui a levar com respostas aperguntadas 8)

Existe muitos setups possiveis para o teu carro(QUE NÃO SEI BEM QUAL É) Faz perguntas crediveis e necessitadas 8)

cump
Novato
É pá desc la se n sei td ah...Ng nasce ensinado :offtopic:
Race
G. Assis Escreveu:É pá desc la se n sei td ah...Ng nasce ensinado :offtopic:
ainda não percebeste que para te ajudar o ppl tem que saber qual é a tua ideia ou duvida :assobiar:

só assim podemos dar dicas :(

Cpt
ToledoTDI
G. Assis Escreveu:Amigo aí ek ja n tenho bem a certeza ek eu so ouvi uns zum zuns mas penso k seja da 313 ou 413....São os mais usuais :hum:
Pois... Não conheço nem um nem outro. Isso devem ser referências internas da Mercedes...

Esses turbos são de que marca Garrett? Se sim, qual é o modelo?

Os "zum-zuns" que ouviste não foram aqui no Club concerteza... Não conheço ninguém que tenha montado um turbo com essa denominação em qq carro, TDI ou não... mas isso não quer dizer que não hajam por aí turbos desses montados em motores como os nossos. :roll:
Sei q a mercedes 413 ou 415 (não tenho a certeza), sei q é a q tem o motor igualk ao E270 CDI, tem de origem salvo-erro, um vnt22, q ainda hoje tive a olhar para o motor de uma!!

Assim sendo, há sim alguns tdi's por aí a rolarem com este setup...

Se for a isto q te referes, não necessitas obrigatoriamente de mexer na injecção a nivel de hardware (mudar injectores), uma boa repro com este turbo e uma linha de escape directa, é um setup mto bom para o PD150!
Novato
:yupii: Obrigadão pelo teu comentário, eu agra n tenho a certeza mas amn já saberei de k turbo se trata. E posso colocar dp com mais certezas.
Cumps :yupii:
Novato
O Turbo k o pessoal tem andado a usar é os VNT22, agora como sabem existem vários.... Existe da Merecedes k usam nas Sprinter 416 (penso k as 413 trazem um VNT18), existe da Fiat, BMW etc....
E respondento à outra pergunta, como ja foi referido por outro User, não é necessário mexer na injecção... Uma boa Repro e uma Linha chegam perfeitament.... Ah, mais uma coisa, a embraiagem não se agoenta à bomboca, pensa logo em por uma reforçada....
Leon_XH Escreveu:O Turbo k o pessoal tem andado a usar é os VNT22, agora como sabem existem vários.... Existe da Merecedes k usam nas Sprinter 416 (penso k as 413 trazem um VNT18), existe da Fiat, BMW etc....
E respondento à outra pergunta, como ja foi referido por outro User, não é necessário mexer na injecção... Uma boa Repro e uma Linha chegam perfeitament.... Ah, mais uma coisa, a embraiagem não se agoenta à bomboca, pensa logo em por uma reforçada....
Pois... A verdadeira embraiagem... :lol:
Novato
Boas pessoal como prometi, fui averiguar a situação e os turbos que andam a por são os da Sprinter 416, agora o modelo n csg arranjar sei ke um Garrett 53 M 53 que é maior que o da 413 (igual ao E270). Mas aquilo dá raia tal como acontece nas spinters, que devida á pressão gerada os pistãos n aguentam e racham ao meio, e tá provado cientificamente pq ja reparei alguns motores desses...
Qt ao que se tem de por é embraiagem, intercooler, regular a centralina para debitar mais gasóleo (n sendo preciso por injectores), reduzir os bares debitados pelo turbo (pra n partir logo) e o bocado de tubo da sprinter que sai do turbo tem de ser soldado posteriormente ao nosso... C mais um toke ou outro mas é basicamente isto.
Segundo sei aquilo da um estalo impressionante é algo simplesmente brutal, mas acho k n compensa ter de andar a trocar pistãos dp de fazer um pico ou outro. Segundo a fonte já é o 2º motor que leva.
Bem axo k n há mais a dizer...
Cumps :D
G. Assis Escreveu:Boas pessoal como prometi, fui averiguar a situação e os turbos que andam a por são os da Sprinter 416, agora o modelo n csg arranjar sei ke um Garrett 53 M 53 que é maior que o da 413 (igual ao E270). Mas aquilo dá raia tal como acontece nas spinters, que devida á pressão gerada os pistãos n aguentam e racham ao meio, e tá provado cientificamente pq ja reparei alguns motores desses...
Qt ao que se tem de por é embraiagem, intercooler, regular a centralina para debitar mais gasóleo (n sendo preciso por injectores), reduzir os bares debitados pelo turbo (pra n partir logo) e o bocado de tubo da sprinter que sai do turbo tem de ser soldado posteriormente ao nosso... C mais um toke ou outro mas é basicamente isto.
Segundo sei aquilo da um estalo impressionante é algo simplesmente brutal, mas acho k n compensa ter de andar a trocar pistãos dp de fazer um pico ou outro. Segundo a fonte já é o 2º motor que leva.
Bem axo k n há mais a dizer...
Cumps :D
Qt ao partir pistões, só parte se quisermos... para além de o turbo dar pa reduzir o boost, o mm se faz electronicamente, e bem como a pressão!...
Qt ao "estalo" q falas, é pena é ser um estalo mto tardio 2500-3000rpm, e o carro em baixa rotação, fica mto descompensado, logo a meu ver deixa de ser um TDI!!...

Qt à aplicação do turbo, tal como "toda" a gente sabe, os colectores terão de ser aplicados a cada turbo especificamente antes de ser alicado no Leon...

É como te disse: embraiagem, turbo, linha escape, repro, e fica máquina!!
Atenção, sem dar problemas!!
Novato
Essa de partir é nova pra mim....

Bom, vou-te contar a minha historia mto rapidamente...

Comprei o meu carro NOVO, 00000 Km's.... Aos 3000 Km´s levou logo jarda, neste momento tem 85.000 Km's e o motor é o mesmo.... Tá novo......

Tem andado a levar com pressões de 1.7 CONSTANTE....
Leon_XH Escreveu:Essa de partir é nova pra mim....

Bom, vou-te contar a minha historia mto rapidamente...

Comprei o meu carro NOVO, 00000 Km's.... Aos 3000 Km´s levou logo jarda, neste momento tem 85.000 Km's e o motor é o mesmo.... Tá novo......

Tem andado a levar com pressões de 1.7 CONSTANTE....
1.7bar não são 2 bar constantes, por exemplo, q eu acredito q os nossos PD's possam aguentar... Axo q mais de 1.9bar já é abuso... Mas com um pico de 2.1, 2.2, não se perde nada... :assobiar:
Bruno Carmo
_Tózé ReD R_ Escreveu:Sei q a mercedes 413 ou 415 (não tenho a certeza), sei q é a q tem o motor igualk ao E270 CDI, tem de origem salvo-erro, um vnt22, q ainda hoje tive a olhar para o motor de uma!!

Assim sendo, há sim alguns tdi's por aí a rolarem com este setup...

Se for a isto q te referes, não necessitas obrigatoriamente de mexer na injecção a nivel de hardware (mudar injectores), uma boa repro com este turbo e uma linha de escape directa, é um setup mto bom para o PD150!
Mudar injectores para que? um bom mapa consegue contornar isso até a um certo nivel de potencia como é obvio! :)

ps: o meu tb tá com 1.7 constantes há alguns kilometros e não se queixou de nada! 8)
Responder