Já alguem tem/utilizou a nova caixa que a revo lançou para os motores pd e pa porsche que possibilita o controlo da nossa centralina?
Á partida será mais vantajosa que a propria reprogramação da centralina... uma vez que podemos utilizar o carro em stock mode ou com carga, certo?
Será que alguém conhece as vantagens e desvantagens deste material??? Vá pronunciem-se...
Abraço
Mas isso já n existe há nem sei quantos anos nalgumas boxes digitais como a Rapid (q tem switch on/off p além de permitir ser ajustada/programada)..?Jonas Escreveu:Já alguem tem/utilizou a nova caixa que a revo lançou para os motores pd e pa porsche que possibilita o controlo da nossa centralina?
Á partida será mais vantajosa que a propria reprogramação da centralina... uma vez que podemos utilizar o carro em stock mode ou com carga, certo?
Será que alguém conhece as vantagens e desvantagens deste material??? Vá pronunciem-se...
Abraço
'02 VW Golf TDI
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
PKE remap || 80mm intake || Free-flow exhaust || FK hightec kit || Sparco strut bar || S3 lower strut bar || Powerflex bushes || CC || Parking sensors || Aerotwin front and rear wipers ||
Bem segundo o que percebi (li no site da revo) aquilo não é propriamente uma bax, apesar de ter um resoltado identico, no entanto penso que aquela "caixa" permite ajustar até 3 mapas da centralina... no entanto e tal como disse, não tenho pleno conhecimento do material em questão, por isso abri o tópico...
Já agora, as box rapid de que falas permitem ajustar o mapa? Ou é pre definido para cada carro? Quanto custa e onde comprar?
Abraço
Já agora, as box rapid de que falas permitem ajustar o mapa? Ou é pre definido para cada carro? Quanto custa e onde comprar?
Abraço
Conheço este sistema há pelo menos uns 3 anos, mas presumo ke já houvesse antes...
Andas desactualizado oh Jonas.
Quem tinha a representação da REVO em Portugal era o nosso amigo PRC da empresa "Power & Speed" (clickar AQUI para mais info), mas segundo o que sei, a empresa fechou as portas ao público em 2005. Agora não sei se haverá representação em PT.
Essa caixinha da REVO já é bastante antiga e chama-se REVO SPS (Serial Port Switch).
O sistema é simples. Trata-se de uma caixa com uns botões ke se liga à ficha ODBII e permite fazer o upload de diversas repros diferentes, e em alguns casos com múltiplas configurações.
A REVO tem 3 modelos diferentes destas caixas (chamadas "SPS") para o grupo VAG: para os TDI só existe a SPS com 1 posição (repro ou stock); e para os motores 1.8T (20VT e Cupra R) que tem disponíveis SPS com 3 posições (3 repros diferentes para além da stock). O tipo de repro é escolhida através de uns botões na SPS.
A REVO tem aínda um 3.º tipo de SPS que permite alterar uma série de parâmetros pré-configurados através de uma série de botões na caixa, mas este modelo só está disponível para os motores 1.8T.
Explicação em detalhe das funções das 3 SPS & fotos AQUI.
Mas lá está, independentemente do tipo de REVO SPS ke se tenha (com mais ou menos botões, ou mais ou menos repros), isso é um sistema de reprogramação de centralina de "carregar pela boca", ou seja, o upload dos novos parâmetros tem ke ser feito com o carro desligado.
Outra desvantagem é não haver a hipótese de "ajustes de repro", o que condiciona (e muito) as alterações ao hardware do motor (turbo hibrido ou maior, injectores diferentes, IC maior, etc), como tal, convém ter o carro 100% stock para poder usar este sistema.
O sistema das BOXes é completamente diferente... Uma BOX não mexe na programação da centralina, faz um bypass e engana-a com valores diferentes.
Se o sistema REVO é bom ou não, não sei pq nunca o experimentei, mas só o facto de não permitir grandes "desvios" ao material de origem, torna-o num sistema "obsoleto" para muitos de nós.
Para além disso, nunca compreendi muito bem as vantagens de andar com um sistema liga/desliga...
Sou da opinião que se tivermos uma repro de qualidade (feita por quem realmente percebe do assunto), podemos andar descansados com ela activada 100% do tempo que não faz mal nenhum. Obviamente que serão precisos alguns cuidados com os abusos, mas isso é como em tudo...
P.S.: Para terminar, aqui ficam os últimos preços praticados pela Power & Speed --> Preços SEAT
Quem tinha a representação da REVO em Portugal era o nosso amigo PRC da empresa "Power & Speed" (clickar AQUI para mais info), mas segundo o que sei, a empresa fechou as portas ao público em 2005. Agora não sei se haverá representação em PT.
Essa caixinha da REVO já é bastante antiga e chama-se REVO SPS (Serial Port Switch).
O sistema é simples. Trata-se de uma caixa com uns botões ke se liga à ficha ODBII e permite fazer o upload de diversas repros diferentes, e em alguns casos com múltiplas configurações.
A REVO tem 3 modelos diferentes destas caixas (chamadas "SPS") para o grupo VAG: para os TDI só existe a SPS com 1 posição (repro ou stock); e para os motores 1.8T (20VT e Cupra R) que tem disponíveis SPS com 3 posições (3 repros diferentes para além da stock). O tipo de repro é escolhida através de uns botões na SPS.
A REVO tem aínda um 3.º tipo de SPS que permite alterar uma série de parâmetros pré-configurados através de uma série de botões na caixa, mas este modelo só está disponível para os motores 1.8T.
Mas lá está, independentemente do tipo de REVO SPS ke se tenha (com mais ou menos botões, ou mais ou menos repros), isso é um sistema de reprogramação de centralina de "carregar pela boca", ou seja, o upload dos novos parâmetros tem ke ser feito com o carro desligado.
Outra desvantagem é não haver a hipótese de "ajustes de repro", o que condiciona (e muito) as alterações ao hardware do motor (turbo hibrido ou maior, injectores diferentes, IC maior, etc), como tal, convém ter o carro 100% stock para poder usar este sistema.
O sistema das BOXes é completamente diferente... Uma BOX não mexe na programação da centralina, faz um bypass e engana-a com valores diferentes.
Se o sistema REVO é bom ou não, não sei pq nunca o experimentei, mas só o facto de não permitir grandes "desvios" ao material de origem, torna-o num sistema "obsoleto" para muitos de nós.
Para além disso, nunca compreendi muito bem as vantagens de andar com um sistema liga/desliga...
Sou da opinião que se tivermos uma repro de qualidade (feita por quem realmente percebe do assunto), podemos andar descansados com ela activada 100% do tempo que não faz mal nenhum. Obviamente que serão precisos alguns cuidados com os abusos, mas isso é como em tudo...
P.S.: Para terminar, aqui ficam os últimos preços praticados pela Power & Speed --> Preços SEAT
O próprio PRC da Power&Speed tinha montado no Toledo dele essa box com 3 ficheiros diferentes e permite inclusivé teres 3 repros diferentes de reprogramadores por exemplo tb eles diferentes.
boas agora a representaçâo é feita pela speedfactorToledoTDI Escreveu:Conheço este sistema há pelo menos uns 3 anos, mas presumo ke já houvesse antes...Andas desactualizado oh Jonas.
![]()
Mas lá está, independentemente do tipo de REVO SPS ke se tenha (com mais ou menos botões, ou mais ou menos repros), isso é um sistema de reprogramação de centralina de "carregar pela boca", ou seja, o upload dos novos parâmetros tem ke ser feito com o carro desligado.![]()
Para além disso, nunca compreendi muito bem as vantagens de andar com um sistema liga/desliga...![]()
Isto da revo eu ja tinha visto a totil, mas como nunca tinha visto nenhum testemunho fiquei nakela...
Isto no meu caso é interessante, uma vez que se pode andar com o carro stock ou com power, o k traduz num aumento na fiabilidade... e como não preciso de mais de 150 cvs na maior parte do tempo isto era o ideal (pena é não dar para fazer a alteração em andamento...)
Isto no meu caso é interessante, uma vez que se pode andar com o carro stock ou com power, o k traduz num aumento na fiabilidade... e como não preciso de mais de 150 cvs na maior parte do tempo isto era o ideal (pena é não dar para fazer a alteração em andamento...)
Marco, permite-me algumas correcções ao que escreveste.ToledoTDI Escreveu:Conheço este sistema há pelo menos uns 3 anos, mas presumo ke já houvesse antes...Andas desactualizado oh Jonas.
![]()
Mas lá está, independentemente do tipo de REVO SPS ke se tenha (com mais ou menos botões, ou mais ou menos repros), isso é um sistema de reprogramação de centralina de "carregar pela boca", ou seja, o upload dos novos parâmetros tem ke ser feito com o carro desligado.![]()
Para além disso, nunca compreendi muito bem as vantagens de andar com um sistema liga/desliga...![]()
A repro da REVO e o SPS são coisas distintas. O técnico da REVO faz o upload da repro que mais se adequa ao carro (existem 3 níveis, ou stages), e podes, ou não, usar o SPS para ajustar a repro. O SPS não faz upload, apenas activa os mapas pretendidos, pois caso contrário bastaria comprar o SPS.
No caso do SPS 3 (o mais completo) pode-se ajustar a pressão do turbo e timing de ignição.
Pode-se ligar/desligar a repro, ligar/desligar protecção anti-roubo e nada mais.
Se por acaso efectuares alterações ao carro podes fazer um upgrade à repro, para stage 2 (o que eu fiz), e para stage 3, por uns meros 50€.
Se não estou em erro, é talvez possivel solitar uma repro mais personalizada à REVO, embora não saiba os custos disso.
A grande vantagem do sistema liga/desliga é unicamente poderes ligar ou desligar a repro caso precises, seja por ires a uma inspecção B ou teres de deixar o carro na SEAT (apesar de não terem maneira de confirmar a existência de repros), no caso de teres situações de safe-modes e quereres evitar mais estragos ou simplesmente para ajustar a repro à tua condução.
Eu por ex, tenho vezes que gosto de ter mais pressão no turbo, mas se for para um track day, prefiro ter menos devido ao maior esforço do mesmo.
A desvantagens desta repro é tão somente o facto de ser uma repro geral. Como cada carro é um carro, nunca aproveitas completamente todo o potencial do teu carro e acabas por ter uma repro mais moderada.
Uma repro personalizada por outro lado vai rendendo mais performance porque se vai aproximando do limite do material.
Eu pessoalmente optei por REVO por todas as razões que aqui enunciei, e pelo facto de ser amplamente usada pelo pessoal do 1.8T nos EUA e Europa e ser bastante conceituada.
No que diz respeito a TDIs, há outras ofertas, personalizadas ou não, sobre as quais não me posso pronunciar por desconhecimento de causa.
Agora em relação ao teu caso Jonas, tenhas a repro que tiveres, ou não, o acelerador é que manda amigo. Podes usar 150, 110, 25, ou 190 cavalos. Tu é que mandas amigo. Eles estão para serem usados. Ou não.

Obrigado pelo esclarecimento LNeves...mto elucidativo acerca de algumas dúvidas q ainda tinha.
Revo é mto à frente e seria sem dúvida a minha opção natural num 1.8T.
Revo é mto à frente e seria sem dúvida a minha opção natural num 1.8T.
'02 VW Golf TDI
Hum, tendo eu um tdi fico sem saber se aprova ou não este sistema no mesmo... seria melhor optar por uma box rapid por ex? Que dizes da tua trqster? Satisfeito? Onde compras-te e por quanto?
No teu caso, Jonas, embora o trqster saiba concerteza melhor que eu, os benefícios da box Rapid, posso dizer-te que optaria pela box ao invés de REVO.
No caso dos TDI é apenas possivel usar o SPS 1, que apenas liga/desliga a repro, e o preço da repro + SPS será muito superior ao da box, sendo que não deverá haver grandes diferenças nos valores conseguidos com um e com outro.
Mas como disse, o trqster saber-te-á eluciadar melhor sobre a box Rapid.
No caso dos TDI é apenas possivel usar o SPS 1, que apenas liga/desliga a repro, e o preço da repro + SPS será muito superior ao da box, sendo que não deverá haver grandes diferenças nos valores conseguidos com um e com outro.
Mas como disse, o trqster saber-te-á eluciadar melhor sobre a box Rapid.

Corrige à vontade amigo.LNeves Escreveu:Marco, permite-me algumas correcções ao que escreveste.
A repro da REVO e o SPS são coisas distintas. O técnico da REVO faz o upload da repro que mais se adequa ao carro (existem 3 níveis, ou stages), e podes, ou não, usar o SPS para ajustar a repro. O SPS não faz upload, apenas activa os mapas pretendidos, pois caso contrário bastaria comprar o SPS.
No caso do SPS 3 (o mais completo) pode-se ajustar a pressão do turbo e timing de ignição.
Pode-se ligar/desligar a repro, ligar/desligar protecção anti-roubo e nada mais.
Se por acaso efectuares alterações ao carro podes fazer um upgrade à repro, para stage 2 (o que eu fiz), e para stage 3, por uns meros 50€.
Se não estou em erro, é talvez possivel solitar uma repro mais personalizada à REVO, embora não saiba os custos disso.
A grande vantagem do sistema liga/desliga é unicamente poderes ligar ou desligar a repro caso precises, seja por ires a uma inspecção B ou teres de deixar o carro na SEAT (apesar de não terem maneira de confirmar a existência de repros), no caso de teres situações de safe-modes e quereres evitar mais estragos ou simplesmente para ajustar a repro à tua condução.
Eu por ex, tenho vezes que gosto de ter mais pressão no turbo, mas se for para um track day, prefiro ter menos devido ao maior esforço do mesmo.
A desvantagens desta repro é tão somente o facto de ser uma repro geral. Como cada carro é um carro, nunca aproveitas completamente todo o potencial do teu carro e acabas por ter uma repro mais moderada.
Uma repro personalizada por outro lado vai rendendo mais performance porque se vai aproximando do limite do material.
Eu pessoalmente optei por REVO por todas as razões que aqui enunciei, e pelo facto de ser amplamente usada pelo pessoal do 1.8T nos EUA e Europa e ser bastante conceituada.
No que diz respeito a TDIs, há outras ofertas, personalizadas ou não, sobre as quais não me posso pronunciar por desconhecimento de causa.
Por acaso sabia essa parte do upload da repro sem ter que adquirir o SPS. O post já ia comprido, e acabei por me esquecer de mencionar isso. My bad.
Também sabia ke havia REVOs costumized (o PRC tem/tinha uma no Toledo dele)... só não sabia como isso funcionava, por isso não disse nada.
Mas mesmo assim, estou a ver ke quando pedi informações sobre isto, não me explicaram a coisa como deve ser...
Inicialmente cheguei a considerar a REVO como uma opção de repro para o meu, mas depois, acabei por optar pela MB Power.
Mas explica-me uma coisa, ke agora fiquei baralhado: o SPS não faz o upload da repro, mas sim uma alteração da mesma?
A box Rapid é um investimento seguros, c resultados comprovados e tem um switch on/off q podes ligar/desligar as vitaminas em real-time.Jonas Escreveu:Hum, tendo eu um tdi fico sem saber se aprova ou não este sistema no mesmo... seria melhor optar por uma box rapid por ex? Que dizes da tua trqster? Satisfeito? Onde compras-te e por quanto?
O "problema" é o seu elevado custo em nova...a rondar os 600€. Claro q serão amortizados mais tarde na re-venda...mas é sempre um investimento inicial avultado.
Fala c o user Smooking q tem uma (comprou usada) no Leon TDI150 dele..
abraço
'02 VW Golf TDI
Hum... secalhar vai ser mesmo isso 
Eu pessoalmente não conheço o modus operandis do SPS. Mas pode-se afirmar que não faz um upload da repro pelo simples facto de que o SPS por si só não faz nada. Precisa que a repro seja instalada primeiro. E como para alterares os parâmetros, tens que o fazer em série (ie, um de cada vez), sou levado a concluir que apenas faz uma alteração de variáveis da repro. Ou seja, transmite apenas o novo valor que a variável X passará a ter. Variável essa que deverá ser própria da REVO. Caso contrário seria possivel usar um SPS e alterar a pressão do turbo num mapa original, por ex.ToledoTDI Escreveu:Mas explica-me uma coisa, ke agora fiquei baralhado: o SPS não faz o upload da repro, mas sim uma alteração da mesma?Tu e eu sabemos ke isso não é assim tão linear... Como é ke isso é feito?

Pois... mas é isso ke me deixa curioso...LNeves Escreveu:Eu pessoalmente não conheço o modus operandis do SPS. Mas pode-se afirmar que não faz um upload da repro pelo simples facto de que o SPS por si só não faz nada. Precisa que a repro seja instalada primeiro. E como para alterares os parâmetros, tens que o fazer em série (ie, um de cada vez), sou levado a concluir que apenas faz uma alteração de variáveis da repro. Ou seja, transmite apenas o novo valor que a variável X passará a ter. Variável essa que deverá ser própria da REVO. Caso contrário seria possivel usar um SPS e alterar a pressão do turbo num mapa original, por ex.ToledoTDI Escreveu:Mas explica-me uma coisa, ke agora fiquei baralhado: o SPS não faz o upload da repro, mas sim uma alteração da mesma?Tu e eu sabemos ke isso não é assim tão linear... Como é ke isso é feito?
Não domino a ciência das repros, mas penso que está tudo no mesmo ficheiro, ou será que não?
Mas mesmo ke não esteja, como é ke com o SPS 3 se consegue alterar akeles parâmetros todos? Será ke akilo abre o ficheiro, altera-o e gurda-o de novo?
É como te digo. Não sabendo exactamente como e o quê que o SPS faz, parto do princípio que altera um valor ou uma série de valores num dado endereço do ficheiro ou num intervalo de endereços do ficheiro conforme o parâmetro que se pretende alterar e o valor do mesmo.
Agora a única coisa de que tenho a certeza é de que o SPS a solo não faz nada, o que me leva a pensar que para além dos mapas alterados, poderá haver uma alteração na própria programação da ECU da Bosch, levada a cabo pela REVO. De qualquer forma isto são apenas hipóteses que coloco, como não conheço nada de repros nem da natureza das ECUs, não posso afirmar que seja de uma forma ou de outra.
Agora a única coisa de que tenho a certeza é de que o SPS a solo não faz nada, o que me leva a pensar que para além dos mapas alterados, poderá haver uma alteração na própria programação da ECU da Bosch, levada a cabo pela REVO. De qualquer forma isto são apenas hipóteses que coloco, como não conheço nada de repros nem da natureza das ECUs, não posso afirmar que seja de uma forma ou de outra.