Bruno Carmo
as juntas da recirculação de gases de escape que vão para a EGR (not, pouco provável), e o mais comum folga num tipico parafuso do colector de escape que tem de ser reapertado por vezes... o meu ganha muitas vezes folga e é apertado, mas nunca me cheirou a gases de escape... esse parafuso tem acesso por debaixo do flexivel de recirculação de gases que vai para a EGR, e é um parafuso que costuma estar mascarrado de preto devido aos gases que por aí saem devido á pressão (ouve um tipico barulho a esgassar quando se atinge o pico de binário)...

é um parafuso de chave de bocas 16 ou 18, agora não tenho a certeza...
Bruno Carmo
Rieger Escreveu:Quando chegar a casa vou verificar.. vou ver se encontro é o parafuso.. :hum:
tens de tirar a EGR e o tubo de IC como é obvio!
Bronze
É a junta dos colectores (se tiveres sorte) se não são mesmo os colectores rachados mas ai tens q sentir perda de força no carro.
Bronze
Vai á seat e mede as juntas de amianto são melhores q as normais q os nossos carros trazem de origem.
ToledoTDI
_cupra_ Escreveu:Vai á seat e mede as juntas de amianto são melhores q as normais q os nossos carros trazem de origem.
Amianto? Eu pensava que esse tipo de material tinha sido abolido da industria automóvel há uns anos atrás, por ser cancerigena. :?
Nos antigamentes (até há cerca de 10 anos atrás), as pastilhas de travão tinham uma elevada percentagem de amianto, mas entretanto foi descoberto que esse produto era altamente cancerigena, e os fabricantes foram proibidos de fabricar pastilhas com esse material, hoje em dia já não contem isso. Algumas marcas até tem na caixa a dizer "Asbestos free" ("livre de Amianto").
De certeza que aínda há juntas desse material?

P.S.: Não é por tocarem no Amianto uma vez ke vão ficar com cancro... Isso só acontece quando a exposição é prolongada, e penso que é necessário haver contacto físico.
Há muita info sobre isto por essa Net fora. Se quiserem investigar, procurem por "Asbestos" e "cancer". ;)
Blacklion
amianto nao deve ser
o amianto e proibido.
deve haver e uma junta kkr na zona da egr k deve estar a perder.
tens k ver
Bronze
Ia jurar q era amianto mas realmente agora q me falas nisso sou capaz de ter percebido mal :oops: mas q ha uma junta de um materia bem melhor q o q o carro tras de origem ha... :P
Bronze
Rieger Escreveu:O problema já foi descoberto, a saida do turbo estava empenada, logo criava fuga muito facilmente na junta.
Resolveu-se o problema faciando a saida do turbo para tirar o empeno.

Fica aki a dica pra kem um dia tenha o mesmo problema.
fixeste mal... tinhas aí a solução para deixares a droga visto que esses gases que entram pela sofagem dão uma moca :lol:
BlackPuma
Rieger Escreveu:O problema já foi descoberto, a saida do turbo estava empenada, logo criava fuga muito facilmente na junta.
Resolveu-se o problema faciando a saida do turbo para tirar o empeno.

Fica aki a dica pra kem um dia tenha o mesmo problema.
Boas,

o meu já há muito tempo que tem esse problema do cheiro a gases de escape no interior do carro quando não uso a reciclagem da sofagem / A/C.
Entretanto tem vindo a piorar bastante, a ponto de com o carro parado rapidamente o ar se tornar irrespiravel no interior, sendo até visível à noite com o xenon ligado (e o carro parado) fumos de escape a sairem pela frente do carro. Ao certo ainda não sei a origem do problema, junta? Perno do colector? Colector estalado? Certo é que em andamento, a uma velocidade e rotação baixas, faz o barulho típico de fuga no colector, e tenho notado que o carro fuma cada vez mais. Se poderá ter sido a causa ou não, ficarei sem saber, certo é que faz hoje uma semana que o turbo começou a piar, ou seja, ainda não morreu, mas já tem a certidão de óbito passada. Agora que vou reparar/hibridar ou mesmo substituir o turbo, é que irei saber ao certo de onde vem a tal fuga, e irei também aproveitar para fazer aquelas mods de prolongar a saúde/"higiene" de todos os componentes da admissão: CCV e EGR off.

Já agora, e um bacadinho em :offtopic: , sugestões aceitam-se: VNT1749vb stock (reparado ou novo), VNT1749vb Híbrido (compressora de um dos VNT20 ou VNT22 e de qual dos N modelos destes mesmos turbos) ou pura e simplesmente VNT22 do 330d (neste caso tenho quem me forneça um novo e já com os colectores por 1400€ com montagem)?

Abraços fumegantes.
ToledoTDI
BlackPuma Escreveu:Boas,

o meu já há muito tempo que tem esse problema do cheiro a gases de escape no interior do carro quando não uso a reciclagem da sofagem / A/C.
Entretanto tem vindo a piorar bastante, a ponto de com o carro parado rapidamente o ar se tornar irrespiravel no interior, sendo até visível à noite com o xenon ligado (e o carro parado) fumos de escape a sairem pela frente do carro. Ao certo ainda não sei a origem do problema, junta? Perno do colector? Colector estalado? Certo é que em andamento, a uma velocidade e rotação baixas, faz o barulho típico de fuga no colector, e tenho notado que o carro fuma cada vez mais. Se poderá ter sido a causa ou não, ficarei sem saber, certo é que faz hoje uma semana que o turbo começou a piar, ou seja, ainda não morreu, mas já tem a certidão de óbito passada. Agora que vou reparar/hibridar ou mesmo substituir o turbo, é que irei saber ao certo de onde vem a tal fuga, e irei também aproveitar para fazer aquelas mods de prolongar a saúde/"higiene" de todos os componentes da admissão: CCV e EGR off.

Já agora, e um bacadinho em :offtopic: , sugestões aceitam-se: VNT1749vb stock (reparado ou novo), VNT1749vb Híbrido (compressora de um dos VNT20 ou VNT22 e de qual dos N modelos destes mesmos turbos) ou pura e simplesmente VNT22 do 330d (neste caso tenho quem me forneça um novo e já com os colectores por 1400€ com montagem)?

Abraços fumegantes.
:arrow: BlackPuma, antes de começar, sugiro-te ke faças a tua apresentação na secção de Apresentações tal como manda a "lei". ;)

O fumo que vês na frente do carro e os gases de escape a entrarem para o habitáculo podem ser derivados a muita coisa... :hum:
Já percebi que tens um TDI, mas não faço ideia ke motor tens (uma boa Apresentação resolve isto :)), mas presumo ke não seja um TDI150 a julgar pelas perguntas ke fazes sobre os turbos...
Os TDI PD fumam bastante pela CCV e vareta do óleo, mas já vi ke não tens o bypass feito, o que me leva a acreditar ke os fumos de que te queixas são gases de escape. Assim sendo, o teu problema poderá ser um dos seguintes:
- Fuga na junta dos colectores de escape;
- Colectores de escape rachados/partidos;
- Falange do turbo com fuga ou partida;
- Fuga de gases de escape pela EGR (mas aí ias notar tudo preto na parte de cima do motor) - pouco provável.

Assim de repente não estou a ver mais nenhuma fuga ali à frente ke possa ao ralenti fazer com ke os gases de escape se consigam ver à frente do carro e/ou faça com que estes entrem no circuito de circulação de ar para dentro do habitáculo... :hum:

Relativamente ao 2.º assunto (dos turbos), tens razão, já é :offtopic:. :D
Para isto não ficar aqui uma g'anda salada russa, se não te importares, abre um tópico específico só para isso (depois de fazeres a tua apresentação na secção respectiva, claro :P).
Depois terei todo o gosto em contribuir no que souber. ;) Pode ser?
BlackPuma
ToledoTDI Escreveu:
BlackPuma Escreveu:Boas,

Abraços fumegantes.
:arrow: BlackPuma, antes de começar, sugiro-te ke faças a tua apresentação na secção de Apresentações tal como manda a "lei". ;)

O fumo que vês na frente do carro e os gases de escape a entrarem para o habitáculo podem ser derivados a muita coisa... :hum:
Já percebi que tens um TDI, mas não faço ideia ke motor tens (uma boa Apresentação resolve isto :)), mas presumo ke não seja um TDI150 a julgar pelas perguntas ke fazes sobre os turbos...
Os TDI PD fumam bastante pela CCV e vareta do óleo, mas já vi ke não tens o bypass feito, o que me leva a acreditar ke os fumos de que te queixas são gases de escape. Assim sendo, o teu problema poderá ser um dos seguintes:
- Fuga na junta dos colectores de escape;
- Colectores de escape rachados/partidos;
- Falange do turbo com fuga ou partida;
- Fuga de gases de escape pela EGR (mas aí ias notar tudo preto na parte de cima do motor) - pouco provável.

Assim de repente não estou a ver mais nenhuma fuga ali à frente ke possa ao ralenti fazer com ke os gases de escape se consigam ver à frente do carro e/ou faça com que estes entrem no circuito de circulação de ar para dentro do habitáculo... :hum:

Relativamente ao 2.º assunto (dos turbos), tens razão, já é :offtopic:. :D
Para isto não ficar aqui uma g'anda salada russa, se não te importares, abre um tópico específico só para isso (depois de fazeres a tua apresentação na secção respectiva, claro :P).
Depois terei todo o gosto em contribuir no que souber. ;) Pode ser?
Ok, pode ser. Vou fazer por lá uma breve apresentação, visto que em tempos estive registado neste forúm como o mesmo nick, e hoje tive de criar nova conta (diga-se de passagem que já cá não vinha há mt tempo), logo não sei porque razão o meu nick foi apagado. Terá sido pela ausência?!??

Ah, mais uma coisa: sim tenho um Leon FR PD150.
ToledoTDI
BlackPuma Escreveu:Ok, pode ser. Vou fazer por lá uma breve apresentação, visto que em tempos estive registado neste forúm como o mesmo nick, e hoje tive de criar nova conta (diga-se de passagem que já cá não vinha há mt tempo), logo não sei porque razão o meu nick foi apagado. Terá sido pela ausência?!??

Sim, eu lembro-me deste nick. Foi pela ausência sim. Os users que não participam, ao fim de uns meses são apagados. :roll:

Ok, então se é um TDI150, esta parte do meu post já se aplica no teu caso: "Os TDI PD fumam bastante pela CCV e vareta do óleo, mas já vi ke não tens o bypass feito, o que me leva a acreditar ke os fumos de que te queixas são gases de escape."

Não sei se sabes, mas o tubo onde se encaixa a vareta do óleo por vezes desencaixa-se com alguma facilidade... Será ke tens isso bem encaixado?
Se estiver mal, pode deitar uma valente fumarada por aí... Hás-de ver isso.

Seja como for, devias ir a uma oficina com relativa urgência para ver a origem do problema.
BlackPuma
ToledoTDI Escreveu:
BlackPuma Escreveu:Ok, pode ser. Vou fazer por lá uma breve apresentação, visto que em tempos estive registado neste forúm como o mesmo nick, e hoje tive de criar nova conta (diga-se de passagem que já cá não vinha há mt tempo), logo não sei porque razão o meu nick foi apagado. Terá sido pela ausência?!??

Sim, eu lembro-me deste nick. Foi pela ausência sim. Os users que não participam, ao fim de uns meses são apagados. :roll:

Ok, então se é um TDI150, esta parte do meu post já se aplica no teu caso: "Os TDI PD fumam bastante pela CCV e vareta do óleo, mas já vi ke não tens o bypass feito, o que me leva a acreditar ke os fumos de que te queixas são gases de escape."

Não sei se sabes, mas o tubo onde se encaixa a vareta do óleo por vezes desencaixa-se com alguma facilidade... Será ke tens isso bem encaixado?
Se estiver mal, pode deitar uma valente fumarada por aí... Hás-de ver isso.

Seja como for, devias ir a uma oficina com relativa urgência para ver a origem do problema.
Correcto, mas infelizmente não é a vareta fora do sítio. Tal como eu disse ele anda com um "cantar" a colector bastante perceptível.
Este fds ou para o próximo já irá ser resolvido o stress ;P
BlackPuma
Boas pessoal,

tal como suspeitava, a referida fuga e consequente cheiro a gases de escape no interior do habitáculo, devia-se tão simplesmente a um perno do colector de escape desapertado, nem estava partido, nem o colector rachado, nem a junta lixada, era mesmo somente um perno desapertado. Problema resolvido :)
Bruno Carmo
não é defeito, é feitio! :lol:
Responder