Novato
turbo para o lixo :(
pois é hoje ao xegar a albufeira partiu se me o turbo do meu pd 150cvs gostaria de saber o k me akocelham tenho repro e sem kat k turbo por e precos :(
Novato
Arranjo-te recondicionados a bom preço,tambem temos novos , usados so um 20,qualquer coisa sabes onde me encontrar,boa sorte
Platinum
Eu tenho um VNT22 p/ vender.

Quando quizers diz qq coisa..

Ja que estas em Albufeira.entrego te 20 mins. depois de te decidires :)

um Abraco e boa sorte com isso
Bruno Carmo
e porque partiu Ivo?! :?
A teres de comprar compra já uma coisa melhorzinha, pelo menos mais fiável.. Mais parecido (a nivel de baixas) c o original, vnt20 e provavelmente não partirás mais nenhum!!

P.S.- E dp se quiséres uma boa repro, sem partires mais nenhum trubo e com MTO bom andamento fala cmg!!! :assobiar:

:D :D
Silver
_Tózé ReD R_ Escreveu:A teres de comprar compra já uma coisa melhorzinha, pelo menos mais fiável.. Mais parecido (a nivel de baixas) c o original, vnt20 e provavelmente não partirás mais nenhum!!

P.S.- E dp se quiséres uma boa repro, sem partires mais nenhum trubo e com MTO bom andamento fala cmg!!! :assobiar:

Tozé como podes dar essa garantia..!? :choque:
Se os turbos partem mesmo de origem..? Conheço vários casos de VNT1749VB's q partiram c a electrónica stock!

Agora dizeres q arranjas uma repro "conservadora" e por isso mesmo
com uma fiabilidade semelhante à electrónica stock já seria outra coisa.

Já agora tens algum dyno de um PD TDI150 c VNT20 e c essas boas baixas q mencionas..? Gostava de ver as curvas, comparadas c as de um VB..p ver essas baixas. 8)
Pessoalmente já conduzi um PD TDI150 c um VNT20 e c uma repro daquelas M(uito) B(oas) e sinceramente achei o lag do turbo notório e resposta a baixas rpms sem poder rivalizar c a de um VB d'orige.
Para mim...e depois de já ter experimentado/conduzido alguns PD TDI150's c outros turbos (VNT20 e VNT22) chego à conclusão q o VB d'orige é sem dúvida o turbo mais equilibrado de todos em termos de agradibilidade de condução, rápida resposta e performance (q.b).
Mas quem quer bater "records" de potência e andamento na estrada, óbviamente n se importará c estes "detalhes"...

abraço
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
trqster Escreveu:
_Tózé ReD R_ Escreveu:A teres de comprar compra já uma coisa melhorzinha, pelo menos mais fiável.. Mais parecido (a nivel de baixas) c o original, vnt20 e provavelmente não partirás mais nenhum!!

Se os turbos partem mesmo de origem..? Conheço vários casos de VNT1749VB's q partiram c a electrónica stock!

Já agora tens algum dyno de um PD TDI150 c VNT20 e c essas boas baixas q mencionas..? Gostava de ver as curvas, comparadas c as de um VB..p ver essas baixas. 8)
Pessoalmente já conduzi um PD TDI150 c um VNT20 e c uma repro daquelas M(uito) B(oas) e sinceramente achei o lag do turbo notório e resposta a baixas rpms sem poder rivalizar c a de um VB d'orige.
Para mim...e depois de já ter experimentado/conduzido alguns PD TDI150's c outros turbos (VNT20 e VNT22) chego à conclusão q o VB d'orige é sem dúvida o turbo mais equilibrado de todos em termos de agradibilidade de condução, rápida resposta e performance (q.b).
Mas quem quer bater "records" de potência e andamento na estrada, óbviamente n se importará c estes "detalhes"...

abraço
Qd me refiro ao não partir, é claro está, ter a máxima potência e a máxima fiabilidade q este trubo permite...

Qt aos carros stock partirem turbos, é evidente q acontece e sp acontecerá, pq todo o material tem desgaste, e por vezes basta o mau uso do mm para termos problemas a curto e a longo prazo... Tal como se sabe!

Qt às baixas de um VNT20 ou VNT22, não poderá ser dado só e exclusivamente c uma boa repro, isto já exige intervenções mecânicas no q toca a certas afinações...

Qt aos carros q experimentáste c estes trubos, e sem baixas, sei e conheço casos e é certo o q te referes...
Agora qd um dia tiveres oportunidade de dares uma volta no meu carro, verás um turbo "grande" a pegar às 1.750rpm, e ficarás a pensar q é um VNT17VB inside!! :hum:

Há casos e casos!!

:)
Race
_Tózé ReD R_ Escreveu:
trqster Escreveu:

abraço
Qd me refiro ao não partir, é claro está, ter a máxima potência e a máxima fiabilidade q este trubo permite...

Qt aos carros stock partirem turbos, é evidente q acontece e sp acontecerá, pq todo o material tem desgaste, e por vezes basta o mau uso do mm para termos problemas a curto e a longo prazo... Tal como se sabe!

Qt às baixas de um VNT20 ou VNT22, não poderá ser dado só e exclusivamente c uma boa repro, isto já exige intervenções mecânicas no q toca a certas afinações...

Qt aos carros q experimentáste c estes trubos, e sem baixas, sei e conheço casos e é certo o q te referes...
Agora qd um dia tiveres oportunidade de dares uma volta no meu carro, verás um turbo "grande" a pegar às 1.750rpm, e ficarás a pensar q é um VNT17VB inside!! :hum:

Há casos e casos!!

:)
percebo um pouco de mecanica e não estou a ver o que possas fazer mecanicamente para colocares um turbo grande a pegar as 1750rpm mas...se tu dizes :D

cump
Silver
Será o famoso Cylon Eliminator...ehehe...?
Acredito q a tal afinação faça alguma diferença, mas n acredito q faça milagres!
P mim ver é crer e neste caso só sobrepondo as curvas em banco de potência de um setup semelhante...um c VB e outro c VNT20/22.

De qq forma, aceito c mto gosto o convite do Tozé em dar um girof no PD TDI150 VNT20 powered dele... 8)

abraço
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Silver
trqster Escreveu: De qq forma, aceito c mto gosto o convite do Tozé em dar um girof no PD TDI150 VNT20 powered dele... 8)

abraço
Acredita que ficarás muito encantado... :woow:
Nissan Juke "R"D

Feedback
Bruno Carmo
Race Escreveu: percebo um pouco de mecanica e não estou a ver o que possas fazer mecanicamente para colocares um turbo grande a pegar as 1750rpm mas...se tu dizes :D

cump

então... se percebes um pouco, pensa lá... se deres "bastante" pressão na valvula do turbo ficas com umas baixas engraçadas!!!! 8)
Novato
Bruno Carmo Escreveu:
Race Escreveu: percebo um pouco de mecanica e não estou a ver o que possas fazer mecanicamente para colocares um turbo grande a pegar as 1750rpm mas...se tu dizes :D

cump

então... se percebes um pouco, pensa lá... se deres "bastante" pressão na valvula do turbo ficas com umas baixas engraçadas!!!! 8)

E depois a geometria não se quicha um pouco isto no caso do 20vnt não estou a falar da serie GT22 k éssa penso k a geometria é mais presisa e resistente,tambem ando a pensar meter o 20 no meu 6kzito mas depois acho k vou sentir falta das baixas k tenho de momento......

Apesar de já ter andado num carro da PKE (ibiza branco)na altura tinha um 20 e umas baixas :choque:

Sory o offtopic
Bruno Carmo
yamen Escreveu:
Bruno Carmo Escreveu:

cump

E depois a geometria não se quicha um pouco isto no caso do 20vnt não estou a falar da serie GT22 k éssa penso k a geometria é mais presisa e resistente,tambem ando a pensar meter o 20 no meu 6kzito mas depois acho k vou sentir falta das baixas k tenho de momento......

Apesar de já ter andado num carro da PKE (ibiza branco)na altura tinha um 20 e umas baixas :choque:

Sory o offtopic
tens toda a razão... o 22 aguenta-se melhor com pressão na valvula... alguns carros andam assim (o que não é o meu caso) quanto aos 20 não sei se a geometria depois em altas fica gravemente comprometida! :?
Novato
tirem-me lá uma duvida
é melhor ter um 17vb hibrido, ou um 20vnt normal?
isto em baixos e médios regimes!
ToledoTDI
Blackcupra Escreveu:tirem-me lá uma duvida
é melhor ter um 17vb hibrido, ou um 20vnt normal?
isto em baixos e médios regimes!
Hibridar um VNT17VB é como misturar água com vinho do Porto... :?
Mas o trqster que se pronuncie... penso que ele é a pessoa ideal para responder a isso. ;)

O VNT17VB é famoso pela sua capacidade e velocidade de "enchimento" (as tais baixas de que todos falam). É um turbo que enche muito rápido, e isso deve-se ao tamanho da carapaça que foi muito bem estudado, em conjunto com as compressoras.
O VNT17VB está alí no meio... não é um turbo pequeno, mas tb não é um turbo grande... consegue ter o melhor dos 2 mundos. :)

Um VNT20 já é diferente. É um turbo que já se enquadra na categoria dos "turbos grandes". É mais "pastelão" (por ser maior), e por isso demora mais tempo a encher... mas quando enche, tem muito mais rendimento que um VNT17VB.
Como todos sabem, vem montado em carros ke não são nenhuns canhões em termos de arranque (motores 2.5TDI 150 e 180cv por exemplo), mas em termos de força e de andamento a conversa já é outra. O mesmo se aplica ao VNT22 e todos os outros daí para cima, mas de uma forma mais notória. Quanto maior for o turbo, mais tempo demora a encher (perdendo as "baixas").

Um turbo grande nunca terá o mesmo comportamento de um turbo pequeno. Não há volta a dar. São as leis da física... é simplesmente IMPOSSÍVEL!
É certo que se podem fazer afinações e melhoramentos nos turbos grandes para minimizar esse handycap, mas não há milagres... é impossível reduzir os factores peso e inércia... :sei la:

Para concluír e responder directamente à pergunta inicial: Eu não hibridaria um VNT17VB. Comparativamente com um VNT20 (ambos stock), o VNT17VB é melhor em baixas e também muito bom em altas, mas lado-a-lado, depois de encherem os dois, o VNT20 sem sombra de dúvidas que é mais poderoso.

Cabe agora a cada um decidir o que prefere: um carro a saír melhor de baixas e bem equilibrado, ou um carro mais pastelão em baixas mas pujante em altas. Basicamente é isto. :)

* Convém salientar que a repro tem um papel importantíssimo nisto. Uma boa repro pode fazer toda a diferença.
Novato
Concordo contigo

1Boa repro e um turbo grande num carro leve uiui :yupii:
Novato
ToledoTDI mas se hebridar um 17vb, ele deixa de ser bom em baixas é isso?
Jota
Ja aqui vai um off-topic valente...

Esta historia tem um final feliz, o IVO esta neste momento com o carro no ar a montar um turbo novo.

Não vou dizer qual a fim de salvarguardar a sua privacidade, mas deve ficar uma coisa engraçada :D
Novato
LOL jota n ligo a isso da privassidade lol,eu kero e andar e fazer fumo po pessoal ehehe.
Jota
ivo21 Escreveu:LOL jota n ligo a isso da privassidade lol,eu kero e andar e fazer fumo po pessoal ehehe.
Ya ok, mas vir aqui dizer que vais meter um vnt20 sem falar ctg primeiro era chato ne?
Novato
lol na boa :) n me xateio kom isso dps digo komo fikou
Novato
Assim já não brinco mais contigo,boa sorte com esse novo menino
Silver
Blackcupra Escreveu:ToledoTDI mas se hebridar um 17vb, ele deixa de ser bom em baixas é isso?
Eu optei por essa solução (VNT17VB hibrído) e n estou arrependido, pois as baixas continuam bastante boas - apesar de n serem iguais à do turbo stock e julgo q consigo ter umas médias/altas rpms c bastante fôlego e acima de td fiabilidade (menos rotação da compressora).
Vê o meu dyno nos testes de potência e tira as tuas conclusões. ;)

Mas tb te digo q se queres ganhos significativos em relação ao turbo stock VB - a melhor forma é investires num "big-turbo" tipo VNT20/22, mas como foi dito....td tem um preço em mecânica...n há milagres!
'02 VW Golf TDI
Responder