coelho
seat comercial
alguem sabe qual o valor de legalizar um seat leon fr 150cv de 2006??? um colega meu comprou um e queria legalizar para 5 lugares,alguem sabe os valores dessa legalização?
ToledoTDI
Como se calcula o IA nas transformações de veículos automóveis ligeiros de mercadorias, em veículos automóveis ligeiros de passageiros e onde se deve dirigir para regularizar a situação fiscal do veículo?

O IA é calculado, tendo por base a aplicabilidade das taxas em vigor para um veículo ligeiro de passageiros novo da cilindrada do veículo transformado, retirando-se a percentagem de redução por anos de uso, ( vide tabela de redução para os veículos usados provenientes da UE ), e o montante eventualmente pago de IA aquando da introdução no consumo do veículo objecto de transformação; ao montante de IA apurado é acrescido IVA à taxa legal vigente .
Para a regularização fiscal do veículo automóvel deve dirigir-se à alfândega da área da sua residência.

Definições legais: Entende-se por importação a entrada no território nacional de veículos automóveis originários de países terceiros à União Europeia.
Entende-se por admissão a entrada no consumo interno de veículos automóveis originários ou em livre prática em qualquer Estado-membro da União Europeia.

Legislação aplicável: Decreto-Lei n.º 40/93, de 18 de Fevereiro, com as alterações introduzidas pelas Leis n.º 39-B/1994, de 27 de Dezembro, n.º 10-B/96, de 23 de Março, n.º 3-B/2000, de 4 de Abril, n.º 30-C/2000, de 29 de Dezembro, n.º 85/2001, de 4 de Agosto e n.º 109-B/2001, de 27 de Dezembro, n.º 32-B/2002, de 30 de Dezembro e pela Lei n.º 107-B/2003, de 31 de Dezembro, e Lei n.º 60-A/2005, de 30 de Dezembro.

Legislação aplicável ao abate de VFV: Decreto-Lei n.º 292-A/2000, de 15 de Novembro; Decreto-Lei n.º 292-B/2000, de 15 de Novembro; Lei n.º 109-B/2001, de 27 de Dezembro (art.º 40º, n.º 4), Lei n.º 32-B/2002, de 30 de Dezembro, Lei n.º 107-B/2003, de 31 de Dezembro, e Lei n.º 60-A/2005, de 30 de Dezembro.

(texto extraído de http://www.dgaiec.min-financas.pt/sited ... iscal.html)

Depois disto tudo expremido, a parte importante é: "deve dirigir-se à alfândega da área da sua residência." :?

A tabela ke eles falam para calcular o Imposto Automóvel de veículos usados, está aqui: http://www.e-financas.gov.pt/de/jsp-dgaiec/main.jsp
No menu à esquerda, clicka em "Simuladores", e depois "Imposto Automóvel". :happy72:

Não te esclareci a dúvida a 100%, mas pelo menos já não ficas a zeros. :D
Bronze
Re: seat comercial
coelho Escreveu:alguem sabe qual o valor de legalizar um seat leon fr 150cv de 2006??? um colega meu comprou um e queria legalizar para 5 lugares,alguem sabe os valores dessa legalização?
uí, uí, barato é que não fica.

Antes de comprar o Leon, também me passou pela ideia tornar o meu Almera van em 5 lugares, e fui á alfândega informar-me, ora vê:
:arrow: fora o projecto de alteração que tens que pedir a um eng. mecânico e efectivos custos (um eng. de e em Braga com ligações á Nissan, levava pelo projecto entre 100 a 200 €'s);
:arrow: fora os interiores que tens que comprar (no caso do Leon, suponho que já os tenha);
:arrow: fora as inspecções que tens que fazer;
:arrow: fora os kilos de documentação que tens que tratar na DGV, marca, Alfândega, etc.;
:arrow: fora isso tudo, ainda tens que pagar uma soma bem elevada pelo ajuste do IA e do IVA da diferença de preço do veic. comercial para o lig. passageiros, calcula-se pelo valor de novo e reduz-se uma percentagem por cada ano que tenha de matrícula ou pelo valor comercial actual do veículo).
Isto é o que eu sei por experiência própria,
mas lê isto:
min-finanças Escreveu:Como se calcula o IA nas transformações de veículos automóveis ligeiros de mercadorias, em veículos automóveis ligeiros de passageiros e onde se deve dirigir para regularizar a situação fiscal do veículo?

O IA é calculado, tendo por base a aplicabilidade das taxas em vigor para um veículo ligeiro de passageiros novo da cilindrada do veículo transformado, retirando-se a percentagem de redução por anos de uso, ( vide tabela de redução para os veículos usados provenientes da UE ), e o montante eventualmente pago de IA aquando da introdução no consumo do veículo objecto de transformação; ao montante de IA apurado é acrescido IVA à taxa legal vigente .
Para a regularização fiscal do veículo automóvel deve dirigir-se à alfândega da área da sua residência.

Definições legais: Entende-se por importação a entrada no território nacional de veículos automóveis originários de países terceiros à União Europeia.
Entende-se por admissão a entrada no consumo interno de veículos automóveis originários ou em livre prática em qualquer Estado-membro da União Europeia.

Legislação aplicável: Decreto-Lei n.º 40/93, de 18 de Fevereiro, com as alterações introduzidas pelas Leis n.º 39-B/1994, de 27 de Dezembro, n.º 10-B/96, de 23 de Março, n.º 3-B/2000, de 4 de Abril, n.º 30-C/2000, de 29 de Dezembro, n.º 85/2001, de 4 de Agosto e n.º 109-B/2001, de 27 de Dezembro, n.º 32-B/2002, de 30 de Dezembro e pela Lei n.º 107-B/2003, de 31 de Dezembro, e Lei n.º 60-A/2005, de 30 de Dezembro.

Legislação aplicável ao abate de VFV: Decreto-Lei n.º 292-A/2000, de 15 de Novembro; Decreto-Lei n.º 292-B/2000, de 15 de Novembro; Lei n.º 109-B/2001, de 27 de Dezembro (art.º 40º, n.º 4), Lei n.º 32-B/2002, de 30 de Dezembro, Lei n.º 107-B/2003, de 31 de Dezembro, e Lei n.º 60-A/2005, de 30 de Dezembro.
se seguires os link's que o Marco colocou, encontras isto
http://www.dgaiec.min-financas.pt/sited ... html#como1

Uma coisa muito simples :? :chorar:

Conclusão, sem os primeiros quatro pontos, num Almera n15 van de 12/1997, em inícios de 2005, só na alfândega tinha que deixar á volta de 3000€ pela alteração de um carro com 7 anos e pouco :scary:
agora imagina num Leon de 2006 :hum:

O meu pai agora está a pensar alterar o Almera n16 van de 12/2000 do meu brother, e vaí-se informar, eu vou tentar saber quanto vai ficar a brincadeira e depois digo.
Mas caro, fica, e não é pouco :dah:
coelho
fosgasse pá. :mad: tá um grande pincel. nunca pensei que desse tanto trabalho e fosse tão caro. de qualquer forma agradeço a vossa ajuda,vou informar o meu colega e ele k tem k ver o k ker fazer.mas dá menos trabalho vender akele e comprar um já com 5 lugares.
Bronze
coelho Escreveu:fosgasse pá. :mad: tá um grande pincel. nunca pensei que desse tanto trabalho e fosse tão caro. de qualquer forma agradeço a vossa ajuda,vou informar o meu colega e ele k tem k ver o k ker fazer.mas dá menos trabalho vender akele e comprar um já com 5 lugares.
Se fosse mais fácil e barato,
toda a gente comprava comerciais e tornava-os em lig. passageiros.

E num carro tão novo como este em questão,
vai ficar tão dispendioso como se o tivesse comprado de 5 lug.
Responder